9° ano- Turma 191


9ª SEMANA: DE 18 A 24/06/20

MATEMÁTICA
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva a atividade:

Nossa escola vai fazer a seguinte receita de Pizza para o nosso “Arraiá”:

Uma receita de pizza rende oito pedaços. Assim sendo, se a turma tem 30 alunos:
1)        Para que todos comam pelo menos um pedaço, seria necessário:
a)             Dobrar a receita;
b)            Triplicar a receita;
c)             Quadruplicar a receita.
2)        Se era preciso ¾ de xícara de leite morno para fazer uma pizza, que fração corresponderá ao necessário para fazer oito pizzas?
3)        Quantas xícaras de óleo ou azeite seriam necessárias para fazer oito pizzas?


LÍNGUA PORTUGUESA
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Vamos de arraiá?! Observe a imagem abaixo:
(não é necessário copiá-la)

2º.      Acesse o link abaixo e ouça uma tradicional música junina: “Olha pro céu”, de Luiz Gonzaga

3º.      Leia, copie e desenvolva:

Olha pro céu

Olha pro céu, meu amor!
Vê como ele está lindo!
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo!

Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Porque era noite de São João

Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro, o teu olhar
Que incendiou meu coração

Olha pro céu, meu amor!
Vê como ele está lindo!
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo!
(Luiz Gonzaga)

Atividades:
1)Que mensagem a música transmite?
2) Analise a  frase “O céu estava assim em festa”,e explique se o verbo é transitivo ou intransitivo:
3) Na frase “Olha pro céu, meu amor!” há um tipo de preposição?
4) Observe a frase “Xote e baião no salão”, e responda o que é “Xote”?


INGLÊS
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie, leia e responda:
1)    Copie o parágrafo e reflita sobre as festas populares comemoradas pelos americanos, fazendo um link com a festa junina brasileira.
                                                                      Os Americanos

    Oficialmente os Americanos não têm em seu costume ou cultura, a comemoração da festa junina, existem sim as festas que são comemoradas em cidades do interior dos EUA por pessoas ou grupos que vivem em fazendas, ou que dependem dela para tirar seu próprio sustento. São chamadas: “Country Party” ou “Country Weekly”. Não são festas culturais comemoradas em todo o país, mas, tem a mesma finalidade que as festas juninas comemoradas no Brasil: muita diversão e comidas típicas.
Observe:  

2) Responda as perguntas abaixo e expresse sua opinião sobre as festas juninas:
a) What do you think about June party? Do you like it?
b) Have you ever taken part in a square dance? If so, what was it like? If not, would you like to?


HISTÓRIA
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia com muita atenção o texto abaixo:
(Não precisa copiar o texto)

Continuando nosso conhecimento pelas revoltas da República Velha, hoje vamos ver, no texto do prof. Claudio Fernandes, a Revolta da Vacina. Não precisa copiar o texto, mas leia com muita atenção.

Revolta da Vacina
Conheça os motivos que desencadearam o levante popular conhecido como “Revolta da Vacina”.
Com o advento da República, em 1889, o Brasil passou a ter não apenas uma nova forma de organização política, como também uma nova concepção de Estado e sociedade. Aos poucos, a presença do Estado na vida social foi ficando cada vez mais intensa; processo esse que teve seu ápice com a Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder. Contudo, essa inserção do domínio estatal gerou bastante resistência, que pode ser claramente vista nas denominadas Revoltas da República Velha. Uma delas foi a Revolta da Vacina, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. Para compreendermos efetivamente essa revolta, é necessário que saibamos alguns detalhes do contexto em que ela ocorreu.
O Rio de Janeiro, como sabemos, era capital do Brasil naquela época. Como a população da cidade havia crescido muito, sua organização urbana acabou por ficar precarizada. As regiões centrais da cidade estavam abarrotadas de cortiços com péssimas condições de habitação. A proliferação de doenças infectocontagiosas era frequente. O então prefeito da cidade, que também era engenheiro, Pereira Passos, com o apoio do presidente da República, Rodrigues Alves, promoveu, no ano de 1903, uma radical reforma urbana no Rio de Janeiro.
A reforma de Pereira Passos teve uma orientação sanitarista, isto é, guiava-se pelas medidas de controle de proliferação de doenças transmitidas por agentes como mosquitos, pulgas, carrapatos, ratos etc. O sanitarismo pautava-se nas teses do médico francês Louis Pasteur, fundador do higienismo. A principal autoridade nesse campo de estudos no Brasil era o também médico Oswaldo Cruz, que era quem aprovava as medidas reformistas implementadas por Pereira Passos. A remoção dos cortiços, por exemplo, tinha, além de um objetivo arquitetônico-urbanístico, um viés de viabilidade sanitária.
Apesar de tais medidas, nem todas as doenças infectocontagiosas foram eliminadas pela reforma urbana. Uma das mais mortíferas ainda persistia, a varíola. A única forma de erradicar os casos de varíola era a vacinação. O problema é que o método da vacinação ainda não era um consenso nessa época. Nem todos os médicos eram partidários do higienismo de Pasteur como Oswaldo Cruz e muitos acusavam a vacinação de produzir o óbito de muitos dos vacinados. Essas divergências de opinião ocuparam as páginas dos jornais da época e, por consequência, atingiram as camadas populares da cidade. A rejeição à ideia da vacinação por livre iniciativa acabou por gerar a campanha pela vacinação obrigatória, levada a cabo em 1904.

Essa campanha culminou em uma intensa revolta da população contra o Estado na cidade do Rio de Janeiro. Além de uma grande massa de pessoas não concordar com o método da vacinação, também não concordava com o poder que o Estado queria exercer sobre as pessoas, poder esse que havia chegado ao nível da “administração do corpo”, da “gestão da saúde” dos indivíduos. Mas apesar dos levantes populares de 1904, a campanha prosseguiu nos anos seguintes e obteve sucesso. Com o tempo, o discurso da medicina sanitarista prevaleceria em praticamente todo o globo.

·           Atividade- Copie e responda no seu caderno:
1)        Uma das medidas aplicadas à cidade do Rio de Janeiro, a partir de 1903, que auxiliou as práticas de higienismo que culminariam na Revolta da Vacina, em 1904, foi:
a) a criação do aterro do Flamengo.
b) a construção da ponte Rio-Niterói.
c) a deportação de imigrantes.
d) a reforma urbana de Pereira Passos.
e) a criação de campos de concentração para doentes de varíola.

2)        (FMJ SP/2014) José Domingos estava detido numa prisão do Rio de Janeiro, em 1905, quando escreveu a letra de uma canção para violão e cavaquinho. Em uma de suas quadras, o compositor escreveu:
As pobres mães choravam
E gritavam por Jesus;
O culpado disso tudo
É o Doutor Oswaldo Cruz!
(Apud João do Rio. Gazeta de Notícias, 01.09.1905.)

Os versos fazem referência         
a) ao Movimento Tenentista.
b) à Revolta da Vacina.
c) à Revolta da Armada.
d) à Revolta da Chibata.
e) à primeira greve geral no Brasil.


GEOGRAFIA
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o trecho abaixo que é parte da reportagem Festa Junina, do site Brasil Escola:
(não é necessário copiar o texto)

“Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.
Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.”

Como sabemos e já estudamos, a cultura brasileira é formada por elementos de diversas etnias, vindo de diferentes povos e lugares do mundo, assim como descrito no trecho da reportagem acima, que nos traz informações sobre a tradição das festas juninas e a origem das comidas típicas, danças, etc. 
Para conferir a reportagem na íntegra, clique no link: https://brasilescola.uol.com.br/detalhes-festa-junina

2º.      ATIVIDADE- Copie a questão abaixo e responda:
Seguindo nossos estudos sobre o continente africano, faça uma pesquisa sobre como a cultura africana está presente nas festividades juninas. Realize uma ilustração em seu caderno do elemento (comida, dança, brincadeiras, supertições...) que você pesquisou e um pequeno resumo sobre como esse elemento está inserido nessa festividade e/ou em nossa cultura.

Um abraço cheio de saudade! Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:

1)    Copie e faça a leitura do texto sobre a origem da festa de São João para a nossa cultura popular.

                                                   A origem da festa de São João

    Na cultura popular brasileira as festas juninas têm lugar especial, pois, além de valorizarem as tradições locais do país, também revelam elementos religiosos e mitológicos curiosos, que passam despercebidos. Havia na segunda quinzena do mês de junho, quando ocorria o solstício de verão na Europa, o culto a deuses da natureza, das plantações, colheitas etc. Um desses deuses era Adônis, que, segundo o mito grego, foi disputado por Afrodite (deusa do amor) e Perséfone (deusa dos infernos). A disputa foi apaziguada por Zeus, que determinou que Adônis passasse metade do ano com Afrodite, no mundo superior, à luz do Sol, e a outra metade com Perséfone, no mundo inferior, nas trevas.
Essa disputa entre deusas acabou sendo associada aos ciclos naturais da vegetação, que morre no inverno e renasce e vigora na primavera e verão. O culto a Adônis, cujo dia específico era 24 de junho, tinha por objetivo a celebração dessa renovação, da “boa-nova” do renascer da natureza. Essa ideia foi assimilada pelo cristianismo, que substituiu Adônis por São João Batista. Na tradição cristã, São João Batista anunciou a boa notícia da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que renovaria todas as coisas.
Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão. Da história de São João, a cultura popular européia retirou vários símbolos, que passaram a se mesclar com os tradicionais ritos de colheita remanescentes do culto a Adônis. Um dos símbolos mais importantes é a fogueira, das festas de São João, ela tem seu fundamento na história do nascimento de João Batista. A fogueira era um sinal de Santa Isabel, mãe de São João, para Maria, mãe de Jesus.

2)    Pesquise o significado de solstício:
3)    Como você descreveria um culto de adoração?


EDUCAÇÃO FÍSICA
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens abaixo)

A quadrilha, também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil, principalmente em festas Juninas (Festa de São João). É uma das danças juninas mais populares do Brasil. Trata-se de uma dança coletiva bailada em pares, e que possui uma coreografia específica baseada em passos tradicionais. 

Algumas frases populares proferidas pelo narrador da dança da quadrilha são:
•      Olha a cobra! É mentira!
•      Olha a chuva! Já passou!
•      A ponte quebrou! Nova ponte!
Em toda quadrilha tradicional existem dois personagens importantes: o noivo e a noiva. A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Passos de quadrilha- Na coreografia narrada, destacam-se os seguintes passos de quadrilha: Cumprimentos; Balancê; Passeio pela roça; Túnel; Coroação; Casamento; Despedida;
Roupa caipira- A roupa da quadrilha junina tradicional é muito colorida e tipicamente caipira.
Os homens costumam vestir camisas xadrez, usar chapéus de palha e, por vezes, desenhar bigodes ou cavanhaques no rosto.

Música caipira- O estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música instrumental caipira.
Os principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.

2º.      Assista ao vídeo a seguir e conheça uma tradicional quadrilha junina nordestina:

3º.       Agora que conhecemos um pouco sobre a dança de quadrilha, responda as seguintes questões no caderno.
1)        Cite 7 passos da quadrilha.
2)        A quadrilha Flor do Sertão, possui quantos dançarinos em seu total?
3)        Como se chama os dois personagens que estão vestidos de roupa branca?
4)        Você já participou desta dança (quadrilha junina)? Como se sentiu?


CIÊNCIAS
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:


Em junho, iniciam as Festas Juninas, conhecida também como festa de São João, muito tradicionais no Brasil.
Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, cada um desses símbolos tem um significado para a festa.
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos. Os balões juninos utilizam fogo para auxiliar no vôo, porém essa prática resulta em muitos acidentes. Esses balões se tornam ameaças de incêndios, podendo causar grandes estragos, principalmente em matas e florestas e nas cidades em geral. Na aviação, o risco é ainda maior, pois os balões podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocar incêndios ou até mesmo cair na pista.  
Assim, hoje no Brasil a prática de soltar balões é proibida por lei desde 1998, considerada crime ambiental. Conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de um ano a três anos e multa.

2º.      Atividade- Copie e desenvolva em seu caderno:
Crie uma situação no formato de reportagem com a seguinte manchete: “Crime ambiental: balão destrói três hectares de área do Morro Ferrabraz, em Araricá.”
- Descreva detalhadamente como ocorreu o episódio, contando as causas, as consequências e um desfecho para sua história.
- O seu texto deve constar os seguintes elementos: local, data/dia, espécies animais e vegetais, seres humanos envolvidos.
- Utilize uma imagem ou faça um desenho para representar sua reportagem.
- Se possível, grave um breve vídeo explicativo contando sua história (como se fosse você um repórter num plantão jornalístico) para ser publicado no Blog da escola.


ARTES
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e copie o texto abaixo, conhecendo um artista:
(não é necessário copiar as imagens, apenas observá-las)

Conhecendo o artista: Alfredo Volpi
Alfredo Volpi nasceu na Itália, sua família mudou-se para o Brasil em 1897. Seu pai Ludovico e a mãe dona Giusepina, e seus dois irmãos, Alceste e  Cirillo. Alfredo Volpi tinha apenas um ano e meio de vida.
Aos quinze anos começou a trabalhar como pintor de paredes. Ele fazia desenhos e pinturas de faixas decorativas nas paredes das casas de famílias ricas da cidade de São Paulo.
Quanto mais ele pintava, mais  surgiam novas formas de desenhar e ele ia experimentando e criando. Gostava muito de desenhar formas geométricas e se divertia transformando-as em fachada de casas, em cata - ventos, bandeirinhas  e em cada pintura ele mudava as formas de lugar, trocava as cores e inventava outras formas.
Alfredo também pintou alguns quadros chamados de “Brincadeiras Populares”, retratou nossos costumes e a cultura popular das brincadeiras, festas e brinquedos.

2º.       Analise a obra abaixo:
(não é necessário copiar a imagem, apenas observá-la) 

3º.      Leia e pratique:
A obra Festa Junina de Alfredo Volpi, mostra uma fachada de arquitetura simples e rítmica de portas e janelas das casas modestas, de casarões e sobrados, com cores simples e timidamente puras. Reproduza esta obra do artista substituindo as cores originais pelo conjunto de duas cores complementares de acordo com o círculo cromático. 

As cores complementares são as que estão opostas no círculo cromático e proporcionam maior contraste.
·           Para realizar a atividade utilize folha A4 e lápis de cor. Faça margem de 1cm, nome, turma e título do trabalho.