9° ano- Turma 191



4ª SEMANA: DE 14 A 20/05/20

MATEMÁTICA

·           Copie no caderno:

VIAGEM À FRONTEIRA!!
Eles são oito passageiros no balcão da companhia.
A viagem será longa.
A secretária é a última à direita.
Eduardo está, imediatamente, à esquerda de Júlio César.
Cláudia come batatas fritas.
O jogador de futebol está ao lado de Eduardo.
Júlio César bebe café.
O passageiro, à esquerda de Júlio César, bebe leite.
O músico está ao lado de Susana.
O (A) passageiro (a) que está, imediatamente, à direita de Cláudia, bebe suco.
Susana está, imediatamente, à direita de Cláudia.
O médico está ao lado de Júlio César.
O músico come pizza.
Quem bebe refrigerante está, imediatamente, à direita de quem bebe café.
Quem come carne está à esquerda de quem bebe leite.
O jogador é o quarto da esquerda para a direita.

Quem come frango?

Coloque as respostas na tabela.





















LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Figuras de linguagem / gênero carta pessoal
ATIVIDADE: O que você acha de escrever uma carta? Ela pode ser enviada a um colega, um professor ou outra pessoa da escola. Escreva o quanto está sentindo falta dessa pessoa ou de algo que faziam juntos, e utilize pelo menos uma figura de linguagem na criação da sua carta.
 A carta será entregue no retorno às aulas.

Ao redigir uma carta, lembre-se de que ela deve conter:
 O nome do lugar onde você está e a data em que a carta está sendo escrita;
 O nome da pessoa para quem você está escrevendo, isto é, seu destinatário;
 Uma saudação para seu destinatário;
 O desenvolvimento da carta, ou seja, o assunto sobre o qual deseja falar;
 A despedida;
Sua assinatura (afinal, você é o remetente, isto é, a pessoa que está enviando a carta);
Faça um envelope e lembre-se de colocar o remetente e o destinatário nele também.



INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)      Leia a história em quadrinhos, não precisa copiá-la, pratique a sua pronúncia e observe o uso do tempo verbal- Present Continuous Tense (ing).

a)         Você percebeu as ações que os homens estão praticando no momento da conversa? Quais são?
b)        Existe uma parte de humor engraçada na história. Explique.
c)         Produza uma história em quadrinhos em língua inglesa, utilizando o tempo verbal Present Continuous Tense, colocando também uma parte engraçada no texto, como no exemplo. Faça em uma folha de ofício e cole no caderno, pense em personagens que possam servir de inspiração como: amigos (as), família, animais de estimação, gostos, preferências, etc.  
Good luck!



HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Assista ao vídeo do professor Rogério:

·           Leia o texto atentamente:
O Encilhamento
O primeiro ano da República foi marcado por uma febre de negócios e de especulação financeira conhecida como Encilhamento. Não se sabe com certeza por que essa expressão foi consagrada. A explicação mais plausível é a de que se tomou um dos sentidos da palavra “encilhamento” – local onde são dados os últimos retoques nos cavalos de corrida antes de disputarem os páreos. Por analogia, teria sido aplicada à disputa entre as ações das empresas na Bolsa do Rio de Janeiro, trazendo em si a ideia de jogatina.
Desde os últimos dias do Império, constatava-se que o meio circulante – quantidade de moeda em circulação no país – era incompatível com as novas realidades do trabalho assalariado e do ingresso em massa de imigrantes.
Ao assumir o Ministério da Fazenda do governo provisório, Rui Barbosa baixou vários decretos com o objetivo de aumentar a oferta de moeda e facilitar a criação de sociedades anônimas. A medida mais importante foi a que deu a alguns bancos a faculdade de emitir moeda. O papel fundamental coube ao banco emissor do Rio de Janeiro, o Banco dos Estados Unidos do Brasil, dirigido por um dos grandes empresários da época, Francisco de Paul Mayrink.
As iniciativas de Rui Barbosa concorreram para expandir o crédito e gerar a ideia que a República seria o reino dos negócios. Formaram-se muitas empresas, algumas reais e outras fantásticas. A especulação cresceu nas bolsas de valores e o custo de vida subiu fortemente.
No início de 1891 veio a crise, com a derrubada do preço das ações, a falência de estabelecimentos bancários e empresas. O valor da moeda brasileira, cotado em relação à libra inglesa, começou a despencar. É possível que para isso tenha concorrido um refluxo na aplicação de capitais britânicos na América Latina após uma grave crise financeira na Argentina (1890).
Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. ed. 14 – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. p. 217


·           Copie e responda em seu caderno:
Marque a alternativa correta:

1. (EsFCEx) A crise do “Encilhamento” foi:
a) um modelo econômico adotado por Rui Barbosa que se baseava em um conjunto de práticas antiinflacionárias com o objetivo de resgatar setores produtivos tradicionais como a cana e o tabaco.
b) resultado da crise por que passou a cafeicultura brasileira em fins do século XIX e que ocasionou sérias dificuldades dos primeiros regimes republicanos.
c) consequência da política econômico–financeira de Rui Barbosa que através de emissões e facilidades de crédito buscava promover o desenvolvimento do país.
d) o modelo econômico adotado por Rui Barbosa quando de sua passagem pelo Ministério da Fazenda, e que se consistiu em promover o desenvolvimento das indústrias através, exclusivamente, de empréstimos no exterior.
e) a política econômica adotada pelo Governo Provisório de Deodoro através da qual se procurava melhorar a posição competitiva de nossos produtos agrícolas no mercado internacional atribuindo–se um valor fixo em dólar para cada saca de café.

2. (Fgv) Caracterizou-se por "encilhamento" a política econômica que:
a) levou o país a uma crise inflacionária pela emissão de moeda, sem lastro-ouro e com escassos empréstimos estrangeiros, gerando inúmeras falências.
b) pôde acomodar os primeiros anos da República à estabilização e ao investimento em políticas públicas, principalmente educacionais.
c) levou o país a pedir empréstimos para a reorganização do parque industrial e para a exploração da borracha na região amazônica.
d) pôde acomodar, por aproximadamente 50 anos, uma economia ainda dependente, permitindo a aplicação de recursos em serviços públicos.
e) levou o país a receber apoio de todas as nações industrializadas para desenvolvimento de parcerias, apesar da crescente inflação decorrente dos inúmeros empréstimos pedidos.

3. (Faap) A política financeira, conhecida como encilhamento, foi proposta pelo Ministro:
a) Campos Sales
b) Quintino Bocaiúva
c) Benjamim Constant
d) Rui Barbosa
e) Aristides Lobo


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Coloque data em seu caderno, copie e realize as atividades abaixo:

“A Europa tem um relevo diversificado, combinando elevadas e baixas altitudes. Lá muitos rios são usados como hidrovias, tornando-se um importante elo entre os países do continente. O clima, de temperaturas mais baixas se comparadas dos trópicos, exige maior consumo de energia. Por isso, garantir o suprimento de energia limpa e segura tem sido um dos grandes desafios do continente.”

a)        Como é o clima na Europa?
b)        Qual tem sido um dos grandes desafios no continente, de acordo com o texto do enunciado?
c)        Você conhece o sistema de geração de energia solar? Já viu ou sabe de algum lugar que faça uso desse tipo de geração de energia?
d)       Sobre os tipos de geração de energia, faça uma pesquisa e responda:
·         Quais são as vantagens do uso da luz solar para a geração de energia?
·         Quais são as condições naturais que favorecem o aproveitamento da energia solar?
·         Qual parte da Europa pode ser a mais favorável ao aproveitamento da energia solar? Por quê?
·         Você acredita que essa opção seria viável na região em que vivemos?


ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e refletir sobre o parágrafo extraído do texto de Augusto Cury – Nunca desista de seus sonhos!

“Sonhar é preciso, sem sonhos as pedras do caminho se tornam montanhas, os pequenos problemas ficam insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções se transformam em golpes fatais e os desafios se transformam em fonte de medo. ‘Voltaire disse que os sonhos e a esperança nos foram dados como compensação às dificuldades da vida’. Mas precisamos compreender que sonhos não são desejos superficiais. Sonhos são bússolas do coração, são projetos de vida. Desejos não suportam o calor das dificuldades. Sonhos resistem às mais altas temperaturas dos problemas. Renovam a esperança quando o mundo desaba sobre nós.”

Tarefa: Agora que você já compreendeu a importância dos sonhos, faça uma relação das coisas de que você já desistiu de sonhar, daquelas que gostaria que se tornassem realidade, pense em algo que possa fazer para que seus sonhos se tornem realidade e acredite que irão acontecer! Registre estas reflexões em seu caderno.



EDUCAÇÃO FÍSICA


COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.


Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§  Alongamento: Faça 5 alongamentos para membros superiores (cintura para cima) e 5 para membros inferiores(cintura para baixo)
§  Aquecimento: Polichinelo- realize o exercício por 60 segundos e descanso de 15 segundos, repetindo esta sequência por 5 vezes;
§  Exercícios:
Será realizado cada exercício com o tempo de 60 segundos e descanso de 20 segundos, repetindo esta sequência por 3 vezes; No intervalo entre uma sequência e outra, descanse por 60 segundos.
1º.    Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar);
2º.    Corrida lateral;
3º.    Prancha;
4º.    Flexões de braço em movimento: Coloque 2 objetos no chão (1 a sua direita e 1 a sua esquerda), se posicionando no centro dos objetos em posição de flexão, você deve se deslocar fazendo flexões até cada objeto por 60 segundos.
5º.    Corrida estacionária com objetos: Você vai precisar do auxilio de alguém e devera colocar 4 objetos no chão (1 na atrás de você, 1 na frente, 1 a sua direita e 1 a sua esquerda), se posicionando no centro dos objetos e ficando em corrida estacionária. A pessoa que estará auxiliando você irá falar qual direção que você deverá seguir, após você deve voltar a corrida estacionária no centro dos objetos.

Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!


CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Com base no esquema realizado na atividade da aula anterior, responda as seguintes questões no caderno:

1.        Explique com as suas palavras o que ocorre em cada mudança de estado físico da matéria:
A. Fusão-
B.  Solidificação-
C.  Vaporização-
D. Condensação-
E.  Sublimação-
2.        Cite um exemplo para cada mudança de estado físico da matéria.
Por ex.: Fusão: chuva de granizo ao entrar em contato com o solo.
  

ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
4ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e desenvolver a atividade proposta:
Olá querido aluno, na atividade desta semana iremos recordar um artista ícone do Movimento Cubista através de uma releitura de uma famosa obra de sua autoria.
 Lembrando que a releitura é a elaboração de uma obra tendo outra como base. É o ato de interpretar determinada obra acrescentando algo novo e original.
   
                                                                                     PABLO PICASSO
Pablo Ruiz Picasso, foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França.
 
Em 1906, Pablo Picasso começou a trabalhar na tela “Le Demoiselles d’Avignon” (1907), onde as formas geométricas eliminam a profundidade espacial. Uma obra com influencia da arte tribal africana. Foi o ponto de partida das pesquisas que resultariam no “Cubismo”, que procurou novas respostas para a questão de retratar o mundo real tridimensional em uma tela plana.
 
PRÁTICA: Em uma folha A4, faça a margem de 1cm. Após faça uma releitura da obra Dora Maar com gato, utilize lápis de cor para colorir.