1ª SEMANA: DE 23 A 29/04/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø Fazer a leitura do texto abaixo e relembrar este conteúdo (Não é necessário copiar o texto)
NÚMEROS DECIMAIS
Os números decimais são números não inteiros expressos por vírgulas e
que possuem casas decimais, por exemplo:
1,54;
4,6;
8,9
Eles podem ser positivos ou negativos.
As
casas decimais são contadas a partir da vírgula, por exemplo, o número 12,451
possui três casas decimais, ou seja, três algarismos após a vírgula.
Números Fracionários
Embora possam ter um valor correspondente, os
números fracionários são expressos da seguinte maneira:
·
½ (um meio) que corresponde ao decimal 0,5
·
¾ (três quartos) que corresponde ao decimal 0,75
·
¼ (um quarto) que corresponde a 0,25
Leitura de Números
Decimais: Exemplos
A leitura dos números decimais é feita pela união da
parte inteira do número (expressa antes da vírgula) e a quantidade de casas
decimais (depois da vírgula) que corresponde a parte fracionária: décimo,
centésimo, milésimo, décimo de milésimo, centésimo de milésimo, milionésimo,
etc.
Para compreender melhor, veja
abaixo alguns exemplos:
·
0,1: um décimo
·
0,4: quatro
décimos
·
0,01: um centésimo
·
0,35: trinta e cinco centésimos
·
0,125: cento e vinte e cinco milésimos
·
1,50: um inteiro e cinquenta centésimos
·
2,1: dois inteiros e um décimo
· 4,8:
quatro inteiros e oito décimos
Operações com Números Decimais: Adição, Subtração,
Multiplicação e Divisão
Para realizar as operações dos números decimais, devemos alinhar os
números segundo a vírgula e as casas decimais que possuem.
Ø Copie este exemplo no caderno:
Ø Copie este exemplo no caderno:
EXERCÍCIOS:
1. Indique quais
números decimais são expressos pelas seguintes
frações:
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø Roteiro:
- Copiar o resumo
sobre o uso dos porquês;
- Ler e
interpretar as questões.
- Copiar e
responder as atividades no caderno.
Vamos relembrar
o uso dos porquês (resumo):
- Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou
causais);
- Por que (separado)
– em frases interrogativas ou
quando pode ser substituído por “pelo qual” e suas variações;
- Por quê (separado
e com acento) – no
final de frase interrogativa.
- Porquê (junto e com
acento) – quando
for uma palavra substantivada.
ATIVIDADE:
─ Estão rindo de quê?
─ Estão estudando para quê?
─ Estão estudando ____________?
Uma aluna muito extrovertida e simpática sai do meio do grupo risonho e responde à professora:
─ Olá! Estamos aprendendo brincando! Também estamos estudando Português, _____________será importante para nosso futuro.
─ Estão estudando para quê?
─ Estão estudando ____________?
Uma aluna muito extrovertida e simpática sai do meio do grupo risonho e responde à professora:
─ Olá! Estamos aprendendo brincando! Também estamos estudando Português, _____________será importante para nosso futuro.
2. Complete os
espaços com a grafia correta dos porquês:
a)_______________
Bárbara não veio à festa?
b) Bárbara não veio à festa_______________?
c)_______________os alunos estão felizes?
d) Os alunos estão felizes _______________?
e) Fernando não fez o trabalho___________estava sem caneta.
b) Bárbara não veio à festa_______________?
c)_______________os alunos estão felizes?
d) Os alunos estão felizes _______________?
e) Fernando não fez o trabalho___________estava sem caneta.
INGLÊS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Copiar, ler e praticar os exercícios
treinando diálogos com a família.
1. Relacione as
expressões em inglês da primeira coluna de acordo com sua tradução na segunda
coluna:
2. Answer (Responda):
a) Quais das expressões em
inglês acima usamos para cumprimentar as pessoas?
b) Quais delas usamos para agradecer?
c) Quais delas usamos para se
despedir?
HISTÓRIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø Fazer a leitura do texto abaixo e relembrar este conteúdo. (Não é necessário copiar o texto)
O texto abaixo
refere-se ao trabalho de um dos mais importantes Iluministas. Você pode
consultar suas anotações e textos auxiliares.
A Era do Iluminismo: afirmação da razão e da
liberdade
O Iluminismo do
Século XVIII coroou o movimento em direção à modernidade, iniciado na
Renascença. Os pensadores iluministas, chamados philosophes, aspiravam a criar uma sociedade mais racional e
humana. Para atingir esse objetivo, atacaram a ideia medieval de um outro
mundo, rejeitaram a teologia enquanto caminho da verdade, criticaram o
conceito cristão da depravação inerente dos seres humanos e buscaram
compreender a natureza e a sociedade unicamente a través da razão, sem o a
auxílio da revelação ou da autoridade sacerdotal. Adotando método cartesiano
da dúvida sistemática, questionaram todas as opiniões e tradições
herdadas. “Achamos que o maior serviço a prestar aos homens”, disse Denis
Diderot, “é ensiná-los a usar a razão, a somente aceitar como verdade aquilo
que verificaram e comprovaram”. Os filósofos iluministas acreditavam estar
instaurando uma era de luz. Pelo poder da razão, a humanidade estava finalmente
se libertando dos grilhões da ignorância, da superstição e do despotismo
com os quais tiranos e sacerdotes a haviam aprisionado nas gerações passadas.
Paris era a capital do Iluminismo, mas havia philosophes e adeptos de seus pontos de vista em quase todas as
principais cidades da Europa ocidental e da América do Norte.
Em muitos
aspectos, o Iluminismo foi uma evolução direta do Revolução Científica.
Os philosophes buscaram ampliar o
conhecimento da natureza e aplicar o método científico ao universo humano, a
fim de revelar as falhas da sociedade e realizar assim as reformas apropriadas.
Newton descobrira leis universais que explicavam os fenômenos físicos. Os philosophes então indagavam: não haveria
também regras gerais que se aplicassem ao comportamento humano e às
instituições sociais? Seria possível criar uma “ciência do homem” que
correspondesse à ciência da natureza de Newton e a complementasse – que
fornecesse respostas claras e seguras aos problemas do universo social, da
mesma maneira que a ciência newtoniana resolvera os mistérios do mundo físico?
Apoiando-se na
mesma metodologia que Newton emprega para estabelecer um conhecimento
seguro do universo físico, os philosophes
esperavam chegar às leis irrefutáveis que operavam no âmbito da sociedade
humana. Aspiravam conformar a religião, o governo, o direito, a moral e a
economia a essas leis naturais. Acreditavam que todas as coisas deveriam ser
reavaliadas para verificar se estavam de acordo com a natureza, isto é, se
promoviam o bem-estar humano.
Ao defenderem a
metodologia científica, os philosophes
afirmaram o respeito pela capacidade da mente e pela autonomia humana. Os
indivíduos são independentes, insistiram eles. A mente é autossuficiente;
rejeitando a intervenção do clero ou da autoridade principesca, ela conta com
sua própria habilidade de pensar e confia nas evidências de usa própria experiência.
Negando a autoridade da tradição, os philosophes
queriam que as pessoas tivessem coragem de romper com as crenças e instituições
que não resistissem ao exame da razão e do bom sendo, buscando novos guias oriundo
da razão. Os numerosos exemplos de injustiça, desumanidade e superstição no
seio da sociedade ultrajavam os philosophes. Por trás de sua devoção
à razão e ao conhecimento mundano, existia uma veemente indignação moral
contra as instituições e crenças que degradavam os seres humanos.
Ø Copie e responda a atividade abaixo no caderno:
1)
Com
a ajuda de um dicionário, copie as palavras sublinhadas logo abaixo do texto e
anote seus significados ao lado.
2)
Qual
o objetivo dos philosophes e qual a estratégia que eles usaram para atingir
esse objetivo?
3)
Com
suas palavras, explique qual a ideia de Denis Diderot ao afirmar “[...] é
ensiná-los a usar a razão, a somente aceitar como verdade aquilo que verificam
e comprovam”.
4)
O
movimento iluminista foi um movimento local? Explique.
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1) Releia o texto “Continentes e Oceanos” que consta em seu caderno para relembrar o conteúdo e atividades realizadas em aula;
2) Liste em seu caderno o nome dos continentes que localizamos no mapa em aula e na atividade do quebra-cabeça do Planisfério;
3) Realize uma pesquisa na internet ou em livros sobre curiosidades e características da população desses continentes para verificar a variedade populacional que existe em nível global e anote em seu caderno alguns tópicos sobre a sua pesquisa. Não esqueça de colocar a data em que essa atividade foi realizada.
ENSINO RELIGIOSO
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø Fazer a leitura do texto “BULLYING NA ESCOLA”. (Não é necessário copiar o texto)
BULLYING NA ESCOLA
O termo Bullying compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e
repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por um ou mais
estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro de uma
relação desigual de poder. A prática de atos agressivos e humilhantes de um
grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida
mundialmente como bullying, e bully significa brigão/ valentão.
O Bullying é um problema mundial,
sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o Bullying têm
grandes perspectivas de se tornarem adultos com comportamentos antisociais e
violentos. Os alunos, com
uma frequência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como
autores quanto como alvos. Já entre as alunas, embora com menor freqüência, o
Bullying também ocorre e se distingue, principalmente, como método de exclusão
ou difamação.
Até um apelido pode causar
desmoronamento na autoestima de uma criança ou adolescente. Apesar de não
sofrerem diretamente as agressões, poderão ficar aborrecidas com o que vêem e
indecisas sobre o que fazer.
O Bullying escolar é
assim classificado:
- alvos de Bullying - são os
alunos que só sofrem Bullying;
- alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora
praticam.
- autores de Bullying - são os alunos que só praticam.
- testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem
praticam, mas coexistem em um ambiente onde isso acontece.
Quando não há intervenções
eficazes contra o Bullying, o espaço escolar torna-se totalmente corrompido.
Todas as crianças, são afetadas, passando a experimentar sentimentos de
ansiedade e medo. Os alunos que sofrem Bullying, dependendo de suas
características individuais e dos meios em que vivem principalmente os
familiares, poderão não ultrapassar os traumas sofridos na escola. Poderão
quando adultos apresentar sentimentos negativos, especialmente com baixa autoestima,
tornando-se indivíduos com sérios problemas de relacionamento. Poderão
adquirir, também, um comportamento hostil.
A
prática de bullying começou a ser pesquisada há cerca de anos atrás na Europa,
quando descobriram que essa forma de violência estava por trás de muitas
tentativas de suicídios de adolescentes. No Reino Unido, por decisão
governamental, hoje todas as escolas já implantaram políticas antibullying. O médico Aramis Lopes Neto, coordenador da pesquisa da ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e
Adolescência) diz: “Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas.
Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A
única maneira de se combater o bullying é através da cooperação de todos os
envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela
escola para o controle do Bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a
comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não
violência na sociedade”.
www.brasilescola.uol.com.br
Atividade:
1)
Faça um texto com a sua
opinião sobre o que fazer para amenizar este problema mundial enfrentado pelas
instituições escolares?
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Mantenha seu corpo em movimento: A prática de atividades físicas é fundamental para melhoria da qualidade de vida, portanto convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar! Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo.
Ø Após realizar essa prática de atividade física, responda:
a) Qual foi sua maior facilidade?
b) Onde você encontrou maior dificuldade? Por quê?
Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!
“Todos nós temos
sonhos. Mas para transformá-los em realidade,
é preciso ter uma
quantidade imensa de
determinação, dedicação e esforço.”
Jesse Owens, corredor e atleta do salto em
distância.
CIÊNCIAS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Copie e responda as questões abaixo:
1. Marque um X na resposta correta: Uma célula é
considerada:
a)
( ) uma bactéria
b)
( ) a menor porção viva que forma o
organismo
c) ( ) uma proteína
d)
( ) um núcleo.
2. Faça o desenho de uma
célula, indique e escreva as suas principais estruturas.
3. Diga o nome das células abaixo e a que sistemas do corpo
humano fazem parte:
4. O esquema abaixo
refere-se aos níveis de organização no corpo humano. Identifique os níveis
representados pelas letras A, B e C.
Célula – A – B – C
– Organismo
ARTES
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Vamos
relembrar o que é a monocromia?
Uma pintura que
emprega vários tons de uma mesma cor
recebe o nome de monocromia. A arte feita com uma única cor, com
variação de tonalidades.
·
Faça
um desenho de observação utilizando apenas uma cor para colorir, variando a
tonalidade desta mesma cor, tons que variam do mais claro até o mais escuro.
·
Você
poderá observar aquilo que tens em casa: objetos, natureza morta, pessoas,
paisagens etc...
Bom trabalho!
Saudades!