TURMA-132 PROFESSORA- NINA
ARARICÁ, ________ DE __________________ DE 2020.
1-ATIVIDADE: CONVIDE SEUS PAIS E AVÓS (SE POSSÍVEL), PARA ASSISTIR O VÍDEO
(CASO TENHA ACESSO A INTERNET) E LER O TEXTO SOBRE O JECA TATU. EM SEGUIDA
CONVERSE COM ELES SOBRE ESSE PERSONAGEM QUE FOI E AINDA É MUITO IMPORTANTE NA
CULTURA BRASILEIRA. DEVIDO A ESSE PERSONAGEM, ATÉ HOJE MUITOS CHAMAM AS PESSOAS
QUE MORAM NO CAMPO OU QUE FALAM DE FORMA DIFERENTE, DE JECA. ISSO É UMA FORMA
ERRADA E NÃO EDUCADA DE CHAMAR AS PESSOAS. POIS, DEVEMOS TRATAR TODOS COM
RESPEITO E EDUCAÇÃO. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO BEM BONITO SOBRE A HISTÓRIA.
MONTEIRO LOBATO FOI UM FAMOSO ESCRITOR DE
HISTÓRIAS INFANTIS, CRIADOR DE PERSONAGENS FAMOSOS COMO A EMÍLIA, O VISCONDE DE
SABUGOSA, ALÉM DE TODOS OS OUTROS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO,
CRIOU TAMBÉM O PERSONAGEM CAIPIRA JECA TATU QUE ERA UM MATUTO DESANIMADO,
MAGRINHO, QUE VIVIA ANDANDO DESCALÇO E TINHA A PELE AMARELADA. “O JECA TATU
NÃO É ASSIM. ESTÁ ASSIM. ”
2-ATIVIDADE: LER O TEXTO COM ATENÇÃO, OBSERVANDO OS MOTIVOS QUE FAZIAM O
JECA TATU ESTAR DESANIMADO, PARA RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO. (NÃO PRECISA
COPIAR O TEXTO).
JECA TATU
JECA-TATU
ERA UM CABOCLO QUE VIVIA NO CAMPO NA MAIOR POBREZA.
SUA
ROTINA BASEAVA–SE EM FICAR O DIA INTEIRO SEM FAZER TAREFA ALGUMA, FUMANDO SEU
CIGARRO DE PALHA, BEBENDO SUA PINGA E OBSERVANDO O DIA PASSAR.
SUA
ROUPA PARECIA UM TRAPO E ANDAVA O TEMPO TODO DESCALÇO.
POSSUÍA
ALGUMAS PEQUENAS PLANTAÇÕES QUE GARANTIAM SEU PRÓPRIO SUSTENTO.
HAVIA
TAMBÉM PRÓXIMO A SUA CASA UM RIBEIRÃO, ONDE PODIA PESCAR. AS PESSOAS TINHAM UMA
PÉSSIMA IMAGEM DO JECA, BÊBADO E PREGUIÇOSO.
QUANDO
PERGUNTAVAM POR QUE ELE VIVIA DESSE JEITO, RESPONDIA:
-
NÃO VALE A PENA FAZER COISA ALGUMA! BEBO PARA ESQUECER AS DESGRAÇAS DA VIDA.
UM
DIA UM MÉDICO PASSOU EM FRENTE A CASA E ESPANTOU- SE COM TANTA MISÉRIA.
PERCEBENDO
QUE O CABOCLO ESTAVA AMARELADO E MUITO MAGRO, RESOLVEU EXAMINÁ-LO.
JECA
DISSE QUE SENTIA MUITO CANSAÇO E COM DORES PELO CORPO.
O
MÉDICO CONSTATOU QUE SE TRATAVA DE UMA DOENÇA CHAMADA DE ANCILOSTOMOSE, O AMARELÃO.
EXPLICOU
QUE TAL DOENÇA ERA CAUSADA POR PEQUENOS VERMES QUE ENTRAVAM NO SEU CORPO
ATRAVÉS DA PELE, PRINCIPALMENTE DA PERNA E DOS PÉS.
RECEITOU-LHE
ENTÃO REMÉDIOS E UM PAR DE BOTAS.
MESES
DEPOIS DO TRATAMENTO, JECA JÁ ERA OUTRA PESSOA. A MOLEZA TINHA DESAPARECIDO E
ELE PASSAVA O DIA INTEIRO TRABALHANDO. ARRUMAVA A CASA, PLANTAVA, PESCAVA,
CARREGAVA MADEIRA, CUIDAVA DO GADO. NÃO EXAGERAVA MAIS NA BEBIDA.
NINGUÉM
MAIS O RECONHECIA, TRABALHAVA TANTO QUE ATÉ PREOCUPAVA AS PESSOAS.
ELE,
A MULHER E OS FILHOS ANDAVAM AGORA CALÇADOS, PARA EVITAREM A DOENÇA.
COM
ISSO, A FAZENDA PROSPEROU E JECA-TATU TORNOU-SE UM HOMEM MUITO RESPEITADO.
A
HISTÓRIA DO JECA TATU FAZ REFLETIR A NOSSA VIDA. QUANTAS VEZES ESTAMOS
DESANIMADOS, DOENTES E SEM MOTIVAÇÃO. PARA MELHORAR ÀS VEZES PRECISAMOS DE
AJUDA, NÃO É MESMO? MAS SE NOSSO PERSONAGEM JECA TIVESSE TOMADO OS DEVIDOS
CUIDADOS, COMO CUIDAR DA SUA HIGIENE, NÃO ANDAR DESCALÇOS, SE ALIMENTAR ADEQUADAMENTE,
SERÁ QUE ELE TERIA FICADO NA SITUAÇÃO QUE ELE CHEGOU?
Texto complementado pela professora Leonir Tonet
3-ATIVIDADE:
RESPONDA EM SEU CADERNO.
1) COMO O JECA TATU PEGOU A DOENÇA DO
AMARELÃO E COMO ELE FOI CURADO? CONVERSE COM SUA FAMÍLIA PARA SABER SE JÁ
OUVIRAM FALAR DESTA DOENÇA.
____________________________________________________
2) VOCÊ VIU QUE O JECA TATU PRECISOU TOMAR
ALGUNS CUIDADOS PARA FICAR CURADO DA DOENÇA QUE ELE TINHA, O “AMARELÃO”. HOJE
ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO QUE EXIGE VÁRIOS CUIDADOS, PARA NOS PREVENIR CONTRA
ESTE VÍRUS QUE ESTÁ CONTAMINANDO A POPULAÇÃO. ELENQUE ABAIXO ALGUNS DESTES
CUIDADOS QUE DEVEMOS TER.
A) ___________________________________________________.
B) ___________________________________________________.
C) __________________________________________________.
3) COLOQUE “V” PARA AS RESPOSTAS VERDADEIRAS
E “F” PARA AS FALSAS, NOS PARÊNTESES ABAIXO.
DE ACORDO COM A PRIMEIRA PARTE DO TEXTO, JECA TATU ERA
CABOCLO QUE:
(
) JECA-TATU ERA UM CABOCLO QUE VIVIA NO CAMPO NA MAIOR RIQUEZA.
( ) CUIDAVA DE
SUA SAÚDE, SE ALIMENTANDO CORRETAMENTE.
( ) NÃO BEBIA,
NEM FUMAVA E ERA TRABALHADOR.
(
) SUA ROUPA PARECIA UM TRAPO E ANDAVA O TEMPO TODO DESCALÇO.
( ) JECA DISSE QUE SENTIA MUITO CANSAÇO E COM
DORES PELO CORPO.
4) ASSINALE A RESPOSTA CORRETA, DE ACORDO COM
O TEXTO:
JECA
TATU SE ALIMENTAVA DE:
( ) ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS – QUE COMPRAVA
NO SUPERMERCADO;
( )ALIMENTOS
QUE COMPRAVA NA FEIRA TODO OS FINAS DE SEMANA NA SUA CIDADE;
( ) ALIMENTOS QUE PLANTAVA NAS SUAS PEQUENAS
PLANTAÇÕES E DA PESCA NO RIBEIRÃO PERTO DE SUA CASA .
5)O JECA TATU NÃO É UM PERSONAGEM ATUAL, MAS
O PROBLEMA APRESENTADO CONTINUA ATÉ OS DIAS DE HOJE. OBSERVE A CONVERSA NO
QUADRINHO ABAIXO E ESCREVA OS SINTOMAS QUE O JECA TATU DESCREVE AO SEU
LOBATO.
REFLEXÃO:
SERÁ QUE ESSES SINTOMAS ESTÃO RELACIONADOS À DOENÇA EM PESSOAS QUE NÃO LAVAM AS
MÃOS, ANDAM DESCALÇAS, NÃO TENDO PREOCUPAÇÃO COM A HIGIENE? SERÁ QUE SÓ PESSOAS
QUE MORAM NA ZONA RURAL (CAMPO), PEGAM DOENÇAS? JECA TATU ERA MESMO PREGUIÇOSO?
PENSE SOBRE ISSO E CONVERSE COM SUA FAMÍLIA.
As atividades
foram criadas pela professora Leonir Tonet
4-ATIVIDADE:
NÃO VAMOS SER COMO O JECA TATU DO INÍCIO DA HISTÓRIA. VAMOS SEGUIR O JECA DO
FINAL DA HISTÓRIA, VAMOS DIMINUIR OS DOCES, OS SALGADOS E OS REFRIGERANTES.
VAMOS DIMINUIR A QUANTIDADE DE VEZES QUE COMEMOS ALGO SEM LAVAR AS MÃOS, O
NÚMERO DE VEZES QUE NÃO ESCOVAMOS OS DENTES APÓS AS REFEIÇÕES, ANDAR MENOS
DESCALÇOS E SE AGASALHAR MELHOR NO INVERNO. CUIDE-SE E RESOLVA OS CÁLCULOS EM
SEU CADERNO COM ATENÇÃO.
5-ATIVIDADE: O
QUE PESA E O QUE TEM MAIS VALOR EM NOSSAS VIDAS? COPIAR AS PALAVRAS QUE ESTÃO NA BALANÇA E
PINTAR SOMENTE AS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES PARA SUA VIDA. EM SEGUIDA COPIAR E
COMPLETAR AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO.
PROFESSORA-JOSIANE
7-ATIVIDADE: UMA BELA
OBRA DO ARTISTA ROMERO BRITTO “FRUTAS”, APRECIE:
MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TRAZ MUITOS BENEFÍCIOS À SAÚDE E
PRATICAR ARTE TAMBÉM!
VEJA QUE ROMERO BRITTO
UTILIZA MUITAS CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS EM SEUS TRABALHOS.
·
FAÇA UM BELO
DESENHO INSPIRADO NO TRABALHO DO ARTISTA, DESENHANDO A FRUTA QUE MAIS LHE
AGRADA.
·
UTILIZE
FOLHA OFÍCIO, LÁPIS DE COR OU GIZ DE CERA E CANETINHA PARA CONTORNAR.
PROFESSORA-FRANCIELE
8-ATIVIDADE:
LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS
ATIVIDADES:
LISTAR ATIVIDADES PARA SEREM DESENVOLVIDAS:
JECA TATU
JOKEMPÔ – PEDRA, PAPEL E TESOURA.
ATIVIDADE
DE HOJE VAMOS APRENDER A JOGAR JOKEMPÔ OU MAIS CONHECIDO COMO PEDRA, PAPEL E
TESOURA.
1. CHAME
ALGUÉM PARA JOGAR COM VOCÊ;
2. INICIA
UM DE FRENTE PARA O OUTRO E AO MESMO TEMPO, DEVEM MOSTRAR SUAS MÃOS SIMULANDO O
FORMATO DE UM DESSES TRÊS OBJETOS: PEDRA, PAPEL E TESOURA;
3. VENCE
QUEM ESCOLHER O OBJETO MAIS FORTE DIANTE DO ESCOLHIDO PELO COLEGA;
4. PEDRA
QUEBRA A TESOURA;
5. TESOURA
CORTA O PAPEL;
6. PAPEL
EMBRULHA PEDRA;
7. CADA
OBJETO É REPRESENTADO PELOS SEGUINTES GESTOS:
VAMOS FAZER O JOKEMPÔ
HUMANO, DE QUE FORMA, VAMOS TROCAR OS GESTOS DAS MÃOS PELO GESTO DO CORPO.
1. INICIA
UM DE FRENTE PARA O OUTRO E AO MESMO TEMPO, VÃO FAZER OS SEGUINTES MOVIMENTOS;
2. PAPEL,
EM PÉ COM OS BRAÇOS PARA BAIXO E AS PERNAS FECHADAS;
3. TESOURA,
EM PÉ BRAÇOS PARA CIMA E AS PERNAS ABERTAS, EM FORMATO DE TESOURA;
4. PEDRA,
AGACHADO E BRAÇOS PARA BAIXO.