2ª SEMANA: DE 30/04 A 06/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar
e resolver os seguintes desafios lógicos:
A.
Três
amigos foram comer num restaurante e, no final, a conta deu R$ 30,00. Cada um
(a) deixou sobre a mesa dez reais. O garçom recolheu o dinheiro e entregou-o ao
dono do restaurante, que resolveu dar um desconto de R$ 5,00, pois os três são
clientes antigos e fiéis. O dono do restaurante entregou ao garçom cinco moedas
de R$ 1,00. O garçom ganhou uma gorjeta de R$ 2,00 e cada um dos amigos ficou
com R$ 1,00. No final, cada um dos amigos pagou o seguinte:
R$ 10,00 – R$
1,00 que foi devolvido = R$ 9,00.
Logo, se cada um
deles gastou R$ 9,00, o que os três gastaram juntos foi R$ 27,00. E se o garçom
ficou com R$ 2,00 para ele, temos:
Amigos: R$ 27,00
Garçom: R$ 2,00
Total: R$ 29,00
Pergunta-se:
onde foi parar o outro R$ 1,00?
B.
Uma
árvore de Natal possui lâmpadas coloridas de quatro tipos: verdes, vermelhas,
brancas e amarelas. Essas lâmpadas acendem assim: as verdes, de 2 em 2
segundos; as vermelhas, de 3 em 3; as brancas, de 4 em 4; e as amarelas, de 5
em 5 segundos. De quanto em quanto tempo a árvore de Natal está com todas as
luzes acessas ao mesmo tempo?
Bons estudos!
Abraços,
professora Cristiane Maria Zwirtes.
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia o texto
abaixo, relembre sobre variação linguística e anote informações importantes no
seu caderno:
A variação
linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser
compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. Em um mesmo
país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações
feitas por seus falantes. O português que é falado no Nordeste do
Brasil pode ser diferente do português falado no Sul do país. Claro que um
idioma nos une, mas as variações podem ser consideráveis e justificadas de
acordo com a comunidade na qual se manifesta.
·
Copiar, ler e
interpretar:
Moi de repôi nu ái iói
Ingridientes:
5 den di ái
3 cuié di ói
1 cabêss di repôi
1 cuié di mastumati
Salagosto
Mé qui fais?
Casca u ái, pica u ái e soca o ái cum sali.
Squentuói;
Foga o ái no ói quentim.
Pica o repôi beem finim;
Foga o repôi.
Poim a mastumati e mesh cacuié pra fazer o
môi.
Prontim!
(Autor desconhecido)
A. Podemos afirmar que o texto acima pertence ao gênero
"receita culinária"? Por quê?
B. O nosso país é muito extenso e, por isso, temos
variedades regionais que devem ser respeitadas e valorizadas. Você conseguiu
entender todo o texto?
C. Faça a adequação do mesmo, seguindo a norma culta da
Língua:
Vou usar o título como exemplo:
Moi de repôi nu ái iói – Molho de repolho no alho e óleo
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
TAREFA:
Lembrar o uso do modal “May” (eu posso – verbo poder) semelhante ao modal
“Can”, exemplo: May/ Can I go to the bathroom? (Posso ir ao banheiro?), eles
são auxiliares usados no início de frases para fazer pedidos de modo formal na
língua inglesa.
Exercitar esse
modal com os objetos da escola - “School objects”, escrevendo outros exemplos
de frases a partir do modelo abaixo:
Phrases:
a)
May I borrow a
pencil? (Posso
pedir emprestado um lápis?)
b)
May________________
c)
May________________
d)
May________________
e)
May________________
f)
May________________
g)
May________________
h)
May________________
i)
May________________
j)
May________________
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
De
acordo com suas anotações – caderno e textos – Copie e responda as questões
abaixo:
1)
Sobre o movimento iluminista (ou
Ilustração), marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.
a.
( ) O
movimento iluminista era COMPOSTO principalmente de intelectuais.
b.
( ) O
nome iluminismo originou-se da ideia de que a Europa vivia, desde a época
medieval, um longo período de luzes e de esclarecimento.
c.
( ) Esse movimento criticava a
influência política e cultural da igreja, os privilégios da nobreza, a servidão
no campo, os monopólios comerciais de certas corporações e do estado e a censura
às ideias consideradas “perigosas”.
d.
( ) Na visão dos iluministas, só a
razão poderia direcionar a história humana ao caminho da luz.
e.
( ) Nenhuma das revoluções que
ocorreram nos séculos XVIII e XIX tinha relação com os questionamentos
propostos pelos iluministas.
2)
(UEBA) No período do Iluminismo, no
século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:
a.
Divisão da riqueza nacional.
b.
Divisão dos poderes executivo,
legislativo e judiciário.
c.
Divisão da política em nacional e
internacional.
d.
Formação de um poder moderador no
congresso nacional.
e.
Implantação da ditadura moderna.
3)
Qual intelectual Iluminista defendia
a ideia que o povo era soberano e o governo subordinado a sua vontade? Caso
isso não acontecesse, o governo deveria ser substituído?
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Releia
o texto “Velho, Novo e Novíssimo Mundo” e observe o mapa que pintamos em aula
para relembrar o conteúdo;
2)
Coloque
data no seu caderno, copie as questões abaixo e responda:
a)
O
que significa regionalizar?
b)
O
que significa o termo “eurocêntrica”?
c)
Explique
a visão de mundo eurocêntrica.
d)
Por
que essa visão de mundo é contestada?
e)
Identifique
quais continentes pertenciam a cada divisão:
*Velho Mundo=
*Novo Mundo=
*Novíssimo Mundo=
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Observe
a imagem abaixo e reflita:
·
Copie
em seu caderno e responda: A partir dessa reflexão, use a
palavra PRESENTE para formar um acróstico relacionando-a as dádivas que tens
em tua vida.
P
|
R
|
E
|
S
|
E
|
N
|
T
|
E
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia o texto
abaixo:
Mas por que devo dançar? A dança pode
trazer ao ser humano inúmeros benefícios: terapêuticos, culturais, sociais,
educacionais e científicos. Como em toda atividade física o cérebro libera
serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor e o
sono.
Ela pode ser
praticada como um exercício físico, como uma atividade de integração social ou
como uma atividade de lazer.
Dançar é uma
atividade comprovadamente terapêutica, faz bem ao corpo, ao coração e à mente
e, não demanda nada mais do que tempo e disposição.
Além disso, a dança é uma atividade física
para todas as pessoas, sem distinção de sexo, raça e idade. E para a terceira
idade, torna-se uma prática fundamental para a saúde.
Confira alguns dos benefícios proporcionados
pela dança:
- Queima
calorias.
- Aumenta o
condicionamento físico.
- Fortalece toda
a musculatura corporal.
- Fortalece os
ossos evitando a perda óssea (osteoporose).
- Aumenta a
frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e
para os músculos.
- Aumenta a
frequência respiratória.
- Melhora o
aprendizado e a disciplina.
- Retarda o
envelhecimento.
- Melhora a autoestima.
Adaptado
de UNIFAE
·
Na prática: Você sabe o que
é Just dance?
Just Dance em português significa ‘apenas dance’ e se constitui de modo geral,
em movimentos realizados pelos alunos orientados por um dançarino virtual,
reproduzido através de jogo eletrônico que exemplifica movimentos de diferentes
danças.
Convide a família e vamos praticar! Lembre-se que existem
diversos gêneros musicais e tipos (estilos de dança), porém hoje indico a dança
disponível neste link:
·
Após
realizar essa prática de atividade física, responda:
Quais
os tipos de músicas e danças que você e sua família mais gostam?
Dica
(sugestão):
Faça um vídeo de você e sua família realizando esta dança, poste no Facebook e
marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades
físicas em casa!
“Faça
o melhor que puder!!
O
resultado virá na mesma proporção do seu esforço.”
Mahatma Gandhi
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Leia e reflita: Imagine um ser
vivo como nós: Quantas células possuímos? Será que são poucas? Muitas? Será que
todas as células do nosso corpo são iguais?
O corpo
humano é formado por vários órgãos e sistemas, que trabalham de
maneira conjunta para garantir o funcionamento perfeito do organismo. Se
observamos a nível microscópico, podemos perceber a presença de milhares e
milhares de células, que formam os tecidos, os órgãos e os sistemas,
característica essa que nos permite afirmar que os seres humanos são organismos
pluricelulares.
Sabe-se
que as células do nosso corpo apresentam diferentes formas de acordo com as
suas funções.
Na imagem abaixo estão alguns exemplos de células do corpo humano.
Atividade:
Confecção de uma célula humana Neurônio- Represente um
neurônio de forma criativa. Utilize materiais diversos e disponíveis em
casa, como por exemplo: papelão, fio, linha, lã, tinta, massinha de modelar,
etc. A confecção do modelo de célula criada deve apresentar indicadas as três
principais partes de uma célula: núcleo, membrana plasmática e citoplasma.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
2ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø
Leia o texto:
O Mosaico
Representam a colagem próxima de
pequenas peças, formando um efeito visual (seja um desenho, figura,
representação) que envolve organização, combinação de cores, de materiais e de
figuras geométricas, além de criatividade e paciência.
Nosso primeiro contato com o mosaico foi
quando conhecemos a Arte Bizantina, criando fachadas de igrejas utilizando esta
técnica com materiais alternativos. Vamos relembrar:
Mosaicos Bizantinos
Foi um tipo de arte muito
difundido no Império Bizantino, principalmente na Era de Ouro, época de reinado
do imperador Justiniano (526 a 565). As imagens em mosaico eram formadas pelos
artistas a partir de pequenos e coloridos pedaços de pedra colados em parede.
Imagens religiosas e do imperador foram os temas principais.
Ø Copie e
desenvolva a atividade proposta:
Para realizar este trabalho você poderá utilizar os materiais
que tem em casa, como: Folha de oficio ou desenho; tesoura; cola; retalhos de
papéis coloridos, revistas velhas, pedaços de papelão, retalhos de Eva ou CDs
velhos.
Vamos agora elaborar um desenho com tema livre. Para
iniciar a produção lembre-se que quanto maior o espaço das formas do desenho
mais fácil será para preencher com o mosaico.
Corte seu material em pedaços pequenos e realize a colagem,
deixe um pequeno espaço entre as peças e diversifique as cores de seus
materiais.
OBSERVAÇÃO: As imagens abaixo não devem ser copiadas no
caderno, pois servem apenas para auxiliar na prática.