3° ano- Turma 132- Profª Nina


TURMA-132               PROFESSORA- NINA

ARARICÁ, ________ DE __________________ DE 2020.

1-ATIVIDADE: CONVIDE SEUS PAIS E AVÓS (SE POSSÍVEL), PARA ASSISTIR O VÍDEO (CASO TENHA ACESSO A INTERNET) E LER O TEXTO SOBRE O JECA TATU. EM SEGUIDA CONVERSE COM ELES SOBRE ESSE PERSONAGEM QUE FOI E AINDA É MUITO IMPORTANTE NA CULTURA BRASILEIRA. DEVIDO A ESSE PERSONAGEM, ATÉ HOJE MUITOS CHAMAM AS PESSOAS QUE MORAM NO CAMPO OU QUE FALAM DE FORMA DIFERENTE, DE JECA. ISSO É UMA FORMA ERRADA E NÃO EDUCADA DE CHAMAR AS PESSOAS. POIS, DEVEMOS TRATAR TODOS COM RESPEITO E EDUCAÇÃO. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO BEM BONITO SOBRE A HISTÓRIA.

            MONTEIRO LOBATO FOI UM FAMOSO ESCRITOR DE HISTÓRIAS INFANTIS, CRIADOR DE PERSONAGENS FAMOSOS COMO A EMÍLIA, O VISCONDE DE SABUGOSA, ALÉM DE TODOS OS OUTROS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, CRIOU TAMBÉM O PERSONAGEM CAIPIRA JECA TATU QUE ERA UM MATUTO DESANIMADO, MAGRINHO, QUE VIVIA ANDANDO DESCALÇO E TINHA A PELE AMARELADA.  “O JECA TATU NÃO É ASSIM. ESTÁ ASSIM. ”

2-ATIVIDADE: LER O TEXTO COM ATENÇÃO, OBSERVANDO OS MOTIVOS QUE FAZIAM O JECA TATU ESTAR DESANIMADO, PARA RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO. (NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO).           

JECA TATU

            JECA-TATU ERA UM CABOCLO QUE VIVIA NO CAMPO NA MAIOR POBREZA.
            SUA ROTINA BASEAVA–SE EM FICAR O DIA INTEIRO SEM FAZER TAREFA ALGUMA, FUMANDO SEU CIGARRO DE PALHA, BEBENDO SUA PINGA E OBSERVANDO O DIA PASSAR.
            SUA ROUPA PARECIA UM TRAPO E ANDAVA O TEMPO TODO DESCALÇO.
            POSSUÍA ALGUMAS PEQUENAS PLANTAÇÕES QUE GARANTIAM SEU PRÓPRIO SUSTENTO.
            HAVIA TAMBÉM PRÓXIMO A SUA CASA UM RIBEIRÃO, ONDE PODIA PESCAR. AS PESSOAS TINHAM UMA PÉSSIMA IMAGEM DO JECA, BÊBADO E PREGUIÇOSO.
            QUANDO PERGUNTAVAM POR QUE ELE VIVIA DESSE JEITO, RESPONDIA:  
            - NÃO VALE A PENA FAZER COISA ALGUMA! BEBO PARA ESQUECER AS DESGRAÇAS DA VIDA.             
            UM DIA UM MÉDICO PASSOU EM FRENTE A CASA E ESPANTOU- SE COM TANTA MISÉRIA.
            PERCEBENDO QUE O CABOCLO ESTAVA AMARELADO E MUITO MAGRO, RESOLVEU EXAMINÁ-LO.
            JECA DISSE QUE SENTIA MUITO CANSAÇO E COM DORES PELO CORPO.
            O MÉDICO CONSTATOU QUE SE TRATAVA DE UMA DOENÇA CHAMADA DE ANCILOSTOMOSE, O AMARELÃO.
            EXPLICOU QUE TAL DOENÇA ERA CAUSADA POR PEQUENOS VERMES QUE ENTRAVAM NO SEU CORPO ATRAVÉS DA PELE, PRINCIPALMENTE DA PERNA E DOS PÉS.
            RECEITOU-LHE ENTÃO REMÉDIOS E UM PAR DE BOTAS.            
            MESES DEPOIS DO TRATAMENTO, JECA JÁ ERA OUTRA PESSOA. A MOLEZA TINHA DESAPARECIDO E ELE PASSAVA O DIA INTEIRO TRABALHANDO. ARRUMAVA A CASA, PLANTAVA, PESCAVA, CARREGAVA MADEIRA, CUIDAVA DO GADO. NÃO EXAGERAVA MAIS NA BEBIDA.
            NINGUÉM MAIS O RECONHECIA, TRABALHAVA TANTO QUE ATÉ PREOCUPAVA AS PESSOAS.
            ELE, A MULHER E OS FILHOS ANDAVAM AGORA CALÇADOS, PARA EVITAREM A DOENÇA.
            COM ISSO, A FAZENDA PROSPEROU E JECA-TATU TORNOU-SE UM HOMEM MUITO RESPEITADO.

            A HISTÓRIA DO JECA TATU FAZ REFLETIR A NOSSA VIDA. QUANTAS VEZES ESTAMOS DESANIMADOS, DOENTES E SEM MOTIVAÇÃO. PARA MELHORAR ÀS VEZES PRECISAMOS DE AJUDA, NÃO É MESMO? MAS SE NOSSO PERSONAGEM JECA TIVESSE TOMADO OS DEVIDOS CUIDADOS, COMO CUIDAR DA SUA HIGIENE, NÃO ANDAR DESCALÇOS, SE ALIMENTAR ADEQUADAMENTE, SERÁ QUE ELE TERIA FICADO NA SITUAÇÃO QUE ELE CHEGOU? 
            Texto complementado pela professora Leonir Tonet




3-ATIVIDADE:  RESPONDA EM SEU CADERNO.

1) COMO O JECA TATU PEGOU A DOENÇA DO AMARELÃO E COMO ELE FOI CURADO? CONVERSE COM SUA FAMÍLIA PARA SABER SE JÁ OUVIRAM FALAR DESTA DOENÇA.
____________________________________________________

2) VOCÊ VIU QUE O JECA TATU PRECISOU TOMAR ALGUNS CUIDADOS PARA FICAR CURADO DA DOENÇA QUE ELE TINHA, O “AMARELÃO”. HOJE ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO QUE EXIGE VÁRIOS CUIDADOS, PARA NOS PREVENIR CONTRA ESTE VÍRUS QUE ESTÁ CONTAMINANDO A POPULAÇÃO. ELENQUE ABAIXO ALGUNS DESTES CUIDADOS QUE DEVEMOS TER.
A) ___________________________________________________.
B) ___________________________________________________.
C) __________________________________________________.

3) COLOQUE “V” PARA AS RESPOSTAS VERDADEIRAS E “F” PARA AS FALSAS, NOS PARÊNTESES ABAIXO.
DE ACORDO COM A PRIMEIRA PARTE DO TEXTO, JECA TATU ERA CABOCLO QUE:

(   ) JECA-TATU ERA UM CABOCLO QUE VIVIA NO CAMPO NA MAIOR RIQUEZA.

(   ) CUIDAVA DE SUA SAÚDE, SE ALIMENTANDO CORRETAMENTE.

(   ) NÃO BEBIA, NEM FUMAVA E ERA TRABALHADOR.
(   ) SUA ROUPA PARECIA UM TRAPO E ANDAVA O TEMPO TODO DESCALÇO.

(    ) JECA DISSE QUE SENTIA MUITO CANSAÇO E COM DORES PELO CORPO.

4) ASSINALE A RESPOSTA CORRETA, DE ACORDO COM O TEXTO:

JECA TATU SE ALIMENTAVA DE:

(   ) ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS – QUE COMPRAVA NO SUPERMERCADO;
(    )ALIMENTOS  QUE COMPRAVA NA FEIRA TODO OS FINAS DE SEMANA NA SUA CIDADE;
(    ) ALIMENTOS QUE PLANTAVA NAS SUAS PEQUENAS PLANTAÇÕES E DA PESCA NO RIBEIRÃO PERTO DE SUA CASA .

5)O JECA TATU NÃO É UM PERSONAGEM ATUAL, MAS O PROBLEMA APRESENTADO CONTINUA ATÉ OS DIAS DE HOJE. OBSERVE A CONVERSA NO QUADRINHO ABAIXO E ESCREVA OS SINTOMAS QUE O JECA TATU DESCREVE AO SEU LOBATO. 


REFLEXÃO: SERÁ QUE ESSES SINTOMAS ESTÃO RELACIONADOS À DOENÇA EM PESSOAS QUE NÃO LAVAM AS MÃOS, ANDAM DESCALÇAS, NÃO TENDO PREOCUPAÇÃO COM A HIGIENE? SERÁ QUE SÓ PESSOAS QUE MORAM NA ZONA RURAL (CAMPO), PEGAM DOENÇAS? JECA TATU ERA MESMO PREGUIÇOSO? PENSE SOBRE ISSO E CONVERSE COM SUA FAMÍLIA.
As atividades foram criadas pela professora Leonir Tonet

4-ATIVIDADE: NÃO VAMOS SER COMO O JECA TATU DO INÍCIO DA HISTÓRIA. VAMOS SEGUIR O JECA DO FINAL DA HISTÓRIA, VAMOS DIMINUIR OS DOCES, OS SALGADOS E OS REFRIGERANTES. VAMOS DIMINUIR A QUANTIDADE DE VEZES QUE COMEMOS ALGO SEM LAVAR AS MÃOS, O NÚMERO DE VEZES QUE NÃO ESCOVAMOS OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES, ANDAR MENOS DESCALÇOS E SE AGASALHAR MELHOR NO INVERNO. CUIDE-SE E RESOLVA OS CÁLCULOS EM SEU CADERNO COM ATENÇÃO.

5-ATIVIDADE: O QUE PESA E O QUE TEM MAIS VALOR EM NOSSAS VIDAS?  COPIAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO NA BALANÇA E PINTAR SOMENTE AS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES PARA SUA VIDA. EM SEGUIDA COPIAR E COMPLETAR AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO.

PROFESSORA-JOSIANE
7-ATIVIDADE: UMA BELA OBRA DO ARTISTA ROMERO BRITTO “FRUTAS”, APRECIE:
MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS À SAÚDE E PRATICAR ARTE TAMBÉM!
            VEJA QUE ROMERO BRITTO UTILIZA MUITAS CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS EM SEUS TRABALHOS.
·         FAÇA UM BELO DESENHO INSPIRADO NO TRABALHO DO ARTISTA, DESENHANDO A FRUTA QUE MAIS LHE AGRADA.
·         UTILIZE FOLHA OFÍCIO, LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA E CANETINHA PARA CONTORNAR.

PROFESSORA-FRANCIELE

8-ATIVIDADE:

LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES:
LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS:
JECA TATU  
JOKEMPÔ – PEDRA, PAPEL E TESOURA.
ATIVIDADE DE HOJE VAMOS APRENDER A JOGAR JOKEMPÔ OU MAIS CONHECIDO COMO PEDRA, PAPEL E TESOURA.

1.      CHAME ALGUÉM PARA JOGAR COM VOCÊ;
2.      INICIA UM DE FRENTE PARA O OUTRO E AO MESMO TEMPO, DEVEM MOSTRAR SUAS MÃOS SIMULANDO O FORMATO DE UM DESSES TRÊS OBJETOS: PEDRA, PAPEL E TESOURA;
3.      VENCE QUEM ESCOLHER O OBJETO MAIS FORTE DIANTE DO ESCOLHIDO PELO COLEGA;
4.      PEDRA QUEBRA A TESOURA;
5.      TESOURA CORTA O PAPEL;
6.      PAPEL EMBRULHA PEDRA;
7.      CADA OBJETO É REPRESENTADO PELOS SEGUINTES GESTOS:




VAMOS FAZER O JOKEMPÔ HUMANO, DE QUE FORMA, VAMOS TROCAR OS GESTOS DAS MÃOS PELO GESTO DO CORPO.
      1.      INICIA UM DE FRENTE PARA O OUTRO E AO MESMO TEMPO, VÃO FAZER OS SEGUINTES MOVIMENTOS;
      2.      PAPEL, EM PÉ COM OS BRAÇOS PARA BAIXO E AS PERNAS FECHADAS;
      3.      TESOURA, EM PÉ BRAÇOS PARA CIMA E AS PERNAS ABERTAS, EM FORMATO DE TESOURA;
     4.      PEDRA, AGACHADO E BRAÇOS PARA BAIXO.