7ª
SEMANA: DE 04 A 10/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
7ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e resolver:
Saudades, Profª Cristiane
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia e copie o resumo sobre poema
visual/concreto:
Poemas visuais/concretos são
aqueles que mostram uma mensagem de forma não-usual explorando os aspectos
lúdicos, sonoros e visual.
A própria estrutura do poema
comunicará, complementando ou sendo complementada pelo sentido desenvolvido no
texto.
Veja e copie o exemplo:
No exemplo acima o poema fala
sobre navegar, seguindo o sentido do texto o autor fez a forma visual de um barco
navegando.
·
Copie e responda a atividade:
1)
Siga
o exemplo e crie um poema visual (seja criativo).
-SUGESTÃO: Se desejar, após
concluir a atividade, tire uma foto do seu poema visual/concreto e publique no
Facebook da escola.
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
INGLÊS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie e responda:
Existem várias
formas de escrevermos datas em Inglês. Elas variam da maneira mais formal para a mais informal, e existem diferenças entre o inglês britânico e o inglês americano.
O quadro abaixo
que demonstra um formato de data e como escrevemos em inglês britânico ou
americano. As três primeiras linhas representam a data (25/05/2020), em inglês formal e
as outras duas últimas linhas, em inglês informal.
1)
Escreva qual exemplo de data costumamos usar em
sala de aula? Comente se é inglês britânico ou americano. Formal ou informal?
2)
Escolha um dos exemplos e escreva em inglês, a data
que iniciou às aulas esse ano?
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Continuando nossa revisão, leia
com muita atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem)
No post anterior, vimos como se
dividia a sociedade feudal. Você lembra? A divisão era o Rei, o Clero, a
Nobreza e os Camponeses (ou servos). Hoje vamos ver como era o trabalho dessa
última, sua composição e suas obrigações.
Observe
a figura abaixo:
A
economia feudal baseava-se na agricultura (trigo, cevada, ervilha, uva) e no
pastoreio (bois, porcos, cavalos, carneiros e cabras). A unidade de produção
era o senhorio. As terras do senhorio eram dividas em três grandes áreas:
1)
Manso Senhorial: Terras onde tudo o
que se produzia era do senhor;
O
número 2 na imagem, a moradia do senhor feudal, não era local para produção.
3)
Manso Servil: Terras que os
camponeses usavam para sobreviver e cumprir as obrigações para com o senhor;
4)
Terra Comunais: Onde se localizavam
as florestas e as pastagens. Era usada por todos os habitantes do feudo.
(Lembrando
que o senhor feudal era quem recebia as terras do rei. Em geral, era membro da
nobreza, um cavaleiro, ou até mesmo membro do clero e, todos esses, não
trabalhavam).
Em
troca do direito de usar a terra para seu sustento e usufruir da proteção
senhorial, os servos tinham uma série de obrigações para com o senhor. As
principais obrigações eram:
-
Corveia: obrigação de trabalhar de graça par ao senhor dois ou três dias por
semana. Além de cuidar das plantações do senhor, o servo devia construir ou
consertar pontes e caminhos, cortar e carregar madeira, entre outras. Tudo que
o servo produzisse nesses dias, era do senhor.
-
Talha: obrigação de dar ao senhor cerca de 30% ou 40% do que produzia no manso
servil, lote reservado ao seu próprio uso;
-
Banalidade: pagamento em produtos que os servos deviam ao senhor pelo uso do
forno, do moinho e das prensas;
-
Capitação: Imposto anual pago ao senhor feudal;
-
Mão-morta: Imposto pago em caso de morte do chefe da casa e quisesse continuar
na terra.
Além
disso, o servo tinha ainda de pagar o dízimo (10%) da sua produção à Igreja.
Esse imposto era conhecido como “Tostão de Pedro”.
Os
trabalhos na sociedade era realizado por servos, vilões e escravos. Os servos
eram dependentes e não tinham liberdade de deixar a terra na qual viviam. Os
vilões eram trabalhadores livres que cultivavam pequenos lotes de terra, que
para se proteger das guerras, entregava seu lote a um senhor em troca dessa
proteção. Já os escravizados eram trabalhadores que podiam ser vendidos ou
doados. Em geral realizavam serviços domésticos para seus senhores.
Os
servos e os vilões trabalhavam de sol a sol. Mas mesmo assim eram muito pobres,
a maior parte de sua riqueza (produção) ficavam com seus senhores.
·
Agora,
copie e responda no seu caderno:
1.
Responda verdadeiro (V) ou falso
(F):
a)
O servo poderia produzir em qualquer
área para pagar seus impostos. (_____)
b)
A base econômica do sistema feudal
era a produção de grãos e pecuária. (_____)
c)
Diferente dos escravizados, os
servos eram livres para sair e voltar à terra. (_____)
d)
Capitação era o imposto pago
anualmente ao senhor feudal. (_____)
2.
O trabalho do servo pode ser
considerado trabalho escravo? Explique.
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Vamos relembrar alguns conceitos
sobre RELEVO? Leia o texto abaixo:
Altitudes e
formas do relevo do território brasileiro.
No Brasil encontram-se diferentes
formas de relevo, resultado de processos naturais que ocorreram no passado.
Existem formas mais altas que outras e também podem variar em sua superfície,
sendo mais plana ou irregular, fazendo com que o relevo brasileiro seja
variado.
Lembra que o relevo é o resultado
da ação de agentes que podem ser de origem interna ou externa? Os agentes
internos modificadores do relevo dependem da estrutura geológica da terra e das
ações tectônicas como os terremotos, vulcanismo e dobramentos, por exemplo,
esses chamaremos de morfoestruturais.
Já os de origem externa são
aqueles que exculpem a crosta terrestre pela erosão, ou seja, pela ação das
chuvas, do vento e da água, que retira materiais dos terrenos e os transporta,
depositando e criando outras formas de paisagens, esses chamaremos de morfoesculturais.
No relevo brasileiro encontram-se
diversas altitudes, isso é, diferentes alturas do terreno. Elas foram formadas
por diferentes processos. Pontos elevados, como o Pico da Neblina (AM) resultam
da ação de agente de origem interna (morfoestruturais), enquanto pontos mais
baixos, como os que estão no Pantanal, foram formados por agentes de origem
externa (morfoesculturais).
2º. ATIVIDADE-
Coloque a data em seu caderno, copie e realize as seguintes atividades de
revisão:
a)
Faça
um pequeno resumo em seu caderno sobre os tipos de agentes modificadores de
relevo, citando exemplos e classificando como morfoestruturais ou
morfoesculturais:
b)
Todos
os anos ocorrem tremores em nosso país, porém de pequena magnitude e acaba
passando quase despercebido. Por que terremotos são tão raros no Brasil, em
comparação a outros lugares da Terra?
c)
São
fraturas nas estruturas rochosas, resultantes da ação de forças internas da
Terra:
( ) Tsunamis ( ) Dobramentos ( )
Falhas ( ) Terremotos
d)
Nome
que se dá ao conjunto de processos geológicos por meio dos quais o magma atinge
a crosta terrestre
( ) Vulcões ( ) Terremotos ( )
Tectonismo ( ) Deriva Continental
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
7ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Observe a imagem e analise o que
a frase quer comunicar ao leitor:
(não
é necessário copiar a imagem)
2º. Leia,
copie e responda:
·
O artigo l - da Declaração Universal dos
Direitos Humanos cita o seguinte: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em
dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em
relação umas as outras com espírito de fraternidade”.
A
partir dessa definição, comente com suas palavras, qual mensagem o cartaz acima
quer transmitir para as pessoas?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Clique no link abaixo e assista
ao vídeo sobre BADMINTON:
Confira
também grandes jogadas deste esporte, no link abaixo:
2º. Copie
e desenvolva a atividade no caderno:
EXERCÍCIOS:
01- Como era chamado o esporte na
Índia?
02- Quantos sets são realizados
na partida? E de quantos pontos cada?
03- Quais materiais são
utilizados para jogar badminton?
04- Quais os tipos de saques
existem no badminton?
05- Descreva a batida de
backhand, realizada no badminton.
06- Quais as modalidades do
badminton?
07- Descreva como são selecionadas
as penas das petecas profissionais.
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
7ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
Estamos
na quinta semana do experimento com fungos decompositores. Para esta etapa
desenvolveremos as seguintes ações:
1º. Leia
com atenção e copie no seu caderno:
Atividade de Acompanhamento da
“Experiência com Fungos Decompositores”:
- Desenhar em uma folha de oficio
branca (com margem de 2 cm) como ficou o seu alimento.
- Na folha de desenho deverá
constar seus dados de identificação, o título “Experiência com fungos
decompositores” e a data do desenho.
- O desenho deve ter
aproximadamente 15 cm.
- Você deverá representar os
fungos nas suas cores originais e tentar representar de melhor maneira o
formato dos mesmos.
- Se possível, realizar registro
fotográfico.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
7ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia e copie o texto:
Arte Rupestre
Arte rupestre é
o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos
durante a Pré-história. Essa produção artística surgiu ainda durante o período
Paleolítico, em torno de 30 mil anos atrás, e continuou a ser praticada durante
o período subseqüente, o Neolítico.
A arte rupestre
consistiu principalmente em pinturas feitas nas paredes de cavernas, mas também
foram verificadas outras manifestações, notadamente as esculturas e as
cerâmicas, em período mais recente.
As imagens
consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de
objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de
caçadas eram também representadas nas pinturas, acredita-se que o ato de pintar
esse processo enfraquecia o animal, facilitando a ação.
A Serra da
Capivara, no estado do Piauí guarda o maior acervo de arte rupestre do Brasil.
2º. Observe as imagens abaixo, com exemplos da arte
rupestre:
(não é necessário copiar as
imagens abaixo)
3º. Copie
e responda a atividade no caderno:
• Analisando
as três imagens sobre arte rupestre, o que você acredita que os artistas
rupestres descreveram em cada um dos desenhos?