8°ano- Turma 182


10ª SEMANA: DE 25/06 A 1º/07/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva os desafios:
1)      Em 3 horas, no período da manhã, 10 pessoas confeccionaram bandeirinhas para a festa junina da escola. À tarde, 15 pessoas irão confeccionar o dobro de bandeirinhas. Quanto tempo levarão para isso?
2)      Para ir à quadrilha Cebolinha saiu de casa às 19h50’ levou 30 minutos para chegar à festa. Que horas o Cebolinha chegou?
3)      A Magali leva 50 minutos de sua casa ao local da festa, para chegar às 20h30’, que horas ela precisará sair de casa?


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia a crônica a seguir:
(não é necessário copiar o texto e a imagem)


É JUNHO, É SÃO JOÃO!
É chegado Junho… A primeira coisa a ver são as bandeirinhas coloridas presas no barbante, espalhadas por todo o terreiro, sacudidas pela brisa morna. Depois, sentir o cheiro do milho – cozido ou torrado –, e observar nas mesas e barraquinhas, os bolos, pães e doces expostos.
A fogueira acesa, gente de roupa xadrez e vestidos rodados cheio de babados, chapéus de palha e tranças… por todo o lugar. Há cores, luz, calor e o barulho que só as pessoas felizes conseguem fazer, acompanhadas de sorrisos, sardas, bigodes e dentes pretos pintados.
Em todo lugar é alegria. Pode ser uma festa simples, pode ser algo mais chique, não importa: onde há um sanfoneiro tocando um “forrózin”, logo vão se formando pares e todos começam a dançar. Formam filas, dão-se as mãos, trocam de lugar: é um tirar o chapéu, fazer reverências com a aba do vestido, entrança, dança solta… coisa linda de se ver.
É um doce bem querer que se espalha, um clima caloroso que aquece o coração. No arrasta-pé, a poeira levanta e os sorrisos se espalham nos rostos suados de tanto dançar. O bum-bum-bum do zabumba, o fom-fom-fom da sanfona, o tlin-tlin-tlin do triângulo: é uma festa tranquila, mas cheia de alegria. Ninguém consegue ficar parado, todos seguem os comandos do puxador.
Aqui e acolá o pessoal se escapa, de mãos dadas, para fazer não sei o quê; outros dão uma passadinha na Barraca do Beijo, mas ninguém sabe muito bem o que estão indo fazer lá. Todo mundo passa desconfiado perto da Cadeia, com medo do Delegado, que tá lá, de cara feia e bigodão. Mas, o que todo mundo espera mesmo é o casamento matuto, quando o noivo e a noiva recebem a “bença” do Padre, e a confusão, mais uma vez, vira festa.
É bonito demais de se ver.
Se você procura se divertir, dá uma voltinha ali pelo Nordeste, no Sertão, pelo cangaço. Cada cidadezinha, por menor que seja, organiza um São João colorido e animado, cheio de gente bonita e doida para dançar, com comidas e bebidas deliciosas para provar.
É um fuxico só, coisa boa que fica na memória para sempre.
É assim o nosso São João. Vem com a gente?
Michel Euclides

2º.      Copie e desenvolva:
Atividades sobre a crônica “É JUNHO, É SÃO JOÃO!”, de Michel Euclides:
1) Qual o assunto da crônica?
2) O autor usou uma linguagem simples ou formal para criar o texto?
3) Você conseguiu identificar algum personagem?
4) Qual espaço (local)acontece a história?


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie, leia e desenvolva:

1)        Assista ao vídeo sobre alimentos juninos em inglês e pratique a pronúncia, quantas vezes for necessário.

2)        Com auxílio do vídeo, escreva abaixo somente os alimentos de festas juninas que conhecemos no Brasil:

3)        O que significa “June party foods”?

4)        Quais bolos (cakes) juninos você mais gosta?(responda em inglês)

5)        O que significa let’s party?


 HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

Pessoal, no post anterior vimos a importância de um produto sensação dentro da festa de São João: o milho. Nesta atividade você verá as transformações que a festa sofreu no decorrer do tempo e o quanto sua importância dentro da sociedade aumentou. Tomaremos como exemplo a Festa de São João de Campina Grande, na Paraíba. Leiam com bastante atenção o texto abaixo.

O SÃO JOÃO EM CAMPINA GRANDE
A cidade de Campina Grande, situada no planalto da Serra da Borborema no estado da Paraíba, apresenta privilegiada localização, equidistante em relação aos principais centros do Nordeste. Desde meados da década de 80 e, principalmente, nos primeiros anos da década de 90, a cidade vem dedicando-se ao desenvolvimento do turismo, porém os atrativos naturais e culturais, não eram tão conhecidos.
O São João de Campina Grande, conhecido com o nome de “Maior São João do Mundo”, acontece durante 30 dias do mês de junho. Festa religiosa, que veio para o Brasil através dos colonizadores portugueses, faz parte da cultura popular brasileira, no entanto, é no Nordeste do país que a festa é mais comemorada, sendo inclusive o dia de São João é feriado em toda a região. Em 1983, quando o governo municipal assumiu a realização da festa que tornou-se organizada e conhecida.
Para tanto foi construído um espaço com estrutura destinado à realização do evento, denominado de “palhoção”, local onde ocorrem os shows musicais e as apresentações das tradicionais quadrilhas. De tal modo, que a festa deixou de ser nos bairros e passou a ser centralizada no “palhoção”, ocorrendo assim a primeira grande transformação da festa.
O “Parque do Povo possui 42000m2 centraliza todo o evento. Uma imensa pirâmide concentra os palcos para shows e até uma mini cidade, com réplicas de lugares importantes da cidade. É possível ver a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande e o antigo Cassino Eldorado e até 400 barracas de comidas e artefatos típicos, com capacidade aproximada para receber até 100 mil pessoas por cada noite do evento.
No Parque do Povo tem também a principal figura da festa, a fogueira, com 16 metros de altura. Confeccionada com material reciclável, em lâmpadas coloridas que simulam as chamas.
Em 1999, o governo municipal amplia a festa com um novo roteiro e um novo espaço para o São João de Campina Grande, ao introduzir o Trem do Forró. Um passeio de trem com 12 km de extensão. Na chegada os passageiros são recepcionados por quadrilhas juninas e podem se acomodar em pavilhões.
Com a expansão e consolidação do evento, a mídia também passou a ter participação importante na divulgação e grandes empresas tornaram-se patrocinadores. A economia da cidade é aquecida e segundo Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande são gerados, pelo menos, 1,2 mil vagas temporárias nos estabelecimentos comerciais da cidade.
Em Campina Grande observa-se um processo para envolver e colocar toda a população no clima do evento. Assim, os cidadãos e lojistas decoram suas casas e estabelecimentos comerciais com motivos juninos. O calendário escolar também é alterado e as férias escolares de julho têm início por volta de 20 de junho. E existe ainda, na Pirâmide do Parque do Povo, o Casamento Coletivo, que ocorre no dia de Santo Antônio (santo casamenteiro), no qual pessoas com baixo poder aquisitivo realizam o sonho do casamento em festas com tudo pago pela Prefeitura da cidade.
No Parque do Povo, o turista pode saborear uma gastronomia que vai muito além da tipicamente junina. Pode se encontrar yakisoba, pizza, hambúrguer e pastel. No que diz respeito à música o forró eletrônico predomina ao tradicional pé de serra e as quadrilhas passaram por uma profissionalização e sofisticação estética, sobretudo em decorrência de concursos patrocinados tanto pela prefeitura quanto pela iniciativa privada, o que produziu reações contraditórias entre os diversos agentes produtores do evento. Isso sem falar que ocorrem vários shows com diferentes cantores.

2º.      Agora, copie e responda no seu caderno:
(não é necessário copiar a imagem)
Após ler o texto atentamente, observe a imagem. Ela representa uma festa junina “de antigamente”.

1)    Com base na imagem e no texto lido, comente o que você acha que mudou, as diferenças, as coisas comuns.
2)    A Festa de São João tem, na sua origem, uma característica religiosa. Você acredita o evento de Campina Grande tem caráter religioso? Justifique sua resposta.
3)    O evento de Campina Grande é considerado a “maior festa de São João do Mundo”. Com base no texto, você concorda ou discorda. Justifique.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto:
 (não é necessário copiar o texto)

Semana passada relembramos alguns aspectos da região do nordeste, região onde há uma grande valorização da festa junina.
No entanto, por todo o país ocorrem festividades relacionadas a São João.
Sabemos que o Brasil é um país de grande extensão territorial e de grande variedade cultural, assim, em cada região é possível verificar diferentes elementos culturais que foram sendo incrementadas nessa festividade, variando de lugar para lugar, como a culinária, por exemplo.
Aqui em nossa região, temos o pinhão como comida típica da nossa festa junina. O pinhão é uma semente comestível da árvore Araucária. A Mata da Araucária faz parte do Bioma da Mata Atlântica.
Você sabe em quais lugares do Brasil encontramos a Mata da Araucária?

2º.      Observe as imagens abaixo:
(não é necessário copiar as imagens)




3º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
1)    Com base na leitura, na análise dos mapas acima e em seus conhecimentos, responda:
a)        Em quais estados brasileiros aparece a mancha vermelha que representa a ocorrência da Mata de Araucária?
b)        Esses estados pertencem a qual região brasileira de acordo com a regionalização oficial do IBGE?
c)        Como é o clima dessa região?
d)        Você já viu uma árvore Araucária? É possível que sim, já que ela é típica da nossa região. Se sua resposta for sim, onde foi e como era a paisagem?
e)        Qual outro Bioma podemos verificar em nossa região de acordo com o mapa da imagem 1?
f)         Qual o Bioma da região do nordeste?

4º.      DESAFIO:
Você gosta de pinhão? Já começou a temporada de pinhão, ele é de fácil preparo e tem grande valor nutricional. Se você ou sua família gostam de pinhão e irão consumir nesse mês de junho, poste uma foto e marque a escola, para mantermos contato e matar um pouco da saudade. Vou ficar aguardando o registro!
Boa semana!
Prof.ª Lori



ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie, leia e desenvolva:
1)        Observe a imagem e escreva como é chamada essa dança?
(não é necessário copiar a imagem)

2) Leia e copie:
     Existem duas explicações para o nome festa junina: a primeira diz que tem a ver porque as festividades acontecem no mês de junho e a outra diz que essa festa tem origens em países católicos da Europa, portanto seria uma homenagem a São João. No princípio a festa era chamada de Joanina. Foi trazida para o Brasil, pelos portugueses, mas, outros povos também influenciaram as nossas festas juninas como os chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada que deu origem as danças de quadrilha. A tradição de soltar fogos veio da China, que teria iniciado a fabricação de pólvora. A dança de fitas (na imagem acima) teria vindo de Portugal e Espanha. Todos esses elementos culturais vindos dos afro-brasileiros e imigrantes vindos de Portugal, Espanha e França, foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros, dando origem às festas juninas como elas são hoje em dia.

3) Quem introduziu a dança da quadrilha?

4) Quem ensinou os brasileiros a dançar a dança de fitas?



EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
O Baião é um gênero de música e de dança que teve origem na Região Nordeste. Nasceu na década de 1940 e exerce influência até hoje no trabalho de músicos que vêm dessa região do país, sendo muito tocado e dançado nas festas juninas pelo Brasil .
Luiz Gonzaga foi responsável por levar o baião para o Brasil, além de outros estilos, como o xote, o xaxado e o forró pé de serra. Tem como principais instrumentos o acordeão ou sanfona, o triângulo, a flauta doce, a viola caipira e a zabumba.
Os principais passos da coreografia do baião são o balanceio, o rodopio, o passo de calcanhar e o passo de ajoelhar. A coreografia é dançada em pares. As mulheres usam vestidos de chita, coloridos, com babados nas saias. As roupas são decotadas e as mangas são curtas. As sandálias são também coloridas. Já os homens usam calça de brim de cor clara. As camisas são comuns, sem cores ou estampas. Nos pés, as sandálias são de couro cru.
Depois de algum tempo mantido à margem da história musical, o baião ressurgiu no final da década de 70, graças ao resgate perpetrado por músicos do calibre de Dominguinhos, Zito Borborema, João do Vale, Quinteto Violado, entre outros. Além disso, este ritmo inspirou decisivamente o estilo tropicalista de Gilberto Gil e o rock de Raul Seixas, que unia estas duas sonoridades, batizando de Baioque o resultado desta fusão.


2º.      Assista aos vídeos a seguir e conheça uma coreografia e a música Asa Branca:
Abaixo temos o link com uma coreografia:

Abaixo temos a música Asa Branca:

3º.       Copie e responda as seguintes questões no caderno:
·      Qual a década que teve origem o Baião?
·      Como se chama o cantor e compositor responsável por levar o Baião para todo o Brasil?
·      Segundo o texto quais os principais passos da coreografia do Baião?
·      Explique, o que é o Baioque?


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Atividade 1: Estamos na quarta semana do experimento de observação da decomposição de tipos de alimento.
Preencha na sua Tabela as observações da 5ª semana, como por exemplo, se houve ou não alteração na aparência dos dois alimentos. Caso sim, relate detalhadamente as modificações. Não se esqueça de identificar qual alimento está sendo observado.
Atenção: não abra a tampa do pote!
Se possível, registre uma foto.  
ATENÇÃO: Não coloque fora o alimento ultra processado. Mantenha ele no pote e guarde até o retorno das aulas.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:


Em junho, iniciam as Festas Juninas, conhecida também como festa de São João, muito tradicionais no Brasil.
Nos arraiais juninos podemos encontrar vários elementos da cultura popular, cada um desses símbolos tem um significado para a festa.
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos. Os balões juninos utilizam fogo para auxiliar no vôo, porém essa prática resulta em muitos acidentes. Esses balões se tornam ameaças de incêndios, podendo causar grandes estragos, principalmente em matas e florestas e nas cidades em geral. Na aviação, o risco é ainda maior, pois os balões podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocar incêndios ou até mesmo cair na pista.  
Assim, hoje no Brasil a prática de soltar balões é proibida por lei desde 1998, considerada crime ambiental. Conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”, é crime. A pena prevista é a detenção de um ano a três anos e multa.

2º.      Atividade- Copie e desenvolva em seu caderno:
Crie uma situação no formato de reportagem com a seguinte manchete: “Crime ambiental: balão destrói três hectares de área do Morro Ferrabraz, em Araricá.”
- Descreva detalhadamente como ocorreu o episódio, contando as causas, as consequências e um desfecho para sua história.
- O seu texto deve constar os seguintes elementos: local, data/dia, espécies animais e vegetais, seres humanos envolvidos.
- Utilize uma imagem ou faça um desenho para representar sua reportagem.
- Se possível, grave um breve vídeo explicativo contando sua história (como se fosse você um repórter num plantão jornalístico) para ser publicado no Blog da escola.


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto e copie no caderno:
(não é necessário copiar as imagens)


CANDIDO PORTINARI

Filho dos imigrantes italianos, Giovan Battista Portinari e Domenica Torquato, Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café nas proximidades de Brodowski, interior de São Paulo. Com a vocação artística logo na infância.
Aos 15 anos, já decidido a aprimorar seus dons, Portinari deixa São Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos, Portinari começa a se destacar e chamar a atenção tanto de professores quanto da própria imprensa. Tanto que aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais.
Desobedecendo as ordens médicas, devido a intoxicação pelo uso das tintas, Portinari continuava pintando. No começo de 1962 a prefeitura de Barcelona convida Portinari para uma grande exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, a intoxicação de Portinari começa a tomar proporções fatais. No dia 6 de fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari morre envenenado pelas telas que fizeram seu sucesso. Ele encontra-se sepultado no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro.
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
Cândido Portinari também se inspirou nas cenas populares das festas juninas em algumas criações da década de 1950.



2º.      Atividade prática:
Fazer a releitura de uma das obras de Cândido Portinari.
Relembrando que: "Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa."
A releitura poderá ser feita utilizando a técnica do desenho ou colagem, em uma folha A4.
Escreva o seu nome, data, turma, disciplina, professora e título: Releitura da obra (escrever o nome da obra escolhida) de Cândido Portinari.