6° ano- Turma 162

8ª SEMANA: DE 11 A 17/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver:
1)        Uma escola montou 4 times para arrecadar alimentos para uma instituição de caridade, o gráfico abaixo mostra a quantidade de alimentos arrecadados por cada time.

    Os times A e C juntos arrecadaram:
a)         (    ) 50 quilos
b)        (    ) 70 quilos
c)         (    ) 30 quilos
Saudades... Profª Michele


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           ATIVIDADE- Essa semana sua atividade é um “Desafio Literário” onde você deverá ler um livro, conto, história em quadrinhos, lendas, jornal ou o material que você tiver à mão em casa, como forma de incentivar e estimular a leitura nesse período de distanciamento. Vale até ler um livro em PDF da internet, por exemplo.
Após faça o registro da leitura no caderno de aula. Não esqueça de anotar o título lido, o autor e um breve resumo.


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:

·           Leia e copie o diálogo entre a secretária e a moça:

Secretary- What is your name?
Diana- My name is Diana Martins
Secretary- What is your address? (endereço)
Diana- street Saint Augustin, 28
Secretary- What do you do? (O que você faz?)
Diana- I am a baby sitter
Secretary- What is your telephone number?
Diana- (51) 665-6131
         
·           Copie e responda as questões de acordo com o que está escrito no diálogo:
1)        Answer (responda sobre Diana):
a)      Name: _____________________
b)      Address: ___________________
c)      Occupation: _________________
d)      Telephone number: ____________


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e desenvolva a atividade abaixo no seu caderno:
No caça-palavras abaixo, você tem diversas palavras referentes ao que foi estudado até o momento: mitos e lendas. Encontre e pinte as palavras:


As palavras encontradas no caça-palavras fazem referência as sentenças abaixo. Leia e copie as frases e preencha os parênteses com a palavra correspondente.
a)    Utilizam personagens inventados, geralmente entidades sobrenaturais como divindades e semideuses, e outros elementos fantásticos. Eles costumam ocorrer fora das linhas de tempo convencionais. (____________).
b)    Possuem base em determinado momento histórico. Porém, essas histórias são distorcidas ou exageradas, recebendo um ar fantástico. (________).
c)    Lenda indígena sobre uma raiz muito consumida no Brasil. (________).
d)    Mito da (_________) do mundo.
e)    Hoje é o país onde viveram os astecas. (____________).
f)    Ameríndios do Brasil. (__________).
g)    Seres divinos. (____________).
h)    Deusa da lua para os Guaranis. (__________).
i)     Deusa dos lagos para os Guaranis. (_____________).
j)     Criador do infinito, das estrelas e do céu. (____________).
k)    Ambiente a partir do qual os ameríndios criaram seus mitos. (_______________).
l)     Deus dos infernos para os Guaranis. (__________).
m)   Deus do Sol para os Guaranis. (_________).
n)    País onde viviam os Guaranis. (_____________).
o)    Disciplina que estudamos. (______________).


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)
Um assunto bastante comentado hoje é sobre o desmatamento (ilegal), derrubada e queimada de florestas, principalmente na Amazônia. Muito ouvimos falar sobre causa e consequências dessa prática.
Mas você sabia que uma das formas mais eficazes para garantir que um produto de origem florestal não veio de práticas predatórias é o selo FSC:


O selo é gerido pela Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), uma ONG internacional que mantem critérios ecológicos e sociais para exploração de madeira e outros produtos da floresta. No Brasil, há várias empresas com o selo na embalagem. Mas todas as florestas nativas certificadas do país estão na Amazônia. Os ecossistemas mais devastados – o Cerrado e a Mata Atlântica – não tem florestas nativas produzindo com o selo verde. Esse é um dos desafios para aumentar a relevância da certificação, como explica (...) Fabíola Zerbini, secretaria executiva do FSC Brasil.
Segue um pequeno trecho da reportagem de Fabíola para a revista Época:
“ÉPOCA: Qual é a vantagem da certificação para o meio ambiente?
Fabíola: Em termos de benefícios socioambientais, a certificação FSC permite contribuir para o uso responsável dos recursos naturais, ajuda a conservar a capacidade de regeneração das florestas nativas. Preserva a vida silvestre. Ajuda comunidades locais. Estimula direitos indígenas. Também é uma alternativa economicamente viável às práticas destrutivas.”

2º.      Se você puder, leia a reportagem da revista Época para entender mais sobre o assunto, acessando o link abaixo:

3º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
a)    O que o uso de madeira certificada representa para a conservação ambiental?
b)    Pesquise e anote o nome de empresas brasileiras que possuem o selo em suas embalagens:
c)    DESAFIO: Procure em sua casa se há algum produto com o selo FSC, tire uma foto e faça uma postagem marcando a nossa escola. Em sua postagem questione se alguém conhece/sabe o significado desse selo, vamos compartilhar a informação e promover a conscientização de práticas responsáveis com o meio ambiente!
*Registre em seu caderno o nome do produto que você encontrou.

Cuidem-se e façam as atividades com dedicação!
Um forte abraço
Profª Lori


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto a seguir e reflita sobre o encontro de pessoas de diferentes religiões:
(não é necessário copiá-lo)
Está ficando comum em alguns países e no Brasil, as pessoas de diferentes religiões se reunirem para dialogar, e juntas pensar e planejar a construção de um mundo mais solidário, humano e justo. É importante conhecer as outras religiões para compreender as diferenças religiosas existentes no mundo.
O conhecimento de diversidade religiosa é um caminho que permite aos cidadãos superar fanatismos e preconceitos religiosos. Conhecer para respeitar o diferente e as diferenças é muito valioso para a promoção de culturas de paz.

2º.      ATIVIDADE- Copie a atividade abaixo e desenvolva em seu caderno:
1-        Desenhe o contorno do mapa do Brasil, podendo usar o atlas, um livro ou a internet para copiá-lo. Após, recorte de revistas, jornais ou panfletos, imagens de pessoas com vestimentas religiosas específicas de diferentes religiões, bem como objetos simbólicos e outras características que representam esse encontro de diversidade religiosa.
Caso você não encontre muitos itens para recortar, você também pode desenhar.
Veja o exemplo abaixo:
(não é necessário copiar a imagem abaixo)
 


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
Peteca
Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem    várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até os dias de hoje.
A folha que amarrava as pedrinhas acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas.
Nos Jogos Olímpicos de 1920, que aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga, jogavam peteca. Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda. Cerca de vinte anos depois, elas foram criadas, tornando a peteca um esporte.
Somente em 1985 é que a peteca foi reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho    Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em 1936, ele passeava na orla de Copacabana (Rio de Janeiro) e viu a garotada jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.

2º.      Clique no link abaixo e aprenda a fazer uma peteca utilizando materiais recicláveis:

3º.      Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça a sua peteca utilizando sacola plástica, jornal e tesoura ou outros materiais que tenha em casa.
Após, convide um familiar e joguem peteca em casa.
Se desejar, registre este momento com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa escola.


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Assista ao vídeo, preparado com muito carinho pela professora Tatiele:
  
2º.      Leia e copie o texto e a imagem abaixo:
Como vimos na aula passada, o ciclo da água é igual, desde o surgimento da Terra, o que mudou foi a forma disponível e como nós a utilizamos.
Sabemos da sua extrema importância, conforme dizem os especialistas: “um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem beber líquidos (preferencialmente água) pode morrer”.
Porém também sabemos, que não é de qualquer lugar que podemos beber água, ela precisa ser potável e tratada, para garantir nossa saúde e ficarmos livres de possíveis microrganismos. Ser incolor, inodora e insípida são sinais de possível qualidade da água.
Observe um filtro de água caseiro e sustentável:
(Copie o desenho no caderno de ciências).

3º.      ATIVIDADE PRÁTICA: Leia e faça seu filtro, utilizando os materiais que tens em casa e com auxílio da família:
A dica de hoje parece ter saído de um manual de sobrevivência para situações extremas. “Faça você mesmo” um filtro de água.
·  Modo de fazer: Divida a garrafa em duas partes, medindo com cuidado, para que a parte do gargalo tenha, aproximadamente, 20 centímetros.  Coloque um chumaço de algodão no bico. Logo acima do bico da garrafa, forre uma camada de carvão, uma camada de areia fina e outra de areia grossa ou pedregulhos, conforme mostra o desenho.
·  Faça o filtro funcionar: Prepare uma mistura de água suja (com terra), que fique com uma coloração escura e derrame em cima da areia grossa, como mostra a imagem, e observe o caminho que a água faz.
·  A água que sairá no final, se fossemos realmente tomá-la deveria ser fervida e adicionada 2 a 4 gotas de água sanitária (popularmente conhecida como “quiboa”) para 1 litro de água.

4º.      Copie e responda em seu caderno:
1- No processo de filtragem, a água mudou de cor? Dê 0 a 10, qual foi a nota da água em relação a coloração, lembro que mais perto de 0 permaneceu igual, e mais próximo de 10 ocorreu mudanças significativas.
2- Por quê mesmo fazendo essa filtragem caseira, seria necessário também filtrar a água e inserir?


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Atividade prática: Não é necessário copiar, apenas siga os passos abaixo:
Certas palavras podem ser decoradas de acordo com o seu significado, oferecendo um belo efeito visual:
Exemplos:

1º passo: Separe os materiais: Folha A4; lápis; borracha; lápis de cor, canetinhas ou giz de cera.
2º passo: Na folha, ilustre as palavras: amor, sorvete e sombra.
3º passo: Escolha outras três palavras e ilustre.
4º passo: Escreva atrás da folha, escreva o nome do aluno, data, turma, disciplina, professora e título: Palavras ilustradas.