TURMA-132 PROFESSORA-NINA
1-ATIVIDADE:
ASSISTA AO VÍDEO COM SUA FAMÍLIA, OBSERVANDO AS IMAGENS. ELAS FALAM MUITO SOBRE
AMIZADE. AMIGOS SÃO TODAS AS PESSOAS QUE NOS FAZEM BEM, NOS PROTEGEM E ESTÃO
SEMPRE AO NOSSO LADO. TRAZEM-NOS ALEGRIAS, NOS APOIAM QUANDO ESTAMOS CERTOS,
MAS NOS FALAM A VERDADE QUANDO ESTAMOS ERRADOS, MESMO ASSIM... CONTINUAM SENDO
NOSSOS AMIGOS.
2-ATIVIDADE:
DEPOIS DE ASSISTIR AO, CRIAR UMA ÁRVORE DA AMIZADE. ELA PODE ESTAR CHEIA DE
FRUTOS DE SENTIMENTOS BONS, OU ESTAR CARREGADA COM OS NOMES DOS SEUS (AS)
AMIGOS, ATÉ MESMO OS COLEGAS DA ESCOLA, QUE COM CERTEZA TODOS NÓS ESTAMOS COM
SAUDADES.
EXEMPLO DE ÁRVORE DA AMIZADE ABAIXO,
MAS VOCÊ PODE USAR SUA CRIATIVIDADE E CRIAR OUTRA. DEPOIS TIRAR FOTOS E ENVIAR
PARA SEUS AMIGOS QUE TIVER CONTATO. ELES VÃO AMAR SABER QUE FAZ PARTE DA SUA
ÁRVORE. NÃO ESQUEÇA, DIA 20 DE JULHO É O DIA DO AMIGO. AME-OS E DEMONSTRE ESTE
AMOR, DESEJANDO SEMPRE O BEM ESTAR DE TODOS.
BEIJO CARREGADO DE SAUDADE DA PROFESSORA NINA.
3-ATIVIDADE:
LEIA A MÚSICA NOVAMENTE PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.
VALEU, AMIGO
EU OUVI PALAVRAS DITAS COM CARINHO
DE QUE NA VIDA NINGUÉM É FELIZ SOZINHO
E VOCÊ É UM ALGUÉM QUE SEMPRE ME FEZ BEM
ME PROTEGEU E ME TIROU DE TODO PERIGO
E QUANDO EU PRECISEI VOCÊ CHOROU COMIGO
VALEU POR VOCÊ EXISTIR, É TÃO BOM TE TER AQUI
DE QUE NA VIDA NINGUÉM É FELIZ SOZINHO
E VOCÊ É UM ALGUÉM QUE SEMPRE ME FEZ BEM
ME PROTEGEU E ME TIROU DE TODO PERIGO
E QUANDO EU PRECISEI VOCÊ CHOROU COMIGO
VALEU POR VOCÊ EXISTIR, É TÃO BOM TE TER AQUI
EU REZO E PEÇO PRA DEUS CUIDAR
A SUA VIDA ABENÇOAR
VOU CORRER POR VOCÊ ATÉ O FIM
A SUA VIDA ABENÇOAR
VOU CORRER POR VOCÊ ATÉ O FIM
ME
QUIS TIRAR DO MAL, EU PERCEBI
DISSE VERDADES QUE EU MERECI
ENTÃO PRA SEMPRE AMIGOS, SIM
SE DEUS QUISER
VOU TER VOCÊ GUARDADO NO MEU CORAÇÃO
ATÉ NOS SEUS CONSELHOS DE IRMÃO
E É PRA VOCÊ QUE EU DEDICO ESSA CANÇÃO
DISSE VERDADES QUE EU MERECI
ENTÃO PRA SEMPRE AMIGOS, SIM
SE DEUS QUISER
VOU TER VOCÊ GUARDADO NO MEU CORAÇÃO
ATÉ NOS SEUS CONSELHOS DE IRMÃO
E É PRA VOCÊ QUE EU DEDICO ESSA CANÇÃO
EU REZO E PEÇO PRA DEUS CUIDAR,
CUIDAR
A SUA VIDA ABENÇOAR, ABENÇOAR
VOU CORRER POR VOCÊ ATÉ O FIM
ASSIM EU SEI QUE PRA VOCÊ TAMBÉM
SOU ALGUÉM QUE TE FAZ TÃO BEM
MAIS QUE AMIGO E IRMÃO MEU, VALEU
A SUA VIDA ABENÇOAR, ABENÇOAR
VOU CORRER POR VOCÊ ATÉ O FIM
ASSIM EU SEI QUE PRA VOCÊ TAMBÉM
SOU ALGUÉM QUE TE FAZ TÃO BEM
MAIS QUE AMIGO E IRMÃO MEU, VALEU
EU REZO E PEÇO PRA DEUS CUIDAR,
CUIDAR
A SUA VIDA ABENÇOAR, ABENÇOAR
VOU CORRER POR VOCÊ ATÉ O FIM
ASSIM EU SEI QUE PRA VOCÊ TAMBÉM
SOU ALGUÉM QUE TE FAZ TÃO BEM
MAIS QUE AMIGO E IRMÃO MEU, VALEU
A SUA VIDA ABENÇOAR, ABENÇOAR
VOU CORRER POR VOCÊ ATÉ O FIM
ASSIM EU SEI QUE PRA VOCÊ TAMBÉM
SOU ALGUÉM QUE TE FAZ TÃO BEM
MAIS QUE AMIGO E IRMÃO MEU, VALEU
QUANDO TODOS SE FOREM, EU VOU ESTAR
LÁ COM VOCÊ
AMIGOS ATÉ DEPOIS DO FIM
VALEU, AMIGO!
AMIGOS ATÉ DEPOIS DO FIM
VALEU, AMIGO!
COMPOSIÇÃO:
MC PIKENO / MENOR.
4-ATIVIDADE: LEIA A INFORMAÇÃO
ABAIXO E DEPOIS ESCREVA O SEU BILHETE.
VOCÊ SABIA QUE O BILHETE E A CARTA ERAM UMAS
DAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO MUITO USADAS ATÉ ALGUNS ANOS ATRÁS. COM O AVANÇO DA
TECNOLOGIA, ISSO FOI SE PERDENDO. MAS ACREDITA QUE RECEBER UM BILHETE OU UMA
CARTA ERA MOTIVO DE ALEGRIA, POIS ERA A FORMA DE RECEBER NOTÍCIAS DE PESSOAS
QUERIDAS E AMADAS. HOJE VAMOS APRENDER COMO ESCREVER UM BILHETE.
O BILHETE É
UM TIPO DE TEXTO DO COTIDIANO MUITO
FREQUENTE, EMPREGADO EM CONTEXTOS
INFORMAIS E ESCRITO ENTRE PESSOAS QUE POSSUAM UM GRAU DE
AFETIVIDADE.
EM RESUMO, SÃO TEXTOS COMUNICATIVOS
QUE CONTÉM MENSAGENS SIMPLES OS QUAIS
SÃO ESCRITOS EM PEQUENOS PAPÉIS E ENVIADOS PARA A AMIGA DE ESCOLA, IRMÃO, MÃE,
ENTRE OUTROS.
EX:
AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE COMO ESCREVER
BILHETE, ESCOLHA UMA PESSOA QUERIDA E AMIGA, (PODE SER ENTRE OS MEMBROS
FAMILIARES) ESCREVA UM BILHETE E ENVIE A ELA, FAZENDO UM CONVITE, UM
AGRADECIMENTO, SOLICITANDO ALGUMA COISA. É DIVERTIDO E CARINHOSO! PEÇA CONFIRMAÇÃO, ASSIM ELA TERÁ QUE TE
RESPONDER EM FORMA DE BILHETE TAMBÉM. COLE ESSE BILHETE QUE VOCÊ GANHOU EM SEU CADERNO, VAMOS CONVERSAR SOBRE
ELE NO RETORNO. CASO NÃO TENHA COMO ESCREVER ESSE BILHETE, PEÇA AJUDA E
AUTORIZAÇÃO DA MAMÃE OU DO PAPAI PARA MANDAR UMA MENSAGEM OU FAZER UMA LIGAÇÃO
PARA ESSA PESSOA E ESCREVA A SUA CONVERSA NO CADERNO.
5-ATIVIDADE: RESPONDA EM SEU
CADERNO.
1)
NA LETRA DA MÚSICA TEM UMA ESTROFE GRIFADA (SUBLINHADA). EM SUA OPINIÃO, O QUE
O AUTOR QUIS DIZER PARA SEU AMIGO NESSE TRECHO? RESPONDA COM SUAS PRÓPRIAS
PALAVRAS.
2)
VOCÊ ACHA POSSÍVEL SER AMIGO, SEM AJUDAR UNS AOS OUTROS? POR QUÊ?
3)
OBSERVE A CHARGE ABAIXO E RESPONDA NO CADERNO.
a)
VOCÊ ACHA QUE O SENTIMENTO QUE O MENINO DA CHARGE ABAIXO DEMONSTRA ESTÁ
CORRETO? POR QUÊ?
b)
EM SUA OPINIÃO, DEVEMOS SER EGOÍSTAS A PONTO DE NÃO QUERERMOS DIVIDIR A AMIZADE
COM OS OUTROS? ESTE SENTIMENTO É BOM OU NOS FAZ MAL?
6-ATIVIDADE: O MEIO
AMBIENTE TAMBÉM É NOSSO AMIGO. SE NÃO PROTEGERMOS ELE, QUEM SERÁ PREJUDICADO? O
MEIO AMBIENTE NOS PROPORCIONA COISAS MARAVILHOSAS, POR ISSO DEVEMOS
PRESERVÁ-LO. FAÇA SUA PARTE!!! ENTÃO ESCREVA EM SEU CADERNO SOMENTE AS FRASES
QUE IRÃO AJUDAR O NOSSO AMIGO MEIO AMBIENTE.
7-ATIVIDADE: OBSERVE AS IMAGENS
ABAIXO, RESOLVA E RESPONDA EM SEU CADERNO.
R$9,90 R$ 8,00
RENATA FOI À
LIVRARIA E COMPROU DOIS LIVROS PARA DAR AO SEU MELHOR AMIGO, PELA PASSAGEM DO
DIA DO AMIGO. OBSERVE AS IMAGENS E VALORES ACIMA E RESPONDA.
a) QUANTO CUSTOU OS DOIS LIVROS JUNTOS?
__________________________.
b) QUAL LIVRO CUSTOU MAIS?
____________________________________.
c) QUAL A DIFERENÇA DE VALOR ENTRE OS DOIS LIVROS?
___________________.
d) RENATA PAGOU O TOTAL COM UMA CÉDULA DE R$
20,00, QUANTO ELA RECEBEU DE TROCO?
_______________________________________________.
PARA RECORDAR: FOTO DA TURMA 132, TIRADA NO INÍCIO DO
ANO LETIVO 2020. PARA RELEMBRAR OS BONS MOMENTOS COM OS AMIGUINHOS DA TURMA.
Fonte: Arquivo da Escola Martim
PROFESSORA- JOSIANE
8-ATIVIDADE: QUADRADO MÁGICO
VAMOS CONFECCIONAR UM BELO TABULEIRO PARA JOGAR
O ‘QUADRADO MÁGICO’ COM A FAMÍLIA?
CONFIRA O MATERIAL:
·
DOIS
QUADRADOS DE PAPELÃO MEDINDO 27 X 27CM
· PARA AS
PEÇAS DO JOGO VOCÊ PODE UTILIZAR 18 COPOS DESCARTÁVEIS OU TAMPINHAS DE GARRAFA
PET.
COMO FAZER O TABULEIRO
1° PASSO: COM A FITA DIVIDA OS TABULEIROS EM NOVE PARTES IGUAIS:
4º PRONTINHO. AGORA DESAFIE SUA FAMÍLIA PARA UMA
BOA DISPUTA. QUEM SERÁ QUE IRÁ LEVAR A
MELHOR?
5º DIVIRTA-SE.
PROFESSORA-FRANCIELE
9-ATIVIDADE:
AMIGO
LISTAR ATIVIDADES PARA
SEREM DESENVOLVIDAS:
DESCREVER UMA
ATIVIDADE PARA A TURMA:
DEPOIS
DE CONSTRUIR UM LINDO CUBO MÁGICO, VAMOS APRENDER A JOGAR? O CUBO MÁGICO PODE
SER JOGADO EM DUPLAS, ANOTANDO QUEM COMPLETA EM MENOS TEMPO OU SOZINHO SE
DESAFIANDO PARA COMPLETAR.
4
– DEPOIS DE COMPLETAR SEU CUBO MÁGICO, VAMOS DEIXAR ELE BEM GUARDADO PARA
QUANDO VOLTARMOS JOGARMOS COM AQUELES AMIGOS DA ESCOLA.