3°ano- Turma 132- Profª Nina


TURMA-132               PROFESSORA-NINA

1-ATIVIDADE: ASSISTA AO VÍDEO COM SUA FAMÍLIA, OBSERVANDO AS IMAGENS. ELAS FALAM MUITO SOBRE AMIZADE. AMIGOS SÃO TODAS AS PESSOAS QUE NOS FAZEM BEM, NOS PROTEGEM E ESTÃO SEMPRE AO NOSSO LADO. TRAZEM-NOS ALEGRIAS, NOS APOIAM QUANDO ESTAMOS CERTOS, MAS NOS FALAM A VERDADE QUANDO ESTAMOS ERRADOS, MESMO ASSIM... CONTINUAM SENDO NOSSOS AMIGOS.


2-ATIVIDADE: DEPOIS DE ASSISTIR AO, CRIAR UMA ÁRVORE DA AMIZADE. ELA PODE ESTAR CHEIA DE FRUTOS DE SENTIMENTOS BONS, OU ESTAR CARREGADA COM OS NOMES DOS SEUS (AS) AMIGOS, ATÉ MESMO OS COLEGAS DA ESCOLA, QUE COM CERTEZA TODOS NÓS ESTAMOS COM SAUDADES.

            EXEMPLO DE ÁRVORE DA AMIZADE ABAIXO, MAS VOCÊ PODE USAR SUA CRIATIVIDADE E CRIAR OUTRA. DEPOIS TIRAR FOTOS E ENVIAR PARA SEUS AMIGOS QUE TIVER CONTATO. ELES VÃO AMAR SABER QUE FAZ PARTE DA SUA ÁRVORE. NÃO ESQUEÇA, DIA 20 DE JULHO É O DIA DO AMIGO. AME-OS E DEMONSTRE ESTE AMOR, DESEJANDO SEMPRE O BEM ESTAR DE TODOS.

BEIJO CARREGADO DE SAUDADE DA PROFESSORA NINA.




3-ATIVIDADE: LEIA A MÚSICA NOVAMENTE PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.
VALEU, AMIGO
EU OUVI PALAVRAS DITAS COM CARINHO
DE QUE NA VIDA NINGUÉM É FELIZ SOZINHO
E VOCÊ É UM ALGUÉM QUE SEMPRE ME FEZ BEM
ME PROTEGEU E ME TIROU DE TODO PERIGO
E QUANDO EU PRECISEI VOCÊ CHOROU COMIGO
VALEU POR VOCÊ EXISTIR, É TÃO BOM TE TER AQUI
EU REZO E PEÇO PRA DEUS CUIDAR
A SUA VIDA ABENÇOAR
VOU CORRER POR VOCÊ ATÉ O FIM
ME QUIS TIRAR DO MAL, EU PERCEBI
DISSE VERDADES QUE EU MERECI
ENTÃO PRA SEMPRE AMIGOS, SIM
SE DEUS QUISER
VOU TER VOCÊ GUARDADO NO MEU CORAÇÃO
ATÉ NOS SEUS CONSELHOS DE IRMÃO
E É PRA VOCÊ QUE EU DEDICO ESSA CANÇÃO
EU REZO E PEÇO PRA DEUS CUIDAR, CUIDAR
A SUA VIDA ABENÇOAR, ABENÇOAR
VOU CORRER POR VOCÊ ATÉ O FIM
ASSIM EU SEI QUE PRA VOCÊ TAMBÉM
SOU ALGUÉM QUE TE FAZ TÃO BEM
MAIS QUE AMIGO E IRMÃO MEU, VALEU
EU REZO E PEÇO PRA DEUS CUIDAR, CUIDAR
A SUA VIDA ABENÇOAR, ABENÇOAR
VOU CORRER POR VOCÊ ATÉ O FIM
ASSIM EU SEI QUE PRA VOCÊ TAMBÉM
SOU ALGUÉM QUE TE FAZ TÃO BEM
MAIS QUE AMIGO E IRMÃO MEU, VALEU
QUANDO TODOS SE FOREM, EU VOU ESTAR LÁ COM VOCÊ
AMIGOS ATÉ DEPOIS DO FIM
VALEU, AMIGO!
COMPOSIÇÃO: MC PIKENO / MENOR. 

4-ATIVIDADE: LEIA A INFORMAÇÃO ABAIXO E DEPOIS ESCREVA O SEU BILHETE.
 VOCÊ SABIA QUE O BILHETE E A CARTA ERAM UMAS DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO MUITO USADAS ATÉ ALGUNS ANOS ATRÁS. COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA, ISSO FOI SE PERDENDO. MAS ACREDITA QUE RECEBER UM BILHETE OU UMA CARTA ERA MOTIVO DE ALEGRIA, POIS ERA A FORMA DE RECEBER NOTÍCIAS DE PESSOAS QUERIDAS E AMADAS. HOJE VAMOS APRENDER COMO ESCREVER UM BILHETE.
BILHETE É UM TIPO DE TEXTO DO COTIDIANO MUITO FREQUENTE, EMPREGADO EM CONTEXTOS INFORMAIS E ESCRITO ENTRE PESSOAS QUE POSSUAM UM GRAU DE AFETIVIDADE.
EM RESUMO, SÃO TEXTOS COMUNICATIVOS QUE CONTÉM MENSAGENS SIMPLES OS QUAIS SÃO ESCRITOS EM PEQUENOS PAPÉIS E ENVIADOS PARA A AMIGA DE ESCOLA, IRMÃO, MÃE, ENTRE OUTROS.

EX:


AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE COMO ESCREVER BILHETE, ESCOLHA UMA PESSOA QUERIDA E AMIGA, (PODE SER ENTRE OS MEMBROS FAMILIARES) ESCREVA UM BILHETE E ENVIE A ELA, FAZENDO UM CONVITE, UM AGRADECIMENTO, SOLICITANDO ALGUMA COISA. É DIVERTIDO E CARINHOSO!  PEÇA CONFIRMAÇÃO, ASSIM ELA TERÁ QUE TE RESPONDER EM FORMA DE BILHETE TAMBÉM. COLE ESSE BILHETE QUE VOCÊ GANHOU EM SEU CADERNO, VAMOS CONVERSAR SOBRE ELE NO RETORNO. CASO NÃO TENHA COMO ESCREVER ESSE BILHETE, PEÇA AJUDA E AUTORIZAÇÃO DA MAMÃE OU DO PAPAI PARA MANDAR UMA MENSAGEM OU FAZER UMA LIGAÇÃO PARA ESSA PESSOA E ESCREVA A SUA CONVERSA NO CADERNO.
5-ATIVIDADE: RESPONDA EM SEU CADERNO.
1) NA LETRA DA MÚSICA TEM UMA ESTROFE GRIFADA (SUBLINHADA). EM SUA OPINIÃO, O QUE O AUTOR QUIS DIZER PARA SEU AMIGO NESSE TRECHO? RESPONDA COM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS.
2) VOCÊ ACHA POSSÍVEL SER AMIGO, SEM AJUDAR UNS AOS OUTROS? POR QUÊ?
3) OBSERVE A CHARGE ABAIXO E RESPONDA NO CADERNO.
a) VOCÊ ACHA QUE O SENTIMENTO QUE O MENINO DA CHARGE ABAIXO DEMONSTRA ESTÁ CORRETO? POR QUÊ?
b) EM SUA OPINIÃO, DEVEMOS SER EGOÍSTAS A PONTO DE NÃO QUERERMOS DIVIDIR A AMIZADE COM OS OUTROS? ESTE SENTIMENTO É BOM OU NOS FAZ MAL? 



6-ATIVIDADE: O MEIO AMBIENTE TAMBÉM É NOSSO AMIGO. SE NÃO PROTEGERMOS ELE, QUEM SERÁ PREJUDICADO? O MEIO AMBIENTE NOS PROPORCIONA COISAS MARAVILHOSAS, POR ISSO DEVEMOS PRESERVÁ-LO. FAÇA SUA PARTE!!! ENTÃO ESCREVA EM SEU CADERNO SOMENTE AS FRASES QUE IRÃO AJUDAR O NOSSO AMIGO MEIO AMBIENTE.


7-ATIVIDADE: OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO, RESOLVA E RESPONDA EM SEU CADERNO.

R$9,90            R$ 8,00

RENATA FOI À LIVRARIA E COMPROU DOIS LIVROS PARA DAR AO SEU MELHOR AMIGO, PELA PASSAGEM DO DIA DO AMIGO. OBSERVE AS IMAGENS E VALORES ACIMA E RESPONDA.
a) QUANTO CUSTOU OS DOIS LIVROS JUNTOS? __________________________.
b) QUAL LIVRO CUSTOU MAIS? ____________________________________.
c) QUAL A DIFERENÇA DE VALOR ENTRE OS DOIS LIVROS? ___________________.
d) RENATA PAGOU O TOTAL COM UMA CÉDULA DE R$ 20,00, QUANTO ELA RECEBEU DE TROCO? _______________________________________________.

PARA RECORDAR: FOTO DA TURMA 132, TIRADA NO INÍCIO DO ANO LETIVO 2020. PARA RELEMBRAR OS BONS MOMENTOS COM OS AMIGUINHOS DA TURMA. 


Fonte: Arquivo da Escola Martim
PROFESSORA- JOSIANE

8-ATIVIDADE: QUADRADO MÁGICO

VAMOS CONFECCIONAR UM BELO TABULEIRO PARA JOGAR O ‘QUADRADO MÁGICO’ COM A FAMÍLIA?
CONFIRA O MATERIAL:
·         DOIS QUADRADOS DE PAPELÃO MEDINDO 27 X 27CM
·  PARA AS PEÇAS DO JOGO VOCÊ PODE UTILIZAR 18 COPOS DESCARTÁVEIS OU TAMPINHAS DE GARRAFA PET.


COMO FAZER O TABULEIRO
1° PASSO: COM A FITA DIVIDA OS TABULEIROS EM NOVE PARTES IGUAIS:



4º PRONTINHO. AGORA DESAFIE SUA FAMÍLIA PARA UMA BOA DISPUTA.  QUEM SERÁ QUE IRÁ LEVAR A MELHOR?
5º DIVIRTA-SE.

PROFESSORA-FRANCIELE

9-ATIVIDADE: AMIGO

LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS:
DESCREVER UMA ATIVIDADE PARA A TURMA:
DEPOIS DE CONSTRUIR UM LINDO CUBO MÁGICO, VAMOS APRENDER A JOGAR? O CUBO MÁGICO PODE SER JOGADO EM DUPLAS, ANOTANDO QUEM COMPLETA EM MENOS TEMPO OU SOZINHO SE DESAFIANDO PARA COMPLETAR.




4 – DEPOIS DE COMPLETAR SEU CUBO MÁGICO, VAMOS DEIXAR ELE BEM GUARDADO PARA QUANDO VOLTARMOS JOGARMOS COM AQUELES AMIGOS DA ESCOLA.