8° ano- 181

 

17ª SEMANA: DE 13 A 19/08/20

 

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE MATEMÁTICA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Matemática, copie e responda:

1)        A cada 2 horas, o Brasil produz 240 toneladas de lixo. Imaginando que fosse possível armazenar todo esse lixo em sacos caseiros, quantos sacos de 40 kg seriam necessários para armazenar essa montanha de lixo produzida em apenas 1 dia?

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia um trecho do texto “Poluição dos rios” de Monik da Silveira Suçuarana:

“...Outra fonte poluidora é o depósito de lixo nos rios. Esse lixo é formado por resíduos sólidos, principalmente residenciais e industriais. O lixo vai se acumulando, provoca o assoreamento dos rios e pode chegar ao ponto de não permitir o fluxo da água para locais onde o rio é canalizado, provocando enchentes quando ocorrem chuvas intensas...”

 

2º.       Observe a imagem: 


3º.       Copie e desenvolva a atividade em sua folha de Língua Portuguesa:

Questões:

A) Ocorre uma discordância entre o texto e a imagem?

B) Identifique o verbo na frase “Vou jogar mais um pouco de lixo aqui no rio...”, e responda se o verbo está no infinitivo ou gerúndio:

C) Segundo o texto, o que acontece com esse acúmulo de lixo?

 

 

INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DEINGLÊS:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Atividade- Copie e desenvolva em sua folha de Inglês:

1)        Marque a resposta correta na questão abaixo e treine a pronúncia no quadro explicativo:

a)        Sobre qual desses conteúdos o quadro está explicando?

      (  ) months of the year      (  ) commemorative dates       (  ) seasons of the year   

INGLÊS

PRONÚNCIA

Spring

spRíng

Summer

sãmeR

Fall/Autumn

fól/óutun

Winter

uínteR

 

2)        Leia e tente traduzir:

a)        The spring is the most beautiful season of all.

b)        The summer is extremely hot in Brazil.

c)        Autumn is the season of the leaves and fruits.

d)        In the USA, Christmas is celebrated in winter.

 

 

HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE HISTÓRIA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:

(não é necessário copiá-lo)

Olá, meus Malungos! Espero que estejam todos bem!

No mundo globalizado em que vivemos, onde o consumo é a palavra de ordem, as empresas tem buscado uma ampliação cada vez maior de seus mercados consumidores. No entanto, alguns desses mercados exigem um padrão de qualidade superior ou adequado as suas tradições, suas necessidades, seus comportamentos, etc. Isso fez nascerem os programas de qualidade. Ao implantar esses programas, as empresas atestam que fazem um produto de alta qualidade, proporcionam qualidade de vida ao seu colaborador e ao comprador e, principalmente, dispõem de regras claras e objetivas voltadas a preservação, manutenção e conservação do meio ambiente. O programa 5S tem esse objetivo. Com isso as empresas vendem mais, reduzem seu custo, aumentando seus lucros.

Leia atentamente o texto abaixo e fique por dentro desse programa.

 

5S – O Amigo do Meio Ambiente

O 5S tem sido a maneira mais prática para disseminação da consciência sobre Meio Ambiente dentro das empresas, em todos os níveis hierárquicos e em todas as áreas. Sem perceber, as pessoas ao praticarem o 5S contribuem sobremaneira para o cuidado com o Meio Ambiente e a qualidade de vida.

O SEIRI, Senso de Utilização, prega que devemos ter no ambiente de trabalho os recursos adequados, na quantidade adequada, que os utilizemos de maneira adequada e que estejam em plenas condições de uso.

O SEIRI critica severamente a aquisição e consumo desnecessário de recursos, inclusive de água e energia. Também sugere que as pessoas compartilhem recursos de pouca utilização e que reutilizem os recursos até o seu limite (desde que não comprometam a eficiência e a segurança da atividade). Na prática isto tem tudo a ver com os 3R ou 4R tradicionais do Meio Ambiente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Refletir. Exemplo: uso adequado do caderno, aproveitamento total das folhas, impressão frente e verso das folhas, não desperdiçar papel higiênico, etc.

O SEITON, Senso de Ordenação, consiste em ter ambientes de trabalho com locais definidos e adequados para a guarda de cada recurso. Sempre que necessário, os recursos, ambientes e locais de guarda devem estar identificados e sinalizados. A manutenção da ordem dos recursos nestes ambientes facilita a localização e o acesso, evitando a aquisição ou solicitação indevida de novos recursos (problema que ocorre em ambientes desordenados). Exemplo: Produtos de limpeza em local adequado, caderno com anotações nas disciplinas corretas, mochila sem material desnecessário, etc.

O SEISO, Senso de Limpeza, tem como principal objetivo a manutenção da limpeza de ambientes e instalações. Para tal, a eliminação de fontes de alguns tipos de sujeira pode gerar uma redução do consumo de recursos naturais como lubrificantes, matéria-prima e produtos, reduzindo também a quantidade de resíduos a serem tratados ou descartados. Exemplo: Varrer o chão seguidamente, proteger máquinas e equipamentos da poeira, não fazer xixi fora do local adequado, etc.

O SEIKETSU, Senso de Higiene e Saúde, propõe a humanização do ambiente de trabalho. Redução de ruídos e contaminação, utilização de plantas ornamentais e a padronização da prática da Coleta Seletiva são atividades normalmente desenvolvidas pelas empresas neste “S” e que tem relação direta com o Meio Ambiente. Exemplo disso: Manter as mãos limpas, unhas cortadas, arejar o ambiente, música em volume adequado, etc.

O SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, não se limita apenas a manter os 3 primeiros “S” no dia-a-dia, mas também prega que as Normas de Meio Ambiente, principalmente a Coleta Seletiva, sejam cumpridas voluntariamente pelas pessoas, sem depender de monitoramento ou cobranças.Por exemplo, não jogar papel no chão, apagar a luz quando sai da sala, cumprimentar quando entra, agradecer, pedir licença, etc.

Devido ser um processo de mudança cultural através de boas práticas no dia-a-dia, o 5S pode ser usado como uma ferramenta para iniciar a implementação de uma nova consciência para o Meio Ambiente.

 

2º.      ATIVIDADE- Leia e desenvolva a atividade abaixo em sua folha de História:

Então, gostaram? O programa 5S é legal porque é bastante simples e fácil de implementar, inclusive na nossa casa. Então vamos aplicar na prática. Como exemplo, vamos aplicar o 5S na escola. Você vai escrever que cuidado devemos ter na escola para atender cada “S”. 

Exemplo:

5S – SEIRI – Senso de Utilização

O que: Aproveitamento total do material.

Orientação: Todo material impresso que não for documento, deve ser utilizado frente e verso.

Objetivo: Reduzir a quantidade de papel utilizado na escola.

Ganhos: Redução de custos financeiros; Contribuição para conservação do meio ambiente através da redução no uso de papel.

Esse foi só um exemplo. Você pode utilizar ele como também pode complementar com indicações de Quem deve executar; Qual setor vai executar; Quanto tempo de execução, etc.

Faça uma folha de ofício para cada “S”. Pode ser colorido, com desenhos... a criatividade é sua.

Lembre-se de identificar sua atividade com nome, turma e disciplina! Bom trabalho!!

 

 

GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE GEOGRAFIA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia as orientações:

(não é necessário copiar)

Semana passada, falamos sobre Sustentabilidade relacionando com poluição e a emissão de gás carbono pelos países no mundo. Outro assunto abordado no vídeo que assistimos, foi a questão das fontes de energia. Existem vários tipos de fontes de energia, observe a imagem abaixo que apresenta alguns: 

Impactos ambientais e fontes de energia.

Nenhuma fonte de energético está isenta de causar problemas ambientais. Mas algumas causam impactos muito maiores que outras.

As grandes hidrelétricas exigem grandes represas. Para construir, é preciso inundar imensas áreas de vegetação nativa ou de terras agricultáveis, desalojando os seus habitantes. As pequenas hidrelétricas funcionam sem alagar grandes áreas e afetam bem menos a dinâmica do rio que as grandes usinas.

O petróleo é altamente poluente. No Brasil ele é retirado do mar, em sua maior parte. Seu transporte oferece riscos de contaminação da costa brasileira, no caso de ocorrerem vazamentos nos petroleiros, oleodutos e refinarias.

O gás natural é menos poluente que o petróleo, mas sua utilização também libera substâncias tóxicas na atmosfera.

A energia nuclear gera resíduos muito perigosos que devem ser guardados por dezenas de anos. Acidente ou falha que gere vazamento de resíduos radioativos pode resultar em mortes e doenças graves na população atingida. Por esse motivo, muitos são contra o uso de energia nuclear no Brasil. Como prevenção, toda usina nuclear deve possuir um plano de emergência para retirar a população que vive no entorno antes que a contaminação radioativa chegue até ela.

Os críticos da energia eólica dizem que ela altera a direção dos Ventos e causa morte de aves que são atingidas pelas hélices. Esses impactos são mais fáceis de resolver que os outros, mas existem e exigem cuidados ao se instalar um parque eólico, que deve ser pensado em locais que estejam longe da rota de aves, por exemplo.

A geração energética e a questão ambiental caminham juntas. O grande desafio é ampliar a oferta de energia, sem comprometer a conservação ambiental.

 

2º.      ATIVIDADE:

Coloque data em sua folha de Geografia, copie as questões e responda:

a)        Após analisar as informações da imagem e o texto, que tipo de fonte de energia você acredita que causa menos impactos ambientais? Justifique:

b)        Porque é preciso economizar energia? O que você faz para ajudar nessa tarefa que é de todos nós?

Boa semana turma! Um abraço... Profª Lori

 

 

ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ENSINO RELIGIOSO:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o parágrafo fazendo uma reflexão sobre onde são descartados os produtos eletrônicos que não servem mais:

 (não é necessário copiar)

 

O uso da tecnologia vem tornando mais ágil a vida do homem moderno já há alguns anos, proporcionando melhorias em alguns aspectos como o de comunicar-se com as pessoas rapidamente. Mas a facilidade de acesso a tecnologia, também criou um problema sério que é a enorme quantidade de lixo eletrônico produzido nos dias de hoje e sendo descartado em ambientes não propícios para o descarte.

 

2º.      ATIVIDADE:

Coloque data em sua folha de Ensino Religioso, copie a questão e responda:

1)        Descreva como está sendo feito o descarte dos produtos eletrônicos atualmente no país, e quais problemas eles podem causar para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.       Leia o texto abaixo:

(Não é necessário copiar o texto)

 

Esporte de aventura: trekking

O Trekking é uma atividade física que pode ser praticada como uma forma de lazer ou de competição. Também conhecido como caminhada, consiste no ato de caminhar em trilhas em meio a montanhas e florestas. O Trekking pode ser praticado por qualquer pessoa, pois é uma atividade de baixo impacto, porém isso irá depender da trilha escolhida.O grau de dificuldade do trekking varia de acordo com a capacidade do praticante, tendo níveis fáceis, médios, difíceis e superiores.

Existem alguns tipos de trekking, mas os que mais se pratica são estes listados abaixo:

·           Trekking de um dia – É o tipo de Trekking mais praticado, com uma caminhada mais curta, aproximadamente 10km, é considerado como lazer. Caracterizado por marcas de início e fim bem delimitadas podendo ser praticado em grupo ou individualmente.

·           Travessias ou Trekking de longa distância – Também considerado como uma atividade de lazer, pode ser praticado em grupos. Para essas trilhas você precisará de equipamentos para pernoites (como barraca e saco de dormir) e alimentação própria, pois podem durar vários dias. Quando contam com carregadores, cozinheiros e guias especializados são consideradas expedições.

O melhor de tudo isso, é o contato que temos com a natureza, são momentos marcantes em nossa vida. Nos deparamos com paisagens lindas e animais. 

Na prática do trekking, podemos acrescentar situações também, tais como: rapel e tirolesa. Mas para isso devemos conhecer bem o  ambiente que estamos indo.

Para o trekking em ambiente de mata é interessante observar a roupa e itens que irá utilizar. Seguem abaixo alguns itens básicos: calça, bota, blusa de manga comprida, cantil com água, lanterna, pederneira (instrumento para se fazer fogo), corda e etc.

E aí, gostou desta prática de aventura?? Muito legal né?!!!

Eu, professor de vocês, gosto de trekking, tanto para ir fazer as trilhas durante o dia, como para fazer as trilhas durante o dia, passar a noite e voltar no outro dia.  Na nossa região somos privilegiados com alguns lugares especiais para aproveitarmos, com os cânions (em Cambará do sul) e o parque das 8 cachoeiras (São Francisco de Paula).

Mas se não cuidarmos do nosso meio ambiente (ex: lixo na mata e na rua, desmatamento),como teremos lugares especiais como estes para aproveitar e praticar nossos esportes?

Esses cuidados com o nosso meio ambiente devem partir de nós!

Aqui tem algumas dicas de como podemos fazer nossa parte:

·           Economizar água para preservar o meio ambiente: Com certeza, é uma das primeiras atitudes a serem reforçadas quando se fala em proteger o meio ambiente. A água, como sabemos, é vital para a vida de praticamente todo ser vivo. Porém, ela é finita. Um dia a água do planeta pode acabar, se não forem tomadas medidas necessárias para preservá-la.

·           Reciclagem e redução do lixo para ajudar o planeta: A reutilização de materiais para novos fins e a redução do lixo seco é fundamental para evitar a sobrecarga de resíduos lançados ao planeta. A criatividade pode ser uma grande aliada na hora de preservar o meio ambiente (lembra que criamos vários brinquedos através da reciclagem).

O futuro está nas nossas mãos!!

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Educação Física, copie as questões abaixo e responda:

1)        Você já praticou algum esporte de aventura?Qual?

2)        O que você faz para cuidar do meio ambiente?

3)        Gostaria de praticar este esporte na escola?

4)        Cite mais exemplos de como cuidarmos do nosso meio ambiente.

 

 

CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE CIÊNCIAS:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Assista ao vídeo explicativo preparado pela professora Tatiana Pagnussatt, sobre como construir e manejar uma composteira doméstica:

 

2º.      Leia com atenção o texto abaixo:

(não é necessário copiar)

Atualmente, no Brasil, mais da metade dos resíduos domésticos gerados pela população são orgânicos e podem ser transformados em adubo. Infelizmente são misturados com outros materiais e enviados para coleta de lixo e consequentemente, para aterros sanitários, pois não podem ser reaproveitados.

As composteiras são estruturas construídas para transformar o lixo orgânico doméstico em adubo, também chamado de composto. Os responsáveis por essa transformação são os seres decompositores.

Siga o passo a passo e as seguintes instruções para construir uma composteira doméstica:

1.        ESCOLHA DO LOCAL: preferencialmente sombreado e com piso permeável (na grama, na terra, no quintal, etc.). Não faça dentro de casa ou na garagem ou sobre qualquer piso!

2.        TIPO de COMPOSTEIRA: escolha um dos tipos de composteira sugeridos abaixo ou faça com materiais que você tenha em casa (tijolos, madeiras, tábuas ou telhas). Ou simplesmente faça um buraco na terra ou uma pilha, seguindo as próximas recomendações. Qualquer tipo escolhido deve ter uma tampa para evitar excesso de água da chuva. 

3.        MANEJO (como utilizar e cuidar): primeiramente preste atenção nos tipos de resíduo orgânico que podem ser usados (observe a tabela abaixo). Ao colocar esse material na sua composteira coloque o dobro de folhas, gramas ou capim secos. Vá colocando essa mistura até encher a composteira. Quando isso acontecer inicia uma nova ao lado. Ao encher a segunda provavelmente o adubo já estará pronto na primeira. Verifique o ponto de composto (deve estar com aparência de terra preta) e pode utilizá-lo nas suas plantas.

Caso o recipiente escolhido tiver um fundo, no caso de latões, garrafas, baldes etc., é necessário fazer furos no fundo do recipiente, para o chorume (líquido da decomposição) seja escoado.

 

LISTA DE ALGUNS RESÍDUOS ORGÂNICOS PARA COMPOSTEIRA: 

 

3º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Ciências, copie as questões e responda:

1.        O que é uma composteira?

2.        O que acontecerá com os restos orgânicos colocados na composteira?

3.        Como o lixo vira adubo?

4.        Leia a frase e tente explicá-la: “Através de uma composteira podemos transformar um problema em solução”. O que seria o problema e o que seria a solução?

5.        Como é feita a separação do lixo na sua casa?

6.        Em família, tente construir sua composteira doméstica (fotografe e compartilhe conosco pelo Facebook).

Caso já tenha uma composteira em sua casa, compartilhe conosco, através de um registro fotográfico. 

 

 

ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ARTES:

17ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto e assista ao vídeo:

(não é necessário copiar)

ARTE AMBIENTAL e VIK MUNIZ

 

Arte e Natureza são dois temas que podem andar juntos com muita tranquilidade. Você sabia que muitos artistas realizam obras de arte com lixo? Recentemente, o artista Vik Muniz, mundialmente conhecido, criou diversas obras com referência na História da Arte com o lixo. Seu trabalho ficou eternizado no documento “Lixo Extraordinário”, filmado ao longo de quase dois anos, em que o artista apresentou seu processo criativo e a sua relação com uma comunidade próxima de um aterro sanitário do Rio de Janeiro. 

Vik Muniz

Lá ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Vik Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com estes personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugestionados a imaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Clique no link abaixo e assista ao trailer oficial do documentário Lixo extraordinário:

https://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8

 

Queridos alunos,

Na aula de hoje vamos conhecer um pouco sobre instalações e intervenções artísticas, prática influenciada pela velocidade do mundo contemporâneo.

 

INSTALAÇÕES E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

 

Instalação artística é uma forma de expressão da arte contemporânea, geralmente é produzida para algum espaço próprio (exposição em algum museu, pinacoteca, bienal, etc.), com diversos materiais alternativos pensados e impensados como possibilidade de criação artística. Mas, quando é produzido em algum outro espaço onde as pessoas não esperam encontrar um trabalho artístico (praças, nas ruas, em postes, em prédios, agências bancárias, lojas, etc...), ele se torna uma intervenção.

Agora, a intervenção artística parte de um conceito da arte que sai do seu espaço próprio e vai de encontro ao público, como pinturas em grafite nas paredes de muros e prédios, esculturas de gelo em escadarias de prédios públicos, apresentação de música em um outro tipo de ambiente como uma loja de roupas, numa praça pública, ou uma performance de dança no farol, ou uma escultura viva no calçadão, são modalidades de intervenção.

 

2º.      Atividade prática- Leia as orientações e desenvolva sua intervenção artística:

O tema sustentabilidade nos leva a refletir sobre essa prática de proteção ao meio ambiente, portanto proponho que façamos uma intervenção artística provocando a reflexão da comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Nossa intervenção terá como tema “Colhemos aquilo que plantamos”.

Para nossa obra precisaremos o seguinte material:

·           Um galho de árvore seco e fixado em uma lata, se você tiver uma pequena árvore em sua casa também pode utilizar.

·           Recolha embalagens vazias, sacolas plásticas e outros objetos que seriam descartados no lixo da sua casa representando o lixo que é jogado inadequadamente no meio ambiente. Pendure esses materiais de descarte na árvore e intitule com o tema da nossa obra. (faça um pequeno cartaz e anexe na obra)

·           Pronto! Agora exponha sua intervenção ambiental em algum lugar de visibilidade do seu pátio e promova a curiosidade da sua comunidade chamando atenção para essa temática.

·           Se possível faça uma foto ou grave um pequeno vídeo sobre sua obra e poste no Facebook da escola.

Bom trabalho!

Lembre-se de identificar seu trabalho com seu nome completo, turma, data, disciplina, professora e título: Intervenção artística.