6° ano- Turma 163



7ª SEMANA: DE 04 A 10/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

· Copiar e resolver:
1)        Uma campanha contra a fome tinha como meta arrecadar 5 000 quilogramas de alimentos. Foram arrecadados 1 245 quilogramas de arroz, 874 quilogramas de feijão, 1 867 quilogramas de macarrão e 327 quilogramas de açúcar. De acordo com esses dados, responda:
a)        Quantos quilos de alimentos foram arrecadados?

b)        A meta foi atingida? Sobrou ou faltou alimento? Quanto?
Saudades... Profª Michele


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e observe este poema:
(não é preciso copiá-lo)

Posso dizer que cantei
Aquilo que observei
Tenho certeza que dei
Aprovada a relação
Tudo é tristeza e amargura
Indigência e desventura
Veja, leitor, quanto é dura
A seca no meu sertão.
      Autor: Patativa do Assaré

Nesse poema, Patativa do Assaré ordenou as letras iniciais dos versos para formar uma palavra. Nesse caso, o próprio nome do autor: Patativa. Esse recurso é chamado “acróstico”.

2º.      ATIVIDADE- Copie e responda:
Nessa atividade, você criará um acróstico com o seu próprio nome.
Para compor os versos, fale de suas características, do seu jeito de ser, das coisas que gostam.

Para te auxiliar nessa produção, complete estas frases:
Eu sou _________________________________
Eu gosto muito quando____________________________
Fico triste quando___________________________________
Meus amigos dizem que____________________________
Fico desanimado quando____________________________________
Minha maior qualidade é___________________________________
Às vezes eu _____________________________________________
Sonho com_____________________________________

Observe este feito pela Paula:
Pequena
Alegre
Um dia eu fui...
Livre, leve
Agora eu sou.

Agora faça o seu:


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Observe a imagem abaixo: ela tem uma frase, essa frase tem todas as letras do alfabeto:
(não é necessário copiar a imagem)

2º.      Atividade- Copie e responda:
1)      Copie essa frase em seu caderno:
FRASE: ________________________________________________________________________

2)       Escreva todas as letras do alfabeto uma embaixo da outra e anote quantas vezes cada letra aparece na frase.
        Siga o exemplo da letra A que já está pronta. Coloque a quantidade das outras letras também.
a-        One 
b-         
c-         
d-         
e-         
f-          
g-         
...

3)      Ao final da atividade e com auxílio do dicionário, traduza a frase.
TRADUÇÃO: ___________________________________________________________________


  HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia o texto abaixo atentamente:
(não é necessário copiá-lo)

Durante as aulas anteriores vocês viram várias formas de se contar a criação do mundo. Como foi dito, astecas, cristãos, africanos, gregos, enfim, cada cultura tem a sua forma de contar como o mundo foi criado. Normalmente, baseado nas forças da natureza. Isso é o mito da criação.
Certa vez a filha do cacique de uma tribo tupi-guarani teve um bebê. A menina era muito bonita, tinha a pele branca e se chamava Mani. Trazia muita alegria para a aldeia, pois era uma criança muito feliz e querida. Durante uma manhã, Mani foi encontrada sem vida pela sua mãe. Com muita tristeza, o povo enterrou a menina dentro da própria oca. A terra ficava umedecida com tantas lágrimas, e depois de alguns dias, nasceu uma planta diferente no mesmo local onde o corpo havia sido enterrado. A planta não era conhecida pela aldeia. Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca.
E essa estória é um mito? Não. Assim como, o Negrinho do Pastoreio, Robin Hood, entre outras, são lendas. Mitos e lendas são diferentes.
Mitos são histórias fantásticas, geralmente com figuras sobrenaturais como deuses ou monstros, que servem para explicar certos fatos por meio de metáforas e simbolismos. As lendas, por outro lado, são relatos de eventos históricos e pessoas da antiguidade. Por isso, possuem base em determinado momento histórico. Porém, essas histórias são distorcidas ou exageradas, recebendo um ar fantástico.
Os mitos utilizam personagens inventados, geralmente entidades sobrenaturais como divindades e semideuses, e outros elementos fantásticos. Eles costumam ocorrer fora das linhas de tempo convencionais.
Ao longo da história, os mitos têm sido usados para explicar fenômenos aparentemente inexplicáveis ou certos costumes de alguma população. Eles são considerados sagrados e verdadeiros, muitas vezes reafirmados por líderes e governantes religiosos.
Por isso, era comum que antigos mitos tenham sido aceitos como fatos, como no caso de deuses gregos e romanos. Mas com o tempo, a razão e a ciência resultaram na queda de muitas dessas histórias, que passaram a ser vistas como falsas, ou seja, histórias míticas.
São os mitos que moldam as mitologias que existem em cada cultura, como no caso da mitologia greco-romana, nórdica, chinesa, entre outras.
Exemplos de mitos
Os mitos são as histórias que compõem as mitologias e servem para explicar certos acontecimentos. Por exemplo, na mitologia grega, a história da Caixa de Pandora é usada para explicar como os males e doenças chegaram à Terra.
Outro mito grego muito conhecido é a história de Prometeu, que roubou o fogo de Zeus para dar aos humanos. Já um mito contemporâneo comum é de que os gatos pretos trazem má sorte, o que não tem nenhuma evidência real.

·           Copie e desenvolva a atividade abaixo no seu caderno:
1.        O Brasil é muito rico em mitos e lendas. Você conhece alguma? Ótimo!
Então escreva um mito e uma lenda. Não esqueça de dizer qual é o mito e qual é a lenda.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto a seguir, é a letra de uma canção de Arnaldo Antunes e Jorge Bem Jor. Ela se refere a algumas relações existentes nas paisagens naturais:

“As árvores são fáceis de achar
Ficam plantadas no chão
Mamam do sol pelas folhas
E pela terra
Também bebem água
Cantam no vento
E recebem a chuva de galhos abertos
Há as que dão frutas
E as que dão frutos
As de copa larga
E as que habitam esquilos
As que chovem depois da chuva
As cabeludas, as mais jovens mudas
As árvores ficam paradas
Uma a uma enfileiradas
Na alameda
Crescem pra cima como as pessoas
Mas nunca se deitam
O céu aceitam
Crescem como as pessoas
Mas não são soltas nos passos
São maiores, mas
Ocupam menos espaço (...)”

2º.      Se desejar, pode ouvir esta música na íntegra, clicando no link abaixo:

3º.      ATIVIDADE: Agora, coloque data em seu caderno, copie as questões abaixo referente a análise da música e responda:
a)    Identifique e descreva que tipos de árvores são descritas na canção:
b)    Em quais trechos da canção as relações existentes na paisagem ficam mais evidentes?

OBS: Podemos conversar sobre essas questões ou outras referente a análise da letra da música aqui no blog da escola, comenta lá!


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Faça uma reflexão sobre o que significa servir ao próximo lendo e copiando o parágrafo abaixo:

 Diferentemente dos tempos antigos, a arte de servir não cabe apenas àqueles que têm esse ofício; muito menos tem haver com educação, obrigatoriedade, gentileza, etc. Servir tem haver, antes de tudo, com o coração e não com os braços.

2)        Copie as frases e assinale quais delas são essenciais para tornar o mundo melhor.
(  ) Ser solidário com os excluídos.
(  ) Querer tudo só para si mesmo.
(  ) Dar atenção e carinho a todos que necessitam.
(  ) Ficar com preguiça de ajudar as pessoas.
(  ) Ajudar as pessoas que precisam.
(  ) Discriminar os pobres.
(  ) Partilhar o que você tem com os outros.
(  ) Querer que os outros façam tudo por você.


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Clique no link abaixo e assista ao vídeo sobre BADMINTON:

Confira também grandes jogadas deste esporte, no link abaixo:

2º.      Copie e desenvolva a atividade no caderno:
EXERCÍCIOS:
01- Como era chamado o esporte na Índia?
02- Quantos sets são realizados na partida? E de quantos pontos cada?
03- Quais materiais são utilizados para jogar badminton?
04- Quais os tipos de saques existem no badminton?
05- Descreva a batida de backhand, realizada no badminton.
06- Quais as modalidades do badminton?
07- Descreva como são selecionadas as penas das petecas profissionais.


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção e copie no seu caderno:
(não é necessário copiar a imagem)

Na aula da semana passada falamos um pouco sobre a importância da biodiversidade, que inclui todos os seres vivos existentes no Planeta Terra. Também vimos que cada um deles tem uma importância para o equilíbrio da vida e por isso precisamos proteger a biodiversidade.
Sabemos que a nossa espécie é a grande responsável pelas alterações negativas na natureza, como por exemplo, desmatamento, poluição, queimadas, uso de agrotóxicos. Todos esses exemplos de alguma forma afetam direta ou indiretamente os seres vivos.
A atividade de hoje é sobre uma música que conta uma história fictícia da relação de um bugio com o ser humano. O bugio é um macaco nativo da nossa região, ainda encontrado nas matas do Ferrabraz. Porém é considerada uma espécie ameaçada de extinção, principalmente devido à perda de seu habitat natural.


2º.      Leia a letra da música:

Bugio Bugio

Bugio, bugio. Mas que macaco preguiçoso.
Bugio, bugio. Eu vi um bando na casa do meu tio.                        
Ele mora lá no interior, onde o mato ainda não acabou.
Quando eu vou pra casa do meu tio, ouço o ronco, o ronco do bugio.

De repente o bugio surgiu no fundo do quintal,
Buscando folhas e frutos por todo o laranjal.

Será que meu tio não viu que o pobre do bugio.
Sem ter o que comer foi procurar algum ipê.
Mas no fundo do quintal só tinha o laranjal,
Meu tio não foi por mal, mas acertou o bugio com o pau.

Dona de casa logo gritou e a bagunça começou,
Mas quem vai socorrer o bugio pra não morrer.

O guarda quando chegou pro cativeiro quis levar.
Mas sua família está no mato e a floresta é seu lar.

Meu tio se arrependeu e agora ele aprendeu,
Aos bichos não matar e a floresta não cortar.

3º.      Assista ao vídeo da música “Bugio Bugio”, de Felipe Silva, cantada e tocada no violão pelo Professor Guilherme Reich.

4º.      Copie e desenvolva a atividade:
Atividade: Com base na música “Bugio Bugio”, elabore uma História em Quadrinhos sobre a história contada na música.
O trabalho deve ser feito em uma folha de ofício ou desenho com, no mínimo, seis quadrinhos. Crie um título, conversas e use figuras ou desenhos. Seja criativo!
Colocar os dados de identificação: nome da escola, nome do aluno(a), disciplina, turma e data.


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
7ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e copie o texto abaixo:
                                                                    Origami
O origami é uma arte oriental que consiste em fazer dobraduras de papel, formando assim pequenas esculturas.
A origem da palavra advém das junções dos termos em japonês ori, "dobrar", e kami, "papel". Tradicionalmente, as figuras representadas são elementos da natureza, como animais e plantas, sendo que cada um tem um significado específico.
2º.      Atividade: Origami de um gato- Para o nosso trabalho precisaremos do seguinte material: 2 folhas A4, tesoura e cola.
1) Vamos preparar a folha para iniciar nosso origami, precisaremos de um quadrado, repita o processo com as duas folhas A4. Corte o que sobrou do papel, deixando apenas o quadrado.

2) Nosso próximo passo será a cabeça do gato, observe com o passo a passo:
3) Feita a cabeça do gato, faremos o corpo para completarmos o origami. Observe o passo a passo:
4) Agora você vai unir as duas partes com a cola. Perfeito!!!
Guarde com cuidado seu origami de gato, pois usaremos ele na atividade da próxima semana.