TURMA- 111 PROFESSORA- DENISE
JULIANA DOS SANTOS
NO CADERNO:
FAZER A
DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS: COMO ESTÁ O DIA, DATA E O
TEMPO)
ARARICÁ, ___ DE JULHO DE 2020.
HOJE É:________________
MEU NOME É:______________
O DIA ESTÁ: ________________
EMEF MARTIM RASCHKE.
1-ATIVIDADE: VOCÊ JÁ VIROU UM PORCO-ESPINHO? ASSISTA A HISTÓRIA DE
PEDRO, E VEJA SE VOCÊ JÁ SE SENTIU ASSIM...
2- ATIVIDADE: VAMOS FAZER UM DOS PERSONAGENS DA
HISTÓRIA? PARA ISSO VOCÊ VAI PRECISAR DE MASSINHA DE MODELAR, OU ARGILA OU
PEGUE ALGUMA FRUTA E PALITOS DE DENTE. MODELE COM MASSINHA OU ARGILA O CORPO DO
PORCO ESPINHO (DO JEITO QUE VOCÊ DESEJAR), COM OS PALITOS DE DENTE FAÇA SEUS
ESPINHOS. SE VOCÊ QUISER PODE PINTAR SEU PORCO-ESPINHO COM TINTA OU
COLA-COLORIDA. SE PUDER, TIRE UMA FOTO SUA COM SEU PORCO-ESPINHO E MARQUE O
PERFIL DO FACEBOOK DA ESCOLA, ADORAREMOS VER SUA CRIAÇÃO!
EXEMPLOS:
3-ATIVIDADE:
VOCÊ
SABIA QUE O DIA DO AMIGO É COMEMORADO NESSA SEMANA? O DIA 20 DE JULHO FOI A
DATA ESCOLHIDA NO BRASIL PARA CELEBRAR A AMIZADE, FOI UMA CAMPANHA CRIADA PARA
ESTIMULAR A PAZ, A AMIZADE E A EMPATIA ENTRE AS PESSOAS.
PARA COMEMORAR QUE TAL FAZER UM DESENHO BEM
BONITO PARA UM AMIGO? COM AJUDA ESCREVA UMA FRASE, E FAÇA UM DESENHO LINDO DE
VOCÊ E SEU AMIGO.
4- ATIVIDADE: NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM... CADA UM TEM SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS,
GOSTOS, E O QUE FAZ VIRAR OU DESVIRAR “PORCO-ESPINHO”, O IMPORTANTE É
RESPEITARMOS AS DIFERENÇAS E VALORIZARMOS OS LAÇOS DE AMIZADE.
ASSISTA AO VÍDEO DA MÚSICA “NINGUÉM É IGUAL A
NINGUÉM”, PRESTE BASTANTE ATENÇÃO NO QUE DIZ A MÚSICA, CONVERSE COM SUA FAMÍLIA
SOBRE RESPEITAR AS DIFERENÇAS.
6- ATIVIDADE: TER AMIGOS É TORNAR AS RISADAS MAIS ALTAS, AS
CONVERSAS MAIS DIVERTIDAS E A VIDA MAIS FELIZ. O MODO COMO MANTEMOS AS AMIZADES
MUDOU MUITO JÁ, ANTIGAMENTE AS PESSOAS SE ENCONTRAVAM PARA CONVERSAR, PARA
BRINCAR, TROCAVAM CARTAS, BILHETES E CARTÕES.
NOSSOS AMIGOS QUASE SEMPRE MORAVAM PERTO E OS
VÍAMOS SEMPRE. MAS COM A EXISTÊNCIA DA INTERNET E REDES SOCIAIS O MODO DE
MANTERMOS AMIZADES MUDOU.
CONVERSE COM SEUS PAIS SOBRE ISSO, E FAÇA UM
DESENHO DE COMO SÃO AS AMIZADES HOJE EM DIA, COMO AS PESSOAS MANTÉM CONTATO
UMAS COM AS OUTRAS.
7- ATIVIDADE:
COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTIDO? SENTE FALTA DA ESCOLA E DOS AMIGOS? ESTÁ SE SENTIDO
“PORCO-ESPINHO” ÁS VEZES? CONVERSE COM SUA FAMÍLIA SOBRE O QUE OS DEIXAM
“PORCO-ESPINHO”, E O QUE DESVIRAM “PORCO ESPINHO”. COPIE A ATIVIDADE EM SEU
CADERNO, E DESENHE O QUE TE FAZ VIRAR “PORCO-ESPINHO”, E O QUE DESVIRA
“PORCO-ESPINHO”.
PROFESSORA-FRANCIELI BONFADA
8-ATIVIDADE: ESTÁTUA DA
FLORESTA
NA SUA CASA CONVIDE
ALGUÉM PARA BRINCAR COM VOCÊ. COLOQUE UMA MÚSICA E SE MOVIMENTE COMO QUISER, AO
PARAR A MÚSICA VOCÊ DEVE IMITAR UM ANIMAL QUE VIVE NA FLORESTA COMO O PORCO
ESPINHO E DEMONSTRAR EM SEU ROSTO ALGUM SENTIMENTO QUE O ANIMAL ESTA SENTINDO
COMO FELIZ, TRISTE, ANIMADO, USE SUA CRIATIVIDADE E SUA IMAGINAÇÃO.
PROFESSOR-DANIEL
9-ATIVIDADE: CORRENTE DE HISTÓRIAS.
O
PRIMEIRO PARTICIPANTE DIZ “ERA UMA VEZ” E LANÇA A BOLA (OU ALGUM OBJETO
PEQUENO) PARA OUTRO JOGADOR, QUE DEVE CONTINUAR A HISTÓRIA. ALGUM OUVINTE
ADULTO, ANOTA TUDO NO PAPEL, PARA QUE TODOS RIAM JUNTOS NO FINAL QUANDO TUDO
FOR LIDO PELO ADULTO.
OS
PAIS DEVEM CONTAR SITUAÇÕES DA SUA VIDA, FATOS OCORRIDOS NA INFÂNCIA, SITUAÇÕES
DE AVENTURAS E DE CURIOSIDADE QUE LEMBRAM, INCENTIVANDO TAMBÉM A CRIANÇA PARA
FALAR SOBRE SEUS SENTIMENTOS, ESCOLA, MOMENTOS DE APRENDIZADO EM SUA VIDA.
AO FINAL, PEÇA PARA A
CRIANÇA DESENHAR EM UM PAPEL, AS SITUAÇÕES DA VIDA RELATADAS POR ELAS E PELOS
PAIS NA CORRENTE DE HISTÓRIAS QUE FOI ESCRITA E LIDA.