8º ano- Turma 182

1ª SEMANA: DE 23 A 29/04/20


MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø Fazer a leitura do texto abaixo e relembrar este conteúdo  (Não é necessário copiar o texto)

NÚMEROS DECIMAIS
Os números decimais são números não inteiros expressos por vírgulas e que possuem casas decimais, por exemplo:
1,54;
4,6;
8,9
Eles podem ser positivos ou negativos.
As casas decimais são contadas a partir da vírgula, por exemplo, o número 12,451 possui três casas decimais, ou seja, três algarismos após a vírgula.

Números Fracionários
Embora possam ter um valor correspondente, os números fracionários são expressos da seguinte maneira:
·         ½ (um meio) que corresponde ao decimal 0,5
·         ¾ (três quartos) que corresponde ao decimal 0,75
·         ¼ (um quarto) que corresponde a 0,25
Logo, todos os números decimais podem ser expressos por frações.

Leitura de Números Decimais: Exemplos
A leitura dos números decimais é feita pela união da parte inteira do número (expressa antes da vírgula) e a quantidade de casas decimais (depois da vírgula) que corresponde a parte fracionária: décimo, centésimo, milésimo, décimo de milésimo, centésimo de milésimo, milionésimo, etc.
Para compreender melhor, veja abaixo alguns exemplos:

·         0,1: um décimo
·         0,4: quatro décimos
·         0,01: um centésimo
·         0,35: trinta e cinco centésimos
·         0,125: cento e vinte e cinco milésimos
·         1,50: um inteiro e cinquenta centésimos
·         2,1: dois inteiros e um décimo
·         4,8: quatro inteiros e oito décimos




Operações com Números Decimais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão

Para realizar as operações dos números decimais, devemos alinhar os números segundo a vírgula e as casas decimais que possuem.

Ø Copie este exemplo no caderno: 





EXERCÍCIOS:

1.  Indique quais números decimais são expressos pelas seguintes frações:


LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES  NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø  Roteiro:
- Copiar o resumo sobre o uso dos porquês;
- Ler e interpretar as questões.
- Copiar e responder as atividades no caderno.

Vamos relembrar o uso dos porquês (resumo):
  • Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais);
  • Por que (separado) – em frases interrogativas ou quando pode ser substituído por “pelo qual” e suas variações;
  • Por  quê (separado e com acento) – no final de frase interrogativa.
  • Porquê (junto e com acento) – quando for uma palavra substantivada.


ATIVIDADE:
  1.   Havia uma escola muito legal, em uma cidade do interior, onde as crianças eram muito felizes. Certa vez, quando estavam rindo muito na sala, entrou uma professora e perguntou:
    ─ Estão rindo de quê?
    ─ Estão estudando para quê?
    ─ Estão estudando ____________?
    Uma aluna muito extrovertida e simpática sai do meio do grupo risonho e responde à professora:
    ─ Olá! Estamos aprendendo brincando! Também estamos estudando Português, _____________será importante para nosso futuro.

2. Complete os espaços com a grafia correta dos porquês:
a)_______________ Bárbara não veio à festa?
b) Bárbara não veio à festa_______________?
c)_______________os alunos estão felizes?
d) Os alunos estão felizes _______________?
e) Fernando não fez o trabalho___________estava sem caneta.



INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Copiar, ler e praticar os exercícios treinando diálogos com a família.

1. Relacione as expressões em inglês da primeira coluna de acordo com sua tradução na segunda coluna:
                              

2.  Answer (Responda):

a)      Quais das expressões em inglês acima usamos para cumprimentar as pessoas?

b)       Quais delas usamos para agradecer?

             c)    Quais delas usamos para se despedir?




HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø Fazer a leitura do texto abaixo e relembrar este conteúdo.   (Não é necessário copiar o texto)
O texto abaixo refere-se ao trabalho de um dos mais importantes Iluministas. Você pode consultar suas anotações e textos auxiliares.

A Era do Iluminismo: afirmação da razão e da liberdade
O Iluminismo do Século XVIII coroou o movimento em direção à modernidade, iniciado na Renascença. Os pensadores iluministas, chamados philosophes, aspiravam a criar uma sociedade mais racional e humana. Para atingir esse objetivo, atacaram a ideia medieval de um outro mundo, rejeitaram a teologia enquanto caminho da verdade, criticaram o conceito cristão da depravação inerente dos seres humanos e buscaram compreender a natureza e a sociedade unicamente a través da razão, sem o a auxílio da revelação ou da autoridade sacerdotal. Adotando método cartesiano da dúvida sistemática, questionaram todas as opiniões e tradições herdadas. “Achamos que o maior serviço a prestar aos homens”, disse Denis Diderot, “é ensiná-los a usar a razão, a somente aceitar como verdade aquilo que verificaram e comprovaram”. Os filósofos iluministas acreditavam estar instaurando uma era de luz. Pelo poder da razão, a humanidade estava finalmente se libertando dos grilhões da ignorância, da superstição e do despotismo com os quais tiranos e sacerdotes a haviam aprisionado nas gerações passadas. Paris era a capital do Iluminismo, mas havia philosophes e adeptos de seus pontos de vista em quase todas as principais cidades da Europa ocidental e da América do Norte.
Em muitos aspectos, o Iluminismo foi uma evolução direta do Revolução Científica. Os philosophes buscaram ampliar o conhecimento da natureza e aplicar o método científico ao universo humano, a fim de revelar as falhas da sociedade e realizar assim as reformas apropriadas. Newton descobrira leis universais que explicavam os fenômenos físicos. Os philosophes então indagavam: não haveria também regras gerais que se aplicassem ao comportamento humano e às instituições sociais? Seria possível criar uma “ciência do homem” que correspondesse à ciência da natureza de Newton e a complementasse – que fornecesse respostas claras e seguras aos problemas do universo social, da mesma maneira que a ciência newtoniana resolvera os mistérios do mundo físico?
Apoiando-se na mesma metodologia que Newton emprega para estabelecer um conhecimento seguro do universo físico, os philosophes esperavam chegar às leis irrefutáveis que operavam no âmbito da sociedade humana. Aspiravam conformar a religião, o governo, o direito, a moral e a economia a essas leis naturais. Acreditavam que todas as coisas deveriam ser reavaliadas para verificar se estavam de acordo com a natureza, isto é, se promoviam o bem-estar humano.
Ao defenderem a metodologia científica, os philosophes afirmaram o respeito pela capacidade da mente e pela autonomia humana. Os indivíduos são independentes, insistiram eles. A mente é autossuficiente; rejeitando a intervenção do clero ou da autoridade principesca, ela conta com sua própria habilidade de pensar e confia nas evidências de usa própria experiência. Negando a autoridade da tradição, os philosophes queriam que as pessoas tivessem coragem de romper com as crenças e instituições que não resistissem ao exame da razão e do bom sendo, buscando novos guias oriundo da razão. Os numerosos exemplos de injustiça, desumanidade e superstição no seio da sociedade ultrajavam os philosophes. Por trás de sua devoção à razão e ao conhecimento mundano, existia uma veemente indignação moral contra as instituições e crenças que degradavam os seres humanos.

Ø Copie e responda a atividade abaixo no caderno: 

1)      Com a ajuda de um dicionário, copie as palavras sublinhadas logo abaixo do texto e anote seus significados ao lado.
2)      Qual o objetivo dos philosophes e qual a estratégia que eles usaram para atingir esse objetivo?
3)      Com suas palavras, explique qual a ideia de Denis Diderot ao afirmar “[...] é ensiná-los a usar a razão, a somente aceitar como verdade aquilo que verificam e comprovam”.
4)      O movimento iluminista foi um movimento local? Explique.



 GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.


1) Releia o texto “Continentes e Oceanos” que consta em seu caderno para relembrar o conteúdo e atividades realizadas em aula;

 2) Liste em seu caderno o nome dos continentes que localizamos no mapa em aula e na atividade do quebra-cabeça do Planisfério;

3) Realize uma pesquisa na internet ou em livros sobre curiosidades e características da população desses continentes para verificar a variedade populacional que existe em nível global e anote em seu caderno alguns tópicos sobre a sua pesquisa. Não esqueça de colocar a data em que essa atividade foi realizada.



ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø  Fazer a leitura do texto “BULLYING NA ESCOLA”. (Não é necessário copiar o texto)

BULLYING NA ESCOLA

O termo Bullying compreende todas as formas de maneiras agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por um ou mais estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro de uma relação desigual de poder. A prática de atos agressivos e humilhantes de um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida mundialmente como bullying, e bully significa brigão/ valentão.
O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o Bullying têm grandes perspectivas de se tornarem adultos com comportamentos antisociais e violentos. Os alunos, com uma frequência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as alunas, embora com menor freqüência, o Bullying também ocorre e se distingue, principalmente, como método de exclusão ou difamação.
Até um apelido pode causar desmoronamento na autoestima de uma criança ou adolescente. Apesar de não sofrerem diretamente as agressões, poderão ficar aborrecidas com o que vêem e indecisas sobre o que fazer.
           O Bullying escolar é assim classificado:
- alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem Bullying; 
- alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam.
- autores de Bullying - são os alunos que só praticam.
- testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam, mas coexistem em um ambiente onde isso acontece. 
Quando não há intervenções eficazes contra o Bullying, o espaço escolar torna-se totalmente corrompido. Todas as crianças, são afetadas, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Os alunos que sofrem Bullying, dependendo de suas características individuais e dos meios em que vivem principalmente os familiares, poderão não ultrapassar os traumas sofridos na escola. Poderão quando adultos apresentar sentimentos negativos, especialmente com baixa autoestima, tornando-se indivíduos com sérios problemas de relacionamento. Poderão adquirir, também, um comportamento hostil. 
         A prática de bullying começou a ser pesquisada há cerca de anos atrás na Europa, quando descobriram que essa forma de violência estava por trás de muitas tentativas de suicídios de adolescentes. No Reino Unido, por decisão governamental, hoje todas as escolas já implantaram políticas antibullying. O médico Aramis Lopes Neto, coordenador da pesquisa da ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) diz: “Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater o bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola para o controle do Bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade”. 
                                                                                     www.brasilescola.uol.com.br

Atividade:

1)             Faça um texto com a sua opinião sobre o que fazer para amenizar este problema mundial enfrentado pelas instituições escolares?




EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Mantenha seu corpo em movimento: A prática de atividades físicas é fundamental para melhoria da qualidade de vida, portanto convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar! Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo.



Ø  Após realizar essa prática de atividade física, responda:
a)      Qual foi sua maior facilidade?

b)      Onde você encontrou maior dificuldade? Por quê?

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!
“Todos nós temos sonhos. Mas para transformá-los em realidade,
é preciso ter uma quantidade imensa de
 determinação, dedicação e esforço.”
 Jesse Owens, corredor e atleta do salto em distância.



CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Copie e responda as questões abaixo:

1.  Marque um X na resposta correta: Uma célula é considerada:
a) (   ) uma bactéria 
b) (   ) a menor porção viva que forma o organismo 
c) (   ) uma proteína 
d) (   ) um núcleo.

2. Faça o desenho de uma célula, indique e escreva as suas principais estruturas.
                          

3. Diga o nome das células abaixo e a que sistemas do corpo humano fazem parte:    



4. O esquema abaixo refere-se aos níveis de organização no corpo humano. Identifique os níveis representados pelas letras A, B e C.
Célula – A – B – C – Organismo





ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1.                      Escrever a data no caderno e copiar o texto abaixo (quem ainda não o tiver copiado):

PERSPECTIVA
Perspectiva é o modo de representar objetos com volume e paisagem com profundidade em uma superfície plana. Os objetos parecem menores à medida que se afastam da vista do observador.
Ponto de fuga (PF) é quando você olha para uma paisagem, ou ambiente etc. Seus olhos se direcionam automaticamente para um único ponto, mas sem perder a imagem do todo. Este ponto para onde nossos olhos se dirigem é chamado de Ponto de fuga.
Linha do horizonte (LH) é quando você está na praia e olha para o mar, você tem a impressão de que o mar e o céu se encontram. Essa linha imaginária de encontro entre céu e mar, por exemplo, é chamada de Linha do horizonte.

2.                      Em uma folha de desenho fazer o seu nome usando um ponto de fuga, da mesma maneira como já aprenderam a fazer uma letra, só que o ponto de fuga deve estar mais centralizado na parte de cima ou na parte de baixo. Escrever atrás da folha a turma, data, disciplina e professora.