6ª
SEMANA: DE 28/05 A 03/06/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS
ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
As casas da figura abaixo devem ser preenchidas com números
primos. Em cada linha ou coluna, o produto (multiplicação) dos números deve ser
igual ao número indicado pela seta. A coluna indicada por 294 já está
preenchida. Qual é o número que deve ser escrito na casa marcada com *?
a)
2 b) 3 c) 5 d) 7 e) 11
Observe
o exemplo a seguir:
Saudades...
Profª Michele
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia e copie em seu caderno:
1)
PRODUÇÃO ESCRITA: Escrever 3 Quadrinhas sobre
o tema que preferir. Use a sua imaginação para criar um texto criativo e
estimulante!
·
Leia as orientações da atividade anterior
(não é necessário copiá-las, apenas ler com atenção):
Na semana anterior trabalhamos
com as Quadrinhas. Nessa atividade o objetivo é você produzir 3 novas
Quadrinhas com base nas orientações abaixo:
a- Releia, se desejar, as
Quadrinhas da atividade da semana anterior.
b- Pense em alguns temas como:
amizade, escola, amor, paz, viagem, brincadeiras, sentimentos, família,
animais.
c- Pense em palavras relacionadas
ao tema escolhido e que rimem.
d- Escolhido o tema, faça uma
lista de palavras que se relacionem a ele.
e- Defina a posição que as rimas
ocuparão na Quadrinha.
f- Produza as Quadrinhas em uma
folha de rascunho. Depois, revise-a e verifique se você seguiu todas as
orientações. Faça as alterações necessárias e passe as Quadras a limpo no
caderno.
Se você desejar, faça um vídeo declamando suas
Quadrinhas e poste no Facebook da escola, mas antes treine a recitação para que
sua apresentação seja um sucesso!
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Copie e relacione a primeira coluna com a
segunda.
(1)
Bedroom ( ) Cozinha
(2)
Bathroom ( ) Jardim
(3) Living
room ( ) Banheiro
(4) Dining
room ( ) Sala de jantar
(5)
Garden
( ) Quarto
(6)
Kitchen
( ) Sala de estar
2)
Copie o vocabulário abaixo e confira se
acertou o exercício anterior!
Office – escritório
Living
room – sala de
estar
Garden – jardim
Garage – garagem
Kitchen – cozinha
Closet – guarda-roupa ou espécie
de quartinho de roupas
Dining
room – sala de
jantar
Door – porta
Bathroom – banheiro
Window – janela
Bedroom – quarto
HISTÓRIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
6ª SEMANA- DATA:
_____/______/2020.
·
Leia o texto abaixo atentamente:
(não é
necessário copiá-lo)
Como vocês
devem ter percebido nas aulas anteriores, vimos duas formas de os ameríndios
explicarem a criação do mundo e do homem. Devemos entender que cada cultura
possui o seu mito da criação e, muitas vezes, acontece de uma cultura possuir
vários mitos. Hoje, vamos ver de forma mais sintética outros mitos de criação.
A mitologia
grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu
e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida,
imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão
Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida
à raça humana.
Já a mitologia
chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa,
que, ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua
semelhança.
Para os japoneses, o
mito da criação conta que os deuses haveriam convocado dois seres divinos à
existência, um chamado Izanagi (macho) e outro Izanami (fêmea), e haveriam lhes
ordenado para que criassem seus primeiros lares. Deram a eles de presente uma
lança decorada com jóias, a lança do céu, ou Amenonuhoko. Assim, estas duas
divindades seriam a ponte entre terra e céu. Izanagi e Izanami haveriam agitado
o mar com a lança do céu e formado assim uma primeira ilha, a Onogoro-Shima.
Haveriam eles descido do céu por uma ponte e morado na ilha, onde tiveram
filhos. Estes filhos eram porém imperfeitos, e não eram considerados deuses,
eles colocaram os filhos em um barco, o qual foi arrastado pela correnteza.
Tendo sido repreendidos pelos deuses por causa do seu erro, Izanagi e Izanami
casaram-se novamente e deste casamento nasceram Ohoyashima, ou seja, as oito
principais ilhas do Japão.
Segundo o mito, Izanagi e Izanami haveriam gerado ilhas e
filhos de sua união, até que Izanami veio a morrer quando deu à luz Kagutsuchi,
a encarnação do fogo. Este foi, porém, morto pelo pai encolerizado e a partir
desta morte surgiram muitas outras divindades.
·
Copie e
responda a questão abaixo no seu caderno:
1)
Conforme você leu, todos os mitos são iguais? Explique.
GEOGRAFIA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
6ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Observe
o mapa abaixo das Vegetações Originais no mundo:
(não é necessário copiar o mapa, somente observá-lo)
2º.
ATIVIDADE:
Coloque data em seu caderno, copie e responda as seguintes questões com base
nas informações do mapa acima:
a)
De acordo com o
mapa, quais as vegetações que predominam no Brasil?
b)
Descreva algumas
características desse tipo de vegetação:
c)
Em quais lugares
do globo é possível visualizar no mapa que predomina as Florestas de Conífera?
d)
Localize no mapa
a Linha do Equador e identifique o tipo de formação vegetal que predomina ao
longo da Linha:
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
6ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Observe as imagens e reflita: Os textos sagrados ensinados em
diversas religiões. Eles podem ser verbais ou não-verbais.
(não é
necessário copiar as imagens)
2º.
Leia o texto abaixo atentamente:
(não é
necessário copiá-lo)
Textos Sagrados
Os textos sagrados são uma forma
de expressar e disseminar os ensinamentos das diversas tradições/manifestações
religiosas. Entendendo esta perspectiva, os textos sagrados registram os fatos
relevantes da tradição/manifestação religiosa: as orações, os sermões, a
doutrina, a história, etc.. Assim, o que caracteriza um texto como sagrado é o
reconhecimento, pelo grupo que o acolhe, de que transmite uma mensagem ou,
ainda, de que favorece uma aproximação, uma religação entre os adeptos e o
sagrado. Ainda hoje, há algumas tradições religiosas que se utilizam da
oralidade, como, por exemplo, as culturas nativas, as indígenas, as
australianas (aborígines), as africanas, entre outras. Outras tradições religiosas, com o advento da
invenção da escrita, fizeram a opção de escrever os seus textos sagrados, como forma
de garantir a preservação de seu conteúdo.
3º.
Copie e responda as questões abaixo no seu caderno:
Responda:
a) O que são textos sagrados?
b) Na sua religião, há algum
texto sagrado? Qual?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto abaixo:
(não é
necessário copiá-lo)
ESPORTES DE
AVENTURA
Os esportes de aventura surgiram
no final da década de 80 e no início da década de 90, quando viraram moda os
esportes que os adultos praticavam como o paintball, o surf, o skydiving, o
alpinismo, o paraquedismo, o montanhismo, hang gliding e bungee jumping, o
montain bike e o trekking. Para muitos que praticam este esporte de aventura,
acaba se tornando, uma filosofia de vida buscando alternativas para desafiar
constantemente o corpo e mente.
O esporte de aventura é o
conjunto de práticas esportivas, vivenciadas em interação com a natureza, a
partir de sensações e de emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio
e de risco calculado em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em
manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das
condições de uso dos equipamentos e comprometidas com a sustentabilidade
socioambiental.
Mas quais as diferenças entre
esportes radicais e de aventura? Os esportes de aventura são realizados em
ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das
possibilidades da condição humana. Já os esportes radicais são realizados em
manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio
extremo.
Conheça alguns dos esportes de
aventura:
Trilha: É um dos esportes de
aventura mais simples e prazerosos que existem. Não exige habilidade, e
pouquíssimo condicionamento físico. Torna-se cada vez mais desafiador quando
você encontra trilhas que levam a lugares altos com pequenas subidas mais
íngremes onde é preciso escalar e forçar um pouco mais os seus limites
Montanhismo e Rapel: Montanhismo
é a prática de subir montanhas por meio de caminhada ou escalada. Já o rapel
consiste em utilizar técnicas verticais para vencer obstáculos naturais como
penhascos e paredões.
Rafiting: É a prática de descida
em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis e equipamentos de
segurança.
Arvorismo: É a travessia entre
plataformas montadas no alto das árvores, ultrapassando diferentes tipos de
obstáculos como escadas, pontes suspensas, tirolesas e outras atividades que
podem ser criadas.
2º. Copie
e desenvolva a atividade no caderno:
EXERCÍCIOS:
01- Defina a origem dos esportes
de aventura.
02- Quais as diferenças dos
esportes de aventura dos esportes radicais?
03- Diferentes de outros
esportes, que sensações podem ser identificadas nos esportes de aventura?
04- Que outros esportes de
aventura você conhece?
05-Qual esporte de aventura você
gostaria de participar? Por quê?
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
6ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Com
o objetivo de retomar alguns conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida
estudantil, a atividade da semana está relacionada às mudanças de estado físico
da água, contribuindo para a continuidade de conteúdos futuros, quando
retornarmos às aulas presenciais.
1º.
Assista ao vídeo da professora
Tatiele sobre os estados físicos da água, feito com muito carinho:
2º.
Leia e copie o texto e as imagens
abaixo: é um
resumo das mudanças dos estados físicos da água, que como já sabemos, os três
estados que podemos encontrar é o SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO.
AS
MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA ÁGUA
Na natureza, a água passa
constantemente de um estado físico para outro, e podem ocorrer quando a água
passa por processos de aquecimento ou resfriamento.
●
Quando
a água líquida é resfriada e passa para o estado sólido (gelo), essa mudança de
estado físico é denominada solidificação.
●
Ao
aquecer o gelo até fazê-lo passar para o estado líquido, temos uma mudança de
estado físico denominado fusão.
●
Quando
a água líquida é aquecida e passa para o estado gasoso (vapor), ocorre à vaporização, que pode ser lenta ou
rápida. A vaporização lenta, como acontece com a roupa que seca no varal,
recebe o nome de evaporação. A vaporização rápida, com formação de bolhas no
interior do líquido, como ocorre com a água numa panela levada ao fogo, é
chamada de ebulição.
●
O
vapor d’água na atmosfera é resfriado em grandes altitudes e pode mudar para o
estado líquido, formando as nuvens. É a condensação
ou liquefação.
Copie o exemplo:
3º.
TAREFA PRÁTICA- Realizar a
atividade prática abaixo (não é necessário copiá-la):
VAPORIZAÇÃO
DA ÁGUA:
Material:
●
2
lenços de papel ( pode ser papel toalha, folha de caderno);
●
1
saco de papel (pode fazer de jornal, revista)
●
1
saco plástico
●
2
pedaços de barbante, linha ou atilho
●
Um
pouco de água para umedecer os lenços de papel.
Procedimentos
1-
Umedeça
de forma igual os lenços de papel e coloque um deles dentro do saco de papel e
o outro dentro do saco plástico.
2-
Feche
os sacos com o barbante, e deixe-os em local ensolarado por cerca de 4 horas.
3-
Anote
o que você prevê que irá acontecer com os lenços de papel em cada saco e por
quê. O que você anotar será sua hipótese.
4-
Após
o período de 4 horas, abra os sacos e toque os lenços de papel para verificar a
umidade.
4º.
TAREFA- Copie e registre em seu
caderno:
REGISTRO
DA EXPERIÊNCIA DE VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA:
1-
Hipótese
inicial: antes de concluir a experiência, anote o que você prevê que irá
acontecer com os lenços de papel em cada saco e por quê.
2-
Após
concluir a experiência: Houve diferença entre a umidade do lenço que estava no
saco de papel e a do lenço que estava no saco plástico?
3-
A
sua hipótese inicial estava correta? Caso contrário, elabore uma explicação
para o que ocorreu.
4-
Qual
a função do sol para ambos os sacos?
ARTES
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
6ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Atividade: Na atividade desta semana você
usará: uma folha de desenho ou ofício; lápis de escrever; lápis de cor ou
canetinhas coloridas;
1º. Utilizando sua folha, com um
lápis de escrever, crie um desenho.
2º. Pinte o interior do desenho com
linhas curvas ou onduladas coloridas. Capriche!
Observe alguns exemplos abaixo:
3º. Escreva atrás da folha o nome do
aluno, data, turma, disciplina, professora e título: Linhas curvas coloridas.