5° ano- Turma 152- Profª Keli

 
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TURMA- 152         NOME DA PROFESSORA- KELI CARINA FILLMANN

ARARICÁ__________ DE MAIO DE 2020.

1-ATIVIDADE: COPIE E REALIZE AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO:

  1. FABRÍCIO TINHA 320 REAIS PARA PAGAR AS CONTAS (117 REAIS DE ENERGIA ELÉTRICA, 58 REAIS DE ÁGUA E 88 REAIS DE TELEFONE) E PARA FAZER ALGUMAS COMPRAS. QUANTO LHE RESTOU PARA FAZER AS COMPRAS? 
  1. NA ESCOLA DE PEDRO HÁ 8 CLASSES DE 35 ALUNOS, 5 CLASSES DE 33 ALUNOS E 12 CLASSES DE 30 ALUNOS. QUAL É O TOTAL DE ALUNOS NESSA ESCOLA?
  1. O PAI DE ANA, MARIA E JOÃO TINHAM 45 BALAS E REPARTIU ENTRE AS 3 CRIANÇAS.  QUANTAS BALAS CADA UMA RECEBEU? 
  1.  ANA TINHA 500 REAIS NO BANCO. NA SEGUNDA-FEIRA RETIROU 250 REAIS E NA TERÇA-FEIRA FEZ UM DEPÓSITO DE 180 REAIS. QUAL O VALOR DO SEU SALDO?
  1. UM SUPERMERCADO RECEBEU UM ESTOQUE DE ENLATADOS COM 300 LATAS. DESSAS LATAS 20 FORAM DEVOLVIDAS POR ESTAREM FORA DA VALIDADE, 25 FORAM DOADAS E O RESTANTE FORAM COLOCADAS IGUALMENTE EM 5 PRATELEIRA. FORAM COLOCADAS QUANTAS LATAS EM CADA PRATELEIRA?
  1. UM HOTEL COMPROU 4 TVS POR 896 REAIS CADA. QUANTO O HOTEL PAGOU PELAS TVS?
  1. NUM PRÉDIO HÁ 25 ANDARES, EM CADA ANDAR HÁ 5 APARTAMENTOS. QUANTOS APARTAMENTOS HÁ NESSE PRÉDIO?
  1. DONA JOANA RESOLVEU DISTRIBUIR IGUALMENTE 786 REAIS COM SEUS 3 NETOS. QUANTO RECEBEU CADA NETO?
  1. EM UM ESTÁDIO DE FUTEBOL HÁ 963 TORCEDORES. 129 SÃO MULHERES E 98 SÃO CRIANÇAS. QUANTOS TORCEDORES HOMENS TÊM NESSE ESTÁDIO?
  1. SENHOR JOÃO DIVIDIU EM PARTES IGUAIS 29 REAIS ENTRE SEUS 5 NETOS, O QUE SOBROU ELE COLOCOU EM UM COFRE. QUAL O VALOR QUE ELE COLOCOU NO COFRE?
TURMA- 152                         PROFESSORA- CILVANI

2-ATIVIDADE: CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIREM A HISTÓRIA DO LINK ABAIXO COM VOCÊ.
3-ATIVIDADE: TERMINE AS FRASES COM SENTIDOS COERENTES USANDO AS PALAVRAS DOS QUADRINHOS 1 E 2.
FAZER O QUÊ
ONDE?
BRINCAR, CORRER, PASSEAR, SUBIR, NADAR, JOGAR BOLA, LER, ANDAR DE BICICLETA, DORMIR, ESTUDAR, DESCANSAR, OUVIR MÚSICA.
NA PISCINA, NA CAMA, NO PARQUE, NO SOFÁ, NO PÁTIO, NO CAMPINHO, NO QUINTAL, NA BIBLIOTECA, NA ÁRVORE, NA PRAÇA, NA SALA, NA CALÇADA.

A) JOÃO FOI BRINCAR NO PARQUE.
B) MEU PAI QUER.............
C) RENATA FOI..................
D) AS CRIANÇAS FORAM.......
E) O MENINO QUER............
F) BETE E RITA QUEREM......
G) OS MENINOS FORAM........
H) A PROFESSORA VAI...........
I) MARIA FOI.............
J) NÓS VAMOS..........
K) O CACHORRINHO GOSTA DE....
L) MINHA IRMÃ COSTUMA.........

4-ATIVIDADE: DESENVOLVER DUAS COLUNAS NO CADERNO, NA PRIMEIRA COLUNA VOCÊ VAI LISTAR OS TIPOS DE BRINCADEIRA DA ÉPOCA DE SEUS PAIS, NA SEGUNDA AS BRINCADEIRAS ATUAIS.

BRINCADEIRAS DE SEUS PAIS
BRINCADEIRAS ATUAIS




















TURMA-152                      PROFESSORA-FRANCIELE

5-ATIVIDADE: JOGO DA VELHA
O JOGO DA VELHA É UM JOGO POPULAR, UM JOGO DE REGRAS SIMPLES, SEU NOME TERIA SE ORIGINADO NA INGLATERRA, QUANDO NOS FINAIS DA TARDE, MULHERES SE REUNIRAM PARA CONVERSAR E BORDAR. AS MULHERES IDOSAS, POR NÃO TEREM MAIS CONDIÇÕES DE BORDAR EM RAZÃO DA FRAQUEZA DE SUAS VISTAS, JOGAVAM ESTE JOGO SIMPLES, QUE PASSOU A SER CONHECIDO COMO O DA "VELHA". PORÉM, SUA ORIGEM TERIA SIDO AINDA MAIS ANTIGA. FALA-SE EM TABULEIROS ESCAVADOS NA ROCHA DE TEMPLOS DO ANTIGO EGITO, QUE TERIAM SIDO FEITOS POR ESCRAVOS HÁ 3.500 ANOS. 
A ATIVIDADE É CRIAR UM JOGO DA VELHA EM CASA COM MATERIAIS DISPONÍVEIS, NÃO SE ESQUECENDO DE USAR A CRIATIVIDADE PARA DESENVOLVER UMA ATIVIDADE FÍSICA ANTES DE CADA MARCAÇÃO NO TABULEIRO, POR EXEMPLO, (COLOCAR O TABULEIRO EM UMA DISTANCIA DE DOIS A TRÊS METROS DAS PEÇAS E FAZER UMA COMPETIÇÃO DE CORRIDA, BUSCANDO UMA PEÇA POR VEZ PARA MARCAR OU FAZER UM DETERMINADO NÚMERO DE POLICHINELOS E MARCAR NO TABULEIRO). 
LEMBRANDO AS REGRAS DO JOGO. OBJETIVO: CONSEGUIR TRÊS CÍRCULOS OU TRÊS XIS EM LINHA QUER HORIZONTAL, VERTICAL OU DIAGONAL E AO MESMO TEMPO, QUANDO POSSÍVEL, IMPEDIR O ADVERSÁRIO DE GANHAR NA PRÓXIMA JOGADA. PREPARAÇÃO: O TABULEIRO É UMA MATRIZ DE TRÊS LINHAS POR TRÊS COLUNAS. DOIS JOGADORES ESCOLHEM UMA MARCAÇÃO CADA UM, GERALMENTE UM CÍRCULO (O) E UM XIS (X). OS JOGADORES JOGAM ALTERNADAMENTE, UMA MARCAÇÃO POR VEZ, NUMA LACUNA QUE ESTEJA VAZIA. QUANDO UM JOGADOR CONQUISTA O OBJETIVO, COSTUMAM-SE RISCAR OS TRÊS SÍMBOLOS.