4ª SEMANA: DE 14 A 20/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
· Copie a imagem para o seu caderno e coloque a fração correspondente:
Bons estudos!
Abraços, professora Cristiane.
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Gênero carta
pessoal
ATIVIDADE: O que
você acha de também escrever uma carta? Ela pode ser enviada a um colega, um
professor ou outra pessoa da escola. Escreva o quanto está sentindo falta dessa
pessoa ou de algo que faziam juntos.
A carta será
entregue no retorno às aulas.
Ao redigir uma
carta, lembre-se de que ela deve conter:
O nome do lugar onde você está e a data em que
a carta está sendo escrita;
O nome da pessoa para quem você está
escrevendo, isto é, seu destinatário;
Uma saudação para seu destinatário;
O desenvolvimento da carta, ou seja, o assunto
sobre o qual deseja falar;
A despedida;
Sua assinatura
(afinal, você é o remetente, isto é, a pessoa que está enviando a carta.);
Faça um envelope
e lembre-se de colocar o remetente e o destinatário nele também.
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1) Copie e leia a carta de João - “John’s letter”. Ela fala sobre seu nome, onde vive, onde estuda, o que ama fazer, o nome dos pais, irmãos e cachorro.
John’s letter
May 14th, 2020
Hello friends,
My name is John. I live in Lisboa, Portugual.
I am a boy and I am twelve years old.
I go to Pedro Álvares Cabral School every morning.
My favorite part about school is reading.
I love to read especially books about dinosaurs.
My dad is called Altair and my mom, Stella.
My sister is called Anne and my brother, Phillip.
My dog is called Bob.
I love my family!
Please, tell me about yourself.
Sincerely,
John Mello.
2) Reescreva uma carta semelhante à de João; fale sobre você, sua família, seus gostos, etc. Lembre que já aprendeu a escrever o nome de sua escola – Martim Frederico Raschke School! Se preferir pode colar uma foto de sua família após fazer a sua carta (letter).
HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
· Assista ao vídeo do professor Rogério:
· Leia os excertos atentamente:
“A Europa medieval se formou por meio de um longo processo de combinação de elementos de origem romana, germânica e religiosa”.
Dos romanos, a Europa medieval herdou o colonato, dos germanos herdou o comitatus. E houve ainda um terceiro elemento, igualmente importante, o cristianismo, que possibilitou a ligação entre romanos e germanos e deu unidade ao mundo medieval.
“Na Europa medieval se desenvolveu um modo de organização da política, da sociedade e da economia conhecido como feudalismo”.
“Feudalismo é o nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV.”
“[...]baseado no poder descentralizado. A economia era fundamentada na agricultura e utilizava o trabalho dos servos.”
“Aquele que doava um feudo era chamado suserano ou senhor, e o que recebia era denominado vassalo. Dessa forma, por exemplo, se um duque doava um feudo a um conde, tornava-se suserano do conde e este, seu vassalo.” E assim sucessivamente. Com o particionamento da terra, os nobres se fortaleceram, os reis carolíngios foram perdendo poder e o feudalismo se consolidou.
· Copie e responda em seu caderno:
1) O feudalismo:
a) deve ser definido como um regime político centralizado;
b) foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
c) surgiu como consequência da crise do modo de produção asiático;
d) entrou em crise após o surgimento do comércio;
e) apresentava uma considerável mobilidade social.
2) "A Europa medieval se formou por meio de um longo processo de combinação de elementos de origem romana, germânica e religiosa." Quais são esses elementos?
GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1) Observe a charge do cartunista brasileiro Henfil, um dos mais importantes do país, que ganhou destaque por expressar bem a situação do Brasil em sua época. Após copie as questões abaixo em seu caderno, anote a data da realização da atividade e responda:
Observação: não é necessário copiar a imagem, apenas observá-la.
a) Descreva o que você observa na charge: (observe os elementos, as cores, o cenário...)
b) Qual você acredita ser o objetivo do autor da charge?
c) Qual o papel da população brasileira em relação ao país, segundo a visão do cartunista indicada na charge? Dê exemplos relacionados a ilustração:
d) O território é a base da organização da sociedade. Além disso, nele estão as riquezas naturais de um país. Quais elementos da charge apontam essas características do Brasil?
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
A religião (religiosidade) faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração.
Tarefa:
· Copie o ditado popular que afirma: "Gosto e religião não se discute".
· Converse com no mínimo três pessoas e anote as suas opiniões a respeito desse ditado popular no caderno de ensino religioso; não precisa escrever o nome da pessoa que respondeu, somente a opinião apresentada.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
· Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.
Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§ Alongamento: Faça 5 alongamentos para membros superiores (cintura para cima) e 5 para membros inferiores(cintura para baixo)
§ Aquecimento: Polichinelo, realize o exercício por 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequência por 3 vezes;
§ Exercícios:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 15 segundos, repetindo esta sequência por 5 vezes; No intervalo entre uma sequência e outra, descanse por 30 segundos.
1º. Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar);
2º. Corrida lateral;
3º. Prancha;
4º. Corrida estacionária com objetos: Você vai precisar do auxilio de alguém e devera colocar 4 objetos no chão (1 na atrás de você, 1 na frente, 1 a sua direita e 1 a sua esquerda), se posicionando no centros dos objetos e ficando em corrida estacionária. A pessoa que estará auxiliando você irá falar qual direção que você deverá seguir, após você deve voltar a corrida estacionária no centro dos objetos.
Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.
Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!
CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
· Observação da experiência com fungos decompositores.
Estamos na segunda semana do experimento com fungos decompositores.
Com base nisso, responda as seguintes questões no caderno:
1. Você conseguiu realizar a experiência? Sim ou não?
2. Caso não, explique o motivo.
3. Caso sim explique, detalhadamente, como você fez. Faça uma lista dos materiais utilizados e descreva o passo a passo da experiência (com a data que colocou o alimento no pote e qual o local da casa que ele está armazenado).
4. Preencha na sua Tabela as observações da 2ª semana, como por exemplo, se houve o surgimento de bolor, qual a sua coloração, aspecto e quantidade. Se possível, registre uma foto.
Atenção: não abra a tampa do pote!
ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Querido aluno!
Vamos aprimorar
nosso traço e habilidade para desenhar através desta atividade.
·
Copiar e
desenvolver a atividade proposta:
Tenha em mãos: Folha
de A4, régua, lápis de escrever e lápis de cor.
Observe o
exemplo abaixo:
- Na folha de
ofício ou desenho, faça a margem medindo 1 cm.
- Copie na folha
os campos acima: os retângulos devem medir 15 cm comprimento e 5 cm de altura e
os dois últimos dois retângulos, devem
ser divididos em cinco partes iguais medindo 3 cm cada uma.
- Usando apenas
o lápis você irá completar as faixas abaixo, repetindo os traços indicados.
Você precisa puxar o lápis no sentido da seta, sempre deixando o mesmo espaço
entre os traços.
- Para concluir
você vai colorir em preto e branco intercalando as linhas.