TURMA-151
PROFESSORA-CILVANI
PORTUGUÊS
1-ATIVIDADE: COPIAR NO CADERNO
A CARTA
HOJE FIQUEI ANIMADO,
O CARTEIRO ME ENTREGOU
UMA CARTA DE UM GRANDE AMIGO
QUE MUITO ME ALEGROU!
NA CARTA ELE ESCREVIA
QUE TINHA MUITA SAUDADE
E QUE QUALQUER DIA
VOLTAVA PARA NOSSA CIDADE.
SATISFEITO ENTÃO FIQUEI
E LOGO LHE RESPONDI
CONTANDO AS NOVIDADES E DIZENDO
QUE DA NOSSA AMIZADE NÃO ME ESQUECI.
COMECEI A PENSAR
NOS PROGRAMAS QUE IRÍAMOS FAZER:
VISITAR ALGUNS AMIGOS
E NOS DIVERTIRMOS A VALER.
(SOMENTE
PARA LEITURA) NESTE MÊS COMEMORAMOS O DIA DO AMIGO E NESTA SEMANA VAMOS
TRABALHAR SOBRE A AMIZADE. O TEXTO NOS MOSTRA COMO ERA ANTIGAMENTE SEM ESTA ERA
DIGITAL DE HOJE EM DIA. COMUNICÁVAMOS POR MEIO DE CARTA, ERA MUITO DEMORADO,
MAS DIGO A VOCÊS, TINHA MAIS EMOÇÃO EM LER O QUE NOS ESCREVIAM.
2-ATIVIDADE:
ESCREVER UMA CARTINHA A UM AMIGO QUE GOSTARIA DE ESTAR JUNTOS, CONTAR A ELE (A)
COMO ESTÁ SENDO ESTE AFASTAMENTO SOCIAL EM SUA CASA, COMO VOCÊ ESTÁ SE
SENTINDO. CONTE UM POUCO TAMBÉM DE SUA FAMÍLIA, O QUE ESTÃO FAZENDO PARA PASSAR
O TEMPO.
GEOGRAFIA
3-ATIVIDADE:
CONFECCIONE UM ENVELOPE, PREENCHER CORRETAMENTE, FRENTE E VERSO, COLOQUE SUA
CARTINHA DENTRO E GUARDE NO MEIO DE SEU CADERNO PARA QUE EM NOSSO RETORNO,
VOCÊS POSSAM ENTREGAR AO SEU AMIGO.
OBS: NO ENDEREÇO DO DESTINATÁRIO, O QUAL VOCÊS
QUEREM ENVIAR A CARTA, COLOQUEM O ENDEREÇO DA ESCOLA, ELE ESTÁ NO
CABEÇALHO DA PRIMEIRA FOLHA.
ENSINO RELIGIOSO
4-ATIVIDADE:
DESCUBRA AS PALAVRAS QUE SE ENCAIXAM NO CAÇA PALAVRAS PARA COMPLETAR AS FRASES
EM SEU CADERNO, DEPOIS REFLITA SOBRE ELAS. NÃO PRECISA COPIAR O CAÇA PALAVRAS.
HISTÓRIA
5-ATIVIDADE:
AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE UM POUCO COMO ERA A COMUNICAÇÃO ANTIGAMENTE. ANALISE COM
SEUS FAMILIARES, A EVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO: MELHOROU OU COMPLICOU?
NOME DA
PROFESSORA- KELI CARINA FILLMANN
MATEMÁTICA
6-ATIVIDADE: NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA VOCÊ
LEU UM POEMA, QUE FALAVA SOBRE UMA CARTA ENVIADA A UM AMIGO, VAMOS IMAGINAR QUE
ESTE AMIGO QUE VAI RECEBER A CARTA SEJA VOCÊ, QUE MORA AQUI EM ARARICÁ.
-NOSSA QUE LEGAL A QUANTO TEMPO A GENTE NÃO
TRABALHA COM CARTAS!
VAMOS CONTINUAR IMAGINANDO QUE O AMIGO QUE
ENVIOU ESTA CARTA MORASSE EM SAPUCAIA, ONDE FICA O ZOOLÓGICO. SENDO ASSIM VAMOS
CALCULAR QUANTOS QUILÔMETROS (KM) ESTA CARTA PERCORREU ATÉ CHEGAR A SUA CASA.
ACOMPANHE NA RETA E FAÇA O CÁLCULO, E NÃO
ESQUEÇA DE ARMAR TODAS AS CONTAS EM SEU CADERNO.
a) QUANTOS KM A CARTA QUE VOCÊ RECEBEU TEVE
DE PERCORRER ATÉ CHEGAR EM VOCÊ?
b) SE VOCÊ MORASSE EM NOVO HAMBURGO, QUANTOS
QUILÔMETROS A CARTA DEVERIA PERCORRER PARA CHEGAR ATÉ ARARICÁ.
c) MULTIPLIQUE O TOTAL DE QUILÔMETROS PELA
QUANTIDADE DE CIDADES QUE A CARTA PASSOU, CONTANTO A CIDADE DE PARTIDA E
CHEGADA.
d) CONTE O TOTAL DE CIDADES E USE O NUMERAL
QUE REPRESENTA A METADE DO NÚMERO DE CIDADES, PARA DIVIDIR PELO RESULTADO DA
MULTIPLICAÇÃO REALIZADA NA LETRA C.
CIÊNCIAS
7- ATIVIDADE: PENSANDO EM UM FUTURO RETORNO,
ONDE PODEREMOS REENCONTRAR NOSSOS AMIGOS, E SABENDO QUE DEVEREMOS RESPEITAR
TODOS OS PROTOCOLOS DE SAÚDE, CONVERSE COM SUA FAMÍLIA E DESCREVA COMO VOCÊ E
SEU AMIGO DEVERÃO SE PROTEGER NESTE MOMENTO DE PANDEMIA PARA PROMOVER UM
ENCONTRO SEGURO.
OBS: COMO SERÃO OS CUMPRIMENTOS, QUAL OS
ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS PARA QUE VOCÊ E SEU AMIGO ESTEJAM PROTEGIDOS.
Bom trabalho!
Profª Keli Fillmann
NOME DA PROFESSORA- SHEILA
DISCIPLINA - ARTES
8-ATIVIDADE: 1º. LEIA E EM
SEGUIDA REALIZE A ATIVIDADE:
CORES PRIMÁRIAS
TAMBÉM CHAMADAS CORES PURAS, POIS NÃO PRECISAM DA
MISTURA DE OUTRAS CORES PARA SE FORMAREM. SÃO ELAS: AMARELO, VERMELHO E AZUL.
2º. ATIVIDADE:
VAMOS CONFECCIONAR UM JOGO COM
MATERIAIS RECICLÁVEIS. VOCÊ VAI PRECISAR DE:
- 9 TAMPINHAS OU COPINHOS DE
IOGURTE PARA CADA JOGO;
- 1 FOLHA QUADRADA DE SULFITE
PARA A BASE DE CADA JOGO;
- TINTAS NAS CORES PRIMÁRIAS (AZUL, VERMELHO E AMARELO) PARA PINTAR OS
COPINHOS OU TAMPINHAS;
* OBS.: SE NÃO TIVER TINTA, PODE PINTAR FOLHAS DE SULFITE COM LÁPIS DE
COR OU USAR FOLHAS COLORIDAS (CORES PRIMÁRIAS: AZUL, VERMELHO E AMARELO) PARA
ENCAPAR OS COPINHOS.
- 3 CÍRCULOS DE PAPEL
(1 DE CADA COR PRIMÁRIA) PARA MARCAR ONDE AS CORES DEVEM SER ENFILEIRADAS.
PASSO 1: PINTE OU ENCAPE OS COPINHOS
COM AS CORES PRIMÁRIAS (3 DE CADA COR);
PASSO 2: VOCÊ VAI PRECISAR DE UM
QUADRADO PARA O TABULEIRO. PARA ISSO PEGUE UMA FOLHA DE OFÍCIO A4 E CORTE DE
FORMA A OBTER UM QUADRADO:
PASSO 3: COM O QUADRADO PRONTO VOCÊ VAI
DIVIDI-LO EM 9 PARTES IGUAIS.
- PARA ISSO USE A RÉGUA PARA MEDIR AS
LATERAIS. POSICIONE DO 0 AO 21, SEGURE FIRME E MARQUE UM PONTO NO 7 E OUTRO NO
14:
- FAÇA ISSO EM TODOS OS LADOS:
- LIGUE OS PONTOS PARA FORMAR OS QUADRADOS E PRONTO.
VOCÊ TEM O TABULEIRO PARA O JOGO QUE SERÁ EXPLICADO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO
FÍSICA. DIVIRTA-SE!
PROFESSORA- FRANCIELE
9-ATIVIDADE:
AMIGO
LISTAR ATIVIDADES PARA
SEREM DESENVOLVIDAS:
DESCREVER UMA
ATIVIDADE PARA A TURMA:
DEPOIS
DE CONSTRUIR UM LINDO CUBO MÁGICO, VAMOS APRENDER A JOGAR? O CUBO MÁGICO PODE
SER JOGADO EM DUPLAS, ANOTANDO QUEM COMPLETA EM MENOS TEMPO OU SOZINHO SE
DESAFIANDO PARA COMPLETAR.
4
– DEPOIS DE COMPLETAR SEU CUBO MÁGICO, VAMOS DEIXAR ELE BEM GUARDADO PARA
QUANDO VOLTARMOS JOGARMOS COM AQUELES AMIGOS DA ESCOLA.