132
TURMA- 132 PROFESSORA-
NINA
1-ATIVIDADE:
CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIR O VÍDEO NO LINK ABAIXO.
ASSISTA OS VÍDEOS SOBRE “ AS CIDADES SE TRANSFORMAM
COM O PASSAR DO TEMPO"; E O VÍDEO EXPLICATIVO DA PROFESSORA SOBRE A
HISTÓRIA DE ARARICÁ, JUNTAMENTE COM SEUS PAIS OU AVÓS, DEPOIS CONVERSEM SOBRE
ESSE ASSUNTO, ELE FAZ PARTE DE SUA CIDADE E CONSEQUENTEMENTE DA VIDA DA TUA
FAMÍLIA. É IMPORTANTE E MARAVILHOSO CONHECER A HISTÓRIA, AFINAL... A VIDA DE
TODOS É CONSTITUÍDA POR HISTÓRIAS. CADA UM DE NÓS, FAZ A SUA. VOCÊ PODE
REGISTRAR ALGUNS FATOS QUE DESCOBRIR, PARA COMPARTILHAR COM OS COLEGAS, QUANDO
VOLTARMOS NOS ENCONTRAR NA ESCOLA.
LEIA A LETRA DA MÚSICA E COMPARE
COM O TEXTO HISTÓRIA DE ARARICÁ. TEM MUITAS SEMELHANÇAS, SOBRE O SURGIMENTO DE
NOSSA CIDADE.
BOM TRABALHO E UM BEIJO NO
CORAÇÃO DE CADA UM. SAUDADES !!!
HOJE
VAMOS CONHECER UM POUQUINHO SOBRE A NOSSA CIDADE, ARARICÁ.
VOCÊ
SABIA QUE ANTES DE ARARICÁ SER UMA CIDADE, NÃO HAVIA CASAS, POSTO DE SAÚDE,
ESCOLAS, PREFEITURA, LOJAS, CÂMARA DE VEREADORES, CENTRO DE CULTURA E OUTRAS
TANTAS COISAS QUE TEM HOJE? MAS COMO ERA ENTÃO? SERÁ QUE ERA TUDO MATO? COMO SE
FORMA UMA CIDADE? PERGUNTE E CONVERSE
COM SEUS PAIS, AVÓS OU OUTRAS PESSOAS, COMO ERA ARARICÁ ANOS ATRÁS. PEÇA PARA
ELES FALAREM O QUE ELES SABEM COMO SE FORMA UMA CIDADE, E O QUE ELES CONHECEM
SOBRE A HISTÓRIA DE ARARICÁ, ISSO VAI AJUDAR MUITO VOCÊ COMPREENDER O PROCESSO
DE COMO SE FORMA UMA CIDADE OU MUNICÍPIO.
2-ATIVIDADE:
LEIA O TEXTO COM BASTANTE ATENÇÃO E CONVERSE COM SEUS PAIS SOBRE ISSO.
CONHECENDO A
HISTÓRIA DE ARARICÁ
ARARICÁ
FOI COLONIZADA POR IMIGRANTES ALEMÃES E SEUS DESCENDENTES A PARTIR DE 1848.
ESSES
PRIMEIROS MORADORES TRABALHAVAM NA AGRICULTURA E CRIAVAM ANIMAIS PARA A
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E PARA O SUSTENTO DA FAMÍLIA.
NA
AGRICULTURA PLANTAVAM MILHO, AIPIM, FEIJÃO, CEBOLA, BATATA INGLESA E
BATATA-DOCE, MORANGO, ABÓBORA, ARROZ, CENOURA, PEPINO, RABANETE, REPOLHO,
TOMATE, MELANCIA, UVA E VERDURAS DIVERSAS. TAMBÉM HÁ O CULTIVO DE LIMÃO, LARANJA,
BERGAMOTA, ABACATE, BANANA, GOIABA, AMEIXA.
A
CANA-DE-AÇÚCAR SERVIA PARA A PRODUÇÃO DO MELADO, GARAPA E AÇÚCAR MASCAVO E ERA USADA COMO ALIMENTO DOS ANIMAIS.
NA
PECUÁRIA CRIAVAM BOIS E VACAS PARA PRODUÇÃO DE CARNE E LEITE, CABRAS, PORCOS,
GALINHAS, GANSOS E PATOS, OVELHAS.
TUDO
ERA PRODUZIDO EM CASA: NATA, QUEIJO, KESCHMIER, DOCES DE FRUTAS, TORRESMO,
LINGUIÇA, MORCILHA, OVOS, MEL.
AS
PENAS DAS AVES ERAM APROVEITADAS PARA FAZER TRAVESSEIROS E COBERTAS. A LÃ ERA
USADA PARA FAZER COBERTAS E ROUPAS.
APÓS
A CONSTRUÇÃO DA CASA, HAVIA A PREOCUPAÇÃO EM CONSTRUIR A IGREJA, A ESCOLA E,
MAIS TARDE, O SALÃO DE FESTAS.
VOCABULÁRIO:
COLONIZAÇÃO: COLONIZAÇÃO É
A AÇÃO E O EFEITO DE COLONIZAR (ESTABELECER COLÔNIA, FIXAR NUM TERRENO A MORADA
DAQUELES QUE O CULTIVARAM).
AGRICULTURA: A AGRICULTURA É A LAVOURA OU O CULTIVO DA TERRA E INCLUI TODOS
OS TRABALHOS RELACIONADOS COM O TRATAMENTO DO SOLO E
A PLANTAÇÃO DE VEGETAIS. AS ATIVIDADES AGRÍCOLAS DESTINAM-SE À PRODUÇÃO DE
ALIMENTOS E À OBTENÇÃO DE VERDURAS (LEGUMES), FRUTAS, HORTALIÇAS E CEREAIS.
PECUÁRIA: A PECUÁRIA SE REFERE À
ATIVIDADE ECONÔMICA DE CRIAÇÃO DE ANIMAIS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E OUTRAS
MATÉRIAS PRIMAS PARA CONSUMO, COMO COUROS, PELES E OSSOS.
TEXTO
RETIRADO DO LIVRO CONHECENDO ARARICÁ, PRODUZIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO-SEMED, ESCRITO PELA PROFESSORA SANDRA HELENA DE OLIVEIRA COUTO E
ADAPTADO PELA PROFESSORA LEONIR TONET.
3-ATIVIDADE:
LEIA O TEXTO 3 VEZES PARA TER UMA MELHOR COMPREENSÃO DO MESMO. A SEGUIR COPIE E
RESPONDA AS ATIVIDADES ABAIXO NO SEU CADERNO.
ESCREVA
V PARA QUANDO A RESPOSTA FOR VERDADEIRA E F QUANDO FOR FALSA.
( ) OS
COLONIZADORES DO MUNICÍPIO DE ARARICÁ FORAM OS IMIGRANTES ITALIANOS
( )
PODEMOS AFIRMAR QUE AGRICULTURA É A LAVOURA OU O CULTIVO DA TERRA .
( ) OS PRIMEIROS MORADORES DE ARARICÁ NÃO
TRABALHAVAM NA AGRICULTURA E CRIAVAM ANIMAIS PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E
PARA O SUSTENTO DA FAMÍLIA.
( ) NA PECUÁRIA CRIAVAM BOIS E VACAS PARA
PRODUÇÃO DE CARNE E LEITE, CABRAS, PORCOS, GALINHAS, GANSOS E PATOS, OVELHAS.
( ) A PECUÁRIA
SE REFERE À ATIVIDADE COMERCIÁRIA DE CRIAÇÃO DE ANIMAIS PARA A PRODUÇÃO DE
ALIMENTOS E OUTRAS MATÉRIAS PRIMAS PARA CONSUMO.
DEPOIS
DA CONSTRUÇÃO DAS CASAS, O QUE OS COLONIZADORES SE PREOCUPAVAM EM CONSTRUIR?
IMAGINA
COMO COMO ERAM AS PLANTAÇÕES NA AGRICULTURA DOS COLONIZADORES ALEMÃES E FAÇA UM
DESENHO BEM BONITO E COLORIDO.
4-ATIVIDADE:
COPIE AS PALAVRAS ABAIXO, DEPOIS SEPARE
AS SÍLABAS E CLASSIFIQUE EM MONOSSÍLABA,
DISSÍLABA , TRISSÍLABA OU POLISSÍLABA. SIGA O EXEMPLO:
COLONIZADORES=
CO-LO-NI-ZA-DO-RES = POLISSÍLABA
ALEMÃES=
AGRICULTURA=
PECUÁRIA=
CONSTRUÇÃO=
PRIMEIROS=
MANDIOCA=
BOI=
TERRA=
AGORA,
ESCOLHA 3 PALAVRAS DO EXERCÍCIO ACIMA E FORME UMA FRASE, USANDO AS 3 PALAVRAS
NA MESMA FRASE.
5-ATIVIDADE:
COPIE NO CADERNO E RESOLVA AS HISTÓRIAS MATEMÁTICAS COM ATENÇÃO. USE MATERIAL
CONCRETO SE FOR NECESSÁRIO (PALITOS OU GRÃOS). PEÇA AJUDA AOS SEUS PAIS, CASO
NÃO CONSIGA REALIZAR SOZINHO(A).
UM
AGRICULTOR COMPROU 720 MUDAS DE MANDIOCA (AIPIM), MAS SÓ RECEBEU 527 MUDAS.
QUANTAS MUDAS FALTAM PARA SEREM ENTREGUES AO AGRICULTOR?
MAURO
FOI À AGROPECUÁRIA COMPRAR ALGUNS ITENS QUE FALTAVAM EM SEU SÍTIO. GASTOU R$
125,00 EM RAÇÃO PARA OS ANIMAIS, MAIS R$
326,00 EM SEMENTES DE MILHO PARA PLANTAR EM SUA LAVOURA. QUANTO MAURO GASTOU AO
TODO?
O
SENHOR CARLOS É UM PECUARISTA QUE CRIA VÁRIOS TIPOS DE ANIMAIS PARA VIVER. EM
SUA PROPRIEDADE ELE TEM: 96 CABEÇAS DE GADO, 138 GALINHAS, 63 PORCOS E UMA
DÚZIA DE GANSOS. QUANTOS ANIMAIS ELE TEM AO TODO?
TURMA-132 PROFESSORA- JOSIANE
6-ATIVIDADE:
VAMOS PINTAR UM RETRATO?
QUANDO
AINDA NÃO EXISTIA A FOTOGRAFIA, OS ARTISTAS PINTAVAM QUADROS A PEDIDO DOS
CLIENTES.
ESCOLHA
ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA SER O SEU MODELO. PEÇA PARA QUE FIQUE IMÓVEL E FAÇA
UM DESENHO FOTOGRÁFICO RESPEITANDO TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA PESSOA ESCOLHIDA
COMO TIPO DE CABELO, SE ESTÁ AMARRADO OU SOLTO, SE É CURTO OU COMPRIDO, PRESTE
ATENÇÃO NAS CORES.
BOM TRABALHO!