151
TURMA- 151 PROFESSORA- CILVANI
ARARICÁ, ____________
DE_____________ DE 2020.
1-ATIVIDADE DE PORTUGUÊS: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA OUVIR A HISTÓRIA QUE VOCÊ IRÁ ASSISTIR NO LINK
ABAIXO.
2-ATIVIDADE DE PORTUGUÊS: LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA O QUE SE PEDE.
BALÃO DE SÃO JOÃO
ERA UM BALÃO ENORME EM PAPEL! ESTAVA
NA LOJA O SR. LUIS, A ENFEITAR E A MONTAR.
– LOGO Á NOITE VAMOS SOLTAR O BALÃO.
VENHAM TODOS VER O BALÃO SUBIR! – AVISAVA O SR. LUIS.
– DEVAGAR, NÃO RASGUEM – DISSE O SR.
LUIS E O FILHO O PEDRINHO.
– PAI! COMO É QUE O BALÃO SOBE? –
PERGUNTOU O PEDRINHO.
– VÊ AQUELA ABERTURA NO FUNDO DO
BALÃO? COLOCA-SE ALI UMA MEXA A ARDER E O AR DENTRO DO BALÃO VAI AQUECENDO,
TORNANDO-O MAIS LEVE QUE O AR FRIO AQUI DE FORA E O BALÃO SOBE. – RESPONDE O
SR. LUIS
QUANDO O BALÃO COMEÇA A ENCHER, AS
PESSOAS QUE ESTAVAM ALI FICARAM ENTUSIASMADAS, O BALÃO RANGIA, QUERIA
SOLTAR-SE, CAMINHAR POR TODO O CÉU.
O BALÃO COMEÇOU A SUBIR DEVAGAR, VAI
BATER NO POSTE! O VENTO SOPROU BONDOSO, E AFASTOU O BALÃO, QUE CONTINUOU A
SUBIR, AGORA MAIS DEPRESSA.
– O QUE É QUE O BALÃO VAI VER MÃE?
–PERGUNTOU O NUNO.
– LÁ DE CIMA VÊ OS ARRAIAL,
OS MOÇOS A SALTAR AS FOGUEIRAS E AS RUSGAS A CANTAREM PELAS
RUAS…
QUESTÕES
1) QUAL
É O TÍTULO DO TEXTO?
2) EXPLIQUE COMO ERA O BALÃO?
3) QUEM CHAMOU TODOS PARA VER O BALÃO SUBIR?
4) O QUE PEDRINHO PERGUNTOU AO PAI?
5) O QUE NUNO PERGUNTOU A SUA MÃE?
6) SEGUNDO A MÃE DE NUNO O QUE UM BALÃO VÊ?
7)
PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS GRIFADAS NO TEXTO E CRIE UMA
FRASE PARA CADA UMA DELAS:
A)
ARRAIAL:
B)
RUSGAS:
3-ATIVIDADE: ENSINO
RELIGIOSO. DEPOIS DE
LER O TEXTO “BALÃO DE SÃO JOÃO”, REFLITA E RESPONDA:
1- VOCÊ JÁ VIU ALGUÉM SOLTAR BALÕES DE SÃO JOÃO?
2- VOCÊ
ACHA LEGAL SOLTAR BALÕES DE SÃO JOÃO? SIM OU NÃO? POR QUÊ?
4- ATIVIDADE:
HISTÓRIA. COPIE EM SEU CADERNO A HISTÓRIA.
HISTÓRIA
DA FESTA JUNINA
A HISTÓRIA DA FESTA
JUNINA OU
A HISTÓRIA DA FESTA
DE SÃO JOÃO, RESPEITA A ORIGEM DA CELEBRAÇÃO INDIANA QUE OCORRE EM DIVERSOS PAÍSES,
E QUE SÃO HISTORICAMENTE RELACIONADAS COM A FESTA DUDANA SANTO DE VERÃO
(NO HEMISFÉRIO
NORTE) E DE
INVERNO (NO HEMISFÉRIO SUL), QUE É CELEBRADO NO DIA 24 DE JUNHO, SEGUNDO O CALENDÁRIO
JULIANO (PRÉ-GREGORIANO).
A FESTA
QUE TEVE ORIGEM NA IDADE MÉDIA NA CELEBRAÇÃO DOS CHAMADOS SANTOS POPULARES (SANTO
ANTÓNIO, SÃO PEDRO E SÃO
JOÃO).
ALÉM DE SÃO JOÃO, COMEMORADO NO DIA 24, OS OUTROS SÃO SÃO
PEDRO (NO
DIA 29) E SANTO
ANTONIO (NO
DIA 13). EM PORTUGAL, AS FESTAS DOS TRÊS MARCAM O INÍCIO DAS FESTAS
CATÓLICAS POR TODO O PAÍS.
ATIVIDADE:
1- DE ONDE FOI “COPIADA” AS FESTAS DE SÃO JOÃO?
2-QUAIS OS
SANTOS HOMENAGEADOS NESTE PERÍODO DE FESTAS JUNINAS?
3- QUANDO
TEVE ORIGEM ESTAS FESTAS?
5- ATIVIDADE: GEOGRAFIA.
TODO MÊS DE JUNHO ESSA FESTA É MARCADA POR
DECORAÇÃO FEITA COM BANDEIROLAS, VESTIMENTAS USADAS COMO: VESTIDOS DE CHITA,
CAMISAS XADREZ E CHAPÉU; BRINCADEIRAS, DANÇAS FESTIVAIS DE QUADRILHA, FOGUEIRA,
FOGOS DE ARTIFÍCIOS, E CLARO, SUA CULINÁRIA.
- VAMOS PESQUISAR ALGUMAS RECEITAS TÍPICAS DAS FESTAS DE SÃO JOÃO E
DE QUE REGIÃO SE ORIGINOU. (NO MÍNIMO DE 3 A 4 RECEITAS).
TURMA- 151 PROFESSORA- KELI CARINA
FILLMAN
ARARICÁ, ____________
DE_____________ DE 2020.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
TODA FESTA JUNINA DEVE CONTAR COM PRATOS TÍPICOS, POIS ELES FAZEM PARTE
DA TRADIÇÃO DESTA IMPORTANTE FESTA DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA. SÃO DOCES,
SALGADOS E BEBIDAS QUE ESTÃO RELACIONADAS, PRINCIPALMENTE, À CULTURA DO CAMPO E
DA REGIÃO INTERIOR DO BRASIL.
PESQUISE COM A FAMÍLIA, E REGISTRE EM SEU CADERNO, QUAIS SÃO OS
PRINCIPAIS PRATOS E BEBIDAS TÍPICAS QUE FAZEM PARTE DA FESTA JUNINA AQUI DO
NOSSO ESTADO: RIO GRANDE DO SUL. EM SEGUIDA ESCOLHA UM DOS PRATOS PESQUISADOS E
DESCREVA SUA RECEITA. SE POSSÍVEL, FAÇA UMA DAS RECEITAS E COMPARTILHE CONOSCO
A SUA EXPERIÊNCIA COM UMA FOTO OU VÍDEO MARCANDO O FACEBOOK DA ESCOLA.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
COPIE EM SEU CADERNO:
COMO VOCÊ SABE MATEMÁTICA ESTÁ EM TUDO NO NOSSO DIA A DIA, INCLUSIVE NAS
RECEITAS TÍPICAS, ENTÃO ASSIM COMO VOCÊS FIZERAM NA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS,
TAMBÉM PESQUISEI UMA RECEITA E VOU COMPARTILHAR COM VOCÊS.
BOLO DE MILHO
1 LATA DE MILHO VERDE (COM O LIQUIDO)
2 XÍCARAS DE CHÁ DE FUBÁ (FARINHA DE MILHO)
4 OVOS
1 XÍCARA DE CHÁ DE ÓLEO
1 XÍCARA DE CHÁ DE LEITE
2 XÍCARAS DE CHÁ DE AÇÚCAR
100 GRAMAS DE COCO RALADO
2 XÍCARAS DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO
1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ
MODO DE PREPARO: NO LIQUIDIFICADOR, COLOQUE OS OVOS, O MILHO, O ÓLEO, O LEITE E O
AÇÚCAR; BATA POR CERCA DE 2 MINUTOS;
DESPEJE ESSA MISTURA EM UMA TIGELA OU BACIA; EM SEGUIDA, ADICIONE A
FARINHA DE TRIGO, O COCO RALADO E O FUBÁ (FARINHA DE MILHO); MISTURE ATÉ QUE A
MASSA FIQUE BEM HOMOGÊNEA;
ADICIONE O FERMENTO E MEXA DELICADAMENTE ATÉ MISTURAR BEM; DESPEJE ESSA
MASSA EM UMA FORMA UNTADA E ENFARINHADA;
LEVE PARA ASSAR EM FORNO PRÉ AQUECIDO, 180°C, POR CERCA DE 45 MINUTOS OU
ATÉ DOURAR.
AGORA QUE JÁ APRENDEMOS ESTÁ DELICIOSA RECEITA, VAMOS REALIZAR ALGUNS
CÁLCULOS.
- SE DOBRARMOS A QUANTIDADE DE OVOS, QUANTAS GRAMAS DE COCO
PRECISAREI?
- SE DIMINUIRMOS A RECEITA ORIGINAL, PELA METADE, QUAL AS QUANTIDADES
DE CADA INGREDIENTE SERIAM NECESSÁRIOS (DESCREVA AS NOVAS QUANTIDADES).
- PARA A PREPARAÇÃO DA FESTA JUNINA DA ESCOLA, SEMPRE SÃO FEITOS
MUITOS BOLOS, PORTANTO PARA ECONOMIZARMOS TEMPO, A COZINHEIRA RESOLVEU
TRIPLICAR A RECEITA, DESCREVA COMO FICARIA ESSA NOVA RECEITA.
PROFESSORA-SHEILA
-ATIVIDADE: LEIA O
TEXTO E COPIE NO CADERNO:
FESTA JUNINA
A FESTA JUNINA CHEGOU AO BRASIL EM MEADOS DO SÉCULO XVII E
SOFREU INFLUÊNCIAS DO CATOLICISMO, SENDO HOJE ASSOCIADA AOS SANTOS ANTÔNIO,
PEDRO E JOÃO.
EM VIRTUDE DE SUA POPULARIDADE, É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR
ALGUÉM QUE NÃO TENHA SE DIVERTIDO EM ALGUMA FESTA JUNINA, SEJA A DA ESCOLA,
SEJA A DA FAMÍLIA, IGREJA, COMUNIDADE OU BAIRRO. A FESTA MUDA UM POUCO DE UMA
REGIÃO PARA OUTRA, MAS A DIVERSÃO É A MESMA. AS PESSOAS SE DIVERTEM TANTO PELAS
COMIDAS E BEBIDAS TÍPICAS QUANTO PELAS BRINCADEIRAS E CARACTERIZAÇÃO QUE A
CELEBRAÇÃO ENVOLVE.
2º. ATIVIDADE
PRÁTICA:
AS LANTERNAS SÃO
IDEIAS TRADICIONAIS NAS FESTAS
JUNINAS. VAMOS APRENDER COMO FAZER LANTERNINHAS RECICLADAS COM ROLINHOS
DE PAPEL HIGIÊNICO OU PAPEL TOALHA.
*
PROCEDIMENTOS:
PASSO 1: CORTE O ROLINHO NA VERTICAL E DOBRE NA HORIZONTAL;
PASSO 2: DEPOIS, PINTE DE AMARELO POR DENTRO PARA DAR O EFEITO
FLUORESCENTE;
PASSO 3: PINTE DA COR QUE PREFERIR NO EXTERIOR OU ENCAPE COM PAPEL OU
TECIDO;
PASSO 4: DEIXE SECAR, SE FOR O CASO,
E DEPOIS FAÇA OS CORTES NO SENTIDO VERTICAL DEIXANDO O MESMO ESPAÇO ENTRE ELES,
COLE E JÁ ESTÁ PRONTO! PARA PENDURAR FAÇA UMA ALÇA DE PAPEL.
EXEMPLOS:
AQUI O ROLINHO FOI ENCAPADO COM
TECIDO ESTAMPADO.
3º.
ESCREVA
O SEU NOME, DATA, TURMA, DISCIPLINA E PROFESSORA.
ATIVIDADE: EDUCAÇÃO FÍSICA – Prof.ª FRANCIELE E. M. S.
DANÇA DAS CORES
VAMOS DESENVOLVER O RITMO COM AS NOSSAS MÚSICAS
DE SÃO JOÃO, PARA ESTÁ ATIVIDADE PRECISAMOS PEGAR QUATRO FOLHAS DE OFÍCIO OU DE
CADERNO PINTÁ-LAS DAS SEGUINTES CORES, UMA AMARELA, UMA VERMELHA, UMA AZUL
FRACA E OUTRA UM AZUL FORTE, EM SEGUIDA DISTRIBUA NO CHÃO NO FORMATO DO DESENHO
ABAIXO DE PREFERÊNCIA DE FRENTE PARA O VÍDEO (O LINK ESTÁ A BAIXO), COLE AS
FOLHAS NO CHÃO COM FITA CREPE PARA NÃO TER PERIGO NA HORA DA DANÇA, O VÍDEO
PASSARÁ UMA SEQUENCIA DE IMAGENS DAS CORES QUE PINTAMOS AS FOLHAS E CADA IMAGEM
QUE APARECER VOCÊ DEVERÁ PULAR EM CIMA DA COR REPRESENTADA NÃO SE ESQUECENDO DE
DANÇAR.
SE PUDER FAÇA VÍDEOS OU FOTOS E MARQUE A ESCOLA
NO FACEBOOK PARA A PROF. ACOMPANHAR QUEM ESTÁ FAZENDO E QUALQUER DÚVIDA É SÓ
PERGUNTAR!
Atenção alunos assistam a
LIVE do PROERD, identifiquem-se colocando seu nome, turma e nome da escola, ao
final da mesma a escola que tiver o maior número de alunos assistindo irá
participar do sorteio de uma BICICLETA.
Como irá funcionar o
sorteio: Todos os alunos deverão fazer uma redação sobre o
PROERD e deixar em seu caderno, no primeiro dia de aula assim que retornarmos desta
pandemia deverão entregar para suas professoras e então ocorrerá o sorteio,
isso se nossa escola for a escolhida, por isso conversem com os colegas para
que todos possam estar assistindo juntos a LIVE DO SARGENTO RAMOS