TURMA-
051 PROFESSORA- JOANA TALISSA DAS NEVES
- POR
QUE TEMOS QUE COMER?
- VOCÊ
GOSTA DE COMER FRUTAS? QUAL A SUA FRUTA PREFERIDA?
- O
QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE COMER: VERDURAS OU FRUTAS?
- COMO
UMA ALIMENTAÇÃO PODE SER SAUDÁVEL?
- O
QUE É PRECISO COMER PARA FICAR SAUDÁVEL?
- O
QUE VOCÊ COME?
2-ATIVIDADE: REÚNA A FAMÍLIA PARA ASSISTIR O
VÍDEO DA HISTÓRIA "O SANDUÍCHE DA MARICOTA",
NO LINK “https://www.youtube.com/watch?v=bBKLx7cNJkk”.
3-ATIVIDADE: APÓS
ASSISTIR O VÍDEO CONVERSEM SOBRE COMO SERIA O SANDUÍCHE MONTADO POR VOCÊS, SERÁ
QUE SERIA COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS?
UMA FORMA MUITO SIMPLES
DE ENSINAR COMO OS ALIMENTOS DEVEM ESTAR DISPOSTOS NA NOSSA DIETA É O USO DA JÁ
CONHECIDA PIRÂMIDE ALIMENTAR. UMA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA QUE SERVE
DE GUIA PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. DE ACORDO COM A PIRÂMIDE, A BASE SÃO OS
ALIMENTOS QUE DEVEM ESTAR SEMPRE PRESENTES NA NOSSA ALIMENTAÇÃO. JÁ OS
ALIMENTOS DO TOPO SÃO AQUELES QUE DEVEM SER INGERIDOS MODERADAMENTE.
OBSERVEM A PIRÂMIDE E
CONVERSEM SOBRE OS ALIMENTOS QUE VOCÊS MAIS CONSOMEM, ELES ESTÃO NA BASE OU NO TOPO DA PIRÂMIDE?
4-ATIVIDADE: AGORA COM
A AJUDA DA FAMÍLIA, VAMOS CONFECCIONAR UM SEMÁFORO DA ALIMENTAÇÃO. VOCÊS PODEM
RECORTAR AS IMAGENS DE COMIDAS E BEBIDAS RETIRADAS DE ENCARTES DE SUPERMERCADO,
LIVROS E REVISTAS OU ESCREVER O NOME DOS ALIMENTOS. DEPOIS DEVEM SEPARAR OS
ALIMENTOS EM:
*
SINAL VERDE: PODE COMER! TÁ LIBERADO.
*
SINAL AMARELO: CUIDADO!
*
SINAL VERMELHO: PARE! ALIMENTOS PERIGOSOS PARA SUA SAÚDE.
OBS:
A ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA EM UMA FOLHA DE DESENHO OU OFÍCIO, NÃO ESQUEÇA
DE COLOCAR O SEU NOME E A DATA EM QUE A MESMA FOI REALIZADA.
5-ATIVIDADE: AGORA CHEGOU A HORA DE MONTAR O SEU
SANDUÍCHE!
NA HISTÓRIA, OS ANIMAIS QUERIAM COLOCAR SEUS ALIMENTOS
PREFERIDOS, VAMOS MUDAR UM POUCO, E COLOCAR OS ALIMENTOS QUE SÃO MUITO BONS
PARA NOSSA SAÚDE!
EU JÁ FIZ O MEU, VOU ANOTAR OS INGREDIENTES QUE USEI E
UMA FOTO PARA VOCÊ VER COMO FICOU, MAS TAMBÉM QUERO VER O SEU, ESTÁ BEM?
SANDUICHE DA PROFE JOANA
·
PÃO 7 GRÃOS FATIADO;
·
QUEIJO;
·
PRESUNTO;
·
OVO COZIDO;
·
ALFACE;
·
TOMATE;
PROFESSORA-JOSIANE
6-ATIVIDADE: OBSERVE
AS FRUTINHAS ABAIXO. ALÉM DE SAUDÁVEIS AS FRUTAS SÃO DE VÁRIAS CORES E SABORES.
·
FAÇA UM BELO DESENHO DA FRUTA QUE VOCÊ MAIS GOSTA E
FAÇA UMA BELA PINTURA CONFORME A COR CORRESPONDENTE.
UTILIZE
FOLHA OFÍCIO, LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA E CANETINHA PARA CONTORNAR.
BOM TRABALHO.
PROFESSOR-DANIEL
7-ATIVIDADE: CRIEM JUNTOS UM PRATO OU LANCHINHO DIVERTIDO COM UM TEMA SIMPLES: PODE
SER UM ANIMAL, UMA PAISAGEM, UMA FLOR, UM TREM, UM CARRO, VAI DA IMAGINAÇÃO.
O PAPEL DOS PAIS É FORNECER ALIMENTOS,
SAUDÁVEIS E DE DIFERENTES CORES, PARA A CRIANÇA MANIFESTAR A SUA CRIATIVIDADE.
DEPOIS DO PRATINHO PRONTO, É HORA DE FAZER UMA FOTO E JUNTO COM A CRIANÇA CRIAR
UMA HISTÓRIA.
POR EXEMPLO, UM TREM,
PERGUNTAR: PARA ONDE ESTÁ INDO ESSE TREM? O QUE ESSE TREM ESTÁ LEVANDO NOS VAGÕES?
ENTÃO VAMOS ANDAR DE TREM! JUNTO COM A CRIANÇA OS PAIS PODEM IMITAR O SOM E
CIRCULAR PELA CASA REPRESENTADO UM TREM.
DEPOIS, PODE-SE IMITAR
ANIMAIS, POR EXEMPLO; UM GATO. QUEM É ESSE GATO? COMO ELE SE CHAMA E ONDE ELE
VIVE? DEPOIS, BRINQUEM IMITANDO O GATO. POR ÚLTIMO, IMAGINEM QUE VOCÊS SÃO
GIGANTES E QUE VÃO DEVORAR O LANCHINHO SAUDÁVEL QUE IRÁ AJUDAR A CRIANÇA A
CRESCER COM FORÇA E MUITA ENERGIA PARA BRINCAR AINDA MAIS.
PEÇA PARA SEU FILHO EXPLICAR
PARA VOCÊ, OU A UM BONECO OU UM ANIMALZINHO DE BRINQUEDO SOBRE A IMPORTÂNCIA
DOS BONS HÁBITOS ALIMENTARES E QUAIS FRUTAS ELE CONHECE, AO FINAL ASSISTA COM
ELE/ELA, AO VÍDEO DO LINK.