9ª SEMANA:
DE 18 A 24/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
9ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e resolver:
1)
A
nossa Festa Junina sempre tem os tradicionais bolos:
(não é
necessário copiar a imagem abaixo, apenas a atividade)
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia a letra da música Asa branca, de Luiz
Gonzaga e Humberto Teixeira:
(não é
necessário copiá-la)
2º. Assista a animação feita a partir da
música Asa branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira:
3º. Atividade: Após ler com atenção a música e
conhecer seu ritmo, copie e responda as questões abaixo:
01 – Na canção, a asa branca é
uma pomba que simboliza a partida do personagem que canta.
Essa partida é sentida por esse
personagem como um(a):
a) Sofrimento, pois ele perdeu
muitas coisas e está deixando seu amor.
b) Alívio, pois ele não quer
encontrar mais Rosinha.
c) Alegria, pois ele está
esperando a chuva cair.
d) Alegria, pois ele irá para
longe.
e) Felicidade, pois ele está
deixando a terra para ficar sozinho.
02 – A música mostra que a terra
onde vive o personagem está:
a) Escura.
b) Florida.
c) Úmida.
d) Seca.
e) Fria.
03 – O personagem, ao constatar
que até a asa branca fugiu, se despede de:
a) Deus.
b) Rosinha.
c) Sua plantação.
d) Seu alazão.
e) Seu sertão.
04 – Devido a situação em que a
terra se encontra, a vida do personagem sofreu algumas sérias consequências.
Entre essas consequências, encontra-se o fato de que ele:
a) Perdeu seu gado, seu cavalo e
sua plantação.
b) Viu a asa branca voando em
torno da plantação.
c) Formulou a Deus algumas
questões.
d) Pergunta a Deus porque tamanha
judiação?
e) Olhou a terra ardendo como
fogueira.
05 – Para que possa voltar à sua
terra, o personagem espera que:
a) A asa branca volte a voar por
lá.
b) A chuva volte a cair no
sertão.
c) A Rosinha pare de chorar.
d) Alguém compre um alazão.
e) Ele consiga encontrar seu
gado.
06 – Que grupo de expressões se
aplica mais adequadamente ao sertão brasileiro, que é a região descrita na
música “Asa Branca”?
a) Terra ardendo / falta d’água.
b) Chuva / Rosinha.
c) Plantação / meu coração.
d) Hoje / Deus do céu.
e) Olhos / meu gado.
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
INGLÊS:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie e responda:
1)
Copie e leia o parágrafo observando a escrita de
alguns dos símbolos juninos em inglês.
Quando o mês de
Junho chega, traz consigo o brilho e a cor das decorações juninas, com
bandeiras (flags), balões (ballons), fogueira (bonfaire) e cheirinho gostoso de
comidas típicas, grande parte delas a base de milho (corn), como pipoca (popcorn),
bolo de milho (cake of corn), canjica (hominy), espiga de milho cozida (corn in
the cob), entre outros. A junção de
diversas culturas e costumes, respeitando as periodicidades do cultivo da
terra, fez com que hoje em dia os brasileiros comemorassem os festejos juninos
com receitas típicas.
2)
Qual ou quais quitutes de festa junina você gosta
mais?(escreva-os em inglês se conseguir):
3)
Abaixo, segue uma receita para você preparar em
família. Leia os ingredientes e o modo de preparo, e faça seu “Cake of corn”!
(procure ler
e compreender tudo em inglês, mas se não conseguir, leia a receita em português).
Caso sua família prefira preparar outra receita
tradicional junina, fiquem a vontade e usem os ingredientes que vocês tem em
casa. Apenas anote no seu caderno esta outra receita, para que juntos possamos
conhecer mais receitas.
4)
Comente como foi fazer a sua receita:
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Continuando nossa revisão, leia
com muita atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Para
encerrarmos nossa revisão sobre o período feudal, vamos ver hoje como era o
cotidiano dessa sociedade que, pela rigidez da sua estrutura estabelecia uma
rotina de muito trabalho, principalmente para o camponês. No entanto, havia
muita vida nesse período que marcou a evolução humana.
Leia
atentamente o texto abaixo. Não é necessário copiar.
Nas
famílias camponesas, todos trabalhavam muito. Além de cuidar das terras do
senhor do feudo, homens, mulheres e crianças faziam à colheita, moíam os grãos
e construíam pontes, estradas, estábulos e moinhos. Ao mesmo tempo, cultivavam
seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domésticos.
Os
camponeses viviam em cabanas cobertas de palha, com piso de terra batida e a
área interna escura, úmida e enfumaçada. Em geral as cabanas tinham apenas um
cômodo, que servia para dormir e guardar alimentos e até animais. Os móveis,
bastante rústicos, resumiam-se à mesa e bancos de madeira e os colchões de
palha.
No
almoço ou no jantar, comiam quase sempre pão escuro e uma sopa de vegetais,
legumes e ossos. Carne, ovos e queijo eram caros demais, só em ocasiões especiais.
Em vários períodos houve falta de alimentos e a fome se espalhou por muitas
regiões da Europa, vitimando os mais pobres.
Na
mesa dos nobres, entretanto, não faltava uma grande variedade de peixes e
carnes, quase sempre secas e salgadas, para se conservar durante o inverno. No
verão, para disfarçar o gosto ruim e o mau cheiro da carne estragada, a comida
era cozida com especiarias e temperos fortes, raros e exóticos, que vinham do
Oriente, custavam caro e eram difíceis de obter. O açúcar, outra raridade, era
considerado um luxo e usado até como herança ou para pagamento de dotes. O
vinho era consumido em grande quantidade em quase todas as regiões, e os
habitantes do norte da Europa também costumavam consumir a cerveja.
As
festas, em especial as de casamento, duravam dias com bebida e comida farta e
diversificada: serviam-se vitelas, cabritos, veados e javalis, acompanhados de
aves como cisnes, gansos, pavões, perdizes e galos. Havia também apresentação
de cômicos, acrobatas, dançarinos, trovadores, cantadores e poetas, para
diversão dos convidados.
Os
jogos e a bebida, bastante comuns nas tavernas de todas as cidades, atraíam os
homens que consumiam muito vinho, jogavam dados e se envolviam em brigas e
confusões. Por isso, os padres amaldiçoavam as tavernas, apontadas como antros
de perdição, mas nem por isso conseguiram acabar com elas. Ao contrário, esses
costumes se acentuaram cada vez mais, com o crescimento dos centros urbanos.
Sujas e barulhentas, sem esgoto e sem água tratada, as cidades se tornaram
focos de contágio e disseminação de doenças e pestes.
Nas
cidades, aglomeravam-se e conviviam todos os tipos de pessoas e profissões:
ricos, comerciantes, taberneiros, artesãos, padeiros, relojoeiros, joalheiros,
mendigos, pregadores, vendedores ambulantes, menestréis, etc. E na periferia
das cidades, bastante discriminados pela maioria da população, viviam outros
grupos: judeus, muçulmanos, hereges, leprosos, homossexuais e prostitutas, que
estiveram entre os quais perseguidos e reprimidos pela Inquisição, a partir do
século XII.
Analfabeta,
em sua maioria, a população falava a língua dominante em sua região de origem e
os idiomas ainda hoje falados na Europa foram formados nessa época, em
consequência dos contatos com pessoas e com línguas de origem germânica ou de
outras regiões com o latim, a língua romana.
Como
não sabiam ler, essas pessoas só tinham acesso à literatura por meio de
artistas que se apresentavam em público para ler e contar histórias, declamar
poesias ou cantar e encenar espetáculos de teatro nas praças, ruas e tavernas
das aldeias e cidades, muitas vezes durante as festas.
As
moradias dos nobres também se modificaram bastante, ao longo do tempo. Até o
século XII, seus castelos se resumiam a uma torre, onde habitava a família do
senhor, e eram feitos de madeira, sendo por isso mesmo muito vulnerável a
incêndios e a ataques de invasores. A partir dos anos 1200, tornaram-se comuns
as construções em pedra e tijolos e os castelos ganham novas dependências, como
celeiros, estábulos, muralhas, fossos e torres de vigia, para sua defesa. A
mobília também se sofisticou e os nobres passaram a usar tapeçaria e pratarias
vindas do Oriente.
2º. Agora, copie e responda no seu
caderno:
1)
Por
trabalhar no campo, os camponeses tinham fartura de comida e sua vida se
assemelhava a vida do nobre. Essa afirmação é falsa ou verdadeira? Explique.
2)
Quais
as profissões que havia nas cidades medievais?
3)
Hoje
em dia temos o freezer e a geladeira entre os itens que nos ajudam a conservar
os alimentos. Na sociedade feudal, como era feita a conservação dos alimentos?
4)
Nas
festas juninas de nosso tempo há muita comida e dança. Como eram as festas de
casamento durante o período medieval?
5)
Como
era vida cultural nas cidades medievais? Descreva.
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o texto abaixo e observe o
mapa:
(não é necessário copiar o texto)
“Quando se aproxima o mês de junho, já vamos
aos preparativos para a tradicional Festa Junina que é comemorada em todas as
regiões do Brasil e em outros países também.
Atualmente,
há uma grande valorização das festas juninas na região Nordeste, onde acontece
o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de
quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.
Nordeste:
No embalo do forró, as festas juninas são destaque em Campina Grande, na
Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. Nessas cidades, elas duram um mês. Em
Campina Grande, as principais atrações ficam por conta dos shows (grátis), no
Parque do Povo, e da brincadeira conhecida por "trem ferroviário", em
que os passageiros viajam dançando nos vagões ao ritmo do forró. Ele circula
entre Campina Grande e o distrito de Galante nos dias 13, 20, 23 e 27 de junho
e 4 de julho. O "trem do forró" também anima Caruaru. Ele parte da
capital, Recife, com destino a Caruaru, nos dias 12, 13, 19, 20, 23, 26 e 27 de
junho.
2º. Observe
o mapa do Brasil abaixo em que a Região do Nordeste está em destaque com a cor
vermelha:
(não é necessário copiar o mapa)
3º.
ATIVIDADE- Copie as questões
abaixo e responda:
a) A Festa Junina é comemorada apenas no
Nordeste?
b) Observe o mapa e complete as sentenças:
• A região do Nordeste é composta por ____
estados;
• O maior estado dessa região em área
territorial é ____________;
c) Complete o quadro abaixo indicando o nome do
estado nordestino a que se refere a sigla e a sua respectiva capital:
4º. Sugestão de jogos online (super
legal) sobre os estados brasileiros “Encontre-me se puder”:
Boa semana e um abraço,
Depois me contem (aqui nos comentários) quantos pontos fizeram no jogo!
Prof.ª Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia,
copie e responda:
1) Copie e leia o parágrafo sobre a origem das festas juninas.
As Festas Juninas são celebradas
ao longo do mês de junho. Sua origem foi às festas pagãs, com fogueiras e
queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e
plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com
casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc. Com o
passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso. Pela
tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e
também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo
protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antônio e
São Pedro (nos dias 24, 13 e 29 de junho).
Responda:
a) O que você entende por festa pagã?
b) Quais são os três santos comemorados no mês de junho?
c) Que simbologia representa Santo Antônio?
d) Descreva um casamento caipira?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
Já que estamos no mês da festa de
São João, e infelizmente não teremos o nosso tradicional “Arriaiá do Sôr
Martim” este ano.
Vamos desenvolver uma atividade junina
que teríamos na festa: o Jogo de Argola. E como estamos em distanciamento
social, vamos fazer com material reciclável, para jogar e brincar com nossos
familiares, em casa.
Para confeccionar seu jogo de
argolas você irá precisar de folhas de jornais ou revistas, garrafas pets (grandes
ou pequenas) e fita (durex, isolante ou qualquer outra). Caso você não tenha
algum material, pode usar a criatividade e substituir, o importante é ter 3
garrafas e 10 argolas que encaixem nas garrafas.
2º. Clique
no link abaixo e aprenda a fazer seu jogo de argolas:
3º. Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça seu jogo
de argolas em casa utilizando folhas de jornais ou revistas, garrafas pets
(grandes ou pequenas) e fita (durex, isolante ou qualquer outra) ou outros
materiais que tenha em casa.
Após a confecção, jogue em
família! Para deixar nosso jogo mais desafiador, vamos fazer a seguinte
adaptação para a quantidade de acertos. Cada integrante joga as dez argolas e
de acordo com seu número de acertos cumpre o combinado abaixo:
·
De
0 a 3 acertos : 20 flexões, 30
polichinelos, 30 abdominais e 1 minuto de corrida estacionária(no mesmo lugar)
·
De
4 a 6 acertos: 10 flexões, 15 polichinelos, 15 abdominais e 30 segundos de corrida
estacionária.
·
De
7 a 10 acertos: apenas 5 flexões, 5 polichinelos e 5 abdominais .
Já sabemos as regras, agora e só ajustar
a distância e começar a jogar!
Convide seus familiares para
jogar junto!
Se desejar, registre este momento
com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa
escola. Se 10 alunos da turma postarem, o professor também irá fazer um vídeo
deste jogo em família.
Boa semana!
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
9ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem)
Em
junho, iniciam as Festas Juninas, conhecida também como festa de São João,
muito tradicionais no Brasil.
Nos arraiais
juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, cada um desses
símbolos tem um significado para a festa.
Os balões juninos
indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da
festa, agradecendo pela realização dos pedidos. Os balões juninos utilizam fogo
para auxiliar no vôo, porém essa prática resulta em muitos acidentes. Esses
balões se tornam ameaças de incêndios,
podendo causar grandes estragos, principalmente em matas e florestas e nas
cidades em geral. Na aviação, o risco é ainda maior, pois os balões podem
colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocarem incêndios
ou até mesmo cair na pista.
Sendo assim, hoje no Brasil a prática de soltar balões é proibida por lei
desde 1998, sendo
considerado um crime ambiental. Conforme o artigo 42 da Lei de Crimes
Ambientais, “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar
incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou
qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de
um ano a três anos e multa.
2º. Atividade-
Copie e desenvolva a atividade:
“O Perigo dos Balões”
Pense na seguinte situação:
Estamos no mês de junho, mês das Festas Juninas. Você está participando da
Gincana Junina da EMEF Profº Martim Frederico Raschke e deve realizar a
seguinte tarefa:
Confeccionar um material
informativo do tipo panfleto, “folder”, “flyer”, etc. alertando a comunidade
sobre os riscos dos Balões Juninos que usam fogo. Para esta tarefa você deve utilizar
uma folha de ofício/desenho branca com margem de 2 cm e criar uma mensagem de
impacto, usando imagens ou figuras e desenhos para enriquecer seu trabalho. Não
se esqueça dos seus dados de identificação.
Observe os modelos de panfletos abaixo:
(Não é
necessário copiar as imagens abaixo)
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
9ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto e copie no caderno:
(não
é necessário copiar as imagens)
ALFREDO VOLPI
Alfredo Foguebecca Volpi
(1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado um dos mais destacados
pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são
caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.
Nasceu em Lucca, Itália, no dia 14
de abril de 1896. Em 1897, sua família emigrou para o Brasil e fixou residência
na região do Ipiranga, em São Paulo, onde estabeleceu um pequeno comércio.
Influenciado pela arte italiana
da década de 1920, realizou paisagens de cunho realista, pintando vistas dos
bairros pobres da capital paulista ou de cidades do interior de Santos. Suas
telas apresentam grande sensibilidade para a luz e sutileza no uso das cores,
sendo por isso comparado aos impressionistas.
A pintura de Volpi entrou na fase
do abstracionismo geométrico na década de 50. Ele pintou diversas séries
denominadas: Bandeirinhas, Fachadas e Ampulhetas. A pintura de Volpi passa a
ser a linha, a forma e a cor.
Observe algumas obras da série Bandeirinhas:
2º. Atividade: Fazer a releitura de uma das
obras da série Bandeirinhas de Alfredo Volpi.
"Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio,
muito menos uma falsificação. Consiste na criação de uma nova obra, realizada a
partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque
pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência
próprias de cada pessoa."
*A releitura
deve ser feita utilizando recorte e colagem. Para isso você vai precisar de:
folhas de papel de cores diversas ou folhas pintadas (, tesoura, cola, lápis de
cor, canetas e canetinhas.
* Procedimentos:
Passo 1: Dobre uma folha de desenho ao meio no sentido vertical, faça
um recorte na diagonal (inclinado) e abra a dobra para formar a bandeirinha;
Passo 2:Escolha uma das obras de Volpi e utilize a bandeirinha como
suporte para fazer a sua releitura com recorte e colagem;
Passo 3: Solte a sua imaginação e criatividade para dar o seu toque
pessoal.
Exemplos:
Passo 4: Escreva
o seu nome, data, turma, disciplina, professora, obra escolhida e título:Releitura da série Bandeirinhas de Alfredo Volpi.