6°ano- 163


16ª SEMANA: DE 06 A 12/08/20

  

DICAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Antes de iniciar as atividades da semana, assista ao vídeo feito carinhosamente pela coordenadora Viviane:

 

 

 

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE MATEMÁTICA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto:

(não é necessário copiar)

 


2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Matemática, copie e responda:

1)    Após ler o texto sobre o lixo produzido no Brasil, calcule a quantidade de papel e papelão produzidos em 1 semana.

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia atentamente:

(não é necessário copiar)

 

Nessa semana estaremos trabalhando sobre o tema Meio Ambiente/ Educação Ambiental. Para isso, leia com atenção o texto abaixo e faça o que se pede em seguida:

 

Ajudando o Meio Ambiente

 

Há muitos anos ouvimos falar da degradação ambiental, do excesso de poluição na natureza causado pelo mau comportamento dos homens, do mundo consumista.

Isso acontece em razão da pouca conscientização que temos de que é fundamental preservar a natureza para continuarmos recebendo tudo que ela nos oferece de melhor, a começar pelo ar que respiramos.

Existem algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande afinco.

- Não jogue lixo nas ruas: Cada um deles possui um tipo diferente de matéria prima, que leva anos para se desmanchar na natureza. Um único chiclete leva cinco anos para se decompor.

- Não desperdice água: Escovar os dentes, fazer a barba e tomar banho são atitudes que podem ser feitas com grande economia de água, mantendo os registros fechados. Molhe a escova e feche a torneira, abrindo-a para enxaguar a boca; com a barba e o banho a mesma coisa.

- Separe o lixo: Quando o lixo é separado a coleta fica mais fácil, assim também deve ser com produtos que podem ser reciclados, para que o reaproveitamento da matéria prima seja viável.

- Evite usar materiais descartáveis: Não existem aterros sanitários suficientes para abrigar a quantidade desses materiais, que são utilizados com frequência. Uma sacola grande, de palha ou tecido de algodão, carrinho de feira, poderá evitar o consumo de saquinhos de supermercado, um dos maiores poluentes da atualidade.

- Denuncie: Fábricas e pessoas têm jogado detritos poluentes em rios, lagos e mares, prejudicando as populações ribeirinhas, bem como os animais que vivem nesse ambiente. Algumas fábricas lançam fumaças pretas, contaminadas, o que carrega e polui o ar que respiramos.

- Não compre animais silvestres: Retirados de seu habitat natural, algumas espécies animais encontram-se em extinção, prejudicando a natureza, a sustentação de sua cadeia alimentar. Se alguém compra, as vendas tendem a continuar.

Existem várias formas de combatermos a destruição do meio ambientes, uma das principais delas é exercermos a nossa cidadania, agindo contra atitudes que desrespeitem a natureza, para que não tenhamos que enfrentar uma crise socioambiental.

 

2º.      ATIVIDADE: Copie e desenvolva em sua folha de Língua Portuguesa:

1)    Após a leitura do texto reflita sobre as ações citadas nele para preservar o Meio Ambiente e responda:

a)    Qual delas você já realiza em sua casa?

b)    Quais outras alternativas você sugere para que possamos auxiliar na preservação do Meio Ambiente?

 

 

INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE INGLÊS:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia e reflita:

(não é necessário copiar)

 

O Planeta Terra para o ser humano tem uma importância tão grande, que sem ele simplesmente não viveríamos. A terra em si é o solo onde plantam-se várias espécies vegetais  que nascem naturalmente.

 

2º.      Atividade- Copie e desenvolva em sua folha de Inglês:

1)        Faça a leitura do poema abaixo, observando as palavras em negrito.

 

The  colors Earth (Terra)

 

The water (água) is blue

The sun (sol) is yellow

The grass (grama) is green

The soil (solo) is brown

The clouds (nuvens) are white

The worms (minhocas) are brown

The flowers (flores) are colored

 

a)        Como você vê o Planeta Terra no poema?

b)        Como você observa o Planeta Terra na vida real?

 

 

HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE HISTÓRIA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Assista ao vídeo produzido carinhosamente pelo professor Rogério:

 

2º.      Leia atentamente o texto a seguir:

(não é necessário copiá-lo)

Olá, meus Malungos! Espero que estejam todos bem!     

Dentro do planejamento integrado, esta semana traremos um assunto que tanto é delicado quanto é importante: O Meio Ambiente!

O planeta é composto de sistemas muito sensíveis que ao menor sinal de desiquilíbrio se manifestam. E quando isso acontece, normalmente, ele não é muito delicado conosco. Olha quantas tragédias temos por negligência nossa com esses sistemas. Mas para isso, precisamos de uma educação especial, precisamos nos alfabetizar em Educação Ambiental. E é isso que nós, professores, vamos trabalhar!

No nosso caso, vamos começar pela legislação e sua história, pois o cuidado com o Meio Ambiente não é de agora.

 

Quando Pero Vaz de Caminha, em 1500, relata com detalhes a as belezas naturais do recém encontrado Brasil, já mostra o quanto eram importantes os recursos naturais encontrados.

O conceito de meio ambiente é recente, bem como as políticas de proteção. A proteção, conservação e preservação eram direcionadas para o desenvolvimento econômico.

O primeiro reconhecimento da importância da árvore, pelo governo português, através de uma carta régia, em 27 de abril de 1442. As conquistas portuguesas no Atlântico e no Pacífico possuíam uma riqueza florestal imensa. Como os portugueses queriam ampliar sua frota de navios para manter suas conquistas, precisavam de muita madeira. A Europa já não possuía tantas florestas. Foi necessário que se criasse uma lei que punisse o desperdício de madeira e controlasse o corte. No Brasil, uma pequena manifestação dessa preocupação apareceu somente com a vinda da família real. Em 13 de junho de 1808 foi criado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A industrialização do Brasil, entre 1930 a 1950 permitiu que algumas áreas de interesse daquele período criassem instrumentos legais e órgãos públicos que, de alguma forma estavam relacionados ao meio ambiente, como o Código de Águas, em 1934; a Patrulha Costeira; o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS); entre outros. A conservação era mais voltada para o patrimônio natural, histórico e artístico. A criação de parques nacionais e florestas, normas de proteção aos animais, a organização do patrimônio histórico e artístico, são exemplos dessas medidas. Em 1948 foi criada a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza.

O comprometimento do governo brasileiro junto a órgãos internacionais, como a UNESCO, se dá quando participa da Conferência Internacional sobre a Utilização Racional e a Conservação dos Recursos da Biosfera, na década de 1960. O Brasil, como membro das Nações Unidas, também assinou acordos, pactos e termos de responsabilidade entre países, no âmbito da Declaração de Soberania dos Recursos Naturais. A década de 1970 foi marcada pelo agravamento dos problemas ambientais, e, consequentemente, pela maior conscientização desses problemas em todo o mundo.

No entanto, somente após a participação da delegação brasileira na Conferência das Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, Suécia, é que medidas efetivas foram tomadas com relação ao meio ambiente no Brasil. Participaram do evento representantes de aproximadamente 113 nações, 90% dos quais pertenciam ao grupo dos países em desenvolvimento. Nessa época, apenas 16 deles possuíam entidades de proteção ambiental.

Liderados pelo Brasil, os países aprovaram uma declaração de que o subdesenvolvimento é uma das mais frequentes causas da poluição no mundo atual. Isso faz com que o controle da poluição ambiental faça parte do programa de desenvolvimento.

Em 1972, realizou-se em Estocolmo, Suécia, a Conferência da ONU sobre o Ambiente Humano, de onde saiu um documento intitulado "Declaração sobre o Ambiente Humano". A Declaração reconhece a importância da Educação Ambiental como uma ferramenta para o combate à crise ambiental no mundo.

Mesmo sem poder de polícia, em 30 de outubro de 1973 foi criada a Secretaria Especial do Meio Ambiente. O objetivo era conscientizar a população dos cuidados como meio ambiente, evitando atitudes predatórias.

Em 1977, a UNESCO-PNUMA promoveu a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, que influenciou a adoção dessa disciplina nas universidades brasileiras.

Em 1981, o Governo Brasileiro institui a Política Nacional do Meio Ambiente. Nessa política são criados os instrumentos para implementação dessa política.

Mas foi na Constituição de 1988 que, pela primeira vez na história de uma nação, foi dedicado um capítulo inteiro para o meio ambiente. A partir daí foi criado o programa Nossa Natureza.

Em 22 de fevereiro de 1989 é criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Em 1990, foi criada a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República – SEMAM, ligada à Presidência da República, que tinha no IBAMA seu órgão gerenciador da questão ambiental, responsável por formular, coordenar, executar e fazer executar a Política Nacional do Meio Ambiente e da preservação, conservação e uso racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos naturais renováveis.

Realizou-se no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92, da qual participaram 170 nações. A Rio-92 teve como principais objetivos:

• identificar estratégias regionais e globais para ações referentes às principais questões ambientais;

• examinar a situação ambiental do mundo e as mudanças ocorridas depois da Conferência de Estocolmo;

• examinar estratégias de promoção de desenvolvimento sustentado e de eliminação da pobreza nos países em desenvolvimento.

Contudo, a sociedade que vinha se organizando nas últimas décadas pressionava as autoridades brasileiras pela proteção ao meio ambiente.

Essas, preocupadas com a repercussão internacional das teses discutidas na Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, determinaram, em 16 outubro de 1992, a criação do Ministério do Meio Ambiente - MMA, órgão de hierarquia superior, com o objetivo de estruturar a política do meio ambiente no Brasil.

 

3º.      ATIVIDADE- Copie e desenvolva a atividade abaixo em sua folha de História:

1)    Faça uma régua cronológica (linha do tempo) com as datas e os principais eventos relatados no texto:

 

 

GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE GEOGRAFIA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia as orientações:

(não é necessário copiar)

Assistir ao vídeo “Sustentabilidade”, produzido pela professora Loreci, disponível no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=H7B04fNjNAI

 

Uma cidade é o resultado do trabalho humano ao longo do tempo. A expansão da área construída e o desenvolvimento da atividade industrial promovem alteração no relevo, na vegetação, na fauna, na hidrografia, no clima e nos costumes. Quanto mais cresce o número de construção nas cidades, maiores são os impactos produzidos no ambiente. O tipo de ocupação no espaço urbano encobre o solo com asfalto e concreto, deixando-o impermeável, podendo gerar alagamentos e temperaturas mais elevadas.

 

2º.      ATIVIDADE:

Coloque data em sua folha de Geografia, copie as questões e responda:

1)        Converse com seus familiares em casa sobre o assunto e procure responder:

a)        De onde sua família é natural?

b)        Quais motivos você acredita que contribuíram para que sua família mudasse seu lugar de morada?

c)        Converse com seus familiares e procure identificar alguns problemas enfrentados nas áreas urbanas (nas cidades):

d)        Relacionando o vídeo que assistimos e os problemas dos centros urbanos, quais atitudes podem contribuir para promover a sustentabilidade em nossa cidade?

 

 

ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ENSINO RELIGIOSO:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:

 (não é necessário copiar)

Conheça a canção de Ivan Lins - Depende de nós:

Se possível, conheça esta música clicando no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=DakhfZXwSAE

 

2º.      ATIVIDADE:

Coloque data em sua folha de Ensino Religioso, copie as questões e responda:

1)    Você acha que a nossa natureza ainda pode mudar?

2)    O que você pretende fazer para melhorar o mundo em relação a preservação da natureza.

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.       Leia o texto abaixo:

(Não é necessário copiar o texto)

 

Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana. Não é apenas o ambiente que se beneficia com a reciclagem. Nós também, já que nele está nossa casa, trabalho e opções de lazer.

Quando reciclamos, aquilo que antes era lixo pode ser transformado em novos produtos, conservando, assim, a matéria-prima e protegendo o ambiente para nossa vida presente e futura. Mas o futuro não nos reserva boas notícias, já que a produção mundial de plástico cresce constantemente há mais de meio século, passando de aproximadamente 1,9 toneladas em 1950 para cerca de 330 milhões de toneladas em 2013. O Banco Mundial estima que 1,4 bilhões de toneladas de lixo são geradas globalmente a cada ano e, desse total, 10% é plástico. A Organização Marítima Internacional proibiu o despejo de resíduos de plástico (e da maioria dos outros lixos) no mar. No entanto, mesmo que seja descartado corretamente, uma parte do plástico que deveria ser depositado em aterros, incinerado ou reciclado escapa para o meio ambiente - e uma fração considerável desse plástico que escapa acaba no oceano.

Para entender a gravidade da atual situação, clique no link abaixo e assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=snHn5HQxweo

 

2º.      Atividade prática:

Sabendo de toda essa situação que ocorre no planeta, vamos realizar um jogo/desafio, utilizando material reciclado: Garrafa Pet.

Assista ao vídeo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian, monte seu desafio com a ajuda de um adulto e desafie a família em casa:

Material utilizado: 3 garrafas pet; 1 tesoura (pedir para o responsável fazer o uso na hora solicitada).

Objetivo do desafio: com apenas três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima.

Como Jogar:

·         O jogador tem apenas 3 movimentos;

·         Cada movimento tem que usar as duas mãos movendo 2 copos na jogada

·         No terceiro movimento ,todos os copos tem que ficar com a boca para cima

Aprendido o desafio, treine bastante e desafie sua família. Registre este momento em foto, poste no Facebook e marque a escola. Quem será que vencerá o desafio?

 

3º.      Atividade de registro:

Coloque data em sua folha de Educação Física, copie as questões abaixo e responda:

1.        Quem foram os familiares desafiados?

2.        Quem conseguiu atingir o objetivo de com apenas três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima?

 

 

CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE CIÊNCIAS:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Apenas leia o texto com atenção:

(Não é necessário copiar o texto e as imagens)

 

Lixo ou resíduo é tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora, sem um valor econômico.

Um dos maiores problemas ambientais atualmente é a quantidade crescente de LIXO produzido pela população humana.


Mas o que acontece com o lixo depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido diariamente?

A cada dia se produz, no Brasil, milhares de toneladas de lixo. Parte do que é coletado se destina aos aterros sanitários, usinas de compostagem e incineradores. Mas a maioria dos resíduos vai parar em lixões, terrenos baldios, córregos, represas e rios.

Em tese, 80% de tudo que é jogado fora poderiam ser reaproveitados, mas não é o que acontece. Os catadores, sucateiros, empresas, ONGs e algumas prefeituras dão conta apenas de uma pequena parte do lixo reciclável, mas quase nada do resíduo orgânico é separado. Agora, se cada um de nós encaminhar o lixo seco para reciclagem e transformar restos orgânicos em húmus (adubo), crescem as chances de resolver o problema do lixo e assim proteger a natureza, a cidade e, por tabela, nós mesmos.

O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água.

O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, causa a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui pelo chorume (líquido que sai do lixo orgânico) o solo e o lençol freático e também o ar. Além disso, sabe-se que é prática comum a queima do lixo em ruas, terrenos baldios e lixões.

A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado.

 

2º.      ATIVIDADE: Coloque data em sua folha de Ciências, copie a atividade e responda:

 

1)        A partir do texto acima, convido você a repensar em como podemos solucionar ou ao menos diminuir os problemas que a quantidade excessiva de lixo gera. Para isso criou-se os “5 Rs”:  reciclar, reutilizar, recusar, reduzir e repensar.

 

Em cima dos 5Rs, leia atentamente o que cada “R” significa e complete-os com alguns exemplos do seu dia a dia.

RECICLE: Reciclar é transformar materiais usados em novos materiais.

Ex.:

 

REDUZA: Reduza a quantidade de lixo que você produz!

Ex.:

 

RECUSE: Não compre ou adquira coisas desnecessárias, principalmente aquelas que causam danos à saúde e ao meio ambiente.

Ex.:

 

REUSE: Reutilize ao máximo qualquer material antes de colocá-lo fora.

Ex.:

 

REPENSE: A conscientização ambiental é necessária para termos uma qualidade de vida melhor. Cada um deve fazer a sua parte!

Ex.:

 

2)         Se você já adota algumas das soluções acima no seu dia a dia, comente abaixo: (pode descrever ou citar em tópicos).

 

 

ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ARTES:

16ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 

1º.      Leia o texto abaixo:

(não é necessário copiar)

Arte e sustentabilidade

 

Se o planeta possibilita a vida, e a vida é vivida e manifestada por meio da arte, é crucial falarmos de sustentabilidade.

Quando usamos nossas mãos para criar, recriar e transformar, podemos utilizar recursos e ferramentas de forma mais consciente.

Por exemplo, ao fazer nossa própria comida, tocamos e cheiramos os alimentos, sabemos tudo o que está sendo utilizado para criar aquele prato e acompanhamos seu processo de preparo, dessa forma, iremos apreciá-lo sob outra perspectiva.

Podemos reutilizar as embalagens, descartar os resíduos de forma adequada e até aprender novos jeitos para desperdiçar menos e reciclar mais.

Tudo isso colabora para termos uma relação mais próxima e sustentável com os recursos utilizados, o processo de produção e o produto final.

Além das criações novas, feitas a partir de matérias-primas, também é possível fazer arte com materiais considerados “lixo”, ou que já serviram um propósito anterior e seriam descartados.

É o caso de arte com garrafas plásticas, latas, caixas, retalhos, restos de construção etc. A ressignificação desses produtos ajuda o planeta e proporciona oportunidades de nos expressar também.

 

2º.      Atividade prática- Leia as orientações e desenvolva  uma linda composição de Assemblage:

 Em nossa atividade desta semana iremos aproveitar o tema sustentabilidade e conhecer a técnica da Assemblage.

A Assemblage é uma técnica que une diversos tipos de objetos para contar uma história. Composta de madeira, papel, tecido, pedaços de brinquedos, metais, elementos da natureza e muitas outras coisas unidas com cola ou simplesmente por encaixe, a obra é uma forma de expressão do imaginário do autor.

Os objetos, embora reunidos para representar algo novo, conservam seu sentido original.

O termo “Assemblage” vem do Francês e significa “montagem”.

Vejamos alguns exemplos de Assemblage:

 

Como podemos observar a arte nos possibilita transformar e nos ajuda também a cuidar do meio ambiente.

 

Vamos fazer nossa parte realizando uma linda composição de Assemblage:

      Para compor o trabalho precisaremos resgatar alguns materiais que possivelmente seriam descartados como: tampinhas de metal, tampinhas de garrafas pet, botões, retalhos de tecido, retalhos de eva, grãos, botões, garrafas pet, latinhas de refrigerante etc.

      Cola ( branca e/ou cola quente)

      Use sua criatividade e transforme todo esse material em uma linda montagem, podendo ser colagem em folha de desenho ou até mesmo uma pequena escultura.

      Divirta-se e bom trabalho!

Lembre-se de identificar seu trabalho com seu nome completo, turma, data, disciplina, professora e título: Assemblage.