3ª
SEMANA: DE 07 A 13/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Com
base no Conjunto dos Números Naturais (conteúdo que iniciamos o ano), marque V
para verdadeiro e F para falso, nas questões abaixo:
a) ( ) 25 e 26 são números
consecutivos.
b) ( ) o antecessor de 10 é 9,
pois: 10 -1=9.
c) ( ) O antecessor de 50 é
51.
d) ( ) Todo número natural com
exceção do zero, tem um antecessor.
e) ( ) 1,3,5,7,9,11 é uma
sequência dos números naturais pares.
f) ( ) O sucessor de um número
natural é obtido pelo acréscimo de uma unidade a ele.
g) ( ) Todo número natural tem
um sucessor, pois a sequência dos números naturais é infinita.
Saudades... Profe Michele
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie
e leia: RELEMBRANDO O GÊNERO POEMA
Qual
a diferença entre poesia e poema?
Poesia, segundo o Miniaurélio Século XXI, é
a “arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que
se combinam sons, ritmos e significados”. Já o poema é definido como “obra em
verso ou não em que há poesia”.
Então essa é a diferença: quando falamos
em poema, estamos tratando da obra, do próprio texto; e, quando falamos em
poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo poético. Uma pintura,
uma música, uma cena de um filme também pode ser poéticas.
É difícil
definir as características próprias de um poema. Um texto escrito em versos
rimados é um poema, mas outro sem rima também pode ser. Um texto cujas palavras
se organizam na folha de papel lembrando a forma de um girassol também pode ser
um poema. Poemas tem várias formas e falam de diferentes temas.
ELEMENTOS DO
POEMA
Poema: conjunto de
versos.
Verso: Linha de uma
composição poética, dotada de um ritmo e cadência determinados.
Estrofe: Grupo de versos
que formam geralmente sentido completo num poema. As estrofes do mesmo poema
são separadas uma das outras por um espaço em branco.
Ritmo: O ritmo do
poema é a sucessão de sons fortes (sílabas tônicas) e sons fracos (sílabas
átonas), repetidas com intervalos regulares ou variados que dão musicalidade
(melodia) ao poema. No poema, as pausas existem não necessariamente através de
sinais de pontuação, mas as palavras provocam a melodia e, o ritmo é
determinado por elas e pela sequência de sons.
Rima: é recurso usado
nos poemas para dar sonoridade. Consiste em colocar palavras com sons iguais a
partir da última vogal tônica no meio (rima interna) ou no fim (rima final) do
verso. Aqui vamos deter-nos nas classificações que mais interessam para a
composição de poemas.
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Através
da música encontrada no link abaixo, pratique o “alphabet” e sua pronúncia
“pronunciation”:
Ler ou cantar
observando todas as letras e os seus sons.
·
Em seguida, escreva algumas palavras
originárias da língua inglesa que já conhece com o uso das iniciais do
alphabet;
Example:
A – Apple
B- Ball
Faça no mínimo
dez palavras que você já conhece, uma para cada letra.
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie no caderno: Abaixo você vê uma
imagem da carta de Pero Vaz de Caminha. Esse documento é uma fonte muito
importante para a História do Brasil, pois é o primeiro registro feito das
terras brasileiras. Com ela podemos saber como era a terra que os primeiros
portugueses encontraram quando aqui chegaram.
Observação: não é necessário copiar a imagem abaixo:
·
Leia alguns
excertos (fragmentos)
da Carta de Pero Vaz de Caminha:
“Os outros dois
o Capitão teve nas naus, aos quais deu o que já ficou dito, nunca mais aqui
apareceram -- fatos de que deduzo que é gente bestial e de pouco saber, e por
isso tão esquiva. Mas apesar de tudo isso andam bem curados, e muito limpos. E
naquilo ainda mais me convenço que são como aves, ou alimárias montezinhas, as
quais o ar faz melhores penas e melhor cabelo que às mansas, porque os seus
corpos são tão limpos e tão gordos e tão formosos que não pode ser mais! E isto
me faz presumir que não tem casas nem moradias em que se recolham; e o ar em
que se criam os faz tais. Nós pelo menos não vimos até agora nenhumas casas,
nem coisa que se pareça com elas. Mandou o Capitão aquele degredado, Afonso
Ribeiro, que se fosse outra vez com eles.”
“Disse que não
vira lá entre eles senão umas choupaninhas de rama verde e de feteiras muito
grandes, como as de Entre Douro e Minho. E assim nos tornamos às naus, já quase
noite, a dormir.”
“Neste dia os
vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase todos
misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, outros de metades,
outros de tanta feição como em pano de ras, e todos com os beiços furados,
muitos com os ossos neles, e bastantes sem ossos. Alguns traziam uns ouriços
verdes, de árvores, que na cor queriam parecer de castanheiras, embora fossem
muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos vermelhos, pequeninos que,
esmagando-se entre os dedos, se desfaziam na tinta muito vermelha de que
andavam tingidos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.”
·
Copie e realize
a tarefa no caderno: Após
analisar a imagem e alguns excertos que descrevem os primeiros habitantes do
Brasil, a tarefa desta semana é você construir um texto contando como eram
esses habitantes: Quem eram eles? Como se vestiam? Como era a morada deles? E
tudo mais que você observar no texto e que comente sobre esse povo.
Faça um texto
pequeno, no máximo uma página, porém procure não copiar as descrições: faça um
texto autoral (com suas palavras).
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Em sala de aula
nós conceituamos o que é “Lugar”, “Paisagem” e “Espaço Geográfico”.
Vamos relembrar?!
Lugar,
paisagem e espaço Geográfico.
Para a
geografia, o lugar é qualquer parte da superfície terrestre onde vivemos,
desenvolvemos atividades, convivemos, nos relacionamos e interagimos com outras
pessoas e com o próprio lugar onde elas se encontram. Essas relações podem ser
de trabalhos, de afeto e de estudo, por exemplo.
A paisagem, como
vimos, é um conjunto de elementos que a visão humana alcança. Ela é definida a
partir do olhar do observador até a linha do horizonte, ponto de encontro
aparente entre o céu e a superfície terrestre. Elementos como sons, as cores,
os cheiros também fazem parte da paisagem.
Já o espaço
geográfico é dinâmico. Ele é o resultado das transformações na natureza
promovidas pelo trabalho das sociedades ao longo do tempo.
2)
Super
dica:
Você sabia que existem sites em que é possível
conhecer lugares e ver as paisagens numa visão de 360 graus? Caso queiram
visitar virtualmente, poderão conhecer e explorar lugares no mundo todo, como Buenos
Aires (Argentina), Fez (Marrocos), Agra (Índia) e Fiordland (Nova Zelândia),
basta clicar no link abaixo e “viajar” por estas lindas paisagens:
Experimente e boa
viagem!
3)
DESAFIO:
As paisagens são
muito variadas, nenhuma é igual a outra, a mesma paisagem pode despertar
diferentes sentimentos, justamente por todos os elementos citados
anteriormente (cores, cheiros e etc.), que pode atingir cada pessoa de uma forma
diferente.
Devido a atual
situação que estamos vivendo, por não sairmos nem passearmos, acabamos não
vendo paisagens muito variadas. Mas você já reparou bem na paisagem que você
enxerga da sua casa? Como ela é? Consegue descrever os elementos que estão
presentes nela? Primeiramente observe bem essa paisagem e pense no sentimento
que ela desperta em você.
Numa intenção de
aproximação, e de sairmos desse isolamento ainda que virtualmente, o desafio é
que cada aluno registre com uma foto a paisagem que enxerga da janela da sua
casa e faça um breve relato sobre qual o sentimento que ela desperta ou como
você se sente. Caso a família deseje, poste esta foto no Facebook, marque a
escola e compartilhe conosco este relato.
Como registro no
caderno, coloque a data que essa atividade foi realizada e registre em forma de
desenho a paisagem, buscando colocar todos os detalhes e também o breve relato
de como você se sentiu ao observá-la.
Dediquem-se na
realização das atividades e cuidem-se, para que logo estejamos juntos
novamente. Um abraço!
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Esta
semana comemoramos o dia das mães, uma data muito especial para celebrarmos com
nossa família e homenagearmos nossa mãe ou aquela pessoa especial que cumpre
este papel de amor e carinho conosco.
Lembre-se
de preparar algo para ela, seja um verso recitado, uma carta ou cartão, um café
da manhã na cama... o importante é agradecer todo este amor ofertado à você!
1)
Leia
e copie o trecho do poema “Mães de todos os tipos” – de Chris Bueno.
Tem mãe de todo jeito
Mãe alta, mãe baixinha
Mãe corajosa, mãe medrosa,
Mãe magra,
Mãe gordinha
Mãe barulhenta,
Mãe quietinha,
Mãe loira, ruiva e moreninha
Mas em uma coisa, Toda mãe é
igual:
No seu amor imenso,
Gigantesco e especial
Em seu coração tão grande
Que cabe até o mundo inteiro
Que ama a vida que fez
Com o amor mais verdadeiro
Chris Bueno
2)
Escolha
uma palavra positiva (qualidade) que defina como é a sua mãe ou a pessoa
especial que tem este papel de amor contigo (pai, tia/tia, vô/vó, madrasta...).
Em uma folha de ofício ou do próprio caderno, escreva esta palavra e decore ela
usando a sua criatividade.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia e copie no
seu caderno:
Exercício
cardiovascular
Vivemos em uma
sociedade marcada pelo sedentarismo, acompanhada de maus hábitos alimentares e
níveis elevados de estresse. O treino de cardio é uma ótima opção para quem
deseja se cuidar ao máximo.
Você sabe o que
é treino de cardio? Sabia que ele traz inúmeros benefícios para a sua saúde?
O treino cardio
é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. É responsável por
proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que
resultam em maior resistência e
diminuição do cansaço.
Ao praticar
o exercício cardiovascular,
seu corpo receberá inúmeros benefícios.
O músculo
cardíaco será fortalecido, fazendo com que seu coração bombeie mais sangue a
cada batimento.
Além disso, o
treino cardio:
§ Fortalece o
sistema cardiorrespiratório;
§ Aumenta a
quantidade de hemoglobina no sangue, o que permite levar mais oxigênio para o
corpo todo;
§ Aumenta a
quantidade de mitocôndrias dentro das células, o que melhora a absorção do
oxigênio;
§ Aumenta a
resistência física;
§ Ajuda a manter a
forma e perder peso;
§ Previne doenças
no coração e no sistema respiratório. diminuição da pressão sanguínea;
§ Melhora da saúde
cardiovascular (respiratória);
§ Aumenta da
sensibilidade da insulina, o que ajuda os músculos em exercício a utilizar a
glicose para obter combustível para produzir energia;
§ Melhora do
colesterol.
·
Vamos praticar?
Assista ao vídeo
abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.
Convide a
família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de
respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios
físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes
para a tarefa:
§ Aquecimento:
Será realizado cada exercício com o
tempo de 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequencia por 3
vezes;
1º.
Polis sapato;
2º.
Polichinelo;
§ Exercício cardiovascular:
Será realizado cada exercício com o
tempo de 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequencia por 5
vezes;
1º.
Corrida
agachada;
2º. Flexões
de braços (escolha entre a flexão tradicional ou a flexão com joelho apoiado);
3º.
Corrida
estacionária (corrida sem sair do lugar)
4º.
Abdominal
5º.
Agachamento
Convide sua família para praticar junto
com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.
Dica (sugestão):
Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades
físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais
pessoas a praticar atividades físicas em casa!
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Assista
ao vídeo preparado com carinho pela professora Tatiele:
·
Copie
e responda em seu caderno:
Baseando-se na atividade anterior, onde
você realizou o plantio das mudinhas ou sementes de chás, hoje iremos conhecer
esta mudinha. Para isso, preencha a tabela abaixo com auxílio da família:
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e desenvolver a
atividade proposta:
Na folha
com margens decoradas, feita na atividade anterior, faça um desenho para seu
interior usando grafismos com linhas, use apenas uma cor para contrastar com o
fundo do papel.
Exemplos de desenhos abaixo:
Obs.: Não copiar os desenhos, eles são apenas para
inspirar ideias.
Querido aluno!
Ao concluir as atividades da semana deixe seu nome nos comentários desta
página (aqui embaixo).
Lembramos que qualquer dúvida sobre as atividades também podem ser
descritas nos comentários ou sanada por meio de ligação para a escola nos dias
combinados.
Se dediquem nas atividades!
Fiquem bem... logo, logo estaremos juntos!
Com carinho... EMEF Martim