16ª
SEMANA: DE 06 A 12/08/20
DICAS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
Antes de iniciar as atividades da semana, assista
ao vídeo feito carinhosamente pela coordenadora Viviane:
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE MATEMÁTICA:
16ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto:
(não
é necessário copiar)
Atualmente,
é muito fácil ouvir sobre a importância do descarte e coleta de papel, pois é
necessária cada vez a preocupação com o meio ambiente, como diminuir as ações
diárias que são prejudiciais e como tentar recuperá-lo.
Mesmo
que para muitas pessoas a separação do lixo pareça ser sem importância, isso
não é verdade, pois muitos benefícios surgem desse ato simples.
Assim,
ao colaborar com a coleta seletiva é possível diminuir a extração de recursos
naturais, além de também reduzir a poluição tanto do solo, quanto do ar e da
água.
Portanto,
ao realizar o descarte adequado de resíduos, como o papel, é possível que haja
a reciclagem, a qual pode ajudar muito em diversos aspectos, principalmente na
melhoria da limpeza das cidades. Além disso, pode ocorrer uma grande geração de
empregos devido aos materiais recicláveis comercializados.
Abaixo
segue a coleta de papéis próprios para escrita (folhas inteiras) durante o
período de uma semana, nas 12 turmas, do turno da manhã.
2º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Matemática, copie e responda:
1)
Copie a seguinte
tabela e responda as questões abaixo:
Os dados coletados e organizados possibilitaram aos alunos
responderem questões, tais como:
a) Calcule o total de papel desperdiçado por turma?
b) Qual a fração da quantidade de folhas desperdiçadas da turma
161 na 2ª feira para o total de folhas desperdiçadas durante a semana?
c) Qual a fração da quantidade de folhas desperdiçadas da turma
184 na 5ª feira para o total de folhas desperdiçadas durante a semana?
d) Qual a fração da quantidade de folhas desperdiçadas da turma
173 na 6ª feira para o total de folhas desperdiçadas durante a semana?
Lembrando frações:
Exemplo:
Numerador = é o número de partes que usaremos dessa quantidade.
Denominador = número de partes totais.
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE LÍNGUA PORTUGUESA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Assista ao vídeo produzido
carinhosamente pela professora Luana:
2º. Copie e desenvolva a atividade em
sua folha de Língua Portuguesa:
Quando um animal é considerado em extinção?
Como
diz o próprio nome, um animal é considerado extinto quando deixa de existir,
seja no seu ambiente natural ou em cativeiro. Isso pode acontecer por causas
naturais do ecossistema ou pela ação do homem. A extinção de animais está
ligada ao desaparecimento de determinados grupos de animais. Algumas categorias
são usadas por instituições para definir em que estágio está uma espécie animal
com relação a sua existência no meio ambiente.
São
considerados criticamente em perigo animais que enfrentam risco muito grande de
extinção na natureza. Isso acontece quando a redução do tamanho da população de
um animal é de 90% nos últimos 10 anos. Nesses casos, estima-se que a população
de tal espécie seja de aproximadamente 50 adultos no planeta.
Estão
em perigo quando a redução de tamanho populacional de um animal é de 70% nos
últimos 10 anos. A população estimada no planeta, nesse caso, é de
aproximadamente 250 adultos.
É
grande o número de animais em extinção em nosso planeta. Isso tem ocorrido,
principalmente, por causa da ação do homem no meio ambiente. Por isso alguns
governos determinaram espaços com grande variedade e reprodução da fauna como
área de preservação ambiental.
No
Brasil, o Ministério do Meio Ambiente já chegou a divulgar em parceria com o
IBAMA uma lista com 400 animais em risco de extinção.
Juliana Miranda
QUESTÕES:
01)
Justifique o título do texto:
02)
Qual é o assunto nele tratado?
03)
Sublinhe no texto o trecho que explica quando um animal é considerado extinto,
e depois escreva essa mesma informação, só que com suas palavras:
04)
Qual é o critério levado em consideração para classificar os animais nas
categorias existentes? Explique sua resposta:
05)
Segundo o texto, atualmente, quais são as principais causas da extinção de
animais?
06)
Como solucionar esse problema da extinção? Comente:
INGLÊS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE INGLÊS:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia, reflita e desenvolva a
atividade solicitada:
(não é
necessário copiar)
Como você
já sabe o ser humano é o causador de muitos impactos ambientais, fazendo com
que a natureza seja prejudicada, retirando produtos provenientes dela, fazendo
queimadas, destruindo espécies de plantas e animais, para buscar seu próprio
conforto na maioria das vezes. Mas já é hora das pessoas entenderem que a Terra
precisa delas assim como elas precisam da Terra para continuarem sobrevivendo.
1)
Tarefa: Para
conscientizar as pessoas do que está ocorrendo com o nosso meio ambiente “environment”, faça um cartaz
dividindo-o ao meio, de um lado faça um desenho sobre como ele está atualmente
e do outro lado como deve estar para que as pessoas vivam melhores.
Se possível, poste no Facebook e marque a escola.
Siga o exemplo abaixo e utilize o vocabulário em inglês para representar o seu cartaz.
HISTÓRIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE HISTÓRIA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Assista
ao vídeo produzido carinhosamente pelo professor Rogério:
2º. Leia atentamente o
texto a seguir:
(não é
necessário copiá-lo)
Olá, meus Malungos! Espero que estejam
todos bem!
Dentro do planejamento integrado, esta
semana traremos um assunto que tanto é delicado quanto é importante: O Meio
Ambiente!
O planeta é composto de sistemas muito
sensíveis que ao menor sinal de desiquilíbrio se manifestam. E quando isso
acontece, normalmente, ele não é muito delicado conosco. Olha quantas tragédias
temos por negligência nossa com esses sistemas. Mas para isso, precisamos de
uma educação especial, precisamos nos alfabetizar em Educação Ambiental. E é
isso que nós, professores, vamos trabalhar!
No nosso caso, vamos começar pela legislação
e sua história, pois o cuidado com o Meio Ambiente não é de agora.
Quando
Pero Vaz de Caminha, em 1500, relata com detalhes a as belezas naturais do
recém encontrado Brasil, já mostra o quanto eram importantes os recursos
naturais encontrados.
O
conceito de meio ambiente é recente, bem como as políticas de proteção. A
proteção, conservação e preservação eram direcionadas para o desenvolvimento
econômico.
O
primeiro reconhecimento da importância da árvore, pelo governo português,
através de uma carta régia, em 27 de abril de 1442. As conquistas portuguesas
no Atlântico e no Pacífico possuíam uma riqueza florestal imensa. Como os
portugueses queriam ampliar sua frota de navios para manter suas conquistas,
precisavam de muita madeira. A Europa já não possuía tantas florestas. Foi
necessário que se criasse uma lei que punisse o desperdício de madeira e
controlasse o corte. No Brasil, uma pequena manifestação dessa preocupação
apareceu somente com a vinda da família real. Em 13 de junho de 1808 foi criado
o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
A
industrialização do Brasil, entre 1930 a 1950 permitiu que algumas áreas de
interesse daquele período criassem instrumentos legais e órgãos públicos que,
de alguma forma estavam relacionados ao meio ambiente, como o Código de Águas,
em 1934; a Patrulha Costeira; o Departamento Nacional de Obras contra a Seca
(DNOCS); entre outros. A conservação era mais voltada para o patrimônio
natural, histórico e artístico. A criação de parques nacionais e florestas,
normas de proteção aos animais, a organização do patrimônio histórico e
artístico, são exemplos dessas medidas. Em 1948 foi criada a Fundação
Brasileira para a Conservação da Natureza.
O
comprometimento do governo brasileiro junto a órgãos internacionais, como a UNESCO,
se dá quando participa da Conferência Internacional sobre a Utilização Racional
e a Conservação dos Recursos da Biosfera, na década de 1960. O Brasil, como
membro das Nações Unidas, também assinou acordos, pactos e termos de
responsabilidade entre países, no âmbito da Declaração de Soberania dos
Recursos Naturais. A década de 1970 foi marcada pelo agravamento dos problemas
ambientais, e, consequentemente, pela maior conscientização desses problemas em
todo o mundo.
No
entanto, somente após a participação da delegação brasileira na Conferência das
Nações Unidas para o Ambiente Humano, realizada em 1972, em Estocolmo, Suécia,
é que medidas efetivas foram tomadas com relação ao meio ambiente no Brasil.
Participaram do evento representantes de aproximadamente 113 nações, 90% dos
quais pertenciam ao grupo dos países em desenvolvimento. Nessa época, apenas 16
deles possuíam entidades de proteção ambiental.
Liderados
pelo Brasil, os países aprovaram uma declaração de que o subdesenvolvimento é
uma das mais frequentes causas da poluição no mundo atual. Isso faz com que o
controle da poluição ambiental faça parte do programa de desenvolvimento.
Em
1972, realizou-se em Estocolmo, Suécia, a Conferência da ONU sobre o Ambiente
Humano, de onde saiu um documento intitulado "Declaração sobre o Ambiente
Humano". A Declaração reconhece a importância da Educação Ambiental como
uma ferramenta para o combate à crise ambiental no mundo.
Mesmo
sem poder de polícia, em 30 de outubro de 1973 foi criada a Secretaria Especial
do Meio Ambiente. O objetivo era conscientizar a população dos cuidados como
meio ambiente, evitando atitudes predatórias.
Em
1977, a UNESCO-PNUMA promoveu a Conferência Intergovernamental sobre Educação
Ambiental, que influenciou a adoção dessa disciplina nas universidades
brasileiras.
Em
1981, o Governo Brasileiro institui a Política Nacional do Meio Ambiente. Nessa
política são criados os instrumentos para implementação dessa política.
Mas
foi na Constituição de 1988 que, pela primeira vez na história de uma nação,
foi dedicado um capítulo inteiro para o meio ambiente. A partir daí foi criado
o programa Nossa Natureza.
Em
22 de fevereiro de 1989 é criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.
Em
1990, foi criada a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República –
SEMAM, ligada à Presidência da República, que tinha no IBAMA seu órgão
gerenciador da questão ambiental, responsável por formular, coordenar, executar
e fazer executar a Política Nacional do Meio Ambiente e da preservação,
conservação e uso racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos
naturais renováveis.
Realizou-se
no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, a Conferência da ONU sobre Meio
Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92, da qual participaram
170 nações. A Rio-92 teve como principais objetivos:
•
identificar estratégias regionais e globais para ações referentes às principais
questões ambientais;
•
examinar a situação ambiental do mundo e as mudanças ocorridas depois da
Conferência de Estocolmo;
•
examinar estratégias de promoção de desenvolvimento sustentado e de eliminação
da pobreza nos países em desenvolvimento.
Contudo,
a sociedade que vinha se organizando nas últimas décadas pressionava as
autoridades brasileiras pela proteção ao meio ambiente.
Essas, preocupadas com a
repercussão internacional das teses discutidas na Conferência Mundial sobre o
Meio Ambiente, determinaram, em 16 outubro de 1992, a criação do Ministério do
Meio Ambiente - MMA, órgão de hierarquia superior, com o objetivo de estruturar
a política do meio ambiente no Brasil.
3º.
ATIVIDADE- Copie e desenvolva a atividade abaixo em
sua folha de História:
1) Faça uma régua cronológica (linha do tempo) com as datas e os
principais eventos relatados no texto:
GEOGRAFIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE GEOGRAFIA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
as orientações:
(não
é necessário copiar)
Assistir
ao vídeo “Sustentabilidade”, produzido pela professora Loreci, disponível no
link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=H7B04fNjNAI
Leia
as instruções:
Em sua obra “O espaço do cidadão”, o professor
Milton Santo sugere que, no Brasil, não existem cidadão, mas sim consumidores,
existindo porém, uma forte concepção de que ser cidadão é ser capaz de consumir
bens e serviços. Segundo o autor, há um sufocamento da cultura e do exercício
da cidadania em detrimento de padrões de consumo pautados em ideais de desenvolvimento
econômico movido pelo capitalismo financeiro. Há, desta forma, uma construção
do imaginário de “progresso” que se associa à aquisição de bens materiais,
sendo a mídia uma grande articuladora e promotora desta ideologia do consumo
como forma de satisfação individual e coletiva.
Agora, analise com atenção os dados expostos nas
imagens abaixo:
IMAGEM
1:
Tabela elaborada pela revista Exame com os
países que mais investem em propaganda no mundo. Observe os países em seus
respectivos continentes. Há uma predominância de países europeus; países como
EUA e Japão também apresentem colocação significativa, não é mesmo?
IMAGEM
2:
Mapa
elaborado pelo Senado Federal com base em dados do Banco Mundial.
2º.
ATIVIDADE:
Coloque
data em sua folha de Geografia, copie as questões e responda:
a) O que as
informações apresentadas na tabela e no infográfico sobre investimento em
propagandas e produção de lixo tem em comum? (Repare nos países)
b) Você
acredita que há relação entre o consumo em massa e atuação das propagandas?
Explique:
c) Você já
desejou comprar um produto devido a sua propaganda ser bastante convincente?
Qual?
d) Relacionando
o vídeo com as informações trazidas nas imagens analisadas, quais
comportamentos podemos mudar para ajudar a promover a sustentabilidade?
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ENSINO RELIGIOSO:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia atentamente o
texto a seguir:
(não é necessário copiar)
“A paisagem pode
ser compreendida como tudo aquilo que a nossa vista alcança a fração do
território que é possível abarcar com a visão. Trata-se de um conjunto
heterogêneo de formas naturais e artificiais, em que cada vez predominam estes
últimos. Tal heterogeneidade é dada pela multiplicidade e diversidade de usos e
funções de objetos que caracterizaram ou caracterizam a vida humana. Desse
modo, assinala o geógrafo Milton Santos, ela é uma combinação de objetos
criados em momentos históricos distintos, porém coexistindo no momento atual”
(Milton Santos/1997).
2º.
ATIVIDADE:
Coloque
data em sua folha de Ensino Religioso, copie as questões e responda:
1)
Faça uma reflexão
sobre o significado de paisagem a partir do parágrafo do geógrafo Milton
Santos.
2)
Escreva como eram os
lugares onde você brincava há alguns anos atrás e faça uma comparação com o que
você observa hoje.
3)
Comente como você
gostaria de observar a paisagem onde você mora?
4)
O que você entende por paisagem com formas
artificiais?
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto)
Dentre as muitas razões do porque
reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a
diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo, além de ajudar
a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a
vida humana. Não é apenas o ambiente que se beneficia com a reciclagem. Nós
também, já que nele está nossa casa, trabalho e opções de lazer.
Quando reciclamos, aquilo que
antes era lixo pode ser transformado em novos produtos, conservando, assim, a
matéria-prima e protegendo o ambiente para nossa vida presente e futura. Mas o
futuro não nos reserva boas notícias, já que a produção mundial
de plástico cresce constantemente há mais de meio século, passando de
aproximadamente 1,9 toneladas em 1950 para cerca de 330 milhões de toneladas em
2013. O Banco Mundial estima que 1,4 bilhões de toneladas de lixo são
geradas globalmente a cada ano e, desse total, 10% é plástico. A
Organização Marítima Internacional proibiu o despejo de resíduos
de plástico (e da maioria dos outros lixos) no mar. No entanto, mesmo
que seja descartado corretamente, uma parte do plástico que deveria
ser depositado em aterros, incinerado ou reciclado escapa para o meio
ambiente - e uma fração considerável desse plástico que escapa
acaba no oceano.
Para entender a gravidade da
atual situação, clique no link abaixo e assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=snHn5HQxweo
2º.
Atividade
prática:
Sabendo de toda essa situação que
ocorre no planeta, vamos realizar um jogo/desafio, utilizando material
reciclado: Garrafa Pet.
Assista ao vídeo, preparado com
muito carinho pelo professor Cristian, monte seu desafio com a ajuda de um
adulto e desafie a família em casa:
Material utilizado: 3 garrafas
pet; 1 tesoura (pedir para o responsável fazer o uso na hora solicitada).
Objetivo do desafio: com apenas
três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima.
Como Jogar:
·
O
jogador tem apenas 3 movimentos;
·
Cada
movimento tem que usar as duas mãos movendo 2 copos na jogada
·
No
terceiro movimento ,todos os copos tem que ficar com a boca para cima
Aprendido o desafio, treine
bastante e desafie sua família. Registre este momento em foto, poste no
Facebook e marque a escola. Quem será que vencerá o desafio?
1º.
Atividade
de registro:
Coloque
data em sua folha de Educação Física, copie as questões abaixo e responda:
1.
Quem
foram os familiares desafiados?
2.
Quem
conseguiu atingir o objetivo de com
apenas três jogadas, deixar todos os copos com a “boca” pra cima?
CIÊNCIAS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE CIÊNCIAS:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e as imagens)
Lixo ou resíduo é tudo
aquilo que não nos serve mais e jogamos fora, sem um valor econômico.
Um dos maiores problemas
ambientais atualmente é a quantidade crescente de LIXO produzido pela população
humana.
Mas o que acontece com o lixo
depois que é jogado na lixeira? O que se faz com as toneladas de lixo recolhido
diariamente?
A cada dia se produz, no Brasil,
milhares de toneladas de lixo. Parte do que é coletado se destina aos aterros
sanitários, usinas de compostagem e incineradores. Mas a maioria dos resíduos
vai parar em lixões, terrenos baldios, córregos, represas e rios.
Em tese, 80% de tudo que é jogado
fora poderiam ser reaproveitados, mas não é o que acontece. Os catadores,
sucateiros, empresas, ONGs e algumas prefeituras dão conta apenas de uma
pequena parte do lixo reciclável, mas quase nada do resíduo orgânico é
separado. Agora, se cada um de nós encaminhar o lixo seco para reciclagem e
transformar restos orgânicos em húmus (adubo), crescem as chances de resolver o
problema do lixo e assim proteger a natureza, a cidade e, por tabela, nós
mesmos.
O lixo causa enchentes, entope
bueiros e diminui a vazão de água.
O lixo indevidamente administrado
provoca mau cheiro, causa a proliferação de animais nocivos e transmissores de
doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui pelo chorume (líquido que
sai do lixo orgânico) o solo e o lençol freático e também o ar. Além disso,
sabe-se que é prática comum a queima do lixo em ruas, terrenos baldios e
lixões.
A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de
misturado.
2º.
ATIVIDADE: Coloque data em sua
folha de Ciências, copie a atividade e responda:
1) A partir do texto acima, convido você a repensar em como podemos solucionar ou ao menos diminuir os problemas que a quantidade excessiva de lixo gera. Para isso criou-se os “5 Rs”: reciclar, reutilizar, recusar, reduzir e repensar.
Em cima dos 5Rs, leia atentamente
o que cada “R” significa e complete-os com alguns exemplos do seu dia a dia.
RECICLE: Reciclar é transformar
materiais usados em novos materiais.
Ex.:
REDUZA: Reduza a quantidade de
lixo que você produz!
Ex.:
RECUSE: Não compre ou adquira
coisas desnecessárias, principalmente aquelas que causam danos à saúde e ao
meio ambiente.
Ex.:
REUSE: Reutilize ao máximo
qualquer material antes de colocá-lo fora.
Ex.:
REPENSE: A conscientização
ambiental é necessária para termos uma qualidade de vida melhor. Cada um deve
fazer a sua parte!
Ex.:
2)
Se você já adota algumas das soluções acima no
seu dia a dia, comente abaixo: (pode descrever ou citar em tópicos).
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES EM UMA FOLHA AVULSA DE ARTES:
16ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo e observe as imagens:
Grafite
Grafite é um tipo de manifestação artística
surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970. Consiste em um
movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem
intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da
mesma para a crítica social.
Observe as imagens:
Quem vive nos grandes centros urbanos pode encontrar os grafites com
certa frequência. Tomando proporções cada vez maiores, o grafite se impõe nos
muros das cidades, dispensando a necessidade de se expor em galerias.
Grafite X Pichação.
Você sabe qual a diferença entre o grafite e a pichação?
O grafite é uma arte que é baseada em desenhos: todas as
letras e figuras que são utilizadas na pintura são pensadas e elaboradas, para
que representem aquilo que o artista quer mostrar. A pichação é o ato de
escrever ou rabiscar e por isso é considerada vandalismo e contestada por muitas
pessoas. Apesar de ser um estilo artístico que ganha espaço nos grandes centros
urbanos, o grafite assim como a pichação configuram crime ambiental previstos
em lei caso sejam executados sem a devida autorização.
Pichação:
2º.
Atividade de pesquisa- Coloque data em sua folha de Artes, copie e
responda:
1)
De que maneira as pichações afetam o meio ambiente? Elabore
um pequeno texto com informações obtidas através de pesquisa.