7° ano- Turma 171



5ª SEMANA: DE 21 A 27/05/20

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)      Com base nos estudos de revisão, escreva por extenso as frações abaixo:

Saudades, Profª Michele


LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva a atividade abaixo:

1)        O texto, a seguir, nos conta sobre a presença de pesquisadores brasileiros no Polo Sul. Mas, ele foi transcrito sem a pontuação. Vamos pontuá-lo de modo correto? Então, reescreva-o, colocando a vírgula e o ponto final.

O Brasil no Polo Sul

Foi no verão de 1982 para 1983 que os brasileiros fizeram as primeiras pesquisas científicas na Antártica Por lá a temperatura no verão é mais amena: em média zero grau centígrado
Os brasileiros viajaram nos navios oceanográficos Barão de Teffé da Marinha e Professor W. Besnar da Universidade de São Paulo Era o início do Proantar (Programa Antártico Brasileiro) No verão seguinte começou a funcionar a Estação Antártica Comandante Ferraz que abriga os pesquisadores brasileiros no continente gelado
Localizada na ilha Rei George no arquipélago Shetland do Sul ela funciona até hoje quase como se fosse uma cidadezinha Existem alojamentos laboratórios sala de estar cozinha ginásio de esportes biblioteca sala de comunicações e lugar para pouso de helicóptero
“Almanaque Recreio” - São Paulo: Editora Abril, 2003 – p.151.


INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Observe a imagem e diga o que ela está representando?
(Não é necessário copiar a imagem abaixo)

2)        Copie as questões abaixo e utilize os números em inglês para responder (siga o exemplo da questão 1).
Obs: As questões estão perguntando quantas crianças há na imagem, quantos adultos, jovens, etc.
As palavras “quantas/quantos” (relativa a quantidade), é escrita como “ How many” em inglês.
Answer (responda):
a)        How many babies are there in the image? (Quantos bebês há na imagem?)
R: Two babies
b)        How many adults are there in the image?
c)        How many young people are there in the image?
d)        How many elderly people are there in the image?
e)        How many children are there in the image?
f)         How many auditoriums in the image?


HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia o texto atentamente e, em seguida, copie as questões no seu caderno e responda.

Sociedade Estamental
A Sociedade Estamental ou de Estados representa a estrutura social típica do sistema feudal medieval, dividida nos estamentos (grupos sociais), onde quase não existe mobilidade social, ou seja, a posição do indivíduo na sociedade dependerá de sua origem familiar, por exemplo: nasceu servo, morrerá servo.
De tal modo, a sociedade estamental, esteve marcada pela posse de bens, além do berço de nascimento, tal qual o nome de família e o prestígio envolvido.
Diferente da Sociedade Estratificada (classificada mediante os "estratos"), em que existe a mobilidade social, e da sociedade de classes, pautada sobretudo nos aspectos econômicos, a estrutura da Sociedade Estamental é fixa e homogênea.
Sociedade Estamental na Idade Média
Na Idade Média, a sociedade feudal era hierárquica, dividida basicamente em quatro estamentos ou estados: Rei, Nobreza, Clero e Servos, sendo que os dois primeiros possuíam privilégios em relação ao último grupo subordinado.

Sendo assim, no feudalismo o Rei era o maior poder concentrado nas mãos de uma só figura e a nobreza representava os detentores das terras e riquezas, na época, denominados de "senhores feudais"; o clero, formado por homens da Igreja, representava o poder da religião; e, por fim, o último estamento, os servos ou plebeus trabalhavam nas terras dos senhores feudais, tendo em troca segurança e alimentos.
Num período marcado pelo Teocentrismo, as pessoas aceitavam as condições em que viviam uma vez que para eles, “Deus” havia escolhido aquele destino.
Essa estrutura social fixa foi transformada no final da Idade Média e no início da Idade Moderna, com a crise do sistema feudal, o fortalecimento do comércio e das cidades medievais bem como dos avanços científicos (renascimento científico) e do humanismo renascentista.
Em outras palavras, a visão teocêntrica (Deus como centro do Universo) foi substituída por uma visão antropocêntrica (Homem no centro do Universo), pondo fim a Sociedade Estamental, dando início a Sociedade de Classes.

·            Com base no texto, copie e responda:

1)        O texto destaca dois modelos de sociedade. Destaque elas e explique (pode ser com suas palavras) a característica que o texto mostra.
2)        Na Idade Média havia quatro divisões sociais, chamadas estamentos. Quais são os nomes desses estamentos?
As pessoas acreditavam que quem nascia servo morria servo. Ou seja, não podiam trocar o estamento em que se encontrava. Por quê?


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1) Leia o texto abaixo:
Mar territorial é a área que um país domina, definida a partir de sua costa em direção ao mar.
A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito ao Mar foi assinada na Jamaica em 1982 e atualmente, 168 países fazem parte dessa convenção, que estabeleceu que os países tem soberania sobre o mar até 200 milhas náuticas (cerca de 370 Km) a partir de sua costa. Também definiu 4 faixas de domínio dos países sobre o mar:

Plataforma continental
Explorar e pesquisar o subsolo e recursos naturais, vivos ou não vivos;
Mar territorial
Soberania plena para explorar recursos naturais, inclusive o subsolo;
Zona Contígua
Proteger o mar territorial e o continente (fiscalizar navios, impedir a poluição marítima e a pesca predatória)
Zona Econômica Exclusiva (ZEE)
Explorar e pesquisar o subsolo e recursos naturais, vivos ou não vivos. Gerar energia usando água do mar ou os ventos;


O alto-mar deve ser cuidado por todos os países para conservar suas características ambientais e podem circular navios de qualquer país. As quatro faixas determinam os limites das ações dos países no mar, mas nenhum país pode impedir a presença de um navio de outro país, desde que a passagem seja com fins pacíficos.
O Brasil reivindica aumentar a faixa marítima sobre o qual exerce a sua soberania. São mais de 150 milhas náuticas (cerca de 277,8km) para além da zona exclusiva. Toda a faixa da plataforma continental brasileira é chamada pela Marinha do Brasil de AMAZÔNIA AZUL.
A Amazônia Azul é assim denominada por ser uma área extensa, que corresponde a cerca de 52% da área continental, e devido a sua importância estratégica, aos recursos naturais e á biodiversidade nela contidas, e à necessidade de garantir sua proteção, características comparáveis às da “Amazônia Verde”.

2) Analise os mapas abaixo com a representação da Amazônia Azul e algumas imagens que ilustram o conteúdo:
(Não é necessário copiar as imagens abaixo, apenas analisá-las)





3) Coloque a data em seu caderno, título da atividade: “Amazônia Azul”, copie as questões abaixo e responda:
ATIVIDADE: Amazônia Azul- Com base na leitura do texto, análise dos mapas e imagens, responda:
a)        O que é a Amazônia Azul?
b)        Por que essa área de águas recebe essa denominação?
c)        Por que você acredita que a Amazônia Azul deve ser defendida?
d)       Que tipo de ameaça ela pode sofrer?
Bom trabalho!


ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Copie e leia a parábola da rosa, depois monte a sua flor com os maiores dons que uma pessoa pode ter na vida.
A parábola da rosa

      Um homem havia plantado uma rosa e a regava constantemente para que crescesse bem. Antes que ela desabrochasse, ele a examinou e observou o botão, que em breve desabrocharia. Ele, então, notou espinhos sobre o talo e pensou: “Como pode uma flor tão bonita estar cercada de espinhos tão afiados?” Ele se entristeceu profundamente e se recusou a regar a rosa e, antes mesmo de estar pronta para desabrochar, a flor morreu. Assim é com muitas pessoas. Dentro de cada alma existe uma rosa: são as qualidades dadas por Deus. Dentro de cada alma temos também os espinhos: são as nossas falhas.
     Muitas vezes, quando examinamos a nós mesmos, vemos somente os espinhos e os defeitos. Desesperamo-nos ao pensar que nada de bom pode vir de nosso interior. Recusamo-nos a regar o bem dentro de nós e, consequentemente, nos entristecemos. Pois muitas vezes, não somos capazes de observar nosso próprio potencial.
Portanto, lembre-se: você é especial e único! Tens um grande potencial!

Tarefa: Pensando nos dons que recebemos e que devemos regá-los para que continuem se fortalecendo ainda mais, desenhe a sua própria flor ou rosa, com os maiores dons que possui e não esqueça de valorizá-los, pois eles sempre serão essenciais em sua vida.  


EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Leia com atenção o texto abaixo (não é necessário copiá-lo):
Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
Os benefícios da prática esportiva para a saúde e para a qualidade de vida são amplamente divulgados nos meios de comunicação. Porém, é preciso mais que a prática diária: as pessoas precisam se tornar mais ativas ao longo do dia, realizando movimentos corporais para escapar do sedentarismo.
O sedentarismo é a diminuição, a falta ou a ausência da prática de exercícios físicos. Realizar pouca ou nenhuma atividade motora que gere algum gasto calórico relevante pode provocar diversas consequências, como por exemplo, o surgimento de doenças. Dessa forma, uma pessoa sedentária não é aquela não pratica atividade física diária (como por exemplo levar o lixo na rua, lavar a louça e etc), mas sim,  a pessoa que não realiza nenhum exercício físico.
Movimentar o corpo é essencial para gastar calorias, não acumular quilos extras e também para manter o aparelho cardiovascular em dia. No entanto, as formas de fazer isso variam bastante. Nem todos sabem, mas a atividade física e exercício físico, embora ambos sejam benéficos, não são a mesma coisa. Vamos conhecer a diferença entre eles?
Atividade Física: A atividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando. Atividades cotidianas como andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone ou cuidar do jardim, pode ser considerada uma atividade física.
Em resumo, a atividade física não é algo sistematizado ou programado, simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano de existir e se relacionar com seu meio e seu estilo de viver. Quem automatiza sua vida em excesso com controles remotos ou telefones sem fio, quem usa o carro para tudo e evita todo o tipo de esforço, certamente poderá ter prejuízos na saúde.
Exercício Físico: O exercício físico é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo específico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.
O exercício serve para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e prevenir o surgimento de males como diabetes e doenças cardiovasculares. Os esportes propostos pelo professor de Educação Física como futebol, basquete, atletismo ou até mesmo a dança ou ginástica, entram nesta classificação.
Importância de ambos: Tanto a atividade física como os exercícios físicos promovem benefícios para a saúde como controle de peso, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, desde que sejam realizadas regularmente.
Segunda a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, uma pessoa, para ser considerada ativa e alcançar esses benefícios, precisam de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana, seja de forma contínua ou intercalada.
Mesmo que fazer um treinamento com o auxílio de um profissional possa trazer resultados mais rápidos, não fará diferença para a sua saúde se você está fazendo meia hora de caminhada ou se passeia com o seu cachorro pelo mesmo período. O ideal é encontrar algo e fazer de forma contínua.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera o sedentarismo a doença do século, e bastam apenas alguns minutos por dia para evitar que esse mal atinja você.
Adaptado de: Impulsiona (Programa de educação esportiva do Instituto Península)

2)         Após a leitura, conseguimos ter um entendimento sobre atividades e exercícios físicos, e sua importância para a nossa saúde. Copie e respondas as seguintes questões:
a)        O que significa a sigla OMS?
b)        Sedentarismo e o exercício físico, fazem bem ao nosso organismo(corpo)?
c)        O que diferencia a atividade física do exercício Físico?
d)       Você gosta de praticar exercícios físicos? Qual você mais gosta?
e)        O que mais gosta de fazer na aula de Educação Física?


CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Estamos na terceira semana do experimento com fungos decompositores.

1º: Preencha na sua Tabela as observações da 3ª semana, como por exemplo, se houve o surgimento de bolor, qual a sua coloração, aspecto e quantidade. Se possível, registre uma foto.  
Atenção: não abra a tampa do pote!

2º: Com base no texto da primeira aula sobre fungos e conteúdo do caderno, copie e responda as seguintes questões no caderno:
1.        Por que dizemos que os fungos são seres vivos?
2.        O que é matéria orgânica?
3.        Diga 5 exemplos de matéria orgânica.
4.        Diga 4 exemplos de fungos encontrados no nosso dia a dia.
5.        O que fazem os seres vivos decompositores?
6.        Diga 2 exemplos de seres vivos decompositores.
7.        Com as suas palavras tente explicar o que é decomposição.
8.        Por que a decomposição é importante para a natureza?
9.        Qual a importância dos seres vivos decompositores para a natureza?


ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

- Leia o texto e aprecie as imagens de obras de arte:

ALDEMIR MARTINS

O artista plástico, pintor, gravador, desenhista e ilustrador Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de 1922.
Temas mais presentes na obra do artista brasileiro Aldemir Martins são a natureza e a gente do Brasil, pintados e compreendidos através da intuição e da memória afetiva. Nos desenhos de cangaceiros, nos seus peixes, galos, cavalos, nas paisagens, frutas e na sua série de gatos, transparece uma brasilidade sem culpa e alcança as cores, as luzes, os traços e telas de uma cultura. 
Faleceu em 05 de fevereiro de 2006, aos 83 anos, no Hospital São Luís em São Paulo.

Algumas de suas obras :

 Atividade:
1º: Crie um desenho de um animal de sua preferência numa folha de desenho;
2º: Pinte ou faça linhas e grafismos, usando lápis de cor, inspirado nas obras de Aldemir Martins. Observe bem as obras: cores, linhas, fundo. Solte a sua imaginação e criatividade!
3º: Escreva atrás da folha o nome do aluno, data, turma, disciplina, professora e título: Desenho criativo dirigido inspirado em obras de Aldemir Martins.