9° ano- Turma 191

8ª SEMANA: DE 11 A 17/06/20
 
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1.         Descubra as respostas e complete a cruzadinha:

a)         O dobro do quadrado de 5.
b)        Multiplique por 5 a raiz quadrada de 64.
c)         A metade do cubo de 2.
d)        O triplo de 15 somado com 25 unidades.
e)         A diferença entre a raiz quadrada de 100 e o quadrado de 3.
f)         A terça parte de 18.
g)        Qual é a base de uma potência de expoente 3 e resultado 8?
h)        Numa potência de base 10 e resultado 100.000, qual é o expoente?


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o resumo e faça anotações:
As reticências costumam ser empregadas para:
> indicar que houve uma interrupção na frase.
EX: Se você pensa que eu vou ajudá-lo...
> indicar que houve uma pequena pausa na fala ou no pensamento do personagem. (Nesse caso, pode expressar dúvida, desconfiança, indecisão, surpresa etc.)
EX: Eu quero ouvir... a história da Rapunzel!
> indicar continuidade de uma ação.
EX: O sol foi sumindo...
> prolongar ideias.
EX: Tenho muitos amigos: o Beto, a Ju, a Rê, a Lia, o Luti...

2º.      Copie e desenvolva as atividades:
1)        Leia o trecho do conto de fadas "A Bela Adormecida":
"Para a ocasião, foi preparado um delicioso banquete. Ao final da festa, as fadas ofereceram seus dons à princesinha: virtude, beleza, riqueza... "
Nesse trecho, aparece um sinal de pontuação chamado reticências. Você sabe dizer para que ele foi usado?

2)Reescreva as frases a seguir, colocando reticências onde achar adequado.
a) O avião foi subindo subindo o rapaz sentiu um frio na barriga.
b) Você conhece o como é mesmo o nome dele?
c) Vítor é muito educado, mas seu irmão André
d) Gosto de brincar de bola, de pega-pega, de pique-esconde, de carrinho

3) Crie duas frases usando reticências.


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie, leia e responda:

Revisão sobre algumas maneiras de pedir ou explicar como chegar a algum lugar por um caminho:

Observe as informações abaixo:
- Excuse -me Sir, is there a good restaurant in town? (Senhor, com licença. Há um bom restaurante na cidade?)
- Yes, there are many good restaurants in town. (Sim, há vários restaurantes bons na cidade).
-  But I think you should go to Mark's restaurant.  (Mas aconselho você a ir ao Restaurante do Mark).
- It is a very clean place and the meals are delicious. (É um lugar limpo e as refeições são deliciosas).
- How do I get there? (Como eu chego lá?).
- Take the Albert Street heading towards the station. (Pegue a Rua Alberto no sentido da estação).
- Then go straight ahead for two blocks and turn left at Mineral Street (Quando chegar lá, siga reto por dois quarteirões e vire à esquerda na Rua Mineral).
 - It will be on your right. You can't miss it! (Ele fica à sua direita. Não tem erro!)
- Thank you! (Obrigada)
- You are welcome. (De nada).

Algumas palavras que podem ser usadas na hora de perguntar ou responder algo relacionado a direções são:
- take (pegue), is there (lá), left (esquerda), right (direita), excuse-me, but, then, street, etc
- Address(endereço) – Avenue(avenida)- corner(esquina)-cross(atravessar)-mainstreet (rua principal), signs(placas).
- Stay to your left to turn at the next corner (Fique à esquerda para virar na próxima esquina).
- It's next to the supermarket (É ao lado do supermercado...).
- Caso você tenha que pedir informações a alguém, inicie sua pergunta dizendo: Excuse- me!

1)         Com base nas orientações acima, escolha um lugar dentro de sua cidade e descreva um caminho que pode ser seguido para chegar até lá (insira nome de ruas, comércios, escolas, restaurantes, supermercados, etc).


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia com muita atenção o texto abaixo:
(Não precisa copiar o texto)
Revolta de Canudos.
A Revolta de Canudos foi uma das primeiras revoltas após a Proclamação da República. Tinha uma característica messiânica misturado com uma revolta social. Messiânica porque seu líder, Antonio Conselheiro, usava a religiosidade cristã para promover um discurso contra a República e volta da Monarquia, rebelando-se, principalmente, contra a cobrança de impostos. Após várias investidas militares derrotadas, o exército conseguiu derrotar e matar Antonio Conselheiro. Esse evento ficou conhecido na obra de Euclides da Cunha intitulada Os Sertões.

·           Assista ao vídeo sobre a Revolta de Canudos, clicando no link abaixo:

·           Atividade- Com base no vídeo, copie e responda no seu caderno:
a)    Mesmo sendo proclamada a República, a situação da população não mudou. Cite dois fatos que agravaram a situação do sertão baiano.
b)    O que foi o “Messianismo”?
c)    O que significa governo laico?
d)    Qual o nome da cidade fundada por Antonio Conselheiro e qual sua população?
e)    Qual instituição se aliou ao governo no combate a pregação de Antonio Conselheiro?
f)    Que fato permitiu desencadear uma ação contra Canudos?


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo e observe o mapa:
(não é necessário copiar o texto e o mapa)
Na África encontram-se vários tipos de clima. Como em todas as partes do mundo, isso tudo resulta da interação de fatores como latitude (proximidade com a região da linha do Equador), relevo, proximidade ou distância do mar, massas de ar, correntes marítimas, presença de vegetação e existência de cidades.
Como você já sabe, o continente africano está, em sua maior parte, no hemisfério norte, mas se prolonga também pelo hemisfério sul. Sua maior extensão se localiza na Zona Tropical e Zona Temperada. Disso decorre o predomínio de climas do tipo Tropical. Observe o mapa abaixo que indica os principais clima do continente:

2º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
a)         De que maneira a latitude contribui para os padrões do clima?
b)        Observe no mapa “África: Climas” os tipos de climas indicados na legenda. Quais são os que propiciam o desenvolvimento de maior biodiversidade, pois combina ao mesmo tempo umidade e elevadas temperaturas?
c)         Descreva o clima da região onde se localiza o Deserto do Saara:
d)        Entre os climas que ocorrem na África, qual é o mais parecido com o que ocorre no município em que você mora?
Bom trabalho e cuidem-se!
Um abraço
Profª Lori


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:
O que são ritos e rituais religiosos?
Rituais são cerimônias compostas por uma série de ritos. Portanto, ritos são gestos simbólicos criados por uma religião. Existem rituais para diversas ocasiões e momentos importantes na vida das pessoas como o batismo, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês na tradição indígena, a cerimônia de dar nome ao bebê no Candomblé, entre outros. Existem também rituais litúrgicos e celebrativos como: o culto nas Igrejas Evangélicas, a missa na Igreja Católica, reuniões de prece no Centro Espírita, o culto pelos antepassados na Seicho-No-Ie, e etc.

1)        Como tarefa pesquise e crie um quadro sobre as práticas religiosas, realizadas por algumas das religiões existentes. Siga o quadro abaixo e faça a sua pesquisa escrevendo um pouco de cada cerimônia. 


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens abaixo)
Jogo de taco ou bets
A origem acaba sendo bem variada, alguns historiadores dizem que a brincadeira foi criada por jangadeiros brasileiros no século XIX. Outras pessoas apontam que “bete” veio da palavra inglesa “bet”, que a tradução é "aposta", palavra bem usada nos jogos de críquete, na Inglaterra. Existe uma outra hipótese que diz que a brincadeira é originária do beisebol americano – apesar que os devotos do esporte digam o contrário, que foi o jogo de beisebol que originou do taco. Bete ou taco, o fato é que a brincadeira é muito popular em terras brasileiras. O jogo tem tanta fama em regiões, que virou jargão popular, a exemplo no Paraná onde “largar os betes”, significa desistir de algo.
A brincadeira não exige muitos recursos materiais. Para estruturar uma partida, precisa de:
A missão do jogo de taco / bets é trocar de base cruzando os tacos na metade do campo, o que equivale a 01 ponto. Ganha a brincadeira quem somar primeiro os 12 pontos. Quem inicia o jogo com o taco em mãos é uma grande vantagem. Fica a dica!
A dupla da bolinha, tem a missão primordial de conquistar o taco - derrubando a casinha que estará armada (ou derrubando a latinha) ou “queimando” o adversário (jogando a bolinha nele) - para somente depois disso conseguir o acúmulo de pontos. A missão é interessante e o jogo fica bem disputado!

2º.      Atividade prática:
No momento, não podemos jogar, devido a situação que estamos vivendo. Mas podemos fabricar nosso taco, para quando podermos jogar.
Veja o vídeo abaixo, preparado pelo professor Cristian, e faça o seu taco com a ajuda da sua família e utilizando os materiais que tem em casa.


3º.      Clique nos links abaixo e aprenda mais sobre como fazer um taco e sobre este jogo:
Vídeo da fabricação do tacohttps://www.youtube.com/watch?v=DKmZ58SYHOk

Se desejar, registre este momento com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa escola.


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção e copie o texto no seu caderno:

Dia do Meio Ambiente
No dia 5 de junho é “comemorado” no mundo inteiro o Dia do Meio Ambiente. Um dia para refletirmos sobre nossas ações e nosso modo de vida no planeta Terra. Ações relacionadas a nossa moradia, nosso trabalho, estudo e, por que não, nossa alimentação.
Sabe-se que o ser humano tem um poder muito grande de modificar a natureza, seja positivamente ou de forma negativa, prejudicando o ambiente em que vive. Logo, devemos decidir qual caminho queremos seguir: o da destruição ou o da conscientização!

2º.      Desenvolva a atividade:
(Não é necessário copiar o passo-a-passo da atividade, apenas realizá-la)

Atividade:  Através da pergunta “Qual a marca quero deixar no Planeta Terra?”, crie uma mensagem para o mundo sobre atitudes positivas para o meio ambiente. Mensagens para a população cuidar da natureza, cuidar da sua cidade ou lugares que estão sofrendo com degradações ambientais.
Com base no modelo do desenho abaixo, desenvolva o seu trabalho.
1º passo: confeccionar um desenho do Planeta Terra e pintá-lo, utilizando o material que você tiver na sua casa (lápis de cor, tinta, recorte de revistas, giz de cera ou demais materiais para colorir);
2º passo: colar o Planeta Terra em uma folha de oficio ou em jornal ou em revista (use a criatividade);
3º passo: com o uso de tinta ou lápis, desenhar sua mão e colar por cima do Planeta Terra;
4º passo: em uma folha branca escreva a mensagem que você criou.
5º passo: Recorte e cole na folha que você já usou para colocar o Planeta Terra, como mostra o modelo abaixo. 


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Conhecendo o artista- Leia e copie o texto e a atividade:
(não é necessário copiar as imagens)
 Di Cavalcanti
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 6 de setembro de 1897. Era filho de Frederico Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo com Rosália de Sena. Foi um dos maiores ícones do movimento modernista da década de 1920. Além de pintor, ele foi desenhista, ilustrador, cartunista, caricaturista, muralista, cenógrafo, escritor, jornalista e poeta.
Di Cavalcanti sofreu grande influência das obras de Picasso, bem como de muralistas mexicanos como Diego Rivera.
Em suas obras, Di Cavalcante, abordava temas tipicamente brasileiros, como por exemplo, o samba. O cenário geográfico brasileiro também foi muito retratado, como as praias, temas sociais do Brasil, como festas populares, operários, as favelas, protestos sociais, etc. É comum ver as cores do Brasil, em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados.
Analise a obra “Mulher com pássaro” e responda em seu caderno:
Di Cavalcanti era um artista do Modernismo brasileiro, nesta fase os artistas juntavam influências de movimentos artísticos europeus (Cubismo, Surrealismo, Expressionismo...) com os quais tiveram contato em suas viagens e estudos pela Europa, com temas brasileiros. Criando assim uma arte nova, a chamada arte Moderna.
De acordo com as características da obra “Mulher com pássaro” e informações contidas no texto acima, qual Movimento Artístico influenciou o trabalho de Di Cavalcante?