Pré-Escola - Turma 051- Profª Joana

TURMA- 051    PROFESSORA- JOANA TALISSA DAS NEVES


  • POR QUE TEMOS QUE COMER?
  • VOCÊ GOSTA DE COMER FRUTAS? QUAL A SUA FRUTA PREFERIDA?
  • O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE COMER: VERDURAS OU FRUTAS?
  • COMO UMA ALIMENTAÇÃO PODE SER SAUDÁVEL?
  • O QUE É PRECISO COMER PARA FICAR SAUDÁVEL?
  • O QUE VOCÊ COME?
2-ATIVIDADE: REÚNA A FAMÍLIA PARA ASSISTIR O VÍDEO DA HISTÓRIA "O SANDUÍCHE DA MARICOTA", NO LINK “https://www.youtube.com/watch?v=bBKLx7cNJkk”.

3-ATIVIDADE: APÓS ASSISTIR O VÍDEO CONVERSEM SOBRE COMO SERIA O SANDUÍCHE MONTADO POR VOCÊS, SERÁ QUE SERIA COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS?
UMA FORMA MUITO SIMPLES DE ENSINAR COMO OS ALIMENTOS DEVEM ESTAR DISPOSTOS NA NOSSA DIETA É O USO DA JÁ CONHECIDA PIRÂMIDE ALIMENTAR. UMA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA QUE SERVE DE GUIA PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. DE ACORDO COM A PIRÂMIDE, A BASE SÃO OS ALIMENTOS QUE DEVEM ESTAR SEMPRE PRESENTES NA NOSSA ALIMENTAÇÃO. JÁ OS ALIMENTOS DO TOPO SÃO AQUELES QUE DEVEM SER INGERIDOS MODERADAMENTE.
OBSERVEM A PIRÂMIDE E CONVERSEM SOBRE OS ALIMENTOS QUE VOCÊS MAIS CONSOMEM, ELES ESTÃO NA BASE OU NO TOPO DA PIRÂMIDE?




4-ATIVIDADE:  AGORA COM A AJUDA DA FAMÍLIA, VAMOS CONFECCIONAR UM SEMÁFORO DA ALIMENTAÇÃO. VOCÊS PODEM RECORTAR AS IMAGENS DE COMIDAS E BEBIDAS RETIRADAS DE ENCARTES DE SUPERMERCADO, LIVROS E REVISTAS OU ESCREVER O NOME DOS ALIMENTOS. DEPOIS DEVEM SEPARAR OS ALIMENTOS EM:
* SINAL VERDE: PODE COMER! TÁ LIBERADO.
* SINAL AMARELO: CUIDADO! 
* SINAL VERMELHO: PARE! ALIMENTOS PERIGOSOS PARA SUA SAÚDE.

OBS: A ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA EM UMA FOLHA DE DESENHO OU OFÍCIO, NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O SEU NOME E A DATA EM QUE A MESMA FOI REALIZADA.



5-ATIVIDADE: AGORA CHEGOU A HORA DE MONTAR O SEU SANDUÍCHE!
NA HISTÓRIA, OS ANIMAIS QUERIAM COLOCAR SEUS ALIMENTOS PREFERIDOS, VAMOS MUDAR UM POUCO, E COLOCAR OS ALIMENTOS QUE SÃO MUITO BONS PARA NOSSA SAÚDE!
EU JÁ FIZ O MEU, VOU ANOTAR OS INGREDIENTES QUE USEI E UMA FOTO PARA VOCÊ VER COMO FICOU, MAS TAMBÉM QUERO VER O SEU, ESTÁ BEM?

SANDUICHE DA PROFE JOANA

·         PÃO 7 GRÃOS FATIADO;
·         QUEIJO;
·         PRESUNTO;
·         OVO COZIDO;
·         ALFACE;
·         TOMATE;



PROFESSORA-JOSIANE
6-ATIVIDADE: OBSERVE AS FRUTINHAS ABAIXO. ALÉM DE SAUDÁVEIS AS FRUTAS SÃO DE VÁRIAS CORES E SABORES.

·         QUAIS SÃO AS CORES QUE PODEMOS IDENTIFICAR NA FRUTINHAS?



·         FAÇA UM BELO DESENHO DA FRUTA QUE VOCÊ MAIS GOSTA E FAÇA UMA BELA PINTURA CONFORME A COR CORRESPONDENTE.

UTILIZE FOLHA OFÍCIO, LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA E CANETINHA PARA CONTORNAR.
BOM TRABALHO.

PROFESSOR-DANIEL

7-ATIVIDADE: CRIEM JUNTOS UM PRATO OU LANCHINHO DIVERTIDO COM UM TEMA SIMPLES: PODE SER UM ANIMAL, UMA PAISAGEM, UMA FLOR, UM TREM, UM CARRO, VAI DA IMAGINAÇÃO.
O PAPEL DOS PAIS É FORNECER ALIMENTOS, SAUDÁVEIS E DE DIFERENTES CORES, PARA A CRIANÇA MANIFESTAR A SUA CRIATIVIDADE. DEPOIS DO PRATINHO PRONTO, É HORA DE FAZER UMA FOTO E JUNTO COM A CRIANÇA CRIAR UMA HISTÓRIA.
POR EXEMPLO, UM TREM, PERGUNTAR: PARA ONDE ESTÁ INDO ESSE TREM? O QUE ESSE TREM ESTÁ LEVANDO NOS VAGÕES? ENTÃO VAMOS ANDAR DE TREM! JUNTO COM A CRIANÇA OS PAIS PODEM IMITAR O SOM E CIRCULAR PELA CASA REPRESENTADO UM TREM.
DEPOIS, PODE-SE IMITAR ANIMAIS, POR EXEMPLO; UM GATO. QUEM É ESSE GATO? COMO ELE SE CHAMA E ONDE ELE VIVE? DEPOIS, BRINQUEM IMITANDO O GATO. POR ÚLTIMO, IMAGINEM QUE VOCÊS SÃO GIGANTES E QUE VÃO DEVORAR O LANCHINHO SAUDÁVEL QUE IRÁ AJUDAR A CRIANÇA A CRESCER COM FORÇA E MUITA ENERGIA PARA BRINCAR AINDA MAIS.

PEÇA PARA SEU FILHO EXPLICAR PARA VOCÊ, OU A UM BONECO OU UM ANIMALZINHO DE BRINQUEDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS BONS HÁBITOS ALIMENTARES E QUAIS FRUTAS ELE CONHECE, AO FINAL ASSISTA COM ELE/ELA, AO VÍDEO DO LINK.