5ª SEMANA: DE 21 A 27/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Vamos relembrar as equações do 1º grau!
1)
Escreva as sentenças a seguir usando a linguagem
simbólica matemática.
a)
O dobro de um número x é igual a 20.
b)
Um número z aumentado de 82 é igual a 150.
c)
Se subtrairmos um número x de 100, obteremos 36.
d)
A metade de um número x é igual a 25.
e)
Ao triplo de um número t adicionamos 40 e obtemos
61.
f)
Subtraindo 20 do dobro e um número y, obtemos 160.
g)
A metade de um número x aumentada do próprio número
x é igual a 96.
h)
O quíntuplo de um número x é igual ao triplo do
número x, aumentado de 62.
2)
Daqui a 5 anos Karina terá 37 anos. Usando a letra
x, escreva uma equação que permita calcular a idade que Karina tem hoje.
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA
PORTUGUESA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
AULA:
AMBIGUIDADE.
- Leia o resumo
a seguir e faça anotações caso necessário:
- Faça a leitura da charge:
- Copie e
responda às questões no caderno:
1) Explique a
ambiguidade presente na charge:
2) Reescreva a
frase de forma a desfazer essa ambiguidade:
3) Observe bem a
expressão do cachorro e crie um balão de pensamento para ele:
4) Crie uma nova
fala para o guarda, após a gracinha da mulher:
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1) Observe as
imagens e responda:
What do you see in the pictures? ( ) students (
) countries
( ) teachers
2)
Copie e responda
as questões usando- Imperative Form ( reading a book, paying attention in
class, reading a history, get in line):
a)
What is
happening in the first picture?
b)
What is
happening in the second picture?
c)
What is
happening in the third picture?
d) What is happening in the fourth picture?
HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
HISTÓRIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia
o texto atentamente e, em seguida, copie as questões no seu caderno e responda.
A criação do capitalismo mercantil
As mudanças que
descrevemos – especialmente na Inglaterra e na Holanda – representam uma etapa
crucial no desenvolvimento do sistema econômico moderno conhecido como
capitalismo. Trata-se de um sistema de empresa privada: as principais decisões
econômicas (o quê, quanto, onde e a que preço produzir, comparar e vender) são
tomadas por indivíduos particulares, em sua condição de donos, trabalhadores ou
consumidores.
De 1450 a 1600,
várias condições estimularam o incentivo ao investimento – fator básico para a
emergência do capitalismo moderno. Primeiro, houve a revolução dos preços,
provocada pelo fato de que o suprimento de mercadorias básicas não podia
acompanhar o ritmo da crescente demanda. Os preços continuaram subir, criando o
mais poderoso incentivo ao investimento em lugar do consumo. Por que gastar
agora, devem ter perguntado os que dispunham de riquezas excedentes, quando o
investimento na agricultura comercial, mineração, transporte e impressão (para
mencionar alguns dos principais mercados) quase certamente proporcionará maior
riqueza no futuro?
Um ou outro
estímulo ao investimento partiu do governo. Os governos agiam como consumidores
gigantescos, cujo apetite durante todo o princípio do período moderno crescia.
Os comerciantes que forneciam de tudo aos governos – desde canhões a afrescos -
não só prosperaram como foram levados a reinvestir, devido à constância e ao
crescimento da demanda governamental. Os governos também patrocinaram novas
formas de investimento, fosse para satisfazer o gosto por novos artigos de luxo
na corte real, fosse para atender às necessidades do militares. Os investidores
privados também obtiveram vantagens incalculáveis com os impérios ultramarinos.
As colônias proporcionavam matérias-primas e trabalho (escravo) barato,
servindo como mercados para exportações. Elas estimularam muito a construção de
navios e instalações portuárias e a venda de seguros.
As políticas
oficiais, conhecidas como mercantilismo, também visaram aumentar a riqueza e o
poderio nacionais. De acordo com a teoria mercantilista, a riqueza proveniente
do comércio media-se em outro e prata, dos quais se acreditava haver um volume
mais ou menos fixo. O objetivo do Estado no comércio internacional passou a ser
o de vender, mais do que comprar no exterior, isto é, estabelecer uma balança
de pagamentos favorável. Quando a quantia recebida pelas vendas no exterior
fosse superior à importância paga pelas compras, a diferença constituiria uma
afluência de metal precioso para o Estado. A partir dessa lógica, os
mercantilistas foram levados a argumentar em favor da meta da suficiência
nacional: o país deveria tentar atender à maioria de suas próprias
necessidades, a fim de reduzir ao mínimo as importações.
Para promover a
economia nacional, os governos subvencionaram as indústrias novas, licenciaram
companhias para o comércio ultramarino e acabaram com as barreiras locais ao
comércio – tais como regulamentos de corporações e tarifas internas. A
combinação desses três fatores – a revolução dos preços, a concentração da
riqueza em mãos privadas e a atividade governamental – constituiu a base para o
investimento continuado e o aparecimento do capitalismo mercantil. Essa nova
força no mundo não deve ser confundida com o capitalismo industrial. Este
surgiu com a Revolução Industrial na Inglaterra no século XVIII, mas o
capitalismo mercantil preparou o caminho para ele.
·
Após
ler atentamente o texto resolva os problemas propostos.
1) “De
1450 a 1600, várias condições estimularam o incentivo ao investimento – fator
básico para a emergência do capitalismo moderno.” Identifique essas condições e
copie elas abaixo.
2)
No
tocante ao comércio internacional, o Estado deseja ter uma balança comercial
favorável. O que isto significava?
3)
Para
aumentar a economia nacional quais foram as ações dos governos?
GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
GEOGRAFIA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Leia
o texto, coloque data em seu caderno e copie:
Cooperação regional: A fim de se
fortalecerem e defenderem seus interesses no cenário internacional, alguns
países se unem formando um conjunto que pode ter caráter exclusivamente
econômico ou objetivos políticos e sociais diversos. Esses conjuntos, de grande
importância para a compreensão do mundo atual, são conhecidos, em geral, como blocos econômicos. Há também organizações e associações
internacionais que reúnem um grupo de países.
2)
Observe
agora a charge abaixo:
*Para melhor compreensão: A bandeira azul com um
círculo formado por estrelas amarelas simboliza a União Europeia (um importante
e forte bloco político-econômico). Cada uma das estrelas representa um país do
bloco.
3)
Copie
as questões abaixo e responda em seu caderno:
ATIVIDADE: Com base na análise da charge,
responda:
a)
O
que representa o barco na charge? O que está acontecendo com esse barco?
b)
Com
base no que está representado na charge, como podemos interpretar que é o
relacionamento dos países que formam a União Européia?
c)
Para
qual finalidade os países se unem e formam blocos, organizações ou associações?
d)
Você
conhece outros blocos econômicos?
e)
Faça
uma pesquisa sobre blocos econômicos, liste alguns e identifique alguns blocos
que o nosso país faça parte:
Bom trabalho!
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO
RELIGIOSO:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Nessa atividade
você vai reconhecer e refletir sobre os símbolos que representam a PAZ, a
partir de pressupostos científicos.
1)
Responda
e copie primeiramente as questões abaixo:
a)
Você
alguma vez já utilizou um gesto ou símbolo para desejar PAZ em alguma situação?
Você pode contar como foi?
b)
Escreva
alguns símbolos que conhece que representam a paz?
c)
Você
sabe por que a pomba é conhecida universalmente como símbolo da paz?
d)
Existem
diversas músicas que tratam do tema paz. Você conhece alguma? Qual?
2)
Depois
de responder as questões acima, copie alguns dos exemplos de símbolos que
representam a paz e reflita sobre eles.
Símbolo V (de vitória) com a mão: Este símbolo
foi usado pelos combatentes da resistência nos territórios ocupados pelos
alemães como um símbolo de camaradagem e força. Envolve fazer um V com
os dedos: indicador e médio.
Ramo de oliveira: Este símbolo remonta à Grécia
antiga. Representa a paz e o fim do conflito. Foi usado por noivas e
também foi concedido aos vencedores olímpicos. A sua origem está na mitologia,
quando a deusa Atena luta com o deus Poseidon. No confronto, Poseidon criou um
poço de água e Athena uma oliveira.
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO
FÍSICA:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Leia
com atenção o texto abaixo (não é necessário copiá-lo):
“Fair Play”
Fair play
significa, em português, jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo. Fair
Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir. O conceito de
fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem
procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital.
Vários atletas já foram punidos por falta de fair play.
Os praticantes
de todas as modalidades esportivas devem procurar se empenhar e disputar os
jogos cumprindo as regras, sob pena de serem desclassificados, porém, atualmente,
essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade
moderna, e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com
padrões éticos, sociais e morais.
Fair play tem
uma correlação com “espírito esportivo”, contrariando a influência do marketing
e da mídia, que evidencia basicamente a conquista por melhores resultados,
fazendo com que os atletas pensem na vitória a “qualquer preço”, muitas vezes
utilizando meios ilícitos, como o doping (utilização de esteroides anabolizantes),
a manipulação genética, processos de naturalização, entre outros, quebrando
assim, os princípios do jogo limpo.
A Federação
Internacional de Futebol (FIFA), responsável pelo futebol mundialmente,
evidencia a importância ao fair play, sendo que um dos seus lemas é: my game is
fair play, que significa “o meu jogo é fair play”.
Criado em 1896,
durante as principais Olimpíadas da Era Moderna em Atenas, o Fair Play é uma
filosofia adotada em desporto que prima pela ética nos esportes. O pai dos Jogos
Modernos, Barão de Coubertin, idealizou a filosofia por meio da frase: “Não
pode haver jogo sem Fair Play. O principal objetivo da vida não é a vitória,
mas a luta.”
O Fair Play é
uma maneira de ser que implica em: honestidade, lealdade e atitude firme e
digna diante de um comportamento desleal. Pensando em Fair Play, será que se
aplica em nossa vida? Por exemplo: Você deixa o carrinho de supermercado
atrapalhando a fila até que alguém recolha? Ou mente para seus responsáveis que
está doente para, não ir estudar? As nossas atitudes muitas vezes nos descrevem
em fazer o certo ou ser justos como uma questão de caráter. Um ato, apenas, não
classifica um bom jogador, mas já ajuda.
Adaptado
de Elana Thaís Reis Tavares, Larissa de Souza Monsalve & Roberta Marjorie
2)
Após
a leitura, copie e responda as seguintes questões, de acordo com o texto:
1. Assinale as
alternativas corretas:
a) Fair play é o
significado para um jogo desonesto;
b) O conceito de
fair play está vinculado à ética no meio esportivo;
c) Segundo o
conceito de fair play, os praticantes devem procurar jogar de maneira que não
prejudiquem o adversário de forma proposital;
d) Atletas não
devem ser punidos, porque o objetivo é vencer, não importa como.
2. O que
significa fair play?
3. Complete a
sentença: A expressão fair play não se limita ao meio esportivo e é empregada
em praticamente todos os segmentos da sociedade, possuindo o significado
de____________________________.
4. Assinale as
alternativas corretas:
a) Fair play tem
uma correlação com o “espírito esportivo”, que contraria a influência das
mídias, que evidencia a vitória a “qualquer preço”;
b) O doping não
é uma prática aceitável nos conceitos de fair play;
c) A Federação
Internacional de Futebol (FIFA) evidencia a importância ao fair play, sendo que
um dos seus lemas é: my game is fair play, que significa “o meu jogo é fair
play”;
d) O fair play é
um conceito exclusivo para os jogos de futebol.
5. Na sua
prática cotidiana, você é adepto do fair play? Explique.
6. Nas
atividades práticas enviadas pelo professor de Educação Física, eu estou sendo
ético e realizando os exercícios propostos?
CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
CIÊNCIAS:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º: Copiar e responder as questões abaixo no caderno:
1)
Por que precisamos nos alimentar?
2)
O que acontece se nos alimentarmos mal?
3)
O que significa se alimentar bem?
4)
Se alimentar bem é só comer coisas que eu gosto?
5)
A quantidade que se come pode ser associada a comer
bem?
6)
O que acontece com o alimento dentro de nosso corpo?
7)
Você já ouviu falar sobre os nutrientes?
8)
O que você sabe sobre eles?
9)
Para que será que eles são importantes?
OBS.: as
respostas para as questões acima devem ser pessoais, mas caso você queira, pesquise mais sobre o assunto, assim pode complementar suas respostas.
2º: Escolher um familiar (adulto) e o entreviste para responder as mesmas
perguntas. Anote as respostas em seu caderno.
ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
5ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Copie
e leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar as imagens abaixo)
LEONARDO
DA VINCI
Sobre o artista: Leonardo da
Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano. "Mona Lisa" foi uma das
obras que o notabilizou como um dos maiores nomes da Renascença.
Leonardo da
Vinci (1452-1519) nasceu na pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, Itália,
no dia 15 de abril de 1452. Filho do tabelião Pierro e da jovem Catarina, ainda
menino, já desenhava e pintava.
2)
Observe
a obra “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci;
3)
Faça
a releitura da obra conforme orientações abaixo:
· Lembre
- se que Releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa,
acrescentando algo novo e original.
·
Utilize
folha A4 com margem de 1 cm.
·
Colorir
livremente.