8° ano- Turma 181



5ª SEMANA: DE 21 A 27/05/20

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Vamos relembrar as equações do 1º grau!

1)        Escreva as sentenças a seguir usando a linguagem simbólica matemática.
a)             O dobro de um número x é igual a 20.
b)            Um número z aumentado de 82 é igual a 150.
c)             Se subtrairmos um número x de 100, obteremos 36.
d)            A metade de um número x é igual a 25.
e)             Ao triplo de um número t adicionamos 40 e obtemos 61.
f)             Subtraindo 20 do dobro e um número y, obtemos 160.
g)            A metade de um número x aumentada do próprio número x é igual a 96.
h)            O quíntuplo de um número x é igual ao triplo do número x, aumentado de 62.

2)        Daqui a 5 anos Karina terá 37 anos. Usando a letra x, escreva uma equação que permita calcular a idade que Karina tem hoje.


LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

AULA: AMBIGUIDADE.
- Leia o resumo a seguir e faça anotações caso necessário:

- Faça a leitura da charge:

- Copie e responda às questões no caderno:

1) Explique a ambiguidade presente na charge:

2) Reescreva a frase de forma a desfazer essa ambiguidade:

3) Observe bem a expressão do cachorro e crie um balão de pensamento para ele:

4) Crie uma nova fala para o guarda, após a gracinha da mulher:


INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1) Observe as imagens e responda:
What do you see in the pictures? (  ) students                     (  ) countries                     (   ) teachers 

2)        Copie e responda as questões usando- Imperative Form ( reading a book, paying attention in class, reading a history, get in line):
a)        What is happening in the first picture?
b)        What is happening in the second picture?
c)        What is happening in the third picture?
d)       What is happening in the fourth picture?


HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia o texto atentamente e, em seguida, copie as questões no seu caderno e responda.

A criação do capitalismo mercantil
As mudanças que descrevemos – especialmente na Inglaterra e na Holanda – representam uma etapa crucial no desenvolvimento do sistema econômico moderno conhecido como capitalismo. Trata-se de um sistema de empresa privada: as principais decisões econômicas (o quê, quanto, onde e a que preço produzir, comparar e vender) são tomadas por indivíduos particulares, em sua condição de donos, trabalhadores ou consumidores.
De 1450 a 1600, várias condições estimularam o incentivo ao investimento – fator básico para a emergência do capitalismo moderno. Primeiro, houve a revolução dos preços, provocada pelo fato de que o suprimento de mercadorias básicas não podia acompanhar o ritmo da crescente demanda. Os preços continuaram subir, criando o mais poderoso incentivo ao investimento em lugar do consumo. Por que gastar agora, devem ter perguntado os que dispunham de riquezas excedentes, quando o investimento na agricultura comercial, mineração, transporte e impressão (para mencionar alguns dos principais mercados) quase certamente proporcionará maior riqueza no futuro?
Um ou outro estímulo ao investimento partiu do governo. Os governos agiam como consumidores gigantescos, cujo apetite durante todo o princípio do período moderno crescia. Os comerciantes que forneciam de tudo aos governos – desde canhões a afrescos - não só prosperaram como foram levados a reinvestir, devido à constância e ao crescimento da demanda governamental. Os governos também patrocinaram novas formas de investimento, fosse para satisfazer o gosto por novos artigos de luxo na corte real, fosse para atender às necessidades do militares. Os investidores privados também obtiveram vantagens incalculáveis com os impérios ultramarinos. As colônias proporcionavam matérias-primas e trabalho (escravo) barato, servindo como mercados para exportações. Elas estimularam muito a construção de navios e instalações portuárias e a venda de seguros.
As políticas oficiais, conhecidas como mercantilismo, também visaram aumentar a riqueza e o poderio nacionais. De acordo com a teoria mercantilista, a riqueza proveniente do comércio media-se em outro e prata, dos quais se acreditava haver um volume mais ou menos fixo. O objetivo do Estado no comércio internacional passou a ser o de vender, mais do que comprar no exterior, isto é, estabelecer uma balança de pagamentos favorável. Quando a quantia recebida pelas vendas no exterior fosse superior à importância paga pelas compras, a diferença constituiria uma afluência de metal precioso para o Estado. A partir dessa lógica, os mercantilistas foram levados a argumentar em favor da meta da suficiência nacional: o país deveria tentar atender à maioria de suas próprias necessidades, a fim de reduzir ao mínimo as importações.
Para promover a economia nacional, os governos subvencionaram as indústrias novas, licenciaram companhias para o comércio ultramarino e acabaram com as barreiras locais ao comércio – tais como regulamentos de corporações e tarifas internas. A combinação desses três fatores – a revolução dos preços, a concentração da riqueza em mãos privadas e a atividade governamental – constituiu a base para o investimento continuado e o aparecimento do capitalismo mercantil. Essa nova força no mundo não deve ser confundida com o capitalismo industrial. Este surgiu com a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, mas o capitalismo mercantil preparou o caminho para ele.

·           Após ler atentamente o texto resolva os problemas propostos.

1)       “De 1450 a 1600, várias condições estimularam o incentivo ao investimento – fator básico para a emergência do capitalismo moderno.” Identifique essas condições e copie elas abaixo.
2)        No tocante ao comércio internacional, o Estado deseja ter uma balança comercial favorável. O que isto significava?
3)        Para aumentar a economia nacional quais foram as ações dos governos?


GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Leia o texto, coloque data em seu caderno e copie:
Cooperação regional: A fim de se fortalecerem e defenderem seus interesses no cenário internacional, alguns países se unem formando um conjunto que pode ter caráter exclusivamente econômico ou objetivos políticos e sociais diversos. Esses conjuntos, de grande importância para a compreensão do mundo atual, são conhecidos, em geral, como blocos econômicos. Há também organizações e associações internacionais que reúnem um grupo de países.

2)        Observe agora a charge abaixo:
*Para melhor compreensão: A bandeira azul com um círculo formado por estrelas amarelas simboliza a União Europeia (um importante e forte bloco político-econômico). Cada uma das estrelas representa um país do bloco.

3)        Copie as questões abaixo e responda em seu caderno:

ATIVIDADE: Com base na análise da charge, responda:
a)        O que representa o barco na charge? O que está acontecendo com esse barco?
b)        Com base no que está representado na charge, como podemos interpretar que é o relacionamento dos países que formam a União Européia?
c)        Para qual finalidade os países se unem e formam blocos, organizações ou associações?
d)       Você conhece outros blocos econômicos?
e)        Faça uma pesquisa sobre blocos econômicos, liste alguns e identifique alguns blocos que o nosso país faça parte:
Bom trabalho!


ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Nessa atividade você vai reconhecer e refletir sobre os símbolos que representam a PAZ, a partir de pressupostos científicos.

1)        Responda e copie primeiramente as questões abaixo:
a)        Você alguma vez já utilizou um gesto ou símbolo para desejar PAZ em alguma situação? Você pode contar como foi?
b)        Escreva alguns símbolos que conhece que representam a paz?
c)        Você sabe por que a pomba é conhecida universalmente como símbolo da paz?
d)       Existem diversas músicas que tratam do tema paz. Você conhece alguma? Qual?

2)        Depois de responder as questões acima, copie alguns dos exemplos de símbolos que representam a paz e reflita sobre eles.
    
     Pomba: A Bíblia diz que, quando o grande dilúvio terminou, uma pomba apareceu com uma folha de oliveira indicando que a vida estava a regressar a Terra. Trata-se de um símbolo de paz e santidade.
 Símbolo V (de vitória) com a mão: Este símbolo foi usado pelos combatentes da resistência nos territórios ocupados pelos alemães como um símbolo de camaradagem e força.   Envolve fazer um V com os dedos: indicador e médio.
Ramo de oliveira: Este símbolo remonta à Grécia antiga. Representa a paz e o fim do conflito.  Foi usado por noivas e também foi concedido aos vencedores olímpicos. A sua origem está na mitologia, quando a deusa Atena luta com o deus Poseidon. No confronto, Poseidon criou um poço de água e Athena uma oliveira.


EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Leia com atenção o texto abaixo (não é necessário copiá-lo):
“Fair Play”
Fair play significa, em português, jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo. Fair Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir. O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital. Vários atletas já foram punidos por falta de fair play.
Os praticantes de todas as modalidades esportivas devem procurar se empenhar e disputar os jogos cumprindo as regras, sob pena de serem desclassificados, porém, atualmente, essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade moderna, e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais.
Fair play tem uma correlação com “espírito esportivo”, contrariando a influência do marketing e da mídia, que evidencia basicamente a conquista por melhores resultados, fazendo com que os atletas pensem na vitória a “qualquer preço”, muitas vezes utilizando meios ilícitos, como o doping (utilização de esteroides anabolizantes), a manipulação genética, processos de naturalização, entre outros, quebrando assim, os princípios do jogo limpo.
A Federação Internacional de Futebol (FIFA), responsável pelo futebol mundialmente, evidencia a importância ao fair play, sendo que um dos seus lemas é: my game is fair play, que significa “o meu jogo é fair play”.
Criado em 1896, durante as principais Olimpíadas da Era Moderna em Atenas, o Fair Play é uma filosofia adotada em desporto que prima pela ética nos esportes. O pai dos Jogos Modernos, Barão de Coubertin, idealizou a filosofia por meio da frase: “Não pode haver jogo sem Fair Play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta.”
O Fair Play é uma maneira de ser que implica em: honestidade, lealdade e atitude firme e digna diante de um comportamento desleal. Pensando em Fair Play, será que se aplica em nossa vida? Por exemplo: Você deixa o carrinho de supermercado atrapalhando a fila até que alguém recolha? Ou mente para seus responsáveis que está doente para, não ir estudar? As nossas atitudes muitas vezes nos descrevem em fazer o certo ou ser justos como uma questão de caráter. Um ato, apenas, não classifica um bom jogador, mas já ajuda.
Adaptado de Elana Thaís Reis Tavares, Larissa de Souza Monsalve & Roberta Marjorie

2)        Após a leitura, copie e responda as seguintes questões, de acordo com o texto:

1. Assinale as alternativas corretas:
a) Fair play é o significado para um jogo desonesto;
b) O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo;
c) Segundo o conceito de fair play, os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital;
d) Atletas não devem ser punidos, porque o objetivo é vencer, não importa como.

2. O que significa fair play?

3. Complete a sentença: A expressão fair play não se limita ao meio esportivo e é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade, possuindo o significado de____________________________.

4. Assinale as alternativas corretas:
a) Fair play tem uma correlação com o “espírito esportivo”, que contraria a influência das mídias, que evidencia a vitória a “qualquer preço”;
b) O doping não é uma prática aceitável nos conceitos de fair play;
c) A Federação Internacional de Futebol (FIFA) evidencia a importância ao fair play, sendo que um dos seus lemas é: my game is fair play, que significa “o meu jogo é fair play”;
d) O fair play é um conceito exclusivo para os jogos de futebol.

5. Na sua prática cotidiana, você é adepto do fair play? Explique.

6. Nas atividades práticas enviadas pelo professor de Educação Física, eu estou sendo ético e realizando os exercícios propostos?


CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º: Copiar e responder as questões abaixo no caderno:
1)            Por que precisamos nos alimentar?
2)            O que acontece se nos alimentarmos mal?
3)            O que significa se alimentar bem?
4)            Se alimentar bem é só comer coisas que eu gosto?
5)            A quantidade que se come pode ser associada a comer bem?
6)            O que acontece com o alimento dentro de nosso corpo?
7)            Você já ouviu falar sobre os nutrientes?
8)            O que você sabe sobre eles?
9)            Para que será que eles são importantes?
OBS.: as respostas para as questões acima devem ser pessoais, mas caso você queira, pesquise mais sobre o assunto, assim pode complementar suas respostas. 

2º: Escolher um familiar (adulto) e o entreviste para responder as mesmas perguntas. Anote as respostas em seu caderno.


ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Copie e leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar as imagens abaixo)
LEONARDO DA VINCI

Sobre o artista: Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das obras que o notabilizou como um dos maiores nomes da Renascença.
Leonardo da Vinci (1452-1519) nasceu na pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, Itália, no dia 15 de abril de 1452. Filho do tabelião Pierro e da jovem Catarina, ainda menino, já desenhava e pintava.

2)        Observe a obra “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci;
3)        Faça a releitura da obra conforme orientações abaixo:
·      Lembre - se que Releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original.
·               Utilize folha A4 com margem de 1 cm.
·               Colorir livremente.