7°ano-Turma 171

2ª SEMANA: DE 30/04 A 06/05/20


MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.


 · Copiar e resolver o desafio: 

1) Durante um dia as pessoas fazem muitas coisas. Isadora pensou no tempo dedicado a cada atividade que realiza durante um dia na semana e representou-o num retângulo:



Observe o retângulo que Isadora coloriu e responda:
a) Quantas horas Isadora dorme num dia da semana? _____________
b) Que fração do dia representa que Isadora passa dormindo? ___________
c) Que fração do dia representa o tempo que Isadora: 
       · Usa para as refeições? ________________
       · Dedica aos estudos? __________________ 
       · Brinca? _____________________________ 
d) Escreva por extenso cada uma das frações do item anterior:
       · Refeições: _____________________________________________________________
       · Estudos: _______________________________________________________________
       · Brincar: ________________________________________________________________



LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Leia o texto abaixo, relembre o emprego dos porquês e anote informações importantes no seu caderno:

Emprego dos Porquês
POR QUE
A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo":
Exemplos:
Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa.
Por que você comprou este casaco?
Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais).
Exemplos:
Estes são os direitos por que estamos lutando.
O túnel por que passamos existe há muitos anos.
POR QUÊ
Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico.
Exemplos:
Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê?
Será deselegante se você perguntar novamente por quê!
PORQUE
A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa.
Exemplos:
Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.
Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?
PORQUÊ
A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo).
Exemplos:
Não consigo entender o porquê de sua ausência.
Existem muitos porquês para justificar esta atitude.
Você não vai à festa? Diga-me ao menos um porquê.

TAREFA: Produza um poema (4 estrofes com 4 versos cada) tendo como base o uso dos porquês. Use a criatividade!


INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

          ·          Fazer a leitura e tradução sobre a biografia de Marlom:

Hello! My name is Marlon. I am thirteen years old, live in an apartment with my parents and my two brothers, Peter and Carol, which is located in São Paulo, a city in which I live since my birth.
My favorite hobby is playing football with my friends on the village in which I live.
I study at EMEF Vianna Moog  School.

·         Escreva um parágrafo sobre a sua biografia em inglês seguindo o modelo sobre Marlom. 



HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Leia o texto abaixo e anote no caderno dados importantes:
A culinária Asteca
O ingrediente mais importante da culinária asteca era o milho, uma safra tão importante para a sociedade asteca que tinha um papel central em sua mitologia. Da mesma maneira que o trigo na Europa ou o arroz na maior parte da Ásia Oriental, era a comida sem a qual uma refeição não era uma refeição. Existia numa quantidade inestimável de variedades, que eram diferentes em cor, textura, tamanho e prestígio, e era consumido na forma de tortillas, tamales ou atolli, uma espécie de mingau. Outros ingredientes presentes regularmente na culinária asteca eram o sal e as pimentas chili, e a definição básica de jejum entre os astecas referia-se à abstenção destes dois sabores. Outros alimentos consumidos com frequência eram os feijões e as variedades típicas do Novo Mundo de grãos como o amaranto e a chia. A combinação do milho com estes alimentos básicos dava ao asteca médio uma dieta bem balanceada, sem quaisquer deficiências em vitaminas e minerais; e o cozimento dos grãos de milho em soluções alcalinas, um processo chamado de nixtamalização, aumentava significativamente o valor nutritivo dos alimentos básicos.
Águamingaus de milho e pulque, o suco fermentado do agave, eram as bebidas mais comuns, e diversas bebidas alcoólicas fermentadas eram feitas de melcactos e diferentes frutas. A elite orgulhava-se por não beber o pulque, considerada uma bebida popular, e preferiam bebidas feitas a partir do cacau. Estas eram dos itens mais luxuosos disponíveis na sociedade asteca, consideradas bebidas de governantes, guerreiros e nobres, temperadas com pimentas chili, mel e uma lista aparentemente interminável de especiarias e ervas.
A dieta asteca também incluía diversos peixes e carnes; diversas avesgeomiídeosiguanas-verdesaxolotles (uma espécie de salamandra aquática), camarõespeixes e diversos insetoslarvas e ovos de insetos. Também domesticaram peruspatos e cães para utilizar como alimento, e por vezes caçavam animais maiores como veados, porém nenhum deles era uma parte importante de sua dieta. Comiam diversos cogumelos e fungos, incluindo o carvão-do-milho, parasita que se desenvolve nas espigas de milho. Abóboras também eram consumidas, e tinham diferentes tamanhos; suas sementes, secas ou assadas, eram especialmente populares. Tomates, embora diferentes das variedades conhecidas nos dias de hoje, costumavam ser misturados ao chili em molhos, ou eram usados como recheio de tamales.

·         TAREFA: Após compreender o texto acima, que tal fazer uma receita típica mexicana que, segundo se conta, já foi muito apreciada pelos astecas e maias? Você gosta de abacate? Vamos fazer um GUACAMOLE!

OBSERVAÇÃO: Caso você não tenha abacate em casa, que tal utilizar outro ingrediente citado no texto acima para fazer uma receita em família? Anote no seu caderno esta receita da família para compartilharmos receitas na volta às aulas e use os ingredientes que tens em casa.

·         Abaixo você tem a história e a receita do Guacamole. Não precisar copiar, mas leia com atenção e conte para seus pais ou responsáveis a origem do Guacamole.
   
·         ATENÇÃO!!! Para fazer nossa receita, alguns CUIDADOS deve ser tomados:
1)      Peça para seus responsáveis lerem esta tarefa e lhe acompanhar na cozinha.
2)      Lave bem as mãos antes de mexer com os alimentos.
3)      Peça para um adulto cortar os ingredientes pra você.
4)      Após terminar o preparo, lave bem os utensílios e guarde-os.
5)      Fazer uma comida exige muito amor e dedicação. Por isso, não faça outra coisa enquanto você estiver na cozinha.
6)      Jogue as cascas e outros dejetos no respectivo lixo. Nada de deixar a cozinha suja para outros limparem.





GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)      Observe o mapa abaixo, bastante semelhante ao que você tem em seu caderno, e com base nele e nas informações de seu caderno, responda as questões abaixo. Lembre-se de colocar data em seu caderno, copiar as questões e só então responder:
Observação: Não é necessário copiar o mapa abaixo


a)      Quantos estados formam o território brasileiro?
b)      O maior estado do Brasil em área territorial é o __________ .
c)      Em qual estado brasileiro está localizado o Distrito Federal?
d)     Qual estado faz divisa com o nosso?
e)      Cite 5 estados localizados em nosso litoral:
f)       Qual o nome do Oceano que banha nosso litoral?
g)   De acordo com o texto “O Brasil”, o primeiro texto do nosso caderno, qual clima predomina em nosso país?



ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Observe a imagem abaixo e reflita:


·         Copie em seu caderno e responda:
1)      Na sua opinião, quem destrói a natureza e por que a natureza está sendo destruída?
2)      Que ações podemos fazer para ajudar a proteger a natureza?


EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·         Copie e leia o texto abaixo:
Você sabe o que é Just dance? Just Dance em português significa ‘apenas dance’ e se constitui de modo geral, em movimentos realizados pelos alunos orientados por um dançarino virtual, reproduzido através de jogo eletrônico que exemplifica movimentos de diferentes danças.

·          Na prática: Convide a família e vamos praticar! Lembre-se que existem diversos gêneros musicais e tipos (estilos de dança), porém hoje indico a dança disponível neste link:

·         Após realizar essa prática de atividade física, responda:
Quais os tipos de músicas e danças que você e sua família mais gostam?

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando esta dança, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!


“Faça o melhor que puder!!
O resultado virá na mesma proporção do seu esforço.”
 Mahatma Gandhi 


 CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Observação do Terrário: Com base na atividade do terrário, responda novamente as questões anteriores (nesse momento registre como “Semana 2”).
            Após, copie e responda as seguintes questões no caderno:
1.      O que você utilizou para fazer o seu terrário? Liste os materiais e descreva o passo a passo de como você realizou o seu experimento.
2.      Como a planta realiza fotossíntese dentro do terrário? Explique detalhadamente de onde a planta retira os elementos para realizar tal fenômeno.
3.      O que são os seres vivos? Do que eles precisam para sobreviver?
4.      Faça um desenho de no mínimo 10cm, em uma folha de ofício/desenho para representar o seu Terrário com todos os elementos utilizados.

5.      Indique na forma de legenda na mesma folha do desenho quais são os seres vivos e quais são os seres não vivos do seu terrário.



ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
2ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
OBSERVAÇÃO: As imagens e o texto abaixo não devem ser copiados no caderno, pois servem apenas para auxiliar na prática.

 Ø  Ler o texto:
ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO
O abstracionismo pode ser informal, importando somente a cor, a luz e a textura ou geométrico, onde são usadas as formas geométricas na composição da obra. As formas e as cores devem ser organizadas de tal maneira que a composição resulte apenas a expressão de uma concepção geométrica. As obras de Malevich e Mondrian mostram exatamente isso.
O russo Kasimir Malevich (1878-1935) é um dos mais representativos artistas do Abstracionismo geométrico. As obras do pintor não possuíam relação imediata entre formas e cores, nem procuravam imitar qualquer realidade exterior.


O holandês Piet Mondrian (1872-1974) também foi um dos grandes nomes do movimento abstrato. Suas telas foram pintadas a partir de cores puras e vivas e linhas retas.
O desejo do pintor era obter o máximo de clareza possível e, para isso, procurava que as telas refletissem as leis matemáticas do universo. Não por acaso os padrões da pintura eram sempre regulares, precisos e estáveis.


Ø  Atividade prática: Criar um trabalho abstrato geométrico, usando recorte e colagem de formas geométricas planas (o recorte pode ser de folhas coloridas, revistas velhas ou folhas brancas pintadas), inspirados nas obras dos artistas Kasimir Malevich e Piet Mondrian. 
Fazer a colagem no caderno.