1° ano-Turma 111- Profª Denise


TURMA- 111       PROFESSORA- DENISE JULIANA DOS SANTOS

NO CADERNO:
FAZER A DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS: COMO ESTÁ O DIA, DATA E O TEMPO)

ARARICÁ, ___ DE JULHO DE 2020.
HOJE É:________________
MEU NOME É:______________
O DIA ESTÁ: ________________
EMEF MARTIM RASCHKE.

1-ATIVIDADE: É HORA DA HISTÓRIA! CONVIDE ALGUÉM PARA ASSISTIR COM VOCÊ A UMA HISTÓRIA MOLHADA E DIVERTIDA!

       COLE O SEU DESENHO EM UM PAPEL MAIS DURO (PODE SER FOLHA DE DESENHO, CAIXA DE SAPATO... O QUE VOCÊ TIVER EM CASA.), ESPERE SECAR BEM E PEÇA PARA UM ADULTO CORTAR AS PEÇAS (PODE QUADRICULAR A FOLHA, OU CORTAR ALEATÓRIO), CORTE O DESENHO NO MÁXIMO EM 15 PEÇAS.
       AGORA VEM O DESAFIO, TENTE MONTAR SEU QUEBRA-CABEÇA. DEPOIS, FAÇA UM ENVELOPE BEM COLORIDO PARA GUARDAR SEU JOGO.

3-ATIVIDADE: COPIE O QUADRO EM SEU CADERNO (NÃO PRECISA COPIAR OS DESENHOS). COM AUXÍLIO LEIA AS PALAVRAS, E COMPLETE O QUADRO COM O QUE SE PEDE.




4- ATIVIDADE: VAMOS OUVIR AGORA UMA MÚSICA SOBRE O BANHO, ACESSE O LINK ABAIXO E SE DIVIRTA COM O RATINHO CANTOR...

COM A AJUDA, ESCREVA EM SEU CADERNO UMA FRASE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE TOMAR BANHO.
                                                                                                               
5-ATIVIDADE:  COPIE A ATIVIDADE EM SEU CADERNO E FAÇA AS ADIÇÕES (OBS.: QUADRO VAZIO É IGUAL A ZERO) NO SEU CADERNO, COLOQUE OS NÚMEROS QUE REPRESENTAM OS DESENHOS PARA FAZER OS CÁLCULOS.




6- ATIVIDADE: OS HÁBITOS DE HIGIENE MUDARAM MUITO JÁ. VOCÊ SABIA QUE ANTIGAMENTE AS PESSOAS NÃO TINHAM BANHEIROS DENTRO DE CASA? TOMAVAM BANHO EM TINAS, BACIAS, BANHEIRAS E EM CHUVEIROS FEITOS DE LATÃO.
       TOMAR BANHO TODOS OS DIAS TAMBÉM NÃO ERA ALGO COMUM, NA NOSSA REGIÃO AS PESSOAS TOMAVAM BANHO APENAS UMA VEZ POR SEMANA E ERA NO SÁBADO.
       DURANTE A SEMANA APENAS LAVAVAM PÉS, MÃOS, ROSTO E PARTES ÍNTIMAS. ISSO MUDOU POR CONTA DAS NOVAS ESTRUTURAS DE CASAS, PELA CHEGADA DA ENERGIA ELÉTRICA, ÁGUA ENCANADA E SANEAMENTO BÁSICO.

      CONVERSE COM SEUS PAIS SOBRE ISSO E COM AJUDA ANOTE AS INFORMAÇÕES QUE COLETOU.



7- ATIVIDADE: NA HISTÓRIA “BIBI TOMA BANHO”, A MENINA CONTA QUE O MOMENTO DO BANHO É ÓTIMO PARA RELAXAR, TER BONS PENSAMENTOS, E AGRADECER PELO DIA. EXPERIMENTE FAZER O QUE BIBI DIZ, NA HORA DO BANHO TIRE PARA MEDITAR E PENSAR EM ALGO QUE VOCÊ GOSTARIA MUITO DE FAZER.


MOMENTO DA CURIOSIDADE: NA HISTÓRIA BIBI FALA DE UM FILME ANTIGO EM QUE UM HOMEM DE CHAPÉU CANTAVA NA CHUVA. ESSE FILME SE CHAMA “CANTANDO NA CHUVA”, E FOI FEITO EM 1952, ENTÃO ELE É UM FILME BEM VELHINHO.
NO LINK VOCÊ PODE VER A CENA QUE BIBI DESCREVEU NA HISTÓRIA.

PROFESSORA-FRANCIELE

8-ATIVIDADE:

LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES:
https://youtu.be/RwFmZlOqSHU
Bibi Toma banho
DESCREVER UMA ATIVIDADE PARA A TURMA:             

JOKEMPÔ – PEDRA, PAPEL E TESOURA.
ATIVIDADE DE HOJE VAMOS APRENDER A JOGAR JOKEMPÔ OU MAIS CONHECIDO COMO PEDRA, PAPEL E TESOURA.

      1.      CHAME ALGUÉM PARA JOGAR COM VOCÊ;
      2.      INICIA UM DE FRENTE PARA O OUTRO E AO MESMO TEMPO, DEVEM MOSTRAR        SUAS MÃOS SIMULANDO O FORMATO DE UM DESSES TRÊS OBJETOS: PEDRA, PAPEL E TESOURA;
      3.      VENCE QUEM ESCOLHER O OBJETO MAIS FORTE DIANTE DO ESCOLHIDO PELO COLEGA;
      4.      PEDRA QUEBRA A TESOURA;
      5.      TESOURA CORTA O PAPEL;
      6.      PAPEL EMBRULHA PEDRA;
      7.      CADA OBJETO É REPRESENTADO PELOS SEGUINTES GESTOS:



VAMOS FAZER O JOKEMPÔ HUMANO, DE QUE FORMA, VAMOS TROCAR OS GESTOS DAS MÃOS PELO GESTO DO CORPO.
1.      INICIA UM DE FRENTE PARA O OUTRO E AO MESMO TEMPO, VÃO FAZER OS SEGUINTES MOVIMENTOS;
2.      PAPEL, EM PÉ COM OS BRAÇOS PARA BAIXO E AS PERNAS FECHADAS;
3.      TESOURA, EM PÉ BRAÇOS PARA CIMA E AS PERNAS ABERTAS, EM FORMATO DE TESOURA;
PEDRA, AGACHADO E BRAÇOS PARA BAIXO.



PROFESSOR-DANIEL

9-ATIVIDADE: APRENDENDO A HIGIENIZAR OS ALIMENTOS. O OBJETIVO DA ATIVIDADE É ORIENTAR AS CRIANÇAS ACERCA DA HIGIENIZAÇÃO DOS ALIMENTOS E SUA IMPORTÂNCIA.
MATERIAIS DE APOIO NECESSÁRIOS:
FRUTAS, ÁGUA, TOALHAS OU GUARDANAPOS E UM PRATO.

 A CRIANÇA ESCOLHE, ENTRE AS DISPONÍVEIS, A FRUTA QUE MAIS GOSTA.  A ATIVIDADE É DIVIDIDA EM DUAS PARTE:
 1ª- OS PAIS IRÃO INICIAR EXPLICANDO DE FORMA BEM SIMPLES COMO "HIGIENIZAR OS ALIMENTOS”. EM SEGUIDA, AS PRÓPRIAS CRIANÇAS DEVEM SER ORIENTADAS A HIGIENIZAR SEU PRÓPRIO ALIMENTO (DE PREFERÊNCIA UMA FRUTA) COM ÁGUA CORRENTE. O ADULTO DEVE EMITIR EXPLICAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAR OS ALIMENTOS ANTES DE CONSUMÍ-LOS, EVITANDO ASSIM DOENÇAS POR ALIMENTOS CONTAMINADOS. DEPOIS DE LAVAR, ENXUGAR COM O TOALHA OU GUARDANAPO ESTÁ FINALIZADA A HIGIENIZAÇÃO.
 2ª- CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA FAZER UMA DECORAÇÃO COM A FRUTA EM UM PRATO, TIRE UMA FOTO E POSTE NO FACEBOOK DA ESCOLA. DEPOIS FAÇA A DEGUSTAÇÃO DO SEU PRATO DECORADO. VOCÊ PODERÁ DESAFIAR SUA FAMÍLIA A MISTURAR MAIS DE UMA FRUTA NO PRATO. FAÇA ESSA ATIVIDADE COM A AJUDA DE UM ADULTO.