5°ano- Turma 152- Profª Keli


TURMA - 152                       PROFESSORA- KELI CARINA FILLMANN

MATEMÁTICA

1-ATIVIDADE: NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA VOCÊ LEU UM POEMA, QUE FALAVA SOBRE UMA CARTA ENVIADA A UM AMIGO, VAMOS IMAGINAR QUE ESTE AMIGO QUE VAI RECEBER A CARTA SEJA VOCÊ, QUE MORA AQUI EM ARARICÁ.
-NOSSA QUE LEGAL A QUANTO TEMPO A GENTE NÃO TRABALHA COM CARTAS!
VAMOS CONTINUAR IMAGINANDO QUE O AMIGO QUE ENVIOU ESTA CARTA MORASSE EM SAPUCAIA, ONDE FICA O ZOOLÓGICO. SENDO ASSIM VAMOS CALCULAR QUANTOS QUILÔMETROS (KM) ESTA CARTA PERCORREU ATÉ CHEGAR A SUA CASA.
ACOMPANHE NA RETA E FAÇA O CÁLCULO, E NÃO ESQUEÇA DE ARMAR TODAS AS CONTAS EM SEU CADERNO.
a) QUANTOS KM A CARTA QUE VOCÊ RECEBEU TEVE DE PERCORRER ATÉ CHEGAR EM VOCÊ?

b) SE VOCÊ MORASSE EM NOVO HAMBURGO, QUANTOS QUILÔMETROS A CARTA DEVERIA PERCORRER PARA CHEGAR ATÉ ARARICÁ.
c) MULTIPLIQUE O TOTAL DE QUILÔMETROS PELA QUANTIDADE DE CIDADES QUE A CARTA PASSOU, CONTANTO A CIDADE DE PARTIDA E CHEGADA.
d) CONTE O TOTAL DE CIDADES E USE O NUMERAL QUE REPRESENTA A METADE DO NÚMERO DE CIDADES, PARA DIVIDIR PELO RESULTADO DA MULTIPLICAÇÃO REALIZADA NA LETRA C.

CIÊNCIAS
2- ATIVIDADE: PENSANDO EM UM FUTURO RETORNO, ONDE PODEREMOS REENCONTRAR NOSSOS AMIGOS, E SABENDO QUE DEVEREMOS RESPEITAR TODOS OS PROTOCOLOS DE SAÚDE, CONVERSE COM SUA FAMÍLIA E DESCREVA COMO VOCÊ E SEU AMIGO DEVERÃO SE PROTEGER NESTE MOMENTO DE PANDEMIA PARA PROMOVER UM ENCONTRO SEGURO.
OBS: COMO SERÃO OS CUMPRIMENTOS, QUAL OS ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS PARA QUE VOCÊ E SEU AMIGO ESTEJAM PROTEGIDOS.

ENSINO RELIGIOSO
3-ATIVIDADE: FAÇA UMA BRINCADEIRA COM SEUS AMIGOS QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DE VOCÊ NO SEU DIA A DIA, QUE SÃO OS NOSSOS FAMILIARES.
CONVIDE A FAMÍLIA PARA SENTAREM TODOS JUNTOS EM UM AMBIENTE DA SUA CASA PARA INICIARMOS A BRINCADEIRA.

- TUDO PRONTO!

UM DOS PARTICIPANTES EM PENSAMENTO, COMEÇA A PENSAR NAS LETRAS DO ALFABETO QUANDO O OUTRO FALAR STOP, A LETRA QUE VOCÊ ESTIVER PENSANDO NO MOMENTO DEVE SER A LETRA QUE SERÁ USADA NESTA RODADA DA BRINCADEIRA, POR EXEMPLO, SE PAREI A CONTAGEM NA LETRA M, O JOGADOR QUE FALOU STOP, DEVE DIZER UMA PALAVRA COM ESTÁ LETRA E A PESSOA QUE FEZ A CONTAGEM DEVE CANTAR UMA MÚSICA COM A PALAVRA DITA, SE TIVER MAIS QUE DOIS INTEGRANTES, OS DEMAIS TAMBÉM DEVERÃO CANTAR UMA MÚSICA. NÃO ESQUECE DE MARCAR OS PONTOS, O VENCEDOR SERÁ QUEM TIVER MAIS PONTOS AO FINAL DA BRINCADEIRA. DIVIRTA-SE!
Bom trabalho!
                                                    Profª Keli Fillmann



TURMA-152                                      PROFESSORA-CILVANI



PORTUGUÊS
4-ATIVIDADE: COPIAR NO CADERNO
A CARTA
HOJE FIQUEI ANIMADO,
O CARTEIRO ME ENTREGOU
UMA CARTA DE UM GRANDE AMIGO
QUE MUITO ME ALEGROU!

NA CARTA ELE ESCREVIA
QUE TINHA MUITA SAUDADE
E QUE QUALQUER DIA
VOLTAVA PARA NOSSA CIDADE.

SATISFEITO ENTÃO FIQUEI
E LOGO LHE RESPONDI
CONTANDO AS NOVIDADES E DIZENDO
QUE DA NOSSA AMIZADE NÃO ME ESQUECI.

COMECEI A PENSAR
NOS PROGRAMAS QUE IRÍAMOS FAZER:
VISITAR ALGUNS AMIGOS
E NOS DIVERTIRMOS A VALER.

(SOMENTE PARA LEITURA) NESTE MÊS COMEMORAMOS O DIA DO AMIGO E NESTA SEMANA VAMOS TRABALHAR SOBRE A AMIZADE. O TEXTO NOS MOSTRA COMO ERA ANTIGAMENTE SEM ESTA ERA DIGITAL DE HOJE EM DIA. COMUNICÁVAMOS POR MEIO DE CARTA, ERA MUITO DEMORADO, MAS DIGO A VOCÊS, TINHA MAIS EMOÇÃO EM LER O QUE NOS ESCREVIAM.

5-ATIVIDADE: ESCREVER UMA CARTINHA A UM AMIGO QUE GOSTARIA DE ESTAR JUNTOS, CONTAR A ELE (A) COMO ESTÁ SENDO ESTE AFASTAMENTO SOCIAL EM SUA CASA, COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO. CONTE UM POUCO TAMBÉM DE SUA FAMÍLIA, O QUE ESTÃO FAZENDO PARA PASSAR O TEMPO.

GEOGRAFIA
6-ATIVIDADE: CONFECCIONE UM ENVELOPE, PREENCHER CORRETAMENTE, FRENTE E VERSO, COLOQUE SUA CARTINHA DENTRO E GUARDE NO MEIO DE SEU CADERNO PARA QUE EM NOSSO RETORNO, VOCÊS POSSAM ENTREGAR AO SEU AMIGO.
OBS: NO ENDEREÇO DO DESTINATÁRIO, O QUAL VOCÊS QUEREM ENVIAR A CARTA, COLOQUEM O ENDEREÇO DA ESCOLA, ELE ESTÁ NO CABEÇALHO DA PRIMEIRA FOLHA.



HISTÓRIA
7-ATIVIDADE: AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE UM POUCO COMO ERA A COMUNICAÇÃO ANTIGAMENTE. ANALISE COM SEUS FAMILIARES, A EVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO: MELHOROU OU COMPLICOU?

NOME DA PROFESSORA- SHEILA

DISCIPLINA - ARTES

8-ATIVIDADE: 1º. LEIA E EM SEGUIDA REALIZE A ATIVIDADE:

CORES PRIMÁRIAS

TAMBÉM CHAMADAS CORES PURAS, POIS NÃO PRECISAM DA MISTURA DE OUTRAS CORES PARA SE FORMAREM.   SÃO ELAS: AMARELOVERMELHO E AZUL.


2º. ATIVIDADE:

VAMOS CONFECCIONAR UM JOGO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. VOCÊ VAI PRECISAR DE:
- 9 TAMPINHAS OU COPINHOS DE IOGURTE PARA CADA JOGO;
- 1 FOLHA QUADRADA DE SULFITE PARA A BASE DE CADA JOGO;
- TINTAS NAS CORES PRIMÁRIAS (AZUL, VERMELHO E AMARELO) PARA PINTAR OS COPINHOS OU TAMPINHAS;
* OBS.: SE NÃO TIVER TINTA, PODE PINTAR FOLHAS DE SULFITE COM LÁPIS DE COR OU USAR FOLHAS COLORIDAS (CORES PRIMÁRIAS: AZUL, VERMELHO E AMARELO) PARA ENCAPAR OS COPINHOS.
- 3 CÍRCULOS DE PAPEL (1 DE CADA COR PRIMÁRIA) PARA MARCAR ONDE AS CORES DEVEM SER ENFILEIRADAS.


PASSO 1: PINTE OU ENCAPE OS COPINHOS COM AS CORES PRIMÁRIAS (3 DE CADA COR);
PASSO 2: VOCÊ VAI PRECISAR DE UM QUADRADO PARA O TABULEIRO. PARA ISSO PEGUE UMA FOLHA DE OFÍCIO A4 E CORTE DE FORMA A OBTER UM QUADRADO:


PASSO 3: COM O QUADRADO PRONTO VOCÊ VAI DIVIDI-LO EM 9 PARTES IGUAIS.
- PARA ISSO USE A RÉGUA PARA MEDIR AS LATERAIS. POSICIONE DO 0 AO 21, SEGURE FIRME E MARQUE UM PONTO NO 7 E OUTRO NO 14:

- FAÇA ISSO EM TODOS OS LADOS:


- LIGUE OS PONTOS PARA FORMAR OS QUADRADOS E PRONTO. VOCÊ TEM O TABULEIRO PARA O JOGO QUE SERÁ EXPLICADO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DIVIRTA-SE!


PROFESSORA-FRANCIELE

9-ATIVIDADE: AMIGO

LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS:

DESCREVER UMA ATIVIDADE PARA A TURMA:

DEPOIS DE CONSTRUIR UM LINDO CUBO MÁGICO, VAMOS APRENDER A JOGAR? O CUBO MÁGICO PODE SER JOGADO EM DUPLAS, ANOTANDO QUEM COMPLETA EM MENOS TEMPO OU SOZINHO SE DESAFIANDO PARA COMPLETAR.







4 – DEPOIS DE COMPLETAR SEU CUBO MÁGICO, VAMOS DEIXAR ELE BEM GUARDADO PARA QUANDO VOLTARMOS JOGARMOS COM AQUELES AMIGOS DA ESCOLA.