5° ano- Turma 152- Profª Keli




9ª SEMANA: DE 18 A 24/06/20


152
NOME DA PROFESSORA- KELI CARINA FILLMANN
TURMA- 152

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

1-COPIE E REALIZE AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO:

“ATENÇÃO, ATENÇÃO O ARRAIAR JÁ VAI COMEÇAR!”

CELEBRADAS NO BRASIL DESDE PELO MENOS O SÉCULO XVII, AS FESTA JUNINAS CONSTITUEM A SEGUNDA MAIOR COMEMORAÇÃO REALIZADA PELOS BRASILEIROS, FICANDO ATRÁS APENAS DO CARNAVAL. BASEADO NESTAS FESTAS COM GULOSEIMAS TÃO SABOROSAS, DECORAÇÃO E VESTUÁRIO TÍPICOS, LEIA COM ATENÇÃO E RESOLVA AS SITUAÇÕES PROBLEMAS:
1)        NA ESCOLA MARTIM RASCHKE, ESTUDAM 2 CENTENAS, DUAS DEZENAS E 5 UNIDADES DE MENINOS E 2 CENTENAS, 4 DEZENAS E 3 UNIDADES DE MENINAS. QUANTOS ALUNOS ESTUDAM NA ESCOLA?

2)        DURANTE A FESTA FORAM VENDIDAS MUITAS GULOSEIMAS, ATENÇÃO PARA O QUADRO DE PRODUTOS E VALORES. CALCULE QUAL FOI O LUCRO PARA AS VENDAS:

PRODUTO
VALOR
PRODUTO
QUANTIDADE
VALOR
BOLO
R$ 2,00
BOLO
1300

PINHÃO
R$ 5,00
PINHÃO
675

QUENTÃO
R$ 4,00
QUENTÃO
2556

PIPOCA
R$ 1,00
PIPOCA
688

PASTEL
R$ 3,00
PASTEL
1126


3)        NA ELEIÇÃO DA MISS PIPOCA E REI PINHÃO DA FESTA FORAM VENDIDOS 21.356 DE VOTOS DA MISS PIPOCA E 32.679 DE VOTOS DO REIO PINHÃO. QUAL FOI O TOTAL DE VOTOS VENDIDOS PELO CASAL ELEITO?

4)        A FESTA JUNINA É TRADICIONAL NA NOSSA ESCOLA, ACONTECEU PELA PRIMEIRA VEZ EM 1992. EM QUE ANO FARÁ 50 ANOS DE “FESTERÊ”?

5)        PARA IR A UMA FESTA JUNINA ANIMADA NO NORDESTE UM CASAL DA ESCOLA COMPROU AS PASSAGENS AÉREAS E PAGOU COM CARTÃO DE CRÉDITO, SENDO 12 PARCELAS DE R$385,00 INCLUÍDO O VALOR DO HOTEL. QUE VALOR FOI PAGO PELA VIAGEM?

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
2-COPIE O TEXTO EM SEU CADERNO E EM SEGUIDA RESPONDA À QUESTÃO.

HISTÓRIA DA FESTA JUNINA E SUAS TRADIÇÕES

EXISTEM DUAS EXPLICAÇÕES PARA O TERMO FESTA JUNINA. A PRIMEIRA É QUE SURGIU EM FUNÇÃO DAS FESTIVIDADES DE JUNHO, A OUTRA DIZ QUE SERIAM EM HOMENAGEM E SÃO JOÃO. NO PRINCÍPIO, A FESTA ERA CHAMADA DE JOANINA. ESTA FESTA FOI TRAZIDA PARA O BRASIL PELOS PORTUGUESES, DURANTE O PERÍODO COLONIAL. NESTA ÉPOCA, HAVIA UMA GRANDE INFLUÊNCIA CULTURAL DOS PORTUGUESES, CHINESES, ESPANHÓIS E FRANCESES. DA FRANÇA VEIO A DANÇA MARCADA, CARACTERÍSTICA TÍPICA DAS DANÇAS NOBRES. JÁ A TRADIÇÃO DE SOLTAR DE SOLTAR FOGOS DE ARTIFÍCIO VEIO DA CHINA, REGIÃO DE ONDE TERIA SURGIDO A MANIPULAÇÃO DA PÓLVORA PARA A FABRICAÇÃO DE FOGOS. DE PORTUGAL E DA ESPANHA VEIO A DANÇA DE FITAS. TODOS ESTES ELEMENTOS CULTURAIS FORAM COM O PASSAR DO TEMPO, MISTURANDO-SE AOS ASPECTOS CULTURAIS DOS BRASILEIROS (INDÍGENAS, AFRO-BRASILEIROS E IMIGRANTES EUROPEUS). EMBORA SEJAM COMEMORADOS NOS QUATRO CANTOS DO BRASIL, NA REGIÃO NORDESTE AS FESTAS GANHAM MAIOR EXPRESSÃO. NO MÊS DE JUNHO SE HOMENAGEIAM OS TRÊS SANTOS CATÓLICOS: SÃO JOÃO, SÃO PEDRO E SANTO ANTÔNIO. COMO É UMA REGIÃO SECA, OS NORDESTINOS APROVEITAM AS FESTIVIDADES PARA AGRADECER AS CHUVAS RARAS NA REGIÃO, QUE SERVEM PARA MANTER A AGRICULTURA. ALÉM DE ALEGRAR O POVO, AS FESTAS MELHORAM A ECONOMIA, POIS MUITOS TURISTAS VISITAM AS CIDADES. COMO O MÊS DE JUNHO É A ÉPOCA DE COLHEITA DE MILHO, GRANDE PARTE DOS DOCES, BOLOS E SALGADOS, RELACIONADOS ÀS FESTIVIDADES. AS TRADIÇÕES FAZEM PARTE DAS COMEMORAÇÕES. O MÊS DE JUNHO É MARCADO PELAS FOGUEIRAS, QUE SERVEM COMO CENTRO PARA AS FAMOSAS DANÇAS DE QUADRILHAS. OS BALÕES TAMBÉM COMPÕEM ESTE CENÁRIO, EMBORA CADA VEZ MAIS RAROS EM FUNÇÃO DAS LEIS QUE PROÍBEM ESTA PRÁTICA, EM FUNÇÃO DOS RISCOS DE INCÊNDIO QUE REPRESENTAM. COMO SANTO ANTÔNIO É CONSIDERADO O SANTO CASAMENTEIRO, SÃO COMUNS AS SIMPATIAS. NO DIA 13 DE JUNHO, AS IGREJAS CATÓLICAS DISTRIBUEM O “PÃOZINHO DE SANTO ANTÔNIO”. DIZ A TRADIÇÃO QUE O PÃO BENTO DEVE SER COLOCADO JUNTO AOS OUTROS MANTIMENTOS DA CASA, PARA QUE NUNCA OCORRA A FALTA. AS MULHERES QUE QUEREM SE CASAR, DIZ A TRADIÇÃO, DEVEM COMER DESTE PÃO.

ATIVIDADE:
CONFORME SABEMOS, É NECESSÁRIO CUIDARMOS DO MEIO AMBIENTE, POIS ELE É ESSENCIAL PARA NOSSA VIDA, PORÉM NAS FESTAS JUNINAS, ALGUMAS PESSOAS, ACENDEM FOGUEIRAS E SOLTAM BALÕES SEM TOMAR OS DEVIDOS CUIDADOS. QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TOMAR AO ACENDER UMA FOGUEIRA? PORQUE É PROIBIDO SOLTAR BALÕES? QUAIS DANOS ESSAS ATITUDES PODEM CAUSAR A NATUREZA?

ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO
3-REALIZE EM SEU CADERNO A SEGUINTE ATIVIDADE:

LEMBRANDO DA IMPORTÂNCIA DOS VALORES HUMANOS JÁ TRABALHADOS EM AULA, COMO POR EXEMPLO RESPEITO, CONSTRUA UM ACRÓSTICO COM A PALAVRA BALÃO, EM SEGUIDA DESENHE UM BALÃO CONTENDO DENTRO OS VALORES CITADOS NO ACRÓSTICO.

TURMA- 152                  PROFESSORA-CILVANI
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

4-ATIVIDADE: DESENVOLVA A ATIVIDADE NO CADERNO
ROSINHA NA QUADRILHA
ROSINHA NA QUADRILHA, DANÇA COM CHICO BENTO,
 PULA FOGUEIRA, COME PIPOCA, E TOMA CALDO,
BRINCA COM A MÔNICA E A MAGALI, JOGA O JOGO DA ARGOLA.
FAZ TANTA FESTA, QUE ATÉ CASA DE MENTIRA NO CASAMENTO NA ROÇA.

5-ATIVIDADE: ESTE TEXTO ESTÁ NO PRESENTE. AGORA REESCREVA O TEXTO COMO SE PEDE:

A- NO PASSADO:

B- NO FUTURO:


ATIVIDADE DE HISTÓRIA

6-ATIVIDADE: COPIE O TEXTO EM SEU CADERNO.

A HISTÓRIA DAS FESTAS JUNINAS

NA CULTURA POPULAR BRASILEIRA, AS FESTAS JUNINAS TÊM LUGAR ESPECIAL, POIS, ALÉM DE VALORIZAREM AS TRADIÇÕES LOCAIS DO PAÍS, TAMBÉM REVELAM MUITOS ELEMENTOS HISTÓRICOS, RELIGIOSOS E MITOLÓGICOS CURIOSOS, QUE PASSAM DESPERCEBIDOS. TAIS FESTAS, COMO É SABIDO, SEGUEM O CALENDÁRIO LITÚRGICO DA IGREJA CATÓLICA, QUE, NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS ANTIGOS CULTOS PAGÃOS EUROPEUS – NA TRANSIÇÃO DA IDADE ANTIGA PARA A IDADE MÉDIA –, ACABOU POR SUBSTITUIR OS RITUAIS DEDICADOS AOS DEUSES MÉDIO-ORIENTAIS, GREGOS, ROMANOS E NÓRDICOS POR FESTAS DEDICADAS AOS SANTOS.
 O CULTO A ADÔNIS, CUJO DIA ESPECÍFICO ERA 24 DE JUNHO, TINHA POR OBJETIVO A CELEBRAÇÃO DESSA RENOVAÇÃO, DA “BOA-NOVA” DO RENASCER DA NATUREZA. ESSA IDEIA FOI ASSIMILADA PELO CRISTIANISMO, QUE SUBSTITUIU ADÔNIS POR SÃO JOÃO BATISTA.
NO CASO ESPECÍFICO DO BRASIL, A PRÁTICA DO ACENDIMENTO DA FOGUEIRA NA NOITE DE 23 PARA 24 DE JUNHO FOI TRAZIDA PELOS JESUÍTAS. TAL PRÁTICA FOI COM O TEMPO ASSOCIADA A OUTRAS TRADIÇÕES POPULARES, COMO O FORROBODÓ AFRICANO (ESPÉCIE DE DANÇA DE ARRASTA-PÉ), QUE DARIA NO FORRÓ NORDESTINO, E A QUADRILHA CAIPIRA, QUE HERDOU ELEMENTOS DE BAILES POPULARES DA EUROPA – PALAVRAS COMO “ANARRIÊ”, “ALAVANTÚ” E “BALANCÊ”, POR EXEMPLO, SÃO ADAPTAÇÕES DE TERMOS DE BAILES POPULARES DA FRANÇA.
RESPONDA: QUAIS ATIVIDADES VOCÊ GOSTA DE PARTICIPAR NAS FESTAS DE SÃO JOÃO?
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA

7-ATIVIDADE: ATUALMENTE, HÁ UMA GRANDE VALORIZAÇÃO DAS FESTAS JUNINAS NA REGIÃO NORDESTE. EM CAMPINA GRANDE, NA PARAÍBA, POR EXEMPLO, ACONTECE O MAIOR FESTEJO DO PAÍS, COM QUEIMA DE FOGOS, FOGUEIRA GIGANTE, CONCURSO DE QUADRILHAS E DIVERSAS BARRACAS TÍPICAS COM JOGOS E COMIDAS.
PESQUISE E RESPONDA:

1-        QUAIS ESTADOS FAZEM PARTE DA REGIÃO NORDESTE? QUAIS SUAS CAPITAIS?

8-ATIVIDADE: CONVIDE A FAMÍLIA PARA ESCUTAR A HISTÓRIA DO LINK ABAIXO.

ATIVIDADE DE ARTE

PROFESSORA- SHEILA
9-ATIVIDADE: 1º.      LEIA O TEXTO E COPIE NO CADERNO:
ALFREDO VOLPI

ALFREDO FOGUEBECCA VOLPI ​​​​​​(1896-1988) FOI UM PINTOR ÍTALO-BRASILEIRO CONSIDERADO UM DOS MAIS DESTACADOS PINTORES DA SEGUNDA GERAÇÃO DA ARTE MODERNA BRASILEIRA. SUAS PINTURAS SÃO CARACTERIZADAS POR CASARIOS E BANDEIRINHAS COLORIDAS.
INFLUENCIADO PELA ARTE ITALIANA DA DÉCADA DE 1920, REALIZOU PAISAGENS DE CUNHO REALISTA, PINTANDO VISTAS DOS BAIRROS POBRES DA CAPITAL PAULISTA OU DE CIDADES DO INTERIOR DE SANTOS. SUAS TELAS APRESENTAM GRANDE SENSIBILIDADE PARA A LUZ E SUTILEZA NO USO DAS CORES, SENDO POR ISSO COMPARADO AOS IMPRESSIONISTAS.
A PINTURA DE VOLPI ENTROU NA FASE DO ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO NA DÉCADA DE 50. ELE PINTOU DIVERSAS SÉRIES DENOMINADAS: BANDEIRINHAS, FACHADAS E AMPULHETAS. A PINTURA DE VOLPI PASSA A SER A LINHA, A FORMA E A COR.
OBSERVE UMA DAS OBRAS DE VOLPI:

Barco com Bandeirinhas e Pássaros, 1950.


2º.      ATIVIDADE PRÁTICA:
FAZER UMA RELEITURA DA OBRA “BARCO COM BANDEIRINHAS E PÁSSAROS” DE ALFREDO VOLPI, UTILIZANDO RECORTE E COLAGEM.
LEMBRANDO QUE: "RELEITURA NÃO É SIMPLESMENTE UMA CÓPIA, NEM PLÁGIO, MUITO MENOS UMA FALSIFICAÇÃO. CONSISTE NA CRIAÇÃO DE UMA NOVA OBRA, REALIZADA A PARTIR DE OUTRA FEITA ANTERIORMENTE, ACRESCENTANDO NESSA NOVA PRODUÇÃO UM TOQUE PESSOAL E UMA NOVA MANEIRA DE VER E SENTIR, DE ACORDO COM A CULTURA E VIVÊNCIA PRÓPRIAS DE CADA PESSOA."
* A RELEITURA DEVE SER FEITA UTILIZANDO RECORTE E COLAGEM SOBRE UM BARCO DE ORIGAMI.
PARA ISSO VOCÊ VAI PRECISAR DE: FOLHAS DE PAPEL DE CORES DIVERSAS OU FOLHAS PINTADAS, TESOURA, COLA, LINHA OU CORDÃO, LÁPIS DE COR, CANETAS OU CANETINHAS.
* PROCEDIMENTOS:
PASSO 1: FAZER UM BARCO DE ORIGAMI (OBSERVE QUE NESTE CASO O ORIGAMI NÃO PARTE DE UM QUADRADO, USE A FOLHA INTEIRA);

BARCO



PASSO 2: OBSERVE A OBRA “BARCO COM BANDEIRINHAS E PÁSSAROS” DE ALFREDO VOLPI E RECORTE AS FORMAS NECESSÁRIAS PARA A RELEITURA;
PASSO 3: MONTE A SUA RELEITURA COLANDO AS BANDEIRINHAS, PÁSSAROS E O QUE MAIS PRECISAR NO BARCO. SOLTE A SUA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE PARA DAR O SEU TOQUE PESSOAL. CAPRICHE!
EXEMPLO DE RELEITURA:


3º.  ESCREVER O NOME DO ALUNO, DATA, TURMA, DISCIPLINA, PROFESSORA E TÍTULO: RELEITURA DA OBRA “BARCO COM BANDEIRINHAS E PÁSSAROS” DE ALFREDO VOLPI.


ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORA- FRANCIELE

10-ATIVIDADE: PESCARIA – SÃO JOÃO





PESCARIA
 Esta pescaria será um pouco diferente. Para nosso anzol vamos pegar um cabo de vassoura e um barbante. Amarre o barbante no cabo da vassoura um metro de barbante e a ponta solta, amarre-a no próprio barbante ficando um círculo na ponta, no tamanho da palma mão. Os nossos peixes serão as embalagens de produtos que temos em casa, por exemplo: garrafa pet pequena, embalagens de produtos vazias: desengordurante, amaciante, detergente... O que você conseguir. Para iniciar a pescaria colocamos os objetos deitados no chão, o objetivo é tentar erguer os objetos usando seu anzol, convide alguém e veja quem consegue erguer todos os objetos em menos tempo.