7° ano- Turma 171



9ª SEMANA: DE 18 A 24/06/20



MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver: 
1)        A nossa Festa Junina sempre tem os tradicionais bolos:
(não é necessário copiar a imagem abaixo, apenas a atividade)



LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.   Leia a letra da música Asa branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira:
(não é necessário copiá-la)


2º.   Assista a animação feita a partir da música Asa branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira:

3º.   Atividade: Após ler com atenção a música e conhecer seu ritmo, copie e responda as questões abaixo:

01 – Na canção, a asa branca é uma pomba que simboliza a partida do personagem que canta.
Essa partida é sentida por esse personagem como um(a):
a) Sofrimento, pois ele perdeu muitas coisas e está deixando seu amor.
b) Alívio, pois ele não quer encontrar mais Rosinha.
c) Alegria, pois ele está esperando a chuva cair.
d) Alegria, pois ele irá para longe.
e) Felicidade, pois ele está deixando a terra para ficar sozinho.

02 – A música mostra que a terra onde vive o personagem está:
a) Escura.
b) Florida.
c) Úmida.
d) Seca.
e) Fria.

03 – O personagem, ao constatar que até a asa branca fugiu, se despede de:
a) Deus.
b) Rosinha.
c) Sua plantação.
d) Seu alazão.
e) Seu sertão.

04 – Devido a situação em que a terra se encontra, a vida do personagem sofreu algumas sérias consequências. Entre essas consequências, encontra-se o fato de que ele:
a) Perdeu seu gado, seu cavalo e sua plantação.
b) Viu a asa branca voando em torno da plantação.
c) Formulou a Deus algumas questões.
d) Pergunta a Deus porque tamanha judiação?
e) Olhou a terra ardendo como fogueira.

05 – Para que possa voltar à sua terra, o personagem espera que:
a) A asa branca volte a voar por lá.
b) A chuva volte a cair no sertão.
c) A Rosinha pare de chorar.
d) Alguém compre um alazão.
e) Ele consiga encontrar seu gado.

06 – Que grupo de expressões se aplica mais adequadamente ao sertão brasileiro, que é a região descrita na música “Asa Branca”?
a) Terra ardendo / falta d’água.
b) Chuva / Rosinha.
c) Plantação / meu coração.
d) Hoje / Deus do céu.
e) Olhos / meu gado.


INGLÊS
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copie e responda:
1)        Copie e leia o parágrafo observando a escrita de alguns dos símbolos juninos em inglês.
Quando o mês de Junho chega, traz consigo o brilho e a cor das decorações juninas, com bandeiras (flags), balões (ballons), fogueira (bonfaire) e cheirinho gostoso de comidas típicas, grande parte delas a base de milho (corn), como pipoca (popcorn), bolo de milho (cake of corn), canjica (hominy), espiga de milho cozida (corn in the  cob), entre outros. A junção de diversas culturas e costumes, respeitando as periodicidades do cultivo da terra, fez com que hoje em dia os brasileiros comemorassem os festejos juninos com receitas típicas.

2)        Qual ou quais quitutes de festa junina você gosta mais?(escreva-os em inglês se conseguir):

3)        Abaixo, segue uma receita para você preparar em família. Leia os ingredientes e o modo de preparo, e faça seu “Cake of corn”!
 (procure ler e compreender tudo em inglês, mas se não conseguir, leia a receita em português).



Caso sua família prefira preparar outra receita tradicional junina, fiquem a vontade e usem os ingredientes que vocês tem em casa. Apenas anote no seu caderno esta outra receita, para que juntos possamos conhecer mais receitas.

4)        Comente como foi fazer a sua receita:


HISTÓRIA
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9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Continuando nossa revisão, leia com muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

Para encerrarmos nossa revisão sobre o período feudal, vamos ver hoje como era o cotidiano dessa sociedade que, pela rigidez da sua estrutura estabelecia uma rotina de muito trabalho, principalmente para o camponês. No entanto, havia muita vida nesse período que marcou a evolução humana.
Leia atentamente o texto abaixo. Não é necessário copiar.

Nas famílias camponesas, todos trabalhavam muito. Além de cuidar das terras do senhor do feudo, homens, mulheres e crianças faziam à colheita, moíam os grãos e construíam pontes, estradas, estábulos e moinhos. Ao mesmo tempo, cultivavam seus lotes e cuidavam dos animais e dos trabalhos artesanais e domésticos.
Os camponeses viviam em cabanas cobertas de palha, com piso de terra batida e a área interna escura, úmida e enfumaçada. Em geral as cabanas tinham apenas um cômodo, que servia para dormir e guardar alimentos e até animais. Os móveis, bastante rústicos, resumiam-se à mesa e bancos de madeira e os colchões de palha.
No almoço ou no jantar, comiam quase sempre pão escuro e uma sopa de vegetais, legumes e ossos. Carne, ovos e queijo eram caros demais, só em ocasiões especiais. Em vários períodos houve falta de alimentos e a fome se espalhou por muitas regiões da Europa, vitimando os mais pobres.
Na mesa dos nobres, entretanto, não faltava uma grande variedade de peixes e carnes, quase sempre secas e salgadas, para se conservar durante o inverno. No verão, para disfarçar o gosto ruim e o mau cheiro da carne estragada, a comida era cozida com especiarias e temperos fortes, raros e exóticos, que vinham do Oriente, custavam caro e eram difíceis de obter. O açúcar, outra raridade, era considerado um luxo e usado até como herança ou para pagamento de dotes. O vinho era consumido em grande quantidade em quase todas as regiões, e os habitantes do norte da Europa também costumavam consumir a cerveja.
As festas, em especial as de casamento, duravam dias com bebida e comida farta e diversificada: serviam-se vitelas, cabritos, veados e javalis, acompanhados de aves como cisnes, gansos, pavões, perdizes e galos. Havia também apresentação de cômicos, acrobatas, dançarinos, trovadores, cantadores e poetas, para diversão dos convidados.
Os jogos e a bebida, bastante comuns nas tavernas de todas as cidades, atraíam os homens que consumiam muito vinho, jogavam dados e se envolviam em brigas e confusões. Por isso, os padres amaldiçoavam as tavernas, apontadas como antros de perdição, mas nem por isso conseguiram acabar com elas. Ao contrário, esses costumes se acentuaram cada vez mais, com o crescimento dos centros urbanos. Sujas e barulhentas, sem esgoto e sem água tratada, as cidades se tornaram focos de contágio e disseminação de doenças e pestes.
Nas cidades, aglomeravam-se e conviviam todos os tipos de pessoas e profissões: ricos, comerciantes, taberneiros, artesãos, padeiros, relojoeiros, joalheiros, mendigos, pregadores, vendedores ambulantes, menestréis, etc. E na periferia das cidades, bastante discriminados pela maioria da população, viviam outros grupos: judeus, muçulmanos, hereges, leprosos, homossexuais e prostitutas, que estiveram entre os quais perseguidos e reprimidos pela Inquisição, a partir do século XII.
Analfabeta, em sua maioria, a população falava a língua dominante em sua região de origem e os idiomas ainda hoje falados na Europa foram formados nessa época, em consequência dos contatos com pessoas e com línguas de origem germânica ou de outras regiões com o latim, a língua romana.
Como não sabiam ler, essas pessoas só tinham acesso à literatura por meio de artistas que se apresentavam em público para ler e contar histórias, declamar poesias ou cantar e encenar espetáculos de teatro nas praças, ruas e tavernas das aldeias e cidades, muitas vezes durante as festas.
As moradias dos nobres também se modificaram bastante, ao longo do tempo. Até o século XII, seus castelos se resumiam a uma torre, onde habitava a família do senhor, e eram feitos de madeira, sendo por isso mesmo muito vulnerável a incêndios e a ataques de invasores. A partir dos anos 1200, tornaram-se comuns as construções em pedra e tijolos e os castelos ganham novas dependências, como celeiros, estábulos, muralhas, fossos e torres de vigia, para sua defesa. A mobília também se sofisticou e os nobres passaram a usar tapeçaria e pratarias vindas do Oriente.

2º.      Agora, copie e responda no seu caderno:
1)        Por trabalhar no campo, os camponeses tinham fartura de comida e sua vida se assemelhava a vida do nobre. Essa afirmação é falsa ou verdadeira? Explique.
2)        Quais as profissões que havia nas cidades medievais?
3)        Hoje em dia temos o freezer e a geladeira entre os itens que nos ajudam a conservar os alimentos. Na sociedade feudal, como era feita a conservação dos alimentos?
4)        Nas festas juninas de nosso tempo há muita comida e dança. Como eram as festas de casamento durante o período medieval?
5)        Como era vida cultural nas cidades medievais? Descreva.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo e observe o mapa:
(não é necessário copiar o texto)
 “Quando se aproxima o mês de junho, já vamos aos preparativos para a tradicional Festa Junina que é comemorada em todas as regiões do Brasil e em outros países também.
Atualmente, há uma grande valorização das festas juninas na região Nordeste, onde acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.
Nordeste: No embalo do forró, as festas juninas são destaque em Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. Nessas cidades, elas duram um mês. Em Campina Grande, as principais atrações ficam por conta dos shows (grátis), no Parque do Povo, e da brincadeira conhecida por "trem ferroviário", em que os passageiros viajam dançando nos vagões ao ritmo do forró. Ele circula entre Campina Grande e o distrito de Galante nos dias 13, 20, 23 e 27 de junho e 4 de julho. O "trem do forró" também anima Caruaru. Ele parte da capital, Recife, com destino a Caruaru, nos dias 12, 13, 19, 20, 23, 26 e 27 de junho.

2º.      Observe o mapa do Brasil abaixo em que a Região do Nordeste está em destaque com a cor vermelha:
(não é necessário copiar o mapa)

3º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:

a)    A Festa Junina é comemorada apenas no Nordeste?
b)    Observe o mapa e complete as sentenças:
      A região do Nordeste é composta por ____ estados;
      O maior estado dessa região em área territorial é ____________;
c)    Complete o quadro abaixo indicando o nome do estado nordestino a que se refere a sigla e a sua respectiva capital:


4º.      Sugestão de jogos online (super legal) sobre os estados brasileiros “Encontre-me se puder”:

Boa semana e um abraço,
Depois me contem (aqui nos comentários) quantos pontos fizeram no jogo!
Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:

1)    Copie e leia o parágrafo sobre a origem das festas juninas.

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foi às festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso. Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antônio e São Pedro (nos dias 24, 13 e 29 de junho).

Responda:
a)    O que você entende por festa pagã?
b)    Quais são os três santos comemorados no mês de junho?
c)    Que simbologia representa Santo Antônio?
d)    Descreva um casamento caipira?


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)

Já que estamos no mês da festa de São João, e infelizmente não teremos o nosso tradicional “Arriaiá do Sôr Martim” este ano.
Vamos desenvolver uma atividade junina que teríamos na festa: o Jogo de Argola. E como estamos em distanciamento social, vamos fazer com material reciclável, para jogar e brincar com nossos familiares, em casa.
Para confeccionar seu jogo de argolas você irá precisar de folhas de jornais ou revistas, garrafas pets (grandes ou pequenas) e fita (durex, isolante ou qualquer outra). Caso você não tenha algum material, pode usar a criatividade e substituir, o importante é ter 3 garrafas e 10 argolas que encaixem nas garrafas.

2º.      Clique no link abaixo e aprenda a fazer seu jogo de argolas:

3º.      Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça seu jogo de argolas em casa utilizando folhas de jornais ou revistas, garrafas pets (grandes ou pequenas) e fita (durex, isolante ou qualquer outra) ou outros materiais que tenha em casa.
Após a confecção, jogue em família! Para deixar nosso jogo mais desafiador, vamos fazer a seguinte adaptação para a quantidade de acertos. Cada integrante joga as dez argolas e de acordo com seu número de acertos cumpre o combinado abaixo:
·           De 0 a 3 acertos :  20 flexões, 30 polichinelos, 30 abdominais e 1 minuto de corrida estacionária(no mesmo lugar)
·           De 4 a 6 acertos: 10 flexões, 15 polichinelos, 15 abdominais e 30 segundos de corrida estacionária.
·           De 7 a 10 acertos: apenas 5 flexões, 5 polichinelos e  5 abdominais .

Já sabemos as regras, agora e só ajustar a distância e começar a jogar!
Convide seus familiares para jogar junto!
Se desejar, registre este momento com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa escola. Se 10 alunos da turma postarem, o professor também irá fazer um vídeo deste jogo em família.
Boa semana!


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem)
Em junho, iniciam as Festas Juninas, conhecida também como festa de São João, muito tradicionais no Brasil.
Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, cada um desses símbolos tem um significado para a festa.
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos. Os balões juninos utilizam fogo para auxiliar no vôo, porém essa prática resulta em muitos acidentes. Esses balões se tornam ameaças de incêndios, podendo causar grandes estragos, principalmente em matas e florestas e nas cidades em geral. Na aviação, o risco é ainda maior, pois os balões podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocarem incêndios ou até mesmo cair na pista.         
Sendo assim, hoje no Brasil a prática de soltar balões é proibida por lei desde 1998, sendo considerado um crime ambiental. Conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de um ano a três anos e multa.

2º.      Atividade- Copie e desenvolva a atividade:
“O Perigo dos Balões”
Pense na seguinte situação: Estamos no mês de junho, mês das Festas Juninas. Você está participando da Gincana Junina da EMEF Profº Martim Frederico Raschke e deve realizar a seguinte tarefa:
Confeccionar um material informativo do tipo panfleto, “folder”, “flyer”, etc. alertando a comunidade sobre os riscos dos Balões Juninos que usam fogo. Para esta tarefa você deve utilizar uma folha de ofício/desenho branca com margem de 2 cm e criar uma mensagem de impacto, usando imagens ou figuras e desenhos para enriquecer seu trabalho. Não se esqueça dos seus dados de identificação.
Observe os modelos de panfletos abaixo:
(Não é necessário copiar as imagens abaixo)



ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto e copie no caderno:
(não é necessário copiar as imagens)
ALFREDO VOLPI
 Alfredo Foguebecca Volpi (1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.
Nasceu em Lucca, Itália, no dia 14 de abril de 1896. Em 1897, sua família emigrou para o Brasil e fixou residência na região do Ipiranga, em São Paulo, onde estabeleceu um pequeno comércio.
Influenciado pela arte italiana da década de 1920, realizou paisagens de cunho realista, pintando vistas dos bairros pobres da capital paulista ou de cidades do interior de Santos. Suas telas apresentam grande sensibilidade para a luz e sutileza no uso das cores, sendo por isso comparado aos impressionistas.
A pintura de Volpi entrou na fase do abstracionismo geométrico na década de 50. Ele pintou diversas séries denominadas: Bandeirinhas, Fachadas e Ampulhetas. A pintura de Volpi passa a ser a linha, a forma e a cor.
Observe algumas obras da série Bandeirinhas:


2º.      Atividade: Fazer a releitura de uma das obras da série Bandeirinhas de Alfredo Volpi.
"Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa."

*A releitura deve ser feita utilizando recorte e colagem. Para isso você vai precisar de: folhas de papel de cores diversas ou folhas pintadas (, tesoura, cola, lápis de cor, canetas e canetinhas.

* Procedimentos:
Passo 1: Dobre uma folha de desenho ao meio no sentido vertical, faça um recorte na diagonal (inclinado) e abra a dobra para formar a bandeirinha;
Passo 2:Escolha uma das obras de Volpi e utilize a bandeirinha como suporte para fazer a sua releitura com recorte e colagem;
Passo 3: Solte a sua imaginação e criatividade para dar o seu toque pessoal.
Exemplos:

 Passo 4: Escreva o seu nome, data, turma, disciplina, professora, obra escolhida e título:Releitura da série Bandeirinhas de Alfredo Volpi.