7° ano- Turma 172


7ª SEMANA: DE 04 A 10/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 · Copiar e resolver: 
Saudades, Profª Cristiane


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia e copie o resumo sobre poema visual/concreto:
Poemas visuais/concretos são aqueles que mostram uma mensagem de forma não-usual explorando os aspectos lúdicos, sonoros e visual.
A própria estrutura do poema comunicará, complementando ou sendo complementada pelo sentido desenvolvido no texto.
Veja e copie o exemplo:
No exemplo acima o poema fala sobre navegar, seguindo o sentido do texto o autor fez a forma visual de um barco navegando.

·           Copie e responda a atividade:
1)      Siga o exemplo e crie um poema visual (seja criativo).

-SUGESTÃO: Se desejar, após concluir a atividade, tire uma foto do seu poema visual/concreto e publique no Facebook da escola.


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copie e responda:
Existem várias formas de escrevermos datas em Inglês. Elas variam da maneira mais formal para a mais informal, e existem diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano.
O quadro abaixo que demonstra um formato de data e como escrevemos em inglês britânico ou americano. As três primeiras linhas representam a data (25/05/2020), em inglês formal e as outras duas últimas linhas, em inglês informal.

1)        Escreva qual exemplo de data costumamos usar em sala de aula? Comente se é inglês britânico ou americano. Formal ou informal?
2)        Escolha um dos exemplos e escreva em inglês, a data que iniciou às aulas esse ano?


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Continuando nossa revisão, leia com muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto e a imagem)

No post anterior, vimos como se dividia a sociedade feudal. Você lembra? A divisão era o Rei, o Clero, a Nobreza e os Camponeses (ou servos). Hoje vamos ver como era o trabalho dessa última, sua composição e suas obrigações.

Observe a figura abaixo:
A economia feudal baseava-se na agricultura (trigo, cevada, ervilha, uva) e no pastoreio (bois, porcos, cavalos, carneiros e cabras). A unidade de produção era o senhorio. As terras do senhorio eram dividas em três grandes áreas:
1)        Manso Senhorial: Terras onde tudo o que se produzia era do senhor;
O número 2 na imagem, a moradia do senhor feudal, não era local para produção.
3)        Manso Servil: Terras que os camponeses usavam para sobreviver e cumprir as obrigações para com o senhor;
4)        Terra Comunais: Onde se localizavam as florestas e as pastagens. Era usada por todos os habitantes do feudo.
(Lembrando que o senhor feudal era quem recebia as terras do rei. Em geral, era membro da nobreza, um cavaleiro, ou até mesmo membro do clero e, todos esses, não trabalhavam).
Em troca do direito de usar a terra para seu sustento e usufruir da proteção senhorial, os servos tinham uma série de obrigações para com o senhor. As principais obrigações eram:
- Corveia: obrigação de trabalhar de graça par ao senhor dois ou três dias por semana. Além de cuidar das plantações do senhor, o servo devia construir ou consertar pontes e caminhos, cortar e carregar madeira, entre outras. Tudo que o servo produzisse nesses dias, era do senhor.
- Talha: obrigação de dar ao senhor cerca de 30% ou 40% do que produzia no manso servil, lote reservado ao seu próprio uso;
- Banalidade: pagamento em produtos que os servos deviam ao senhor pelo uso do forno, do moinho e das prensas;
- Capitação: Imposto anual pago ao senhor feudal;
- Mão-morta: Imposto pago em caso de morte do chefe da casa e quisesse continuar na terra.
Além disso, o servo tinha ainda de pagar o dízimo (10%) da sua produção à Igreja. Esse imposto era conhecido como “Tostão de Pedro”.
Os trabalhos na sociedade era realizado por servos, vilões e escravos. Os servos eram dependentes e não tinham liberdade de deixar a terra na qual viviam. Os vilões eram trabalhadores livres que cultivavam pequenos lotes de terra, que para se proteger das guerras, entregava seu lote a um senhor em troca dessa proteção. Já os escravizados eram trabalhadores que podiam ser vendidos ou doados. Em geral realizavam serviços domésticos para seus senhores.
Os servos e os vilões trabalhavam de sol a sol. Mas mesmo assim eram muito pobres, a maior parte de sua riqueza (produção) ficavam com seus senhores.

·           Agora, copie e responda no seu caderno:
1.        Responda verdadeiro (V) ou falso (F):
a)        O servo poderia produzir em qualquer área para pagar seus impostos. (_____)
b)        A base econômica do sistema feudal era a produção de grãos e pecuária. (_____)
c)        Diferente dos escravizados, os servos eram livres para sair e voltar à terra. (_____)
d)        Capitação era o imposto pago anualmente ao senhor feudal. (_____)

2.        O trabalho do servo pode ser considerado trabalho escravo? Explique.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Vamos relembrar alguns conceitos sobre RELEVO? Leia o texto abaixo:

Altitudes e formas do relevo do território brasileiro.
No Brasil encontram-se diferentes formas de relevo, resultado de processos naturais que ocorreram no passado. Existem formas mais altas que outras e também podem variar em sua superfície, sendo mais plana ou irregular, fazendo com que o relevo brasileiro seja variado.
Lembra que o relevo é o resultado da ação de agentes que podem ser de origem interna ou externa? Os agentes internos modificadores do relevo dependem da estrutura geológica da terra e das ações tectônicas como os terremotos, vulcanismo e dobramentos, por exemplo, esses chamaremos de morfoestruturais.
Já os de origem externa são aqueles que exculpem a crosta terrestre pela erosão, ou seja, pela ação das chuvas, do vento e da água, que retira materiais dos terrenos e os transporta, depositando e criando outras formas de paisagens, esses chamaremos de morfoesculturais.
No relevo brasileiro encontram-se diversas altitudes, isso é, diferentes alturas do terreno. Elas foram formadas por diferentes processos. Pontos elevados, como o Pico da Neblina (AM) resultam da ação de agente de origem interna (morfoestruturais), enquanto pontos mais baixos, como os que estão no Pantanal, foram formados por agentes de origem externa (morfoesculturais).

2º.      ATIVIDADE- Coloque a data em seu caderno, copie e realize as seguintes atividades de revisão:
a)        Faça um pequeno resumo em seu caderno sobre os tipos de agentes modificadores de relevo, citando exemplos e classificando como morfoestruturais ou morfoesculturais:
b)        Todos os anos ocorrem tremores em nosso país, porém de pequena magnitude e acaba passando quase despercebido. Por que terremotos são tão raros no Brasil, em comparação a outros lugares da Terra?
c)        São fraturas nas estruturas rochosas, resultantes da ação de forças internas da Terra:
( ) Tsunamis ( ) Dobramentos ( ) Falhas ( ) Terremotos
d)        Nome que se dá ao conjunto de processos geológicos por meio dos quais o magma atinge a crosta terrestre
( ) Vulcões ( ) Terremotos ( ) Tectonismo ( ) Deriva Continental


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Observe a imagem e analise o que a frase quer comunicar ao leitor:
(não é necessário copiar a imagem)

2º.    Leia, copie e responda:
·             O artigo l - da Declaração Universal dos Direitos Humanos cita o seguinte: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as outras com espírito de fraternidade”.
A partir dessa definição, comente com suas palavras, qual mensagem o cartaz acima quer transmitir para as pessoas?


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Clique no link abaixo e assista ao vídeo sobre BADMINTON:

Confira também grandes jogadas deste esporte, no link abaixo:

2º.      Copie e desenvolva a atividade no caderno:
EXERCÍCIOS:
01- Como era chamado o esporte na Índia?
02- Quantos sets são realizados na partida? E de quantos pontos cada?
03- Quais materiais são utilizados para jogar badminton?
04- Quais os tipos de saques existem no badminton?
05- Descreva a batida de backhand, realizada no badminton.
06- Quais as modalidades do badminton?
07- Descreva como são selecionadas as penas das petecas profissionais.


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Estamos na quinta semana do experimento com fungos decompositores. Para esta etapa desenvolveremos as seguintes ações:

1º.      Leia com atenção e copie no seu caderno:
Atividade de Acompanhamento da “Experiência com Fungos Decompositores”:
- Desenhar em uma folha de oficio branca (com margem de 2 cm) como ficou o seu alimento.
- Na folha de desenho deverá constar seus dados de identificação, o título “Experiência com fungos decompositores” e a data do desenho.
- O desenho deve ter aproximadamente 15 cm.
- Você deverá representar os fungos nas suas cores originais e tentar representar de melhor maneira o formato dos mesmos.
- Se possível, realizar registro fotográfico.


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia e copie o texto:
Arte Rupestre
Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história. Essa produção artística surgiu ainda durante o período Paleolítico, em torno de 30 mil anos atrás, e continuou a ser praticada durante o período subseqüente, o Neolítico.
A arte rupestre consistiu principalmente em pinturas feitas nas paredes de cavernas, mas também foram verificadas outras manifestações, notadamente as esculturas e as cerâmicas, em período mais recente.
As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas, acredita-se que o ato de pintar esse processo enfraquecia o animal, facilitando a ação.
A Serra da Capivara, no estado do Piauí guarda o maior acervo de arte rupestre do Brasil.

2º.      Observe as imagens abaixo, com exemplos da arte rupestre:
(não é necessário copiar as imagens abaixo)

3º.      Copie e responda a atividade no caderno:
      Analisando as três imagens sobre arte rupestre, o que você acredita que os artistas rupestres descreveram em cada um dos desenhos?