6º ano- Turma 161



3ª SEMANA: DE 07 A 13/05/20

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Com base no Conjunto dos Números Naturais (conteúdo que iniciamos o ano), marque V para verdadeiro e F para falso, nas questões abaixo:

a) (   ) 25 e 26 são números consecutivos.
b) (   ) o antecessor de 10 é 9, pois: 10 -1=9.
c) (   ) O antecessor de 50 é 51.
d) (   ) Todo número natural com exceção do zero, tem um antecessor.
e) (   ) 1,3,5,7,9,11 é uma sequência dos números naturais pares.
f) (   ) O sucessor de um número natural é obtido pelo acréscimo de uma unidade a ele.
g) (   ) Todo número natural tem um sucessor, pois a sequência dos números naturais é infinita.


Saudades... Profe Michele




LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Copie e leia: RELEMBRANDO O GÊNERO POEMA

Qual a diferença entre poesia e poema?
    Poesia, segundo o Miniaurélio Século XXI, é a “arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”. Já o poema é definido como “obra em verso ou não em que há poesia”.
     Então essa é a diferença: quando falamos em poema, estamos tratando da obra, do próprio texto; e, quando falamos em poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo poético. Uma pintura, uma música, uma cena de um filme também pode ser poéticas.
É difícil definir as características próprias de um poema. Um texto escrito em versos rimados é um poema, mas outro sem rima também pode ser. Um texto cujas palavras se organizam na folha de papel lembrando a forma de um girassol também pode ser um poema. Poemas tem várias formas e falam de diferentes temas.

ELEMENTOS DO POEMA
Poema: conjunto de versos.
Verso: Linha de uma composição poética, dotada de um ritmo e cadência determinados.
Estrofe: Grupo de versos que formam geralmente sentido completo num poema. As estrofes do mesmo poema são separadas uma das outras por um espaço em branco.
Ritmo: O ritmo do poema é a sucessão de sons fortes (sílabas tônicas) e sons fracos (sílabas átonas), repetidas com intervalos regulares ou variados que dão musicalidade (melodia) ao poema. No poema, as pausas existem não necessariamente através de sinais de pontuação, mas as palavras provocam a melodia e, o ritmo é determinado por elas e pela sequência de sons.
Rima: é recurso usado nos poemas para dar sonoridade. Consiste em colocar palavras com sons iguais a partir da última vogal tônica no meio (rima interna) ou no fim (rima final) do verso. Aqui vamos deter-nos nas classificações que mais interessam para a composição de poemas.




INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Através da música encontrada no link abaixo, pratique o “alphabet” e sua pronúncia “pronunciation”:
Ler ou cantar observando todas as letras e os seus sons.

·            Em seguida, escreva algumas palavras originárias da língua inglesa que já conhece com o uso das iniciais do alphabet;
Example:
A – Apple
B- Ball
Faça no mínimo dez palavras que você já conhece, uma para cada letra.



HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copie no caderno: Abaixo você vê uma imagem da carta de Pero Vaz de Caminha. Esse documento é uma fonte muito importante para a História do Brasil, pois é o primeiro registro feito das terras brasileiras. Com ela podemos saber como era a terra que os primeiros portugueses encontraram quando aqui chegaram.
Observação: não é necessário copiar a imagem abaixo:

·           Leia alguns excertos (fragmentos) da Carta de Pero Vaz de Caminha:
“Os outros dois o Capitão teve nas naus, aos quais deu o que já ficou dito, nunca mais aqui apareceram -- fatos de que deduzo que é gente bestial e de pouco saber, e por isso tão esquiva. Mas apesar de tudo isso andam bem curados, e muito limpos. E naquilo ainda mais me convenço que são como aves, ou alimárias montezinhas, as quais o ar faz melhores penas e melhor cabelo que às mansas, porque os seus corpos são tão limpos e tão gordos e tão formosos que não pode ser mais! E isto me faz presumir que não tem casas nem moradias em que se recolham; e o ar em que se criam os faz tais. Nós pelo menos não vimos até agora nenhumas casas, nem coisa que se pareça com elas. Mandou o Capitão aquele degredado, Afonso Ribeiro, que se fosse outra vez com eles.”

“Disse que não vira lá entre eles senão umas choupaninhas de rama verde e de feteiras muito grandes, como as de Entre Douro e Minho. E assim nos tornamos às naus, já quase noite, a dormir.”

“Neste dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase todos misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, outros de metades, outros de tanta feição como em pano de ras, e todos com os beiços furados, muitos com os ossos neles, e bastantes sem ossos. Alguns traziam uns ouriços verdes, de árvores, que na cor queriam parecer de castanheiras, embora fossem muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos vermelhos, pequeninos que, esmagando-se entre os dedos, se desfaziam na tinta muito vermelha de que andavam tingidos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.”

·           Copie e realize a tarefa no caderno: Após analisar a imagem e alguns excertos que descrevem os primeiros habitantes do Brasil, a tarefa desta semana é você construir um texto contando como eram esses habitantes: Quem eram eles? Como se vestiam? Como era a morada deles? E tudo mais que você observar no texto e que comente sobre esse povo.
Faça um texto pequeno, no máximo uma página, porém procure não copiar as descrições: faça um texto autoral (com suas palavras).



GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Em sala de aula nós conceituamos o que é “Lugar”, “Paisagem” e “Espaço Geográfico”.
Vamos relembrar?!
Lugar, paisagem e espaço Geográfico.
Para a geografia, o lugar é qualquer parte da superfície terrestre onde vivemos, desenvolvemos atividades, convivemos, nos relacionamos e interagimos com outras pessoas e com o próprio lugar onde elas se encontram. Essas relações podem ser de trabalhos, de afeto e de estudo, por exemplo.
A paisagem, como vimos, é um conjunto de elementos que a visão humana alcança. Ela é definida a partir do olhar do observador até a linha do horizonte, ponto de encontro aparente entre o céu e a superfície terrestre. Elementos como sons, as cores, os cheiros também fazem parte da paisagem.
Já o espaço geográfico é dinâmico. Ele é o resultado das transformações na natureza promovidas pelo trabalho das sociedades ao longo do tempo.

2)        Super dica:
 Você sabia que existem sites em que é possível conhecer lugares e ver as paisagens numa visão de 360 graus? Caso queiram visitar virtualmente, poderão conhecer e explorar lugares no mundo todo, como Buenos Aires (Argentina), Fez (Marrocos), Agra (Índia) e Fiordland (Nova Zelândia), basta clicar no link abaixo e “viajar” por estas lindas paisagens:
Experimente e boa viagem!

3)        DESAFIO:
As paisagens são muito variadas, nenhuma é igual a outra, a mesma paisagem pode despertar diferentes sentimentos, justamente por todos os elementos citados anteriormente (cores, cheiros e etc.), que pode atingir cada pessoa de uma forma diferente.
Devido a atual situação que estamos vivendo, por não sairmos nem passearmos, acabamos não vendo paisagens muito variadas. Mas você já reparou bem na paisagem que você enxerga da sua casa? Como ela é? Consegue descrever os elementos que estão presentes nela? Primeiramente observe bem essa paisagem e pense no sentimento que ela desperta em você.
Numa intenção de aproximação, e de sairmos desse isolamento ainda que virtualmente, o desafio é que cada aluno registre com uma foto a paisagem que enxerga da janela da sua casa e faça um breve relato sobre qual o sentimento que ela desperta ou como você se sente. Caso a família deseje, poste esta foto no Facebook, marque a escola e compartilhe conosco este relato.

Como registro no caderno, coloque a data que essa atividade foi realizada e registre em forma de desenho a paisagem, buscando colocar todos os detalhes e também o breve relato de como você se sentiu ao observá-la.
Dediquem-se na realização das atividades e cuidem-se, para que logo estejamos juntos novamente. Um abraço!



 ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Esta semana comemoramos o dia das mães, uma data muito especial para celebrarmos com nossa família e homenagearmos nossa mãe ou aquela pessoa especial que cumpre este papel de amor e carinho conosco.
Lembre-se de preparar algo para ela, seja um verso recitado, uma carta ou cartão, um café da manhã na cama... o importante é agradecer todo este amor ofertado à você!

1)      Leia e copie o trecho do poema “Mães de todos os tipos” – de Chris Bueno.  

Tem mãe de todo jeito
 Mãe alta, mãe baixinha
 Mãe corajosa, mãe medrosa,
Mãe magra,
 Mãe gordinha
Mãe barulhenta,
 Mãe quietinha,
 Mãe loira, ruiva e moreninha

Mas em uma coisa, Toda mãe é igual:
 No seu amor imenso,
 Gigantesco e especial
Em seu coração tão grande
 Que cabe até o mundo inteiro
 Que ama a vida que fez
 Com o amor mais verdadeiro

                                                     Chris Bueno

2)      Escolha uma palavra positiva (qualidade) que defina como é a sua mãe ou a pessoa especial que tem este papel de amor contigo (pai, tia/tia, vô/vó, madrasta...). Em uma folha de ofício ou do próprio caderno, escreva esta palavra e decore ela usando a sua criatividade.



EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.


·           Leia e copie no seu caderno:
Exercício cardiovascular
Vivemos em uma sociedade marcada pelo sedentarismo, acompanhada de maus hábitos alimentares e níveis elevados de estresse. O treino de cardio é uma ótima opção para quem deseja se cuidar ao máximo.
Você sabe o que é treino de cardio? Sabia que ele traz inúmeros benefícios para a sua saúde?
O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. É responsável por proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que resultam em  maior resistência e diminuição do cansaço.
Ao praticar o exercício cardiovascular, seu corpo receberá inúmeros benefícios.
O músculo cardíaco será fortalecido, fazendo com que seu coração bombeie mais sangue a cada batimento.
Além disso, o treino cardio:
§   Fortalece o sistema cardiorrespiratório;
§   Aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue, o que permite levar mais oxigênio para o corpo todo;
§   Aumenta a quantidade de mitocôndrias dentro das células, o que melhora a absorção do oxigênio;
§   Aumenta a resistência física;
§   Ajuda a manter a forma e perder peso;
§   Previne doenças no coração e no sistema respiratório.  diminuição da pressão sanguínea;
§   Melhora da saúde cardiovascular (respiratória);
§   Aumenta da sensibilidade da insulina, o que ajuda os músculos em exercício a utilizar a glicose para obter combustível para produzir energia;
§   Melhora do colesterol.

·           Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.

  
Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§  Aquecimento:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequencia por 3 vezes;
1º.     Polis sapato;
2º.    Polichinelo;
§  Exercício cardiovascular:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequencia por 5 vezes;
1º.    Corrida agachada;
2º.  Flexões de braços (escolha entre a flexão tradicional ou a flexão com joelho apoiado);
3º.    Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar)
4º.    Abdominal
5º.    Agachamento

Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.


Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!



CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Assista ao vídeo preparado com carinho pela professora Tatiele:

  
·         Copie e responda em seu caderno:
Baseando-se na atividade anterior, onde você realizou o plantio das mudinhas ou sementes de chás, hoje iremos conhecer esta mudinha. Para isso, preencha a tabela abaixo com auxílio da família:





ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e desenvolver a atividade proposta:
Na folha com margens decoradas, feita na atividade anterior, faça um desenho para seu interior usando grafismos com linhas, use apenas uma cor para contrastar com o fundo do papel.
Exemplos de desenhos abaixo:
Obs.: Não copiar os desenhos, eles são apenas para inspirar ideias.




Querido aluno!
Ao concluir as atividades da semana deixe seu nome nos comentários desta página (aqui embaixo).
Lembramos que qualquer dúvida sobre as atividades também podem ser descritas nos comentários ou sanada por meio de ligação para a escola nos dias combinados.
Se dediquem nas atividades!
Fiquem bem... logo, logo estaremos juntos!
Com carinho... EMEF Martim