6° ano- Turma 162



9ª SEMANA: DE 18 A 24/06/20



MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver:
1)        Na reta abaixo, a distância entra as marcas consecutivas são 10. Ajude o caipirinha Lucas a descobrir o número correspondente a cada balãozinho e marque a opção correta:


(  ) 120, 170, 150, 130
(  ) 130, 140, 160, 170
(  ) 110, 130, 170, 140
(  ) 130, 140, 170, 180


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia a letra da música Asa branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira:
(não é necessário copiá-la)



2º.      Assista a animação feita a partir da música Asa branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira:

3º.      Atividade: Após ler com atenção a música e conhecer seu ritmo, copie e responda as questões abaixo:

01 – Na canção, a asa branca é uma pomba que simboliza a partida do personagem que canta.
Essa partida é sentida por esse personagem como um(a):
a) Sofrimento, pois ele perdeu muitas coisas e está deixando seu amor.
b) Alívio, pois ele não quer encontrar mais Rosinha.
c) Alegria, pois ele está esperando a chuva cair.
d) Alegria, pois ele irá para longe.
e) Felicidade, pois ele está deixando a terra para ficar sozinho.

02 – A música mostra que a terra onde vive o personagem está:
a) Escura.
b)  Florida.
c) Úmida.
d)  Seca.
e) Fria.



03 – O personagem, ao constatar que até a asa branca fugiu, se despede de:
a) Deus.
b) Rosinha.
c) Sua plantação.
d) Seu alazão.
e) Seu sertão.



04 – Devido a situação em que a terra se encontra, a vida do personagem sofreu algumas sérias consequências. Entre essas consequências, encontra-se o fato de que ele:
a) Perdeu seu gado, seu cavalo e sua plantação.
b) Viu a asa branca voando em torno da plantação.
c) Formulou a Deus algumas questões.
d) Pergunta a Deus porque tamanha judiação?
e) Olhou a terra ardendo como fogueira.



05 – Para que possa voltar à sua terra, o personagem espera que:
a) A asa branca volte a voar por lá.
b) A chuva volte a cair no sertão.
c) A Rosinha pare de chorar.
d) Alguém compre um alazão.
e) Ele consiga encontrar seu gado.



06 – Que grupo de expressões se aplica mais adequadamente ao sertão brasileiro, que é a região descrita na música “Asa Branca”?
a) Terra ardendo / falta d’água.
b) Chuva / Rosinha.
c) Plantação / meu coração.
d) Hoje / Deus do céu.
e) Olhos / meu gado.




INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia as orientações e desenvolva seu cartaz:
Para essa atividade faça um cartaz usando materiais que você tem em casa (folha de desenho, papelão, cartolina, etc), com o vocabulário junino abaixo (em inglês e português). Observe o modelinho do desenho no final do vocabulário.
·           Decore-o com os símbolos juninos (bandeirinhas, desenho de fogueira, tecidos, desenhos de comidas típicas, etc, usando os materiais que você tem em casa).
·           Quando for produzir seu cartaz, observe a escrita das palavras e revise se copiou todas elas corretamente.

June party vocabulary  – Vocabulário sobre festa junina
1-Pop corn – pipoca
2- On the cob – espiga de milho
3- Candy apple – maçã do amor
4- Sweet corn cake – bolo de milho
5- Hominy- canjica
6- Pine- pinhão
7-Flags – bandeirinhas
8- Fireworks – Fogos de artifício
9- bonfire – fogueira
10 - straw hat – Chapéu de palha
11 -Typical dress – roupa típica
12 -Typical food –comida típica
13 - Brazilian grog- quentão
14-Tents- barracas
15- Peanut- amendoim
16Ring toss game  - jogo da argola
17Fishing game -barraca da pescaria
18- Square dance -quadrilha junina



HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)

No mês de junho comemoramos as festas juninas. Começamos com Santo Antonio, dia 13, depois São João, dia 24 e fechamos com São Pedro e São Paulo no dia 29. No Brasil, as comemorações juninas são motivos de muita comida, danças e alegria. O Nordeste é a maior representação da festa no Brasil. A festa de São João, na cidade de Campina Grande, Paraíba, é conhecida internacionalmente. Mas vamos conhecer um pouco mais dessa festa.
Leia muita atenção o texto abaixo, publicado na Revista Super Interessante. Não precisa copiar!

Como surgiram as festas juninas
As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações aconteciam durante o solstício de verão – a data que marca o dia mais longo do ano. Lá na parte de cima do globo, o solstício de verão acontece nos dias 21 ou 22 de junho. Vários povos da Antiguidade aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas – celtas, nórdicos, egípcios, hebreus. “Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês”, diz a antropóloga Lucia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam rituais importantes em junho. Eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as grandes festas juninas se concentram no Nordeste, com destaque para as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).
Arraial Multicultural
Tradições europeias e indígenas se misturam nas comemorações.
Dança à francesa
A quadrilha tem origem francesa, nas contradanças de salão do século 17. Em pares, os dançarinos faziam uma sequência coreografada de movimentos alegres. O estilo chegou ao Brasil no século 19, trazido pelos nobres portugueses, e foi sendo adaptado até fazer sucesso nas festas juninas.
Recado pela fogueira
A fogueira já estava presente nas celebrações juninas feitas por pagãos e indígenas, mas também ganhou uma explicação cristã: Santa Isabel (mãe de São João Batista) disse à Virgem Maria (mãe de Jesus) que quando São João nascesse acenderia uma fogueira para avisá-la. Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança recém-nascida.
Sons regionais
As músicas juninas variam de uma região para outra. No Nordeste, as composições do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga são as mais famosas. Já no Sudeste, compositores como João de Barro e Adalberto Ribeiro (“Capelinha de Melão”) e Lamartine Babo (“Isto é lá com Santo Antônio”) fazem sucesso em volta da fogueira.
Abençoadas simpatias
Os três santos homenageados em junho – Santo Antônio, São João Batista e São Pedro – inspiram não só novenas e rezas, como também várias simpatias. Acredita-se, por exemplo, que os balões levam pedidos para São João. Mas Santo Antônio é o mais requisitado, por seu “poder” de casar moças solteiras.
Comilança nativa
A comida típica das festas é quase toda à base de grãos e raízes que nossos índios cultivavam, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca. A colonização portuguesa adicionou novos ingredientes e hoje o cardápio ideal tem milho verde, bolo de fubá, pé-de-moleque, quentão, pipoca e outras gostosuras.

2º.      Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:
1)    Qual o significado das palavras sublinhadas no texto? (Copie cada palavra e responda no seu caderno)
2)    Com base nos textos anteriores, acender a fogueira na noite São João é um mito? Explique.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

3º.      Leia o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)
Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.
Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.
Além do Brasil, as celebrações da festa junina são notáveis em diversos países. Reino Unido, França, Itália, Portugal, Espanha, Noruega, Estados Unidos, Porto Rico, Canadá e Austrália são alguns exemplos de lugares que celebram essas tradições.

4º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
1)        Faça uma pesquisa para entender de que forma a Festa Junina é comemorada em outros países e anote em seu caderno:
a)        Data da pesquisa:
b)        Nome do país pesquisado:
c)        Localização desse país:
d)        Como ocorrem as comemorações e alguma das diferenças com a nossa tradicional festa junina:
 Um forte abraço! Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda questões sobre danças tradicionais de São João:

1)        Escreva qual é a dança que começa com os casais posicionados frente a frente, os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros, eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva, "olha a cobra". Ao final, o casal despede-se. Diga qual é o nome dessa dança?

2)        O forró, xote, xaxado e baião são ritmos bastante populares no Nordeste e conhecidos no país inteiro, principalmente durante o São João. E foi através de cantores nordestinos, por exemplo, que a tradição foi disseminada pelo país inteiro e até hoje embala as festas juninas do litoral ao Sertão da região.
Apesar disso, existem diversos outros ritmos que fazem parte da cultura dos festejos juninos em várias outras regiões do Brasil, como o Fandango, o Bumba meu boi e o Cateretê, que fazem o povo balançar de Norte a Sul do país.
  
A) Quais ritmos musicais são populares nas festas juninas no Nordeste e nas outras regiões?
B) Descreva como é a roupa tradicional usada nas festas juninas?


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)

Já que estamos no mês da festa de São João, e infelizmente não teremos o nosso tradicional “Arriaiá do Sôr Martim” este ano.
Vamos desenvolver uma atividade junina que teríamos na festa: o Jogo de Argola. E como estamos em distanciamento social, vamos fazer com material reciclável, para jogar e brincar com nossos familiares, em casa.
Para confeccionar seu jogo de argolas você irá precisar de folhas de jornais ou revistas, garrafas pets (grandes ou pequenas) e fita (durex, isolante ou qualquer outra). Caso você não tenha algum material, pode usar a criatividade e substituir, o importante é ter 3 garrafas e 10 argolas que encaixem nas garrafas.

2º.      Clique no link abaixo e aprenda a fazer seu jogo de argolas:

3º.      Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça seu jogo de argolas em casa utilizando folhas de jornais ou revistas, garrafas pets (grandes ou pequenas) e fita (durex, isolante ou qualquer outra) ou outros materiais que tenha em casa.
Após a confecção, jogue em família! Para deixar nosso jogo mais desafiador, vamos fazer a seguinte adaptação para a quantidade de acertos. Cada integrante joga as dez argolas e de acordo com seu número de acertos cumpre o combinado abaixo:
·           De 0 a 3 acertos :  20 flexões, 30 polichinelos, 30 abdominais e 1 minuto de corrida estacionária(no mesmo lugar)
·           De 4 a 6 acertos: 10 flexões, 15 polichinelos, 15 abdominais e 30 segundos de corrida estacionária.
·           De 7 a 10 acertos: apenas 5 flexões, 5 polichinelos e  5 abdominais .

Já sabemos as regras, agora e só ajustar a distância e começar a jogar!
Convide seus familiares para jogar junto!
Se desejar, registre este momento com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa escola. Se 10 alunos da turma postarem, o professor também irá fazer um vídeo deste jogo em família.
Boa semana!


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Assista ao vídeo, preparado com muito carinho pela professora Tatiele:
  
2º.      Copie as informações abaixo: É necessário copiar no caderno de ciências os slides abaixo, somente o que aparece escrito. 


3º.      Copie e responda em seu caderno:
Crie uma história em quadrinhos sobre a Festa Junina e o pinhão. Fale da importância de preservar a araucária, dos animais que se alimentam através dela, enfim usem a criatividade.


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
9ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto e copie no caderno:
(não é necessário copiar as imagens)
ALFREDO VOLPI

Alfredo Foguebecca Volpi (1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.
Nasceu em Lucca, Itália, no dia 14 de abril de 1896. Em 1897, sua família emigrou para o Brasil e fixou residência na região do Ipiranga, em São Paulo, onde estabeleceu um pequeno comércio.
Influenciado pela arte italiana da década de 1920, realizou paisagens de cunho realista, pintando vistas dos bairros pobres da capital paulista ou de cidades do interior de Santos. Suas telas apresentam grande sensibilidade para a luz e sutileza no uso das cores, sendo por isso comparado aos impressionistas.
A pintura de Volpi entrou na fase do abstracionismo geométrico na década de 50. Ele pintou diversas séries denominadas: Bandeirinhas, Fachadas e Ampulhetas. A pintura de Volpi passa a ser a linha, a forma e a cor.
Observe algumas obras da série Fachadas:

2º.      Atividade: Fazer a releitura de uma das obras da série Fachadas na forma de maquete.
"Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa."
Exemplo de releitura:

*Para realizar essa releitura você vai precisar dos seguintes materiais: caixas (do tamanho que preferir, desde caixas de fósforos até caixas de sapatos), folhas de papel de cores diversas ou revistas coloridas, tesoura, cola, lápis de cor, canetas e canetinhas, linha ou cordão, um pedaço de papelão para a base onde será feita a maquete e, se quiser pode acrescentar mais algum material que achar necessário para dar o seu toque pessoal na releitura; Lembre-se de usar os materiais que você tem em casa e ter criatividade!

*Procedimentos:
Passo 1: Escolher uma das obras e recortar as caixas escolhidas no formato que deseja;
Passo 2: Forrar as caixas com recortes de revistas, papel colorido ou pintado;
Passo 3: Colar as janelas e portas ou desenhar direto sobre a caixa forrada;
Passo 4: Fazer as bandeirinhas e colar na linha ou cordão;
Passo 5: Monte a sua maquete e use a imaginação e criatividade para dar o seu toque pessoal com base nas festas juninas que já foram realizadas na sua cidade. Capriche no acabamento!



Passo 6: Escreva o seu nome, data, turma, disciplina, professora, obra escolhida e título:Releitura da série Fachadas de Alfredo Volpi.