12ª
SEMANA: DE 09 A 15/07/20
TURMA – 121 PROFESSORA: ROSA CLAIR ROLIM
OLÁ QUERIDOS ALUNOS!! A PROFESSORA ROSA
ESTÁ COM MUITAS SAUDADES DE VOCÊS, E NÃO VÊ A HORA DE ESTARMOS JUNTOS NOVAMENTE.
COMO NÃO É POSSÍVEL NESSE MOMENTO, VAMOS SEGUIR A DISTÂNCIA AS NOSSAS AULAS.
ENTÃO PARA VOCÊS DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES PRECISAM LER PARA NÃO TEREM
DIFICULDADE. PARA ISSO COMECEM FAZENDO A PRIMEIRA ATIVIDADE E ASSIM POR DIANTE.
BONS ESTUDOS!
NO CADERNO:
FAZER A DATA
(CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS CONFORME ESTÁ O DIA, DATA E O
TEMPO).
ARARICÁ,------- DE JULHO DE 2020.
HOJE É:---------------------------------------
MEU NOME É:------------------------------
O DIA ESTÁ:---------------------------------
EMEF MARTIM RASCHKE
1-ATIVIDADE: QUE TAL CONVIDAR SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIREM AO VÍDEO QUE
EXPLICA COMO FAZER UM FILTRO DE ÁGUA CASEIRO NO LINK ABAIXO:
2-ATIVIDADE: COM A EXPLICAÇÃO QUE ASSISTIU
NO VÍDEO COMO FAZER UM FILTRO. AGORA QUE TAL VOCÊ COM SUA FAMÍLIA CONSTRUIR O
SEU FILTRO DE ÁGUA. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO.
MATERIAIS: SE NÃO TIVER ALGUNS DESSES
PRODUTOS PODE SUBSTITUIR COM OS QUE ESTÃO ENTRE PARENTESES.
ÁGUA COM TERRA;
AREIA GROSSA OU PEDREGULHOS; (PEDRA BRITA GROSSA OU
FINA)
AREIA FINA;
CARVÃO; ( DE CHURRASCO, OU FOGÃO)
ALGODÃO; ( TECIDO, FILTRO DE
CAFÉ)
GARRAFA PET; ( TECIDO, FILTRO DE
CAFÉ)
ÁGUA LIMPA.
PREPARO:
MISTURE A TERRA COM MEIO LITRO DE
ÁGUA E AGITE BEM;
MONTE O FILTRO INDICADO NO
ESQUEMA;
DESPEJE ALI, VAGAROSAMENTE, A
ÁGUA SUJA;
OBSERVE A FILTRAGEM PRODUZINDO UM LÍQUIDO LÍMPIDO E
SEM CHEIRO, POIS O CARVÃO ABSORVE AS PARTÍCULAS GASOSAS ODORÍFERAS. ESSA ÁGUA
NÃO PODE SER CONSUMIDA, PORQUE AINDA CONTÉM MICRORGANISMOS. ENTÃO DEVEMOS FAZER
O QUE MAIS PARA CONSEGUIR USAR ESSA ÁGUA EM CASA NUMA NECESSIDADE EXTREMA.
DE SUA OPINIÃO, ESCREVENDO EM SEU CADERNO O QUE SE
PODE FAZER PARA USAR ESSA ÁGUA EM CASA.
......................................................................................................................................
DEPOIS QUE VOCÊ
ASSISTIU O VÍDEO E FEZ O SEU FILTRO QUE TAL ESCREVER NO SEU CADERNO O QUE
APRENDEU SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA.
.............................................................................................................................................
3-ATIVIDADE: AGORA LEIA E
COPIE O TEXTO SOBRE A ÁGUA EM SEU CADERNO PARA PODER CONTINUAR FAZENDO AS
ATIVIDADES.
A ÁGUA
A ÁGUA É O ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A
EXISTÊNCIA DA VIDA NA TERRA. TODOS OS SERES VIVOS DEPENDEM DELA PARA SOBREVIVER
E PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DA ESPÉCIE. A ÁGUA SUSTENTA A VIDA. ELA NÃO TEM
CHEIRO, GOSTO E NEM COR.
PARA QUE A ÁGUA SE TORNE POTÁVEL, OU
SEJA, PRÓPRIA PARA O CONSUMO, PRECISA SER TRATADA. ATUALMENTE, MILHÕES DE
PESSOAS EM TODO O MUNDO NÃO DISPÕEM DA ÁGUA DE QUALIDADE, E UM DOS MOTIVOS ESTÁ
NA CONTÍNUA POLUIÇÃO DOS RIOS, DECORRENTES DA FALTA DE CUIDADO DO HOMEM.
DIZEMOS QUE A ÁGUA ESTÁ CONTAMINADA, OU
IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO, QUANDO APRESENTA SUJEIRA E MICRORGANISMOS QUE CAUSAM
DOENÇAS AO HOMEM E AOS ANIMAIS.
POR ISSO DEVEMOS TOMAR ÁGUA FILTRADA,
FERVIDA OU USAR CLORO NA ÁGUA PARA NÃO FICARMOS DOENTES.
VOCÊ SABIA QUE:
MICRORGANISMOS: SÃO SERES VIVOS, SÓ INVISÍVEIS AO
MICROSCÓPIO QUE PODEM CAUSAR DOENÇAS E PREJUDICAR A SAÚDE.
MICROSCÓPIO: É O
INSTRUMENTO QUE SERVE PARA
AMPLIAR, COM A FINALIDADE DE OBSERVAÇÃO, A IMAGEM DE OBJETOS MINÚSCULOS.
4-ATIVIDADE: APÓS
LER O TEXTO SOBRE A ÁGUA VAMOS PENSAR EM ALGUMAS QUESTÕES, PARA SABER DE SUAS
OPINIÕES. COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA:
a) A ÁGUA É
FUNDAMENTAL PARA A EXISTÊNCIA DA VIDA NA TERRA. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ESSA
QUESTÃO?
...................................................................................................................................................................
b) ATUALMENTE,
MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO NÃO DISPÕEM DA ÁGUA DE QUALIDADE. QUAL O
MOTIVO DA FALTA DA ÁGUA DE QUALIDADE?
...................................................................................................................................................................
c) QUANDO FALAMOS
QUE A ÁGUA ESTÁ CONTAMINADA É PORQUE ELA APRESENTA O QUE?
...................................................................................................................................................................
d) EXPLIQUE PORQUE
DEVEMOS TOMAR ÁGUA FILTRADA, FERVIDA OU USAR CLORO NA ÁGUA.
...................................................................................................................................................................
e) ESCREVA COMO É O
TIPO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA SUA CASA.
...................................................................................................................................................................
5-ATIVIDADE: OBSERVANDO
OS ITENS QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR PARA CONFECCIONAR O FILTRO, OBSERVE A TABELA E
RESOLVA NO SEU CADERNO O QUE ESTA SENDO PEDIDO.
NA TABELA ABAIXO TEMOS ALGUNS ITENS QUE USARÍAMOS
PARA CONSTRUIR UM FILTRO, E SE VOCÊ NÃO TIVESSE OS ITENS E QUISESSE COMPRAR.
OBSERVE A TABELA E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES NO
CADERNO. MONTADO AS CONTINHAS.
1) QUAL É O
PRODUTO MAIS CARO?
......................................................................................
2) QUAL O MAIS
BARATO?
........................................................................................
3) QUAIS OS PRODUTOS CUSTAM O MESMO VALOR?
...................................................................................................................................................................
4) SE VOCÊ FOSSE
COMPRAR TODOS OS PRODUTOS QUANTO GASTARIA?
...................................................................................................................................................................
5)SE VOCÊ TIVESSE
SOMENTE R$ 10,00 QUAIS OS PRODUTOS QUE VOCÊ COMPRARIA?
...................................................................................................................................................................
6) QUANTO GASTARIA
SE COMPRASSE SÓ O PEDREGULHO E O CARVÃO?
...................................................................................................................................................................
7) MAMÃE ME DEU R$
36,00 PARA COMPRAR PRODUTOS DA TABELA PARA FAZER A EXPERIÊNCIA.QUAL OS PRODUTOS
QUE POSSO COMPRAR? SOBROU TROCO?
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE FAZER O FILTRO E TER
APRENDIDO A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR ÁGUA POTÁVEL PARA A NOSSA SAÚDE,
ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA. FIQUEM EM CASA E SE
CUIDEM.
PROFESSORA-FRANCIELE
6-ATIVIDADE: ÁGUA –
ALFABETO EM MOVIMENTO
LINKS
OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES:
http://abran.org.br/2019/02/06/pesquisa-ressalta-a-importancia-da-hidratacao-nas-atividades-fisicas/
ATIVIDADE DE HOJE É BEM SIMPLES, DE
ACORDO COM AS LETRAS DO SEU NOME, FAÇA OS COMANDOS ABAIXO, EXEMPLO: MEU NOME É FRANCIELE,
ENTÃO LETRA POR LETRA VOU OLHAR E VER QUAL ATIVIDADE DEVO FAZER:
CONVIDE ALGUÉM E
FAÇAM JUNTOS!
PROFESSORA-JOSIANE
7-ATIVIDADE:
VAMOS CONHECER UMA OBRA DE ARTE:
ESSA
É A OBRA “ PEIXE CAPACHO DO ARTISTA ROMERO BRITTO”
COMO PODEMOS OBSERVAR A OBRA TRATA-SE DE
DOIS PEIXINHOS APAIXONADOS E FELIZES NÃO É MESMO?
COMO SERÁ QUE ESTÁ A ÁGUA EM QUE ELES
HABITAM?
SE ESSA ÁGUA TIVESSE POLUÍDA, COMO VOCÊ
ACHA QUE ELES ESTARIAM?
REPRODUZA A OBRA ATRAVÉS DE UM DESENHO,
PORÉM IMAGINE QUE ESTE RIO ESTÁ MAL CUIDADO E POLUÍDO.
UTILIZE FOLHA OFÍCIO, LÁPIS DE ESCREVER,
LÁPIS DE COR E CANETINHAS PARA CONTORNAR.
BOM TRABALHO!!!