9° ano-191

 

15ª SEMANA: DE 30/07 A 05/08/20

 

1º.NOS SEUS CADERNOS, APENAS REGISTRE:

15ª semana - Data: _____/______/2020- Jogo Stop em família!

 

2º.ASSISTA AOS VÍDEOS ELABORADOS PELOS SEUS PROFESSORES, LEIA AS INFORMAÇÕES E DESENVOLVA AS ATIVIDADES SOLICITADAS:

 

 

CONHECENDO O JOGO


Atividade 1- Leia as orientações do jogo elaborado coletivamente pelos seus professores:

Nesta semana a proposta de atividade é baseada na construção do JOGO STOP, com tópicos envolvendo conhecimentos gerais que perpassam todas as disciplinas. O objetivo é promover momentos de interação no ambiente familiar, envolvendo todos os membros da família na construção e desenvolvimento da atividade que culminará em momentos de aprendizado, desenvolvimento do raciocínio lógico e divertimento em casa.

Materiais:1 roleta para definição dos temas; 1 tabela por jogador (folha para escrever as respostas); 1 caneta ou lápis por jogador; Fichas com as letras do alfabeto para sorteio (opcional, pois também pode ser sorteado oralmente)

Como jogar:

1º passo- Definir os temas: Primeiro deve-se girar a roleta e definir os temas da partida, escrevendo na ordem sorteada em todas as cartelas do jogo.

2º passo- Sorteio da Letra: Defini-se na sorte quem é o primeiro participante a sortear a letra (por meio de fichas do alfabeto ou oralmente).

3º passo- Início da partida: Definida a letra,  cada jogador deve colocar a letra no campo correspondente na sua cartela e imediatamente escrever as palavras com a letra anotada nas colunas com os temas pré-definidos no início.

4º passo- Preenchimento das lacunas: Os participantes devem tentar preencher as seis palavras correspondentes aos temas. O primeiro que completar as palavras deve dizer em voz alta: “STOP”. Assim, os jogadores devem parar de escrever na mesma hora.

5º passo- Conferência dos pontos da rodada: Ao pararem, cada  jogador lê em voz alta sua palavra do “tema 1”. Se sua palavra for única e correta, o jogador anota 10 pontos. Se mais alguém a escreveu, cada jogador anota 5 pontos. Se a coluna não foi preenchida por algum motivo ou foi preenchida de forma errada, anota-se 0 (zero) ponto. E assim verifica-se todos os cinco temas.

6º passo- Nova rodada: Encerrada a 1ª rodada, o próximo participante define a próxima letra (por meio de sorteio de fichas ou oralmente) e repete-se a rodada.

7º passo- O vencedor: Vence aquele que, no final da cartela, tiver mais pontos.

Para iniciar um novo jogo, basta desenvolver novas cartelas, sortear novos temas e reiniciar o passo a passo.

 

 

CONFECCIONANDO OS MATERIAIS DO JOGO


Atividade 2- Assistir ao vídeo da professora Sheila, realizando a confecção da roleta para escolha dos temas no jogo:

 

 

Na sua roleta, você deve escrever os temas:


1- Nomes de livros;

2- Substantivos (objeto);

3- Termo matemático;

4- Música ou banda;

5- Cores;

6- CEP (Cidade,Estado, País);

7- Datas e fatos históricos;

8- Personagens históricos;

9- Meses do ano (em Inglês);

10- Qualidades;

11- Defeitos;

12- Filmes e séries;

13- Esporte;

14- Alimentação saudável;

15- Fauna;

16- Flora.

 


 

Atividade 3- Para confeccionar sua tabela, use o modelo abaixo.

Lembrando que cada jogador deve ter sua tabela, podendo ser confeccionada em folha de rascunho, caderno, desenho, ofício ou demais papéis que tenham em casa:

 

 

 

DICAS PARA PREENCHER AS COLUNAS DOS TEMAS

 

Atividade 4- Antes de iniciar o jogo, leiam as orientações dos professores, relembrando sobre cada tema abordado neste Jogo Stop e suas possíveis respostas:

1- Nomes de livros- Na categoria “nomes de livros” valem somente livros ( não será aceito nomes de revistas e jornais), e se o livro for estrangeiro só pode pôr o nome traduzido para a língua portuguesa ( não vale o nome em inglês ou outro idioma).

Exemplos: Letra “A” o livro “A menina que roubava livros” / Letra “O” o livro “O menino maluquinho”.

 

2- Substantivos (objeto)- Substantivo é tudo aquilo que podemos dar um nome. Exemplos: mesa, menino, céu, dia, cabelo, corpo, alegria, amor, etc. Porém para preencher essa lacuna você poderá utilizar somente substantivos que nomeiam objetos.

Exemplos: Letra “L” Lápis / Letra “C” caderno / Letra “E” estojo.

 

3- Termo matemático- Deverão preencher a tabela usando termos matemáticos ou conteúdos da matemática que iniciem com aquela letra sorteada.

Exemplos: Letra “B” Báskara / Letra “S” subtraendo / Letra “M” multiplicação.

 

4- Música ou banda- Música ou Banda de acordo com a letra correspondente àquela jogada, lembrando que valem nomes em Inglês também.

Exemplos: Letra “J” Jota Quest / Letra “G” Girassol / Letra “R” Rainha Musical.

 

5- Cores- As cores são impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos, ou seja, designa uma sensação visual que ocorre na presença de luz. A palavra "cor" vem do latim (

Em outros termos, as cores correspondem aos fenômenos físicos gerados pela luz, na qual a cor branca, responsável por originar a luz, representa a união das sete cores do espectro (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) e, a cor preta, representa a ausência de cor ou de luz.

No jogo, você deverá citar uma cor conforme a letra inicial que foi sorteada.

Exemplos: Letra “O” ouro, ocre / Letra “A” Amarelo / Letra “L” Lilás

 

6- C.E.P.- Para o jogo significará que essa coluna deverá ser preenchida com nomes de “

Exemplos: Letra “T” Turquia / Letra “X” Xangri-lá / Letra “A” Amazonas

Curiosidade: Para que não ocorram confusões a respeito do real significado da sigla CEP, utilizada pelos correios para fins de localização, a professora Loreci produziu um pequeno vídeo explicativo que trata dessa curiosidade. Você sabe o que é, e para que serve o CEP? Assista ao vídeo abaixo e descubra:

https://www.youtube.com/watch?v=w7VUhMyE-go&t=3s

 

7- Datas e fatos históricos- Para nos situarmos no tempo e no espaço histórico é importante que conheçamos os fatos, quando ocorreram e/ou os personagens que fizeram nossa história. Foi através dos fatos que nos constituímos como cidadãos, participativos, atuantes e donos da nossa história. No tema “Datas e fatos históricos” você deverá anotar o fato (o que aconteceu) e a data (quando aconteceu).

Exemplos: Letra “M” Morte de Tiradentes – 21/04 / Letra “E” Emancipação de Araricá – 28/12 / Letra “P” Proclamação da República – 15/11

 

8- Personagens históricos- Para nos situarmos no tempo e no espaço histórico é importante que conheçamos os fatos, quando ocorreram e/ou os personagens que fizeram nossa história. Foi através dos fatos que nos constituímos como cidadãos, participativos, atuantes e donos da nossa história.

No tema “Personagens históricos” você tem que citar somente o nome do personagem.

Exemplos: Letra “P” Princesa Isabel (Assinou a abolição da escravatura) / Letra “H” Hermes da Fonseca (Presidente do Brasil) / Letra “V” Voltaire (Filósofo e Iluminista francês).

 

9- Meses do ano (em Inglês)- Nesta categoria, vocês deverão escrever os nomes dos “Months of the year” (meses do ano) a partir da letra sorteada, porém a escrita deverá ser em Inglês.

Exemplos: January(djénuéri), February(fébiuéri), March(mart), April(eipril), May(mei), June(diun), July(diulay), August(ógust), September(septembãr), October(óctoubãr), November(nouvembãr), December(dicembãr).

OBS: Depois de jogar, confira se acertou a escrita dos meses do ano, bem como a sua pronúncia (writing and speaking).

 

10- Qualidades- Uma qualidade é uma característica positiva que uma pessoa apresenta. Como exemplos: podemos dizer que uma pessoa é estudiosa/estudioso ou que gosta de fazer novas amizades, ou que é divertida/divertido. Nesta categoria você deverá descrever qualidades com a letra sorteada.

Eis uma ótima oportunidade para se autoconhecer e também compreender as suas qualidades!

Exemplos: Letra “C” Criativo / Letra “E” Elegante / Letra “M” Meigo.

 

11- Defeitos- Um defeito é o contrário de uma qualidade, é uma característica negativa da pessoa. Assim como temos qualidades, também temos defeitos, sendo importante realizar uma autoavaliação e buscar sempre melhorar como pessoa. Nesta categoria você deverá descrever defeitos com a letra sorteada.

Exemplos: Letra “A” Ansioso / Letra “T” Teimoso / Letra “P” Preguiçoso.

 

12- Filmes e séries- Na categoria “Filmes e séries” valem somente nomes de filmes e séries (não será aceito programas de televisão, novelas e/ou vídeos do YouTube). Veja a diferença entre série e filme:

Série: é um tipo de programa televisivo ou programa online com um número pré-definido de capítulos por temporada, chamados de episódios.

Filme: é um produto audiovisual finalizado, com uma certa duração, para ser exibido no cinema, na televisão ou em algum outro veículo.

Nessa categoria você pode escolher entre uma série ou filme. Por exemplo: se a roleta parar na letra “A”, você pode colocar “Anne com E” (série) ou “Alice no país das maravilhas” (filme), fica opcional.

 

13- Esporte- Esportes podem ser definidos como atividades físicas que visam equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física/mental. Além disso, é possível afirmar que os esportes são atividades sujeitas a regulamentos e que geralmente visam à competição entre os praticantes. No âmbito social, os esportes podem ser identificados como um fenômeno sociocultural, que envolve a prática de atividades físicas com caráter recreativo ou profissional. Tais atividades também podem contribuir para a formação, o desenvolvimento e a inclusão.

Muito recomendado pelos profissionais da saúde devido aos benefícios que geram ao organismo, entre eles, destacamos: as melhoras no condicionamento físico e na função cardiovascular que é um fator que reduz de maneira considerável a possibilidade de ter problemas cardíacos; melhora o tônus muscular o que vai desde manter o peso saudável a questões estética; ajudam a prevenir osteoporose, diabetes, hipertensão entre outras doenças.

No jogo, você poderá utilizar nomes de diversos esportes que trazem benefícios para nosso corpo e mente.

Exemplos: Letra “N” Natação / Letra “B” Balé / Letra “T” Tênis.

 

14- Alimentação saudável- A alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo, e quando realizada de modo saudável e aliada com exercícios físicos contribui para uma melhor qualidade de vida. Para uma alimentação saudável, ela deve ser colorida e diversificada. No jogo, você poderá utilizar nomes de diversos alimentos que trazem benefícios para nosso corpo (legumes, verduras, frutas, grãos, carnes, derivados de leite e etc).

Exemplos: Letra “E” Espinafre / Letra “I” Iogurte / Letra “F” Feijão.

 

15- Fauna- Fauna é um termo utilizado na Biologia para fazer referência aos animais, ou seja, é o nome dado ao conjunto de animais de uma determinada região.  No jogo, você poderá utilizar nomes de diversos animais.

Exemplos: Letra “A” Abelha / Letra “P” Porco / Letra “O” Ornitorrinco.

 

16- Flora- Flora é um termo utilizado na Biologia para fazer referência as plantas, ou seja, é o nome dado ao conjunto de plantas de uma determinada região. No jogo, você poderá utilizar nomes de árvores, flores e até mesmo nome de frutas.

Exemplos: Letra “F” Flor / Letra “C” Cerejeira / Letra “X” Xaxim

Como complemento dos assuntos fauna e flora, assista ao vídeo organizado pelas professoras de Ciências:

 

 

HORA DO JOGO

 

Atividade 5- Tudo pronto! Vamos jogar em família?

Assista ao vídeo do professor Cristian, compreendendo o jogo elaborado pelos professores e seus objetivos:

Este jogo traz muitos conhecimentos para serem compartilhados e é uma ótima oportunidade para estarmos em família e nos divertirmos em casa!

 

 

 

MOMENTO DO REGISTRO

 

Atividade 6- Após jogar bastante, tire uma foto deste momento de aprendizagem e diversão em família e compartilhe conosco no Facebook da escola! Vamos aguardar ansiosos!

 

Guarde seu jogo com cuidado: a roleta deve ser guardada juntamente com os demais trabalhos de Artes (na pasta). As fichas (tabelas) preenchidas por você e sua família durante o jogo, devem ser guardadas nos arquivos das demais disciplinas (1 por disciplina), pois serão entregues posteriormente para correção.

 

Ao concluir, lembre-se de deixar seu nome nos comentários (aqui abaixo).

Fiquem bem, fiquem em casa e se cuidem. Logo tudo vai passar!!! ♥