7º ano- Turma 172

1ª SEMANA: DE 23 A 29/04/20


MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø  Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=usxM-q_Fdfg e no caderno faça o resumo das explicações, retomando o conteúdo de FRAÇÕES.


EXERCÍCIOS
1)                Observe a figura:



a)        Em quantas partes iguais o círculo foi dividido?
b)       A parte pintada representa que fração do círculo?

2)                Um quinto de uma pizza custa R$ 2,00, quanto custa a pizza toda?

3)                Escreva as frações correspondentes a:
a)        Trinta e dois meios;
b)       Setenta e cinco oitenta e dois avos;

4)                Escreva como se lê cada fração:
a) 45/54 =
b) 57/102 =

5)                Dê um exemplo, representando através de uma figura uma fração:
a)        Própria =
b)       Imprópria =
c)        Se Lúcia tem 12 ovos e vai usar 5/6 deles para fazer quindins, quantos ovos ela vai usar?
d)       Quanto é 5/6 de 42 reais?
      e)        O tanque de gasolina de um carro tem capacidade para 60 litros. O marcador de combustível está indicando 3/4. Quantos litros de gasolina há no tanque?
f)        Represente a fração com numerador 6 e denominador 15.





LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 Ø  Roteiro:
- Copiar no caderno a revisão sobre linguagem verbal, não verbal, e mista.
- Ler, interpretar, e copiar no caderno o poema “As borboletas”
- Transformar o poema (linguagem verbal) em um desenho ( linguagem não-verbal). O desenho pode ser feito em uma folha de ofício (opcional).

Vamos relembrar o que é linguagem verbal, não-verbal, e mista.
linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto a linguagem não- verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas, símbolos, e as cores na sinalização de trânsito. Já a linguagem mista  há uso simultâneo da linguagem verbal e da não verbal para a construção da mensagem. Conseguimos observar bem essa ocorrência quando lemos histórias em quadrinhos, por exemplo.

Atividade:
O texto “As borboletas” utilizada linguagem verbal, após a leitura e interpretação você vai transformar o texto em linguagem não-verbal através de um desenho.

 

 As borboletas – Vinicius de Moraes

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então…
Oh, que escuridão!




INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 “Family members” - ler o texto sobre a família de Peter e responder as questões: 

1)      Read: (Leia)


Answer (Responda):

2) Que idade têm Peter?
   a) Twelve years old.
   b) Thirteen years old
    c) Fourteen years old.
   d) Sixteen years old.

3) Nesta família há quantas pessoas?
  a)Five
  b)Six
  c)Seven
   d)Eight

 4) Relacione as colunas:
A.Father                    (   ) Daniel
B.Mother                  (   ) Sandra
C.Sister                      (   ) Catherine
D.Brother                  (   ) Paul



HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Copie e leia atentamente o “resumo” montado pelo prof. Douglas Barraqui. Logo após, junto com o seu material de aula, resolva algumas questões expostas abaixo.


1)      Identifique e anote o que era comum a todos os povos.
2)      O que é uma Cidade-Estado
3)      Qual o sistema de governo dos três povos
4)      O que significa um Governo Teocrático?
5)      Explique o termo Politeísta.
6)      Em suas crenças, qual era o objetivo do sacrifício humano?


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
.
1)   Releia o texto “O Brasil” que foi copiado em seu caderno em aula, em que consta informações referente ao território brasileiro para relembrar o assunto, analise algumas das características descritas no texto comparando com o mapa do Brasil, que usamos nas atividades “Geografia da gente” e que deve estar colado em seu caderno. Observe as fronteiras terrestres e marítimas, os estados e suas capitais, a extensão do território, etc;

2)   Se desejar, pode assistir ao vídeo “Localização do território brasileiro”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=6TZAFlFc5oY para reforçar essas informações, que conta com algumas imagens que podem enriquecer seu entendimento.

3) Com base nessas informações, agora você irá confeccionar uma “mapa mental” em seu caderno. Um mapa mental é um diagrama que permite que você organize ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente, facilitando o processo de memorização e a aprendizagem. Ao produzir um mapa mental, você deve colocar no centro da folha a idéia central, uma palavra chave, e a partir dessa palavra chave ir descrevendo informações de forma resumida e compacta. Pode também ilustrar elementos que lembrem essas informações (território, bandeira, paisagens, elementos da cultura...). Faça com capricho e coloque a data em que realizou a atividade no caderno, pois em nosso retorno poderemos retomar essas atividades, compartilhando as experiências e aprendizados em sala. Se possível, tire uma foto e nos mande para ficarmos mais próximos enquanto realizamos essas atividades!


ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø Em família, fazer a leitura do texto “A mesa do velho avô”. (Não é necessário copiar o texto)

                                                  A MESA DO VELHO AVÔ

Um frágil e velho homem foi viver com seu filho, nora e neto de quatro anos. As mãos do velho homem tremiam, sua vista era embaralhada e seu passo hesitante. A família comeu junto à mesa, mas, as mãos trêmulas do avô ancião e sua visão falhando tornou difícil o ato de comer. Ervilhas rolavam da colher dele para o chão. Quando ele pegava o seu copo, o leite derramava na toalha. A bagunça irritou fortemente seu filho e nora.
Nós temos que fazer algo a respeito do vovô, disse o filho. Já tivemos bastante leite derramado, muita comida no chão e sempre o ouvimos comer ruidosamente.
Assim, o marido e a esposa prepararam uma pequena mesa num canto da sala. Lá, o ancião comia sozinho, enquanto o resto da família desfrutava o jantar. Desde que o avô tinha quebrado uns pratos, a comida dele ficou sendo servida numa tigela de madeira. Quando a família olhava de relance na direção do vovô, às vezes percebia lágrimas em seus olhos por estar só. Ainda assim, as únicas palavras que o casal tinha para ele eram advertências quando ele derrubava um garfo ou derramava comida. O neto assistia tudo em silêncio.
Uma noite, antes da ceia, o pai notou que seu filho estava brincando no chão com sucatas de madeira. Ele perguntou docemente para a criança:
O que você está fazendo?
Da mesma forma dócil o menino respondeu:
Estou fazendo uma pequena tigela para você e mamãe comerem sua comida quando eu crescer, e continuou a trabalhar.
As palavras do menino golpearam os pais, que ficaram mudos. Então, lágrimas começaram a fluir em suas faces. Entretanto, nenhuma palavra foi dita e ambos souberam o que deveria ser feito.
Naquela noite, o marido pegou a mão do vovô e, com suavidade, conduziu-o à mesa familiar. Pelo resto dos seus dias de vida, o vovô comeu sempre com a família. E por alguma razão, nem o marido nem a esposa pareciam se preocupar mais quando um garfo era derrubado, ou leite derramado, ou que a toalha da mesa tinha ficado suja.
As crianças são notavelmente perceptivas. Os olhos delas sempre observam, suas orelhas sempre escutam e suas mentes sempre processam mensagens que elas absorvem. Se elas nos vêem pacientemente providenciar uma atmosfera feliz em nossa casa, para nossos familiares, elas imitarão aquela atitude pelo resto de suas vidas. E os pais sábios percebem isso diariamente, que o alicerce está sendo construído para o futuro da criança.
                                                                   Autor Desconhecido


Responda:
1) Em sua opinião, por que o pai ficou abalado com a resposta do filho? Justifique sua resposta.


2) Você já presenciou alguma história parecida? Qual foi seu sentimento ao presenciar essa situação?




EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Mantenha seu corpo em movimento: A prática de atividades físicas é fundamental para melhoria da qualidade de vida, portanto convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar! Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo.




1.      Após realizar essa prática de atividade física, responda:
a)      Qual foi sua maior facilidade?

b)      Onde você encontrou maior dificuldade? Por quê?

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!

“Todos nós temos sonhos. Mas para transformá-los em realidade,
é preciso ter uma quantidade imensa de
 determinação, dedicação e esforço.”
 Jesse Owens, corredor e atleta do salto em distância.




CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Contextualização: Todos os seres vivos dependem de elementos não vivos para sobreviver. Dentre esses elementos estão: água, rochas, solo e ar (seres não vivos, abióticos). As plantas, animais, fungos e microrganismos (seres vivos, bióticos) precisam da água para viver, sem ela os seres vivos morreriam.


Ø  Em família, construa seu terrário (Não é necessário copiar o texto abaixo, apenas executar a tarefa prática)

1.      Com base no que aprendemos sobre os seres vivos (bióticos) e seres não vivos (abióticos), confeccionar um terrário afim de representar um tipo de ecossistema.
Como fazer um terrário:
·         Materiais utilizados:
- 1 garrafa PET de 5 litros ou 1 garrafa PET de 2 litros;
- Pequenas pedras (brita);
- Terra preta (obs.: caso consiga os três tipos de solo, areia, argila e terra preta, pode-se usar, observe a ordem no procedimento);
- 1 planta de pequeno porte que você tenha em casa(sugestão: grama, uma suculenta, um cacto);
- Opcional: pequenos animais, como tatu bola, minhoca e pequenos insetos, como joaninha);
- Água;
- Fita adesiva e tesoura.


·         Procedimento:
1º.    Faça um corte na parte superior garrafa aproximadamente a 10 cm da tampa, no inicio da parte larga da garrafa.
2º.    Coloque as pedras no fundo garrafa.
3º.    Depois as camadas do solo, na seguinte ordem: areia, argila (barro vermelho) e terra adubada (preta) em maior quantidade. 
4º.    Introduza cuidadosamente a planta, enterre as raízes e afofe o solo.
5º.    Em seguida, coloque os bichinhos (ex. minhoca, tatu bola, joaninha)
6º.    Por fim, regue bem o solo (no MÁXIMO um copo de 300ml)
7º.    Feche a garrafa com uma fita, deixando-a bem fechada e com tampa. (Não abra a tampa)
·         ATENÇÃO: Deixar o terrário fora da exposição direta do sol; Deixar o terrário na sombra, mas não no escuro; Não pode ser realizado nenhum buraco ou furo na garrafa.

2.      Registrando:
Observar semanalmente os resultados e registrar as respostas no caderno. Se possível realizar registro fotográfico desde a confecção do terrário até as observações semanais. 
Observe o exemplo:
Semana 1:
a)      O que irá acontecer com o terrário? Relate detalhadamente as mudanças que irão ocorrer.
b)      O que irá acontecer com as plantas?
c)      Irão morrer?
d)     As plantas irão se desenvolver no terrário fechado?
e)      O que aconteceu com a água?
f)       Onde está a água? Nas pedras, em cima da terra, no meio da terra?
g)      As paredes da garrafa estão com gotinhas de água?
h)      O ar (gás oxigênio e gás carbônico) irá acabar?
i)        Se tiver, os animais, continuarão vivos ou morrerão?

ATENÇÃO: Responda as mesmas perguntas a cada nova semana e cuide bem do seu terrário.




ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Vamos relembrar a técnica do pontilhismo?
Lembrando que o ponto é o elemento mais simples da linguagem visual. Tudo começa nele, ou seja, ao tocar o lápis no papel, antes de qualquer outro movimento obtemos o ponto.

O pontilhismo é uma técnica de pintura onde as figuras são representadas por pequenos pontos ou manchas coloridas que se misturam quando mantemos certa distância da obra observada.
Você pode conseguir efeitos de sombra quando aproxima os pontos e luz quando oferece espaço entre eles.
·         Elabore um desenho com tema livre utilizando a técnica do Pontilhismo.
·         Você poderá utilizar cores ou apenas o preto e branco.

Bom trabalho!
Saudades!