16ª
SEMANA: DE 06 A 12/08/20
DICAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
Antes de iniciar as atividades da semana, assista ao vídeo feito carinhosamente pela coordenadora Viviane:
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE MATEMÁTICA:
16ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto:
(não
é necessário copiar)
2º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Matemática, copie e responda:
1) Após ler
o texto sobre o lixo produzido no Brasil e saber que por dia o Brasil produz
7.500 toneladas de plástico, calcule quanto produziria se fosse apenas ¼ do
valor. Tire a prova real.
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE LÍNGUA PORTUGUESA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Assista ao vídeo produzido
carinhosamente pela professora Luana:
2º. Copie e desenvolva a atividade em
sua folha de Língua Portuguesa:
Quando um animal é considerado em extinção?
Como
diz o próprio nome, um animal é considerado extinto quando deixa de existir,
seja no seu ambiente natural ou em cativeiro. Isso pode acontecer por causas
naturais do ecossistema ou pela ação do homem. A extinção de animais está
ligada ao desaparecimento de determinados grupos de animais. Algumas categorias
são usadas por instituições para definir em que estágio está uma espécie animal
com relação a sua existência no meio ambiente.
São
considerados criticamente em perigo animais que enfrentam risco muito grande de
extinção na natureza. Isso acontece quando a redução do tamanho da população de
um animal é de 90% nos últimos 10 anos. Nesses casos, estima-se que a população
de tal espécie seja de aproximadamente 50 adultos no planeta.
Estão
em perigo quando a redução de tamanho populacional de um animal é de 70% nos
últimos 10 anos. A população estimada no planeta, nesse caso, é de
aproximadamente 250 adultos.
É
grande o número de animais em extinção em nosso planeta. Isso tem ocorrido,
principalmente, por causa da ação do homem no meio ambiente. Por isso alguns
governos determinaram espaços com grande variedade e reprodução da fauna como
área de preservação ambiental.
No
Brasil, o Ministério do Meio Ambiente já chegou a divulgar em parceria com o
IBAMA uma lista com 400 animais em risco de extinção.
Juliana Miranda
QUESTÕES:
01)
Justifique o título do texto:
02)
Qual é o assunto nele tratado?
03)
Sublinhe no texto o trecho que explica quando um animal é considerado extinto,
e depois escreva essa mesma informação, só que com suas palavras:
04)
Qual é o critério levado em consideração para classificar os animais nas
categorias existentes? Explique sua resposta:
05)
Segundo o texto, atualmente, quais são as principais causas da extinção de
animais?
06)
Como solucionar esse problema da extinção? Comente:
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA
AVULSA DE INGLÊS:
16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia e reflita:
(não é
necessário copiar)
A nossa Terra está sendo
destruída, a questão do aquecimento global traz um alerta muito forte, gerado
pelo impacto do consumo e estilo de vida que as pessoas estão levando, temos
que ajudar o meio ambiente a recuperar-se. Mas como fazer isso?
2º.
Atividade- Copie e desenvolva em
sua folha de Inglês:
1)
Faça
a leitura do poema abaixo quantas vezes forem necessárias, exercitando a rima e
compreensão:
Reduce,
reuse, recycle
Recycle,
recycle
Reduce,
reuse, recycle
It’s easy
to do
For your
world is my world
And my
world is your world
Reduce,
reuse, recycle
It’s easy
to do
teachers.net Gazette
Reduzir,
reutilizar, reciclar
Reciclar, reciclar
Isso é fácil fazer
Pois o seu mundo é
meu mundo
E o meu mundo é seu
mundo
Reduzir,
reutilizar, reciclar
Isso é fácil de
fazer
2)
Lembre-se
que podemos ajudar o nosso meio ambiente a ficar melhor se tomarmos algumas
decisões quanto a reduzir o consumo de alimentos industrializados, embalagens,
entre outros, bem como reutilizar e reciclar. Dê exemplos de produtos que
podemos reduzir, reutilizar e reciclar:
REDUCE |
REUSE |
RECYCLE |
|
|
|
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE HISTÓRIA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Assista
ao vídeo produzido carinhosamente pelo professor Rogério:
2º. Leia atentamente o
texto a seguir:
(não é
necessário copiá-lo)
Olá, meus Malungos! Espero que estejam
todos bem!
Dentro do planejamento integrado, esta
semana traremos um assunto que tanto é delicado quanto é importante: O Meio
Ambiente!
O planeta é composto de sistemas muito
sensíveis que ao menor sinal de desiquilíbrio se manifestam. E quando isso
acontece, normalmente, ele não é muito delicado conosco. Olha quantas tragédias
temos por negligência nossa com esses sistemas. Mas para isso, precisamos de
uma educação especial, precisamos nos alfabetizar em Educação Ambiental. E é
isso que nós, professores, vamos trabalhar!
No nosso caso, vamos começar pela
legislação e sua história, pois o cuidado com o Meio Ambiente não é de agora.
Quando
Pero Vaz de Caminha, em 1500, relata com detalhes a as belezas naturais do
recém encontrado Brasil, já mostra o quanto eram importantes os recursos
naturais encontrados.
O
conceito de meio ambiente é recente, bem como as políticas de proteção. A
proteção, conservação e preservação eram direcionadas para o desenvolvimento
econômico.
O
primeiro reconhecimento da importância da árvore, pelo governo português,
através de uma carta régia, em 27 de abril de 1442. As conquistas portuguesas
no Atlântico e no Pacífico possuíam uma riqueza florestal imensa. Como os
portugueses queriam ampliar sua frota de navios para manter suas conquistas,
precisavam de muita madeira. A Europa já não possuía tantas florestas. Foi
necessário que se criasse uma lei que punisse o desperdício de madeira e
controlasse o corte. No Brasil, uma pequena manifestação dessa preocupação
apareceu somente com a vinda da família real. Em 13 de junho de 1808 foi criado
o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A
industrialização do Brasil, entre 1930 a 1950 permitiu que algumas áreas de
interesse daquele período criassem instrumentos legais e órgãos públicos que,
de alguma forma estavam relacionados ao meio ambiente, como o Código de Águas,
em 1934; a Patrulha Costeira; o Departamento Nacional de Obras contra a Seca
(DNOCS); entre outros. A conservação era mais voltada para o patrimônio
natural, histórico e artístico. A criação de parques nacionais e florestas,
normas de proteção aos animais, a organização do patrimônio histórico e
artístico, são exemplos dessas medidas. Em 1948 foi criada a Fundação
Brasileira para a Conservação da Natureza.
O
comprometimento do governo brasileiro junto a órgãos internacionais, como a
UNESCO, se dá quando participa da Conferência Internacional sobre a Utilização
Racional e a Conservação dos Recursos da Biosfera, na década de 1960. O Brasil,
como membro das Nações Unidas, também assinou acordos, pactos e termos de
responsabilidade entre países, no âmbito da Declaração de Soberania dos
Recursos Naturais. A década de 1970 foi marcada pelo agravamento dos problemas
ambientais, e, consequentemente, pela maior conscientização desses problemas em
todo o mundo.
No
entanto, somente após a participação da delegação brasileira na Conferência das
Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, Suécia,
é que medidas efetivas foram tomadas com relação ao meio ambiente no Brasil.
Participaram do evento representantes de aproximadamente 113 nações, 90% dos
quais pertenciam ao grupo dos países em desenvolvimento. Nessa época, apenas 16
deles possuíam entidades de proteção ambiental.
Liderados
pelo Brasil, os países aprovaram uma declaração de que o subdesenvolvimento é
uma das mais frequentes causas da poluição no mundo atual. Isso faz com que o
controle da poluição ambiental faça parte do programa de desenvolvimento.
Em
1972, realizou-se em Estocolmo, Suécia, a Conferência da ONU sobre o Ambiente
Humano, de onde saiu um documento intitulado "Declaração sobre o Ambiente
Humano". A Declaração reconhece a importância da Educação Ambiental como
uma ferramenta para o combate à crise ambiental no mundo.
Mesmo
sem poder de polícia, em 30 de outubro de 1973 foi criada a Secretaria Especial
do Meio Ambiente. O objetivo era conscientizar a população dos cuidados como
meio ambiente, evitando atitudes predatórias.
Em
1977, a UNESCO-PNUMA promoveu a Conferência Intergovernamental sobre Educação
Ambiental, que influenciou a adoção dessa disciplina nas universidades
brasileiras.
Em
1981, o Governo Brasileiro institui a Política Nacional do Meio Ambiente. Nessa
política são criados os instrumentos para implementação dessa política.
Mas
foi na Constituição de 1988 que, pela primeira vez na história de uma nação,
foi dedicado um capítulo inteiro para o meio ambiente. A partir daí foi criado
o programa Nossa Natureza.
Em
22 de fevereiro de 1989 é criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
Em
1990, foi criada a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República –
SEMAM, ligada à Presidência da República, que tinha no IBAMA seu órgão
gerenciador da questão ambiental, responsável por formular, coordenar, executar
e fazer executar a Política Nacional do Meio Ambiente e da preservação,
conservação e uso racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos
naturais renováveis.
Realizou-se
no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, a Conferência da ONU sobre Meio
Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92, da qual participaram
170 nações. A Rio-92 teve como principais objetivos:
•
identificar estratégias regionais e globais para ações referentes às principais
questões ambientais;
•
examinar a situação ambiental do mundo e as mudanças ocorridas depois da
Conferência de Estocolmo;
•
examinar estratégias de promoção de desenvolvimento sustentado e de eliminação
da pobreza nos países em desenvolvimento.
Contudo,
a sociedade que vinha se organizando nas últimas décadas pressionava as
autoridades brasileiras pela proteção ao meio ambiente.
Essas, preocupadas com a
repercussão internacional das teses discutidas na Conferência Mundial sobre o
Meio Ambiente, determinaram, em 16 outubro de 1992, a criação do Ministério do
Meio Ambiente - MMA, órgão de hierarquia superior, com o objetivo de estruturar
a política do meio ambiente no Brasil.
3º.
ATIVIDADE- Copie e desenvolva a atividade abaixo em
sua folha de História:
1) Faça uma régua cronológica (linha do tempo) com as datas e os
principais eventos relatados no texto:
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE GEOGRAFIA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
3º. Leia
as orientações:
(não
é necessário copiar)
Assistir
ao vídeo “Sustentabilidade”, produzido pela professora Loreci, disponível no
link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=H7B04fNjNAI
Leia
as instruções:
Você
sabia que nenhum país apresenta uma diversidade tão grande quanto o Brasil em
espécies de animais e vegetais? Estima-se que entre 10 e 20% do total de
espécies do mundo estejam presentes em território brasileiro, segundo o
Ministério de Meio Ambiente.
Para
conservar essas espécies, bem como as características dos lugares onde elas
ocorrem, foi criado o Sistema Nacional De Unidades de Conservação (Snuc) em
2000.
Foram
definidos dois grupos de unidades de conservação, áreas delimitadas para a
conservação ambiental nas quais as ações humanas são restritas, quando não
proibidas, são áreas de:
·
Proteção Integral: não permite a retirada de recursos naturais; O uso é
indireto por meio de pesquisas cientificas, visitas educacionais e turismo
ecológico; São divididas em 5 grupos: Estação Ecológica, Reserva Biológica,
Parque Nacional, Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre;
·
Unidades de Uso Sustentável: São mais flexíveis quanto a presença da população;
As comunidades que vivem nessas áreas podem manter seu estilo de vida, desde
que não afete a dinâmica natural da área, seguindo a dinâmica de fazer uso dos
recursos disponíveis mas conciliando sua preservação e possível uso das
gerações futuras; Elas foram divididas em sete áreas: Área de Proteção
Ambiental, Área de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva
Extrativista, Reserva de Fauna, Reserva de Desenvolvimento Sustentável e
Reserva Particular do Patrimônio Natural;
Observe o mapa abaixo:
4º.
ATIVIDADE:
Coloque
data em sua folha de Geografia, copie as questões e responda:
a)
Quais
tipos de Unidades de Conservação encontramos em nosso estado?
b)
Qual a
importância dessas Unidades de Conservação?
c)
Relacionando
o vídeo que assistimos, quais atitudes podemos ter para contribuir e/ou
promover a sustentabilidade em nossa cidade?
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ENSINO RELIGIOSO:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Ensino Religioso, copie e responda:
1)
Reflita e copie a canção – Natureza! Mãe
Natureza!
Mãe Natureza
LBV
Nosso planeta foi criado com muito amor
E, por isso, precisamos dar valor.
Tanta beleza! Mãe Natureza!
Em cada canto que se vai o meu olhar
Eu vejo uma obra da perfeição
Que traz a vida e a alegria
E me envolve de emoção.
Natureza! Mãe Natureza!
Do céu azul que vem a Paz,
Da terra o verde que me encanta,
Trazendo ao mundo a Esperança.
Natureza! Mãe Natureza!
Quando a estou a contemplar,
Eu sinto calma em meu viver
É meu dever te proteger.
2)
Crie mais um verso para a canção pensando na
valorização da natureza!
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto)
Dentre as muitas razões do porque
reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a
diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo, além de ajudar
a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a
vida humana. Não é apenas o ambiente que se beneficia com a reciclagem. Nós
também, já que nele está nossa casa, trabalho e opções de lazer.
Quando reciclamos, aquilo que
antes era lixo pode ser transformado em novos produtos, conservando, assim, a
matéria-prima e protegendo o ambiente para nossa vida presente e futura. Mas o
futuro não nos reserva boas notícias, já que a produção mundial
de plástico cresce constantemente há mais de meio século, passando de
aproximadamente 1,9 toneladas em 1950 para cerca de 330 milhões de toneladas em
2013. O Banco Mundial estima que 1,4 bilhões de toneladas de lixo são
geradas globalmente a cada ano e, desse total, 10% é plástico. A Organização
Marítima Internacional proibiu o despejo de resíduos de plástico (e
da maioria dos outros lixos) no mar. No entanto, mesmo que seja descartado
corretamente, uma parte do plástico que deveria ser depositado em
aterros, incinerado ou reciclado escapa para o meio ambiente - e uma
fração considerável desse plástico que escapa acaba
no oceano.
Para entender a gravidade da
atual situação, clique no link abaixo e assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=snHn5HQxweo
2º. Atividade prática:
Sabendo de toda essa situação que
ocorre no planeta, vamos realizar um jogo/desafio, utilizando material
reciclado: Garrafa Pet.
Assista ao vídeo, preparado com
muito carinho pelo professor Cristian, monte seu desafio com a ajuda de um
adulto e desafie a família em casa:
Material utilizado: 3 garrafas
pet; 1 tesoura (pedir para o responsável fazer o uso na hora solicitada).
Objetivo do desafio: com apenas
três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima.
Como Jogar:
·
O
jogador tem apenas 3 movimentos;
·
Cada
movimento tem que usar as duas mãos movendo 2 copos na jogada
·
No
terceiro movimento ,todos os copos tem que ficar com a boca para cima
Aprendido o desafio, treine
bastante e desafie sua família. Registre este momento em foto, poste no
Facebook e marque a escola. Quem será que vencerá o desafio?
1º.
Atividade
de registro:
Coloque
data em sua folha de Educação Física, copie as questões abaixo e responda:
1.
Quem
foram os familiares desafiados?
2.
Quem
conseguiu atingir o objetivo de com
apenas três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima?
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE CIÊNCIAS:
16ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e as imagens)
Lixo ou resíduo é tudo
aquilo que não nos serve mais e jogamos fora, sem um valor econômico.
Um dos maiores problemas
ambientais atualmente é a quantidade crescente de LIXO produzido pela população
humana.
Mas o que acontece com o lixo
depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido
diariamente?
A cada dia se produz, no Brasil,
milhares de toneladas de lixo. Parte do que é coletado se destina aos aterros
sanitários, usinas de compostagem e incineradores. Mas a maioria dos resíduos
vai parar em lixões, terrenos baldios, córregos, represas e rios.
Em tese, 80% de tudo que é jogado
fora poderiam ser reaproveitados, mas não é o que acontece. Os catadores,
sucateiros, empresas, ONGs e algumas prefeituras dão conta apenas de uma
pequena parte do lixo reciclável, mas quase nada do resíduo orgânico é
separado. Agora, se cada um de nós encaminhar o lixo seco para reciclagem e
transformar restos orgânicos em húmus (adubo), crescem as chances de resolver o
problema do lixo e assim proteger a natureza, a cidade e, por tabela, nós
mesmos.
O lixo causa enchentes, entope
bueiros e diminui a vazão de água.
O lixo indevidamente administrado
provoca mau cheiro, causa a proliferação de animais nocivos e transmissores de
doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui pelo chorume (líquido que
sai do lixo orgânico) o solo e o lençol freático e também o ar. Além disso,
sabe-se que é prática comum a queima do lixo em ruas, terrenos baldios e
lixões.
A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de
misturado.
2º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Ciências, copie a atividade e responda:
1)
A
partir do texto acima, convido você a repensar em como podemos solucionar ou ao
menos diminuir os problemas que a quantidade excessiva de lixo gera. Para isso
criou-se os “5 Rs”: reciclar,
reutilizar, recusar, reduzir e repensar.
Em cima dos 5Rs, leia atentamente
o que cada “R” significa e complete-os com alguns exemplos do seu dia a dia.
RECICLE: Reciclar é transformar
materiais usados em novos materiais.
Ex.:
REDUZA: Reduza a quantidade de
lixo que você produz!
Ex.:
RECUSE: Não compre ou adquira
coisas desnecessárias, principalmente aquelas que causam danos à saúde e ao
meio ambiente.
Ex.:
REUSE: Reutilize ao máximo
qualquer material antes de colocá-lo fora.
Ex.:
REPENSE: A conscientização
ambiental é necessária para termos uma qualidade de vida melhor. Cada um deve
fazer a sua parte!
Ex.:
2)
Se você já adota algumas das soluções acima no
seu dia a dia, comente abaixo: (pode descrever ou citar em tópicos).
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ARTES:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
o texto abaixo:
(não é necessário copiar)
Arte e sustentabilidade
Se o planeta possibilita a vida, e a vida é vivida e
manifestada por meio da arte, é crucial falarmos de sustentabilidade.
Quando usamos nossas mãos para criar, recriar e
transformar, podemos utilizar recursos e ferramentas de forma mais consciente.
Por exemplo, ao fazer nossa própria comida, tocamos
e cheiramos os alimentos, sabemos tudo o que está sendo utilizado para criar
aquele prato e acompanhamos seu processo de preparo, dessa forma, iremos
apreciá-lo sob outra perspectiva.
Podemos reutilizar as embalagens, descartar os
resíduos de forma adequada e até aprender novos jeitos para desperdiçar menos e
reciclar mais.
Tudo isso colabora para termos uma relação mais
próxima e sustentável com os recursos utilizados, o processo de produção e o
produto final.
Além das criações novas, feitas a partir de
matérias-primas, também é possível fazer arte com materiais considerados
“lixo”, ou que já serviram um propósito anterior e seriam descartados.
É o caso de arte com garrafas plásticas, latas,
caixas, retalhos, restos de construção etc. A ressignificação desses produtos
ajuda o planeta e proporciona oportunidades de nos expressar também.
2º.
Atividade prática- Leia as orientações e desenvolva uma linda composição de Assemblage:
Em nossa atividade desta semana iremos
aproveitar o tema sustentabilidade e conhecer a técnica da Assemblage.
A
Assemblage é uma técnica que une diversos tipos de objetos para contar uma
história. Composta de madeira, papel, tecido, pedaços de brinquedos, metais,
elementos da natureza e muitas outras coisas unidas com cola ou simplesmente
por encaixe, a obra é uma forma de expressão do imaginário do autor.
Os
objetos, embora reunidos para representar algo novo, conservam seu sentido
original.
O termo
“Assemblage” vem do Francês e significa “montagem”.
Vejamos alguns exemplos de Assemblage:
Como
podemos observar a arte nos possibilita transformar e nos ajuda também a cuidar
do meio ambiente.
Vamos fazer nossa parte realizando
uma linda composição de Assemblage:
• Para compor o trabalho precisaremos
resgatar alguns matériais que possivelmente seriam descartados como: tampinhas
de metal, tampinhas de garrafas pet, botões, retalhos de tecido, retalhos de
eva, grãos, botões, garrafas pet, latinhas de refrigerante etc.
• Cola ( branca e/ou cola quente)
• Use sua criatividade e transforme todo
esse material em uma linda montagem, podendo ser colagem em folha de desenho ou
até mesmo uma pequena escultura.
• Divirta-se e bom trabalho!
Lembre-se
de identificar seu trabalho com seu nome completo, turma, data, disciplina,
professora e título: Assemblage.