8ª
SEMANA: DE 11 A 17/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
8ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e resolver:
Saudades, Profª Cristiane
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia,
copie e desenvolva a atividade abaixo:
Identifique os verbos das seguintes
frases e complete a cruzadinha:
1 – Aquela menina de vermelho
parece assustada.
2 – Os policiais, após muitas
buscas, encontraram o menino desaparecido.
3 – Um prédio de 12 andares desabou
no centro da cidade.
4 – Nessa época do ano sempre chove
muito.
5 – No verão faz muito calor em
Cachoeiro.
6 – Faço parte de uma banda de pop rock.
7 – Nossa viagem de férias foi
perfeita e inesquecível.
8 – Eu nem sempre sorrio nas fotos
de família.
9 – Recebi lindas homenagens dos
meus amigos antes da viagem.
10 – Durante o passeio, minha prima
perdeu todos os documentos.
11 – Tenho fé em Deus e nas
pessoas.
12 – A polícia apreendeu seis
menores no bairro Vilage hoje.
13 – Depois de duas horas de
silêncio e tensão, ele explicou a situação.
14 – Paula e Fábio eram muito
felizes juntos antes do casamento.
15 – Agora são duas horas.
16 – Havia mais de duas mil pessoas
na fila do show do cantor estrangeiro.
17 – Todos ficaram exaustos após a
avaliação.
18 – Deixei meus livros na casa de
um amigo.
19 – Fiquei emocionado com aquele
novo filme nacional.
20 – Não perca as promoções dessa
semana do Mercadinho do Zé.
CRUZADINHA:
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
INGLÊS:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie e responda:
Verb
To be
Este verbo é muito
importante para aprender a língua inglesa. Em inglês to be - tem o significado
de ser e estar.
Para você imaginar
a importância, basta você lembrar quantas vezes em quantas situações, você usa:
eu sou ou eu estou durante o dia.
Example:
Eu sou – feliz,
alto (a), estudante, etc; I am happy- I am tall- I am student
Eu estou- aqui,
com fome, em casa, etc; I am here - I am hungry- I am home
I - Significa
"eu"
I am → eu sou, estou.
(Sempre escrito com letra Maiúscula)
You → Significa
"você".
You are → você é, esta.
He – ele
He is- ele é/está
She- ela
She is – ela é/está
We- nós
We are- nós somos/estamos
You- vocês
You are- vocês são/estão
They- eles/elas
They are- eles/elas
são/estão
1)
Agora copie e traduza essas frases para o inglês usando
o verbo to be.
a)
Ele é alto.
b)
Ela está feliz.
c)
Eu sou menina/menino.
d)
Nós estamos em casa.
e)
Vocês são estudantes.
f)
Eles estão aqui.
g)
Elas estão famintas.
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Continuando nossa revisão, leia com
muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário
copiar o texto e a imagem)
Durante
a Idade Média, a Igreja possuía muito poder. Dona de muitas terras,
influenciava a economia da época. O sistema feudal dependia muito das decisões
da Igreja. O Clero era a representação da instituição junto ao povo. Este, por
sua vez, acreditava que os sacerdotes possuíam uma relação muito próxima a
Deus. Somente o clero podia ler a Bíblia. De uma maneira geral, somente o clero
sabia ler.
O
clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, os cardeais e, seu chefe
maior, o papa. Cada um com sua função dentro da hierarquia da Igreja.
Existe,
dentro da Igreja, uma distinção entre os cleros. A primeira define o clero
participante de uma ordem, por exemplo, os pertencentes a Companhia de Jesus,
conhecidos como jesuítas, ou os monges, que viviam em monastérios. Esses são
pertencentes ao clero regular. Já os clérigos que não vivem em uma instituição
religiosa, fazem parte do clero secular. Durante a Idade Média o clero era
dividido em Alto Clero e Baixo Clero. O primeiro era formado por cardeais,
arcebispos, patriarcas, e sacerdotes de famílias ricas. O segundo era formado
por padres e diáconos, geralmente provenientes de classe mais pobre.
O
Cristianismo
O
cristianismo foi o princípio integrador da Idade Média e a Igreja, sua
instituição dominante. Com a decadência do Estado romano e suas instituições, a
Igreja cresceu em poder e importância. Sua organização tornou-se mais forte e o
número de membros aumentou. Ao contrário do Estado romano, a Igreja era um
organismo vigoroso e saudável.
Quando
o Império desmoronou, a Igreja conservou seu sistema administrativo e preservou
elementos da civilização greco-romana. Servindo ainda como agente unificador e
civilizador, ofereceu às pessoas uma concepção inteligível e significativa da
vida e da morte. Num mundo agonizante, a Igreja foi a única instituição capaz
de reconstruir a vida civilizada. No decorrer da Idade Média, as pessoas
viam-se como participantes de um grande drama de salvação. Havia apenas uma
verdade: a revelação de Deus à humanidade. Havia apenas um caminho para o céu,
e passava pela Igreja. A participação numa igreja universal substituiu a
cidadania num império universal. Por toda a Europa, formava-se uma nova
sociedade centrada no cristianismo.
Podemos
notar que a Igreja possuía um importante papel na consolidação do Sistema
Feudal. Isto deu a ela uma influência efetiva junto ao rei, participando das
decisões e, principalmente, legitimando a ascensão rei. Junto aos servos,
justificava a condição de que que “Deus colocou o servo na terra para trabalhar
e obedecer.”
·
Agora,
copie e responda no seu caderno:
a)
“a Igreja possuía um importante papel na
consolidação do Sistema Feudal”. Explique como a Igreja participou nessa
consolidação.
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia o texto abaixo e observe o
mapa:
(não é necessário copiar o texto e a imagem)
Nas
atividades que realizamos ao estudarmos “a geografia da gente”, coletamos e
analisamos dados geográficos sobre a nossa turma, conversamos sobre eles e
produzimos alguns gráficos.
Os
gráficos de barras ou colunas que produzimos são importantes ferramentas
capazes de demonstrar dados quantitativos, agrupados por classes, como regiões,
períodos, faixas de renda ou outros tipos de informação. São bastante
utilizados para complementar análise, estatísticas, comparando valores
registrados sobre um determinado fenômeno.
O gráfico
de barras abaixo ilustra o rendimento médio mensal da população brasileira por
região em 2017, observe com atenção os dados representados:
2º.
ATIVIDADE- Copie as questões abaixo
e responda:
1) Com base no gráfico analisado “Brasil:
rendimento médio mensal por região 2017”:
a) Qual a região que apresenta o menor
rendimento mensal?
b) Qual a região que apresenta o maior
rendimento mensal?
c) Qual a média de rendimento mensal no estado
em que vivemos?
d) Por que você acredita que há essas
diferenças de rendimentos mensais entre as regiões do nosso país?
e) Sabemos que o Brasil é um país de grande
extensão territorial e que nesse grande território há diversos elementos que
podemos identificar que diferenciam as regiões uma das outras. Cite outras
diferenças existentes entre as regiões do Brasil?
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia,
copie e responda:
1) Copie
o texto e reflita sobre a pluralidade religiosa que envolve uma comunidade.
Depois realize a tarefa pensando em sua comunidade.
A pluralidade
religiosa em nossa comunidade
Em nosso país, em qualquer comunidade, bairro,
vila ou cidade, encontramos geralmente uma diversidade de tradições religiosas.
Muitas religiões e igrejas realizam importantes serviços sociais, ajudando os
necessitados, visitando os doentes nos hospitais, cuidando das crianças,
adultos e idosos carentes ou abandonados. Muitas pessoas religiosas têm a
preocupação saudável de ajudar os outros e assim, vivenciar a compaixão e a
solidariedade.
Deste modo, as pessoas das
diferentes religiões estão fazendo o exercício do diálogo inter-religioso e
juntas construindo culturas de paz.
Diná Raquel Daudt da Costa
2) Com
auxílio da família e em casa, pesquise e elabore uma lista com os nomes das
religiões ou igrejas existentes em sua comunidade.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é necessário
copiar o texto e a imagem abaixo)
Peteca
Existem brincadeiras e brinquedos
que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias
etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da
cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por
aqui vividos.
Quando os portugueses chegaram ao
Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras
dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os
colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a
brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até
os dias de hoje.
A folha que amarrava as pedrinhas
acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o
conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas.
Nos Jogos Olímpicos de 1920, que
aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga,
jogavam peteca. Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e
quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda.
Cerca de vinte anos depois, elas foram criadas, tornando a peteca um esporte.
Somente em 1985 é que a peteca foi
reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos
países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma
Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo
chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em
1936, ele passeava na orla de Copacabana (Rio de Janeiro) e viu a garotada
jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a
peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.
2º. Clique
no link abaixo e aprenda a fazer uma peteca utilizando materiais recicláveis:
3º. Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça a sua peteca
utilizando sacola plástica, jornal e tesoura ou outros materiais que tenha em
casa.
Após, convide um familiar e joguem
peteca em casa.
Se desejar, registre este momento
com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa
escola.
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
8ª SEMANA- DATA:
_____/______/2020.
1º.
Leia com atenção e copie o texto no
seu caderno:
Dia do Meio Ambiente
No dia 5 de junho é “comemorado” no mundo inteiro o
Dia do Meio Ambiente. Um dia para refletirmos sobre nossas ações e nosso modo
de vida no planeta Terra. Ações relacionadas a nossa moradia, nosso trabalho,
estudo e, por que não, nossa alimentação.
Sabe-se que o ser humano tem um poder muito grande de
modificar a natureza, seja positivamente ou de forma negativa, prejudicando o
ambiente em que vive. Logo, devemos decidir qual caminho queremos seguir: o da
destruição ou o da conscientização!
2º.
Desenvolva a atividade:
(Não é
necessário copiar o passo-a-passo da atividade, apenas realizá-la)
Atividade: Através
da pergunta “Qual a marca quero deixar no Planeta Terra?”, crie uma mensagem
para o mundo sobre atitudes positivas para o meio ambiente. Mensagens para a
população cuidar da natureza, cuidar da sua cidade ou lugares que estão
sofrendo com degradações ambientais.
Com base no modelo do desenho abaixo, desenvolva o
seu trabalho.
1º passo: confeccionar um desenho do Planeta Terra e
pintá-lo, utilizando o material que você tiver na sua casa (lápis de cor,
tinta, recorte de revistas, giz de cera ou demais materiais para colorir);
2º passo: colar o Planeta Terra em uma folha de
oficio ou em jornal ou em revista (use a criatividade);
3º passo: com o uso de tinta ou lápis, desenhar sua
mão e colar por cima do Planeta Terra;
4º passo: em uma folha branca escreva a mensagem que
você criou.
5º passo: Recorte e cole na folha que você já usou
para colocar o Planeta Terra, como mostra o modelo abaixo.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
8ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto e analise as imagens:
(não é necessário
copiar o texto e as imagens)
A Arte Rupestre e as cores
Observe nas
imagens que as cores mais usadas eram os tons avermelhados, laranja, amarelo,
castanho, branco e preto. Para criar
seus desenhos nas paredes das cavernas, eram usados vários elementos da
natureza que se transformavam em tintas. Obtinha-se o tom vermelho de sangue de
animais. Além disso, frutas, plantas, minerais e carvão, eram moídos, e assim
produziam os pigmentos naturais (compostos químicos que dão cor a natureza).
Misturados com água ou gordura de animais, obtinha-se a tinta.
2º. ATIVIDADE PRÁTICA: Vamos fazer arte?
Tenha em mãos o seguinte
material: uma pedra de tamanho mediano (deve ter espaço suficiente para fazer
um pequeno desenho) e giz de cera nas cores predominantes na arte rupestre ou
outros materiais de pintura que você tenha em casa (carvão, tinta...).
Considerando o
que já sabe sobre a arte rupestre e a intenção dos seus artistas, crie uma
pintura na pedra que descreva uma ação: pode ser a caça, festas (rituais),
pessoas, etc...
Veja os
exemplos: