5° ano- Turma 151- Profª Cilvani



12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20


PROFESSORA- CILVANI

ARARICÁ_________DE ____________DE 2020.

1-ATIVIDADE: ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, LEIA O TEXTO E REALIZE AS ATIVIDADES.



ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

HÁBITOS SAUDÁVEIS
    VAMOS DEIXAR O CORPO TIRAR AQUELA SONECA, DESCANSANDO UM POUCO DAQUELA VIDA DURA, E FALAR UM POUCO SOBRE O SONO. SEJA QUAL FOR SEU GÊNERO _ DORMINHOCO OU SEMPRE LIGADO _ O RECADO É O MESMO. NÃO BASTA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS: DORMIR TAMBÉM É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE DO CORPO E DA MENTE. A FALTA DE SONO _ OU O SONO MAL DORMIDO _ FAZ TANTO ESTRAGO QUE A LISTA PARECE NÃO TER FIM: NÃO DORMIR OU DORMIR MAL PROVOCA IRRITAÇÃO, CANSAÇO, MAU HUMOR, FALTA DE CONCENTRAÇÃO E DE MEMÓRIA, ALÉM DE ALTERAR O METABOLISMO, PREJUDICANDO A DIGESTÃO.
    PROBLEMAS COM O SONO PODEM ATÉ INTERFERIR NO DESEMPENHO NA ESCOLA. O SONO É TÃO IMPORTANTE QUE, A TODA HORA CIENTISTAS ESTÃO REALIZANDO TESTES PARA ESTUDAR SEUS MECANISMOS E EFEITOS. E, ÀS VEZES, UMA PESQUISA REALIZADA DO OUTRO LADO DO MUNDO PODE MODIFICAR TOTALMENTE SUA ROTINA. FOI O QUE ACONTECEU NUMA ESCOLA NA CIDADE DE SÃO PAULO, QUE RESOLVEU TRANSFERIR PARA O TURNO DA TARDE AS AULAS DA 5ª SÉRIE. TUDO PORQUE UMA CIENTISTA AMERICANA DESCOBRIU QUE OS ADOLESCENTES PRECISAM DORMIR MAIS DO QUE QUANDO CRIANÇAS _ EM MÉDIA, 9 HORAS E 15 MINUTOS. SE ELES ACORDAM MUITO CEDO PARA IR À ESCOLA, SEM TER DORMIDO O SUFICIENTE, ACABAM PERDENDO JUSTAMENTE A FASE DO SONO QUE GARANTE BOA MEMÓRIA E APRENDIZADO. E LÁ VEM NOTA BAIXA! SE CONTINUAR ASSIM, ESSA CIENTISTA AMERICANA VAI VIRAR A FADA MADRINHA DOS ADOLESCENTES PREGUIÇOSOS…
    A GENTE PODE IMAGINAR O CÉREBRO COMO UM COMPUTADOR, QUE NO FINAL DO DIA COMEÇA A FICAR LENTO COM TANTA INFORMAÇÃO NA MEMÓRIA. O SONO VEM PARA FAZER UMA FAXINA GERAL, “LIMPANDO” ALGUNS ARQUIVOS DESNECESSÁRIOS E ABRINDO ESPAÇO PARA NOVAS INFORMAÇÕES. É DURANTE A FASE INICIAL DO SONO, QUE O CÉREBRO ORGANIZA A MEMÓRIA RECENTE DO DIA E RESTABELECE O NÍVEL DAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. TRADUZINDO: AI, QUE TRANQUILIDADE…
Texto retirado do site: http://www.canalkids.com.br
2-ATIVIDADE: BOM, AGORA QUE OUVIU E LEU O TEXTO, FAÇA A INTERPRETAÇÃO NO CADERNO DE PORTUGUÊS.
1) QUE TEMA ABORDA O TEXTO? 
2) DE ACORDO COM O TEXTO QUAIS ESTRAGOS TRAZEM UMA NOITE MAL DORMIDA? 
5) POR QUE EM UMA ESCOLA DE SÃO PAULO O 5º ANO FOI TRANSFERIDO PARA O PERÍODO DA TARDE?
6) O TEXTO FAZ UMA COMPARAÇÃO ENTRE O CÉREBRO E O COMPUTADOR. NESTE CENÁRIO QUAL É A FUNÇÃO DO SONO:

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

3-ATIVIDADE: REFLITA UM POUCO SOBRE SEU DIA A DIA E RESPONDA NO SEU CADERNO DE HISTÓRIA: MORAMOS EM UMA CIDADE PEQUENA, MAS, AO PASSAR DO TEMPO VEM AUMENTANDO A POPULAÇÃO E JUNTO ALGUNS TRANSTORNOS QUE AFETAM NOSSAS VIDAS. NA TUA RUA, VOCÊ NOTOU MUDANÇA QUE TE ATRAPALHAM NA HORA DE DORMIR? VOCÊ SEGUE REGRAS OU NÃO TEM HORÁRIO PARA DORMIR? 

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

4-ATIVIDADE: SABEMOS QUE NOSSA CIDADE SOFREU TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DO TEMPO, MAS AINDA PRESENCIAMOS DE MUITAS ÁRVORES. O CLIMA FAVORECE A UM BOM DESCANSO DO CORPO E DA MENTE? PESQUISE SOBRE O CLIMA EM ARARICÁ E UMA CIDADE GRANDE, POR EXEMPLO, PORTO ALEGRE, VOCÊ ACHA QUE TEM DIFERENÇA NO CLIMA?POR QUÊ?

ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO

5-ATIVIDADE: A NOITE ANTES DE DORMIR, DEITE COM A BARRIGA PARA CIMA, BEM CONFORTÁVEL E RELAXADO, SE QUISER, CONVIDE ALGUÉM DA TUA FAMÍLIA PARA LADO A LADO MENTALIZAREM COISAS BOAS QUE TÊM ACONTECIDO E AGRADECER  POR TUDO ISSO. FAÇA PAUSAS NOS PENSAMENTOS E RESPIRE FUNDO VÁRIAS VEZES, SÓ CONCENTRANDO NA RESPIRAÇÃO. DEPOIS QUE ESTIVER RELAXADO, SE SENTINDO MAIS LEVE, DE UM ABRAÇO E AGRADEÇA ESSA(S) PESSOA(S) E VÁ DORMIR. NA MANHÃ SEGUINTE QUANDO ACORDAR TENTE LEMBRAR COMO FOI TUA NOITE DE SONO. UM DIA VOCÊ ME CONTA COMO FOI. (SE FOI BOM, REPITA SEMPRE ANTES DE DORMIR).

NOME DA PROFESSORA- KELI CARINA FILLMANN

6-ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

  1. O TEXTO HÁBITOS SAUDÁVEIS, TRAZ A INFORMAÇÃO QUE TEMOS DE DORMIR EM MÉDIA, 9 HORAS E 15 MINUTOS POR NOITE. SABENDO QUE EM CADA HORA TEMOS 60 MINUTOS, TRANSFORMANDO AS HORAS EM MINUTOS, QUANTOS MINUTOS AO TODO DEVEMOS DORMIR?
  2. EM UMA SEMANA, QUANTOS MINUTOS DORMIMOS AO TODO SE CUMPRIRMOS O QUE O TEXTO INFORMA?
  3. AGORA É HORA DE ANALISAR SE VOCÊ DORME O SUFICIENTE, DESENHE DOIS RELÓGIOS E REPRESENTE NO PRIMEIRO, O HORÁRIO QUE COSTUME IR DORMIR, E NO SEGUNDO, O HORÁRIO EM QUE ACORDA, EM SEGUIDA OBSERVE E DESCREVA O TOTAL DE HORAS QUE VOCÊ DORME?
7-ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

VAMOS CRIAR UM JOGO, RETOMANDO OS TEXTOS VISTOS NA AULA ANTERIOR E O DE HOJE, PARTINDO DELES VAMOS CRIAR UMA TRILHA, CONFORME O MODELO ABAIXO.
O JOGO CONSISTE EM UM TABULEIRO COM 24 CASAS, CONTENDO DIZERES E IMAGENS SOBRE OS HÁBITOS SAUDÁVEIS. PARA COLORIR SEU TABULEIRO COMO O DO EXEMPLO, VOCÊ PODE FAZER SEUS PRÓPRIOS DESENHOS USANDO SUA CRIATIVIDADE, OU USAR RECORTES DE JORNAIS E REVISTAS QUE LEMBREM ESSES HÁBITOS. O JOGO PODE SER CONFECCIONADO EM UM PAPELÃO OU EM UMA FOLHA COMUM.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 2 A 4 PARTICIPANTES

REGRAS DO JOGO:

  • CADA PARTICIPANTE DEVERÁ LANÇAR O DADO (SE NÃO TIVER DADO FAÇA FICHAS NUMERADAS DE 1 A 6 E FAÇA SORTEIOS), O QUE OBTIVER O NÚMERO MAIOR INICIA A PARTIDA, E ASSIM SUCESSIVAMENTE;
  • CADA PARTICIPANTE SERÁ REPRESENTADO POR UM PEÃO NO TABULEIRO;
  • O PARTICIPANTE LANÇA O DADO OU SORTEIA A FICHA E AVANÇA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTE OBTIDOS NO SORTEIO;
  • O PARTICIPANTE DEVE CUMPRIR COM O QUE ESTÁ ESCRITO NA CASA EM QUE PAROU;
  • GANHA QUEM ALCANÇAR A CASA “CHEGADA” PRIMEIRO.
PROFESSORA-FRANCIELE


7-ATIVIDADE: HÁBITOS SAUDÁVEIS – VÔLEI SENTADO

LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES –


ATIVIDADE DE HOJE VAMOS PRATICAR UM ESPORTE PARALÍMPICO CHAMADO VÔLEI SENTADO, MAS PARA ISSO ACONTECER PRECISAMOS CRIAR E MONTAR NOSSA QUADRA:

1       CHAME ALGUÉM;
2     REDE DE VÔLEI: PARA CRIARMOS UMA REDE EM CASA PRECISAMOS DE UMA LINHA PARA PRENDÊ-LA DE PONTA A PONTA OU PODEMOS USAR AS CADEIRAS, DEITÁ-LAS NO CHÃO DIVIDINDO OS LADOS;
3       BOLA: SE NÃO TIVER A BOLA DE VÔLEI, PODE SER USADO UM BALÃO OU UMA BOLA DE BORRACHA E CASO NÃO CONSIGA NENHUM DESTES OBJETOS, MONTE UMA BOLA COM MEIA, É BEM SIMPLES: PEGUE UMA MEIA, FAÇA UMA BOLA DE PAPEL GRANDE COLOQUE DENTRO DA MEIA, A PONTA QUE SOBRA DA MEIA ENROLE ENVOLTA DA BOLA E PRENDA COM FITA;
4      COM TODOS OS MATERIAIS PRONTOS VAMOS JOGAR! É PRECISO DE NO MÍNIMO DOIS PARTICIPANTES SENTADOS CADA UM DE UM LADO DA QUADRA;
5     INICIA COM ALGUÉM JOGANDO A BOLA PRO OUTRO LADO, O OUTRO PARTICIPANTE DEVERÁ PEGAR SEM DEIXAR CAIR, CASO FIQUE SIMPLES TENTEM REBATER DE VOLTA SEM SEGURAR A BOLA, SOMA-SE PONTOS QUANDO O ADVERSÁRIO DEIXA A BOLA CAIR EM SUA QUADRA.

OBS: ESTÁ ATIVIDADE REQUER CUIDADO NO ESPAÇO ESCOLHIDO, TIRE TODAS AS COISAS QUE QUEBREM DO AMBIENTE, MAIS NÃO DEIXEM DE FAZER ELA É BASTANTE DIVERTIDA E SIMPLES.
PROFESSORA-SHEILA

9-ATIVIDADE:      LEIA O TEXTO E DEPOIS DESENVOLVA A ATIVIDADE:

ATIVIDADES ARTÍSTICAS QUE AJUDAM A DORMIR


NA ATIVIDADE DA SEMANA ANTERIOR VIMOS QUE A ARTE, EM GERAL, É BENÉFICA À SAÚDE. ALGUMAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS AUXILIAM NO SONO E O DESENHO É UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA QUE PODE FUNCIONAR COMO TERAPIA CONTRA A ANSIEDADE (ASPECTO NEGATIVO QUE TEM ATRAPALHADO O DESCANSO NOTURNO DE MUITA GENTE). DESENHAR ACALMA O SISTEMA NERVOSO, RELAXA A MENTE E DIMINUI A INQUIETAÇÃO.

2º.      ATIVIDADE PRÁTICA:

ANTES DE DEITAR-SE, QUE TAL TRANQUILIZAR A MENTE EXPRESSANDO SUA CRIATIVIDADE NO PAPEL?

- FAÇA UM DESENHO USANDO SOMENTE O LÁPIS GRAFITE. PODE SER UM DESENHO DE OBSERVAÇÃO, OU SEJA, OLHANDO OUTRO DESENHO PARA TER UMA IDEIA (NÃO PRECISA FICAR IGUAL). CAPRICHE NOS DETALHES!
EXEMPLOS DE DESENHOS QUE PODEM SER OBSERVADOS: