8° ano- Turma 182

12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20

MATEMÁTICA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva a atividade abaixo:
O censo demográfico permitiu averiguar as áreas de maior concentração indígena. Veja no gráfico a seguir:
→ Gráfico da população indígena por região no Brasil

Com base nos dados do gráfico acima, responda:
a)        Qual é a região do país que possui maior população indígena?
b)        Qual é a região que apresenta menor número de povos indígenas no país?
c)        Qual é a diferença do número de povos indígenas da Região Norte para a Região Sudeste?


LÍNGUA PORTUGUESA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Assista ao vídeo produzido carinhosamente pela professora Luana para entender um pouco mais sobre os Estereótipos:

2º.      Copie e desenvolva a atividade:
(não é necessário copiar a imagem)
A) Observe a imagem a seguir, e descreva quais os estereótipos que você tinha sobre a cultura indígena.


INGLÊS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e responda:
a)        Qual estilo musical você aprecia?
b)        Você conhece algum cantor de origem indígena que canta em outras línguas? Quais?
c)        E cantor ou banda de origem indígena que canta em inglês, você conhece? Comente.

2º.      Leia e reflita:
(não é necessário copiar o texto)
Bandas indígenas formadas por cantores que exploram todos os tipos de gêneros musicais (rock, pop, reggae, rap, eletronic music, metal, etc), já estão espalhados por todo o cenário mundial. Músicas compostas em várias línguas, algumas contam histórias, outras falam de sentimentos, outras da sua cultura, outras de sonhos e pensamentos. Como exemplo, temos a banda formada por indígenas que fazem sucesso no Canadá, chamada: A Tribe Called Red (também conhecida como ATCR, pronuncia-se: ei, ti, ci, ar em inglês). É um grupo de música eletrônica, que mostra a cultura indígena em vários estilos musicais e seus integrantes são das etnias moicana, cauyga e nipissing.
Quem tiver interesse pode conhecer um pouco mais dessa banda musical através do link abaixo:

3º.      Copie e responda:
d)        Conte um pouco sobre o que você apreciou dessa banda.


HISTÓRIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

No post desta semana vamos fazer uma revisão. Vamos relembrar as interpretações de fontes documentais e imagéticas.
Abaixo você uma imagem da carta de Pero Vaz de Caminha. A carta é uma espécie de relatório, contando ao rei de Portugal como era a terra encontrada e comunicando a posse em nome de Sua Majestade.
Dando continuidade no nosso tema de falarmos sobre a cultura indígena, é importante que saibamos como foi feita a descrição dos primeiros brasileiros. Por isso você tem alguns excertos dessa carta. Preste bastante atenção a sua leitura.
Carta de Pero Vaz de Caminha – (Excertos somente para estudo)
“Os outros dois o Capitão teve nas naus, aos quais deu o que já ficou dito, nunca mais aqui apareceram -- fatos de que deduzo que é gente bestial e de pouco saber, e por isso tão esquiva. Mas apesar de tudo isso andam bem curados, e muito limpos. E naquilo ainda mais me convenço que são como aves, ou alimárias montezinhas, as quais o ar faz melhores penas e melhor cabelo que às mansas, porque os seus corpos são tão limpos e tão gordos e tão formosos que não pode ser mais! E isto me faz presumir que não tem casas nem moradias em que se recolham; e o ar em que se criam os faz tais. Nós pelo menos não vimos até agora nenhumas casas, nem coisa que se pareça com elas. Mandou o Capitão aquele degredado, Afonso Ribeiro, que se fosse outra vez com eles.”
“Disse que não vira lá entre eles senão umas choupaninhas de rama verde e de feteiras muito grandes, como as de Entre Douro e Minho. E assim nos tornamos às naus, já quase noite, a dormir.”
“Neste dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase todos misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, outros de metades, outros de tanta feição como em pano de ras, e todos com os beiços furados, muitos com os ossos neles, e bastantes sem ossos. Alguns traziam uns ouriços verdes, de árvores, que na cor queriam parecer de castanheiras, embora fossem muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos vermelhos, pequeninos que, esmagando-se entre os dedos, se desfaziam na tinta muito vermelha de que andavam tingidos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.”

2º.      Copie e responda no seu caderno:
Agora, observe atentamente esta imagem:
1)    Descreva a imagem. (Uma fonte se produz através da observação dos detalhes. Descreva a imagem com todos os detalhes)
2)    O texto descreve os indígenas como trabalhadores? Como ele descreve os indígenas?
3)    Logo a chegada dos portugueses, as relações entre os povos indígenas e os lusitanos eram amistosas. Descreva os elementos da imagem que possam comprovar esta afirmação.


GEOGRAFIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia as instruções:
 (não é necessário copiar o texto)
Na semana passada vimos que a colonização da América pelos europeus apresentou diferenças históricas que influenciaram o desenvolvimento das colônias e podem ajudar a explicar as diferenças e as desigualdades que observamos hoje no território americano. Entendendo um pouco sobre como tudo começou, podemos refletir então sobre os grandes desafios da população indígena na América Latina, desde a sua colonização pelos europeus até os dias atuais.
Para promover essa reflexão, a proposta hoje é analisar algumas imagens e ouvir uma música, buscando relações e significados. Para isso, observe as imagens abaixo com atenção as explicações nas legendas:
IMAGEM 1:
Essa primeira imagem trata da diversidade da população e da cultura indígena.

IMAGEM 2:

Essa segunda imagem mostra a distribuição de diferentes grupos indígenas pelo continente antes da chegada dos europeus. Cada número representa um grupo com cultura diferente. Observe a variedade e a distribuição. Uma curiosidade: segundo o Atlas Sociolingüístico de Pueblos Indígenas en América Latina (2009), publicado pela Unicef, a Amazônia é a região de maior diversidade de povos nativos, com 316 grupos, dos quais 214 só no Brasil, seguido pela Colômbia (83 grupos), México (67 grupos) e Peru (43 grupos).

IMAGEM 3:

Essa terceira imagem representa o mapa da distribuição dos povos indígenas atualmente pelo continente americano. Você notou a diferença entre esses dois mapas apresentados? Percebeu que atualmente os povos indígenas não estão bem distribuídos pelo território? Note como há menor concentração dos grupos indígenas pelo litoral do continente e maior para o interior. Observem também que o nosso país atualmente possui um baixo número de povos indígenas. Você sabia que o Brasil, segundo reportagens, é o líder disparado na América Latina em genocídio? Imagine todas as perdas culturais e linguísticas, fora toda discriminação e preconceito que sofrem esses povos.

IMAGEM 4

Essa imagem trata de um monumento do arquiteto Oscar Niemeyer, você já tinha visto ele antes? Observe o desenho na palma da mão em vermelho é o mapa da América Latina "sangrando" e que a mão aberta pode significar um sinal de "pare". Representa a história desta parte do continente e, porque não, da população que aqui vivia antes da chegada dos colonizadores europeus, ou seja, os indígenas. População que foi bastante explorada e dizimada ao longo dos séculos e até hoje discriminada socialmente.

Se possível, ouça a música Índios – Legião Urbana, disponível no link abaixo:

Caso não seja possível, apenas leia abaixo um trecho da música para reflexão:
“Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha(...)”

2º.      ATIVIDADE: Copie em seu caderno e responda:
a)        Analisando a imagem 4, qual a relação do monumento com a frase do próprio arquiteto?
b)        Qual a relação do trecho da música (“Quem me dera ao menos uma vez; Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem; Conseguiu me convencer que era prova de amizade; Se alguém levasse embora até o que eu não tinha...”) Índios – Legião Urbana com o monumento da Imagem 4?
c)        A qual período da história do nosso continente a música índio faz referência?
d)        Quais diferenças podem ser percebidas nos mapas analisados, nas imagens 2 e 3, referente ao mapa que demonstra a população indígena antes da chegada dos europeus e o mapa que mostra a distribuição dos povos indígenas atualmente?
e)        Por que você acha que atualmente há uma menor concentração dos povos indígenas nas áreas do litoral do nosso país e ela esteja mais concentrada para o interior do nosso território?

3º.      Dica: Sugiro como complemento aos nossos estudos, o vídeo “Os povos Indígenas no Brasil” produzido pelo Cristian, indígena Xavante com descendência Guarani, então é alguém que nos vai falar com real propriedade no assunto. Vale a pena conferir:

-»Adoraria poder conversar com toda a turma reunida sobre essas questões, no momento ainda não é possível, mas peço que realizem as atividades com dedicação, assim que for possível nos reunir, faremos uma discussão muito significativa sobre esses assuntos que estamos tratando! Bom trabalho e cuidem-se!
Um abraço. Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e reflita sobre outra cultura do povo indígena ensinada através de provérbios:
A sabedoria do povo indígena também é vivenciada a partir de provérbios afirmados por eles. Segundo a definição do cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de aconselhar e educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem servir de luz para as nossas vidas.
Observe a imagem e analise o que está escrito:
 1)        Descreva o que você compreendeu do provérbio indígena.


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)

Danças indígenas
As danças são encontradas em diferentes culturas e povos, mas quando se fala da dança em comunidades indígenas, elas se diferem totalmente em relação as danças típicas e comuns de outras culturas.
Isso se dá porque a dança indígena acontece como forma de ritual e demonstração de costumes.
As danças indígenas podem ter o intuito de fazer homenagem a pessoas mortas, expulsar doenças, espantar maus espíritos, agradecer pela colheita, pesca e caça, marcar a mudança de fase do jovem para a idade adulta, preparar para guerra, entre outros.
Além disso, as danças indígenas são as principais conexões entre os índios com as entidades e espíritos da floresta. Mulheres e homens podem participar das danças e eles costumam utilizar alguns objetos, como símbolos, amuletos, instrumentos musicais, pinturas e outros.
Os movimentos das danças são de caráter artísticos com passos, movimentos e balanços com inspiração na fauna e na flora.
Existem diversas danças indígenas no Brasil, mas algumas delas são as mais conhecidas. Conheça as principais danças indígenas brasileiras.
 KuarupNo Brasil, uma das danças mais conhecidas e praticadas pelos indígenas é o Kuarup. Ele foi é um ritual celebrado pelos indígenas do Alto do Xingu, com a finalidade de fazer homenagens às pessoas mortas. Essa prática é fundamentada a partir da imagem de um deus chamado de Mawutzinin. Pode-se pensar que por ser uma dança aos mortos essa seja uma dança melancólica, mas não! Essa dança é uma das mais alegres danças indígenas brasileiras.
  
Dança da onçaÉ realizada pelos índios Bororo, no Mato Grosso. A dança da onça é uma representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com as próprias mãos.

ToréA dança Toré é popular entre os povos indígenas do Brasil e várias aldeias performam como ritual. Além disso, é considerado o símbolo de maior união e resistência entre os índios do Nordeste brasileiro. 


Kahê-TuagêEsse ritual é realizado para evocar as entidades que controlam o tempo. É realizada pelas mulheres da aldeia, da região do Rio Tocantins, na época das secas e seu objetivo é trazer a chuva.

2º.      Assista aos vídeos abaixo e conheça mais sobre as danças indígenas:

Vídeo: A dança indígena no Brasil

Vídeo: Entendendo a dança Indígena

3º.      Copie e responda:
1.        Após ler o texto, observar as imagens e assistir aos vídeos, descreva o que mais lhe chamou atenção quanto as características das danças indígenas:


CIÊNCIAS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens)
Carta do Chefe Seatlle

No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Pirce,fez uma proposta de comprar grande parte das terras de uma tribo indígena.
Em resposta a essa proposta, o cacique Seattle, considerado o chefe, o líder da tribo escreveu uma carta ao presidente, manifestando a indignação pela proposta, enfatizando a importância que a natureza tem para os povos indígenas, do seu vínculo de amor com a terra.
Esse texto tem sido considerado um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio ambiente.
Apesar da carta ter sido escrita há mais de 100 anos, é cada vez mais atual. Percebemos que o ser humano não mudou em nada suas atitudes com a terra. Os povos indígenas continuam sofrendo com as ameaças do “homem branco”, destruindo a terra, desmatando florestas, matando animais, com a mesma ganância de 100 anos atrás.

Abaixo alguns trechos da carta:
Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da Terra?Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.Somos parte da Terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos[...]
Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exauri-la ele vai embora. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos [...]
Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira.O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo[...]

2º.      Assista a sugestão de vídeo:
Serie resistir – episódio 01- o território e a natureza– jornal minas:

Essa reportagem aborda a relação dos índios da tribo Pataxó com o território e a natureza, mostrando também um pouco das ameaças que sofrem pela intervenção do “homem branco”. 

3º.      Atividade- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:

  1. Escolha e copie um trecho da carta que lhe chamou atenção. Em seguida descreva como você se sentiu ao ler a mensagem do índio.
  2. Por que é importante preservar a cultura indígena e as florestas?
  3. Mesmo tendo sido escrita a mais de cem anos, essa carta é muito atual, pois fala dos problemas ambientais e sociais que vivemos. Você acha que a relação do “homem branco” com a natureza mudou de lá para cá? Justifique sua resposta através de exemplos.
  4. Explique uma ação positiva que podemos aprender com os índios sobre sua relação com a natureza.
  5. Observe a imagem e escreva o que ela representa para você.



ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
  
1º.      Leia o texto abaixo:
(não é necessário copiá-lo)

Uma grande herança artística deixada pelos índios, foi o artesanato, muito praticado pelos povos do Brasil, que faziam colares, pulseiras, brincos e braçadeiras, normalmente ornamentados com penas e caudas de aves, dando origem a “arte plumária”, que servia para distinguir grupos sociais.
A arte plumária dos índios do Brasil é utilizada tanto como ornamento para o corpo, quanto para representar determinadas mensagens em rituais e cerimônias. Ela pode estar presente em diversas peças, como: objetos de adorno, como brincos e colares, cestos, instrumentos musicais, armas, brinquedos e máscaras ritualísticas.
Observe algumas imagens:


2º.      Atividade prática: Vamos aprender a como fazer um instrumento musical com materiais recicláveis.

Maracá (instrumento musical percussivo de origem indígena).

Material necessário: 1 garrafa pet pequena; sementes, grãos ou pedrinhas; jornal ou cabo de vassoura; fita adesiva; tinta guache para colorir ou pedaços de papel; cola;
Confecção:
1º passo: retirar o rótulo da garrafa, lavar por dentro e por fora, deixando secar;
2º passo: após secar, colocar algumas sementes de arroz ou feijão ou outras dentro da garrafa;
3º passo: Se você tiver um cabo de vassoura (ou outra madeira que encaixe na garrafa), corte um pequeno pedaço (20cm) e encaixe na garrafinha. Se preferir, pegue uma folha de jornal, dobre e passe a fita adesiva, formando o cabo para acoplar na garrafa.
4º passo: A decoração pode ser feita pintando diretamente com tinta ou fazendo os desenhos em uma folha e colando. Se não tiver penas para o acabamento crie com papel ou cordão... use a criatividade!Lembre-se de utilizar os grafismos indígenas na decoração;
Exemplos de grafismos indígenas:

5º passo: Faça uma etiqueta, fixe no seu instrumento e escreva o seu nome, data, turma, disciplina, professora e título: Arte indígena: maracá.