8° ano- Turma 181


12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20

MATEMÁTICA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva a atividade abaixo:
O censo demográfico permitiu averiguar as áreas de maior concentração indígena. Veja no gráfico a seguir:
→ Gráfico da população indígena por região no Brasil

Com base nos dados do gráfico acima, responda:
a)        Qual é a região do país que possui maior população indígena?
b)        Qual é a região que apresenta menor número de povos indígenas no país?
c)        Qual é a diferença do número de povos indígenas da Região Norte para a Região Sudeste?


LÍNGUA PORTUGUESA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Assista ao vídeo produzido carinhosamente pela professora Luana para entender um pouco mais sobre os Estereótipos:

2º.      Copie e desenvolva a atividade:
(não é necessário copiar a imagem)
A) Observe a imagem a seguir, e descreva quais os estereótipos que você tinha sobre a cultura indígena.


INGLÊS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e responda:
a)        Qual estilo musical você aprecia?
b)        Você conhece algum cantor de origem indígena que canta em outras línguas? Quais?
c)        E cantor ou banda de origem indígena que canta em inglês, você conhece? Comente.

2º.      Leia e reflita:
(não é necessário copiar o texto)
Bandas indígenas formadas por cantores que exploram todos os tipos de gêneros musicais (rock, pop, reggae, rap, eletronic music, metal, etc), já estão espalhados por todo o cenário mundial. Músicas compostas em várias línguas, algumas contam histórias, outras falam de sentimentos, outras da sua cultura, outras de sonhos e pensamentos. Como exemplo, temos a banda formada por indígenas que fazem sucesso no Canadá, chamada: A Tribe Called Red (também conhecida como ATCR, pronuncia-se: ei, ti, ci, ar em inglês). É um grupo de música eletrônica, que mostra a cultura indígena em vários estilos musicais e seus integrantes são das etnias moicana, cauyga e nipissing.
Quem tiver interesse pode conhecer um pouco mais dessa banda musical através do link abaixo:

3º.      Copie e responda:
d)        Conte um pouco sobre o que você apreciou dessa banda.


HISTÓRIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

No post desta semana vamos fazer uma revisão. Vamos relembrar as interpretações de fontes documentais e imagéticas.
Abaixo você uma imagem da carta de Pero Vaz de Caminha. A carta é uma espécie de relatório, contando ao rei de Portugal como era a terra encontrada e comunicando a posse em nome de Sua Majestade.
Dando continuidade no nosso tema de falarmos sobre a cultura indígena, é importante que saibamos como foi feita a descrição dos primeiros brasileiros. Por isso você tem alguns excertos dessa carta. Preste bastante atenção a sua leitura.
Carta de Pero Vaz de Caminha – (Excertos somente para estudo)
“Os outros dois o Capitão teve nas naus, aos quais deu o que já ficou dito, nunca mais aqui apareceram -- fatos de que deduzo que é gente bestial e de pouco saber, e por isso tão esquiva. Mas apesar de tudo isso andam bem curados, e muito limpos. E naquilo ainda mais me convenço que são como aves, ou alimárias montezinhas, as quais o ar faz melhores penas e melhor cabelo que às mansas, porque os seus corpos são tão limpos e tão gordos e tão formosos que não pode ser mais! E isto me faz presumir que não tem casas nem moradias em que se recolham; e o ar em que se criam os faz tais. Nós pelo menos não vimos até agora nenhumas casas, nem coisa que se pareça com elas. Mandou o Capitão aquele degredado, Afonso Ribeiro, que se fosse outra vez com eles.”
“Disse que não vira lá entre eles senão umas choupaninhas de rama verde e de feteiras muito grandes, como as de Entre Douro e Minho. E assim nos tornamos às naus, já quase noite, a dormir.”
“Neste dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase todos misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, outros de metades, outros de tanta feição como em pano de ras, e todos com os beiços furados, muitos com os ossos neles, e bastantes sem ossos. Alguns traziam uns ouriços verdes, de árvores, que na cor queriam parecer de castanheiras, embora fossem muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos vermelhos, pequeninos que, esmagando-se entre os dedos, se desfaziam na tinta muito vermelha de que andavam tingidos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.”

2º.      Copie e responda no seu caderno:
Agora, observe atentamente esta imagem:
1)    Descreva a imagem. (Uma fonte se produz através da observação dos detalhes. Descreva a imagem com todos os detalhes)
2)    O texto descreve os indígenas como trabalhadores? Como ele descreve os indígenas?
3)    Logo a chegada dos portugueses, as relações entre os povos indígenas e os lusitanos eram amistosas. Descreva os elementos da imagem que possam comprovar esta afirmação.


GEOGRAFIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia as instruções:
 (não é necessário copiar o texto)
Na semana passada vimos que a colonização da América pelos europeus apresentou diferenças históricas que influenciaram o desenvolvimento das colônias e podem ajudar a explicar as diferenças e as desigualdades que observamos hoje no território americano. Entendendo um pouco sobre como tudo começou, podemos refletir então sobre os grandes desafios da população indígena na América Latina, desde a sua colonização pelos europeus até os dias atuais.
Para promover essa reflexão, a proposta hoje é analisar algumas imagens e ouvir uma música, buscando relações e significados. Para isso, observe as imagens abaixo com atenção as explicações nas legendas:
IMAGEM 1:
Essa primeira imagem trata da diversidade da população e da cultura indígena.

IMAGEM 2:

Essa segunda imagem mostra a distribuição de diferentes grupos indígenas pelo continente antes da chegada dos europeus. Cada número representa um grupo com cultura diferente. Observe a variedade e a distribuição. Uma curiosidade: segundo o Atlas Sociolingüístico de Pueblos Indígenas en América Latina (2009), publicado pela Unicef, a Amazônia é a região de maior diversidade de povos nativos, com 316 grupos, dos quais 214 só no Brasil, seguido pela Colômbia (83 grupos), México (67 grupos) e Peru (43 grupos).

IMAGEM 3:

Essa terceira imagem representa o mapa da distribuição dos povos indígenas atualmente pelo continente americano. Você notou a diferença entre esses dois mapas apresentados? Percebeu que atualmente os povos indígenas não estão bem distribuídos pelo território? Note como há menor concentração dos grupos indígenas pelo litoral do continente e maior para o interior. Observem também que o nosso país atualmente possui um baixo número de povos indígenas. Você sabia que o Brasil, segundo reportagens, é o líder disparado na América Latina em genocídio? Imagine todas as perdas culturais e linguísticas, fora toda discriminação e preconceito que sofrem esses povos.

IMAGEM 4

Essa imagem trata de um monumento do arquiteto Oscar Niemeyer, você já tinha visto ele antes? Observe o desenho na palma da mão em vermelho é o mapa da América Latina "sangrando" e que a mão aberta pode significar um sinal de "pare". Representa a história desta parte do continente e, porque não, da população que aqui vivia antes da chegada dos colonizadores europeus, ou seja, os indígenas. População que foi bastante explorada e dizimada ao longo dos séculos e até hoje discriminada socialmente.

Se possível, ouça a música Índios – Legião Urbana, disponível no link abaixo:

Caso não seja possível, apenas leia abaixo um trecho da música para reflexão:
“Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha(...)”

2º.      ATIVIDADE: Copie em seu caderno e responda:
a)        Analisando a imagem 4, qual a relação do monumento com a frase do próprio arquiteto?
b)        Qual a relação do trecho da música (“Quem me dera ao menos uma vez; Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem; Conseguiu me convencer que era prova de amizade; Se alguém levasse embora até o que eu não tinha...”) Índios – Legião Urbana com o monumento da Imagem 4?
c)        A qual período da história do nosso continente a música índio faz referência?
d)        Quais diferenças podem ser percebidas nos mapas analisados, nas imagens 2 e 3, referente ao mapa que demonstra a população indígena antes da chegada dos europeus e o mapa que mostra a distribuição dos povos indígenas atualmente?
e)        Por que você acha que atualmente há uma menor concentração dos povos indígenas nas áreas do litoral do nosso país e ela esteja mais concentrada para o interior do nosso território?

3º.      Dica: Sugiro como complemento aos nossos estudos, o vídeo “Os povos Indígenas no Brasil” produzido pelo Cristian, indígena Xavante com descendência Guarani, então é alguém que nos vai falar com real propriedade no assunto. Vale a pena conferir:

-»Adoraria poder conversar com toda a turma reunida sobre essas questões, no momento ainda não é possível, mas peço que realizem as atividades com dedicação, assim que for possível nos reunir, faremos uma discussão muito significativa sobre esses assuntos que estamos tratando! Bom trabalho e cuidem-se!
Um abraço. Prof.ª Lori



ENSINO RELIGIOSO
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e reflita sobre outra cultura do povo indígena ensinada através de provérbios:
A sabedoria do povo indígena também é vivenciada a partir de provérbios afirmados por eles. Segundo a definição do cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de aconselhar e educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem servir de luz para as nossas vidas.
Observe a imagem e analise o que está escrito:
 1)        Descreva o que você compreendeu do provérbio indígena.


EDUCAÇÃO FÍSICA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)

Danças indígenas
As danças são encontradas em diferentes culturas e povos, mas quando se fala da dança em comunidades indígenas, elas se diferem totalmente em relação as danças típicas e comuns de outras culturas.
Isso se dá porque a dança indígena acontece como forma de ritual e demonstração de costumes.
As danças indígenas podem ter o intuito de fazer homenagem a pessoas mortas, expulsar doenças, espantar maus espíritos, agradecer pela colheita, pesca e caça, marcar a mudança de fase do jovem para a idade adulta, preparar para guerra, entre outros.
Além disso, as danças indígenas são as principais conexões entre os índios com as entidades e espíritos da floresta. Mulheres e homens podem participar das danças e eles costumam utilizar alguns objetos, como símbolos, amuletos, instrumentos musicais, pinturas e outros.
Os movimentos das danças são de caráter artísticos com passos, movimentos e balanços com inspiração na fauna e na flora.
Existem diversas danças indígenas no Brasil, mas algumas delas são as mais conhecidas. Conheça as principais danças indígenas brasileiras.
 Kuarup: No Brasil, uma das danças mais conhecidas e praticadas pelos indígenas é o Kuarup. Ele foi é um ritual celebrado pelos indígenas do Alto do Xingu, com a finalidade de fazer homenagens às pessoas mortas. Essa prática é fundamentada a partir da imagem de um deus chamado de Mawutzinin. Pode-se pensar que por ser uma dança aos mortos essa seja uma dança melancólica, mas não! Essa dança é uma das mais alegres danças indígenas brasileiras.
  
Dança da onça: É realizada pelos índios Bororo, no Mato Grosso. A dança da onça é uma representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com as próprias mãos.

Toré: A dança Toré é popular entre os povos indígenas do Brasil e várias aldeias performam como ritual. Além disso, é considerado o símbolo de maior união e resistência entre os índios do Nordeste brasileiro. 

Kahê-Tuagê: Esse ritual é realizado para evocar as entidades que controlam o tempo. É realizada pelas mulheres da aldeia, da região do Rio Tocantins, na época das secas e seu objetivo é trazer a chuva.

2º.      Assista aos vídeos abaixo e conheça mais sobre as danças indígenas:

Vídeo: A dança indígena no Brasil

Vídeo: Entendendo a dança Indígena

3º.      Copie e responda:
1.        Após ler o texto, observar as imagens e assistir aos vídeos, descreva o que mais lhe chamou atenção quanto as características das danças indígenas:


CIÊNCIAS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens)
Carta do Chefe Seatlle

No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Pirce,fez uma proposta de comprar grande parte das terras de uma tribo indígena.
Em resposta a essa proposta, o cacique Seattle, considerado o chefe, o líder da tribo escreveu uma carta ao presidente, manifestando a indignação pela proposta, enfatizando a importância que a natureza tem para os povos indígenas, do seu vínculo de amor com a terra.
Esse texto tem sido considerado um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio ambiente.
Apesar da carta ter sido escrita há mais de 100 anos, é cada vez mais atual. Percebemos que o ser humano não mudou em nada suas atitudes com a terra. Os povos indígenas continuam sofrendo com as ameaças do “homem branco”, destruindo a terra, desmatando florestas, matando animais, com a mesma ganância de 100 anos atrás.

Abaixo alguns trechos da carta:
Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da Terra?Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.Somos parte da Terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos[...]
Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exauri-la ele vai embora. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos [...]
Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira.O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo[...]

2º.      Assista a sugestão de vídeo:
Serie resistir – episódio 01- o território e a natureza– jornal minas:

Essa reportagem aborda a relação dos índios da tribo Pataxó com o território e a natureza, mostrando também um pouco das ameaças que sofrem pela intervenção do “homem branco”. 

3º.      Atividade- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:

  1. Escolha e copie um trecho da carta que lhe chamou atenção. Em seguida descreva como você se sentiu ao ler a mensagem do índio.
  2. Por que é importante preservar a cultura indígena e as florestas?
  3. Mesmo tendo sido escrita a mais de cem anos, essa carta é muito atual, pois fala dos problemas ambientais e sociais que vivemos. Você acha que a relação do “homem branco” com a natureza mudou de lá para cá? Justifique sua resposta através de exemplos.
  4. Explique uma ação positiva que podemos aprender com os índios sobre sua relação com a natureza.
  5. Observe a imagem e escreva o que ela representa para você.



ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo:
A pintura corporal na cultura indígena.

A pintura no corpo é muito importante para as culturas indígenas porque ela indica um lugar na sociedade e se relaciona com forças naturais e  sobrenaturais.  Ela  tem  vários  sentidos:  ritos  de passagem,  proteção  do  grupo  ou  do  indivíduo, cerimônias de casamento, de luto ou cura de doenças ou a função guerreira ou religiosa. Os padrões dessa pintura podem  parecer  abstratos  aos  nossos  olhos, mas  eles podem  estar  relacionados  à  vida  e  à  mitologia  de  cada  grupo  indígena  onde  é praticado.
A riqueza nos adereços, as cores de um povo que carrega sua identidade na pele, pode ser observada desde os primórdios da história da nossa colonização.
Atente para o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, onde ele descreve as peculiaridades e as primeiras impressões dos portugueses em relação ao povo indígena:
“Neste dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase todos misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, outros de metades, outros de tanta feição como em pano de ras, e todos com os beiços furados, muitos com os ossos neles, e bastantes sem ossos. Alguns traziam uns ouriços verdes, de árvores, que na cor queriam parecer de castanheiras, embora fossem muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos vermelhos, pequeninos que, esmagando-se entre os dedos, se desfaziam na tinta muito vermelha de que andavam tingidos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.”

2º.      Atividade prática- Leia e desenvolva a atividade:
Queridos alunos! Em nossa última atividade, podemos conhecer um pouco sobre o grafismo, apresentados de diversas formas na cultura indígena. Hoje vamos experimentar esta representação nas pinturas corporais.
Os índios utilizavam pigmentos naturais para compor as tintas que utilizavam em suas pinturas, ou seja, extraiam as cores das frutas, vegetais e minerais. Ex: urucum, jenipapo, carvão, etc...
·           Para iniciar nossa atividade vamos obter algumas cores utilizando elementos naturais, tenha em mãos o seguinte material:
- cola branca
- pigmentos naturais ( pó de café e carvão – cores marrom e preto)
- água
- recipientes
- colher e um pincel.

·           Preparo:
- Coloque uma medida de água e a mesma medida de cola branca.
- Adicione o condimento.
- A quantidade vai depender do tom que você deseja, se mais claro (menos condimento) ou mais escuro (mais condimento).
-  Misture tudo.

·           Pronto! Já temos a tinta, agora faça uma bela pintura corporal (rosto ou braços) utilizando esse material. Você pode pintar um familiar ou faça em você mesmo. Inspire-se no grafismo indígena e divirta-se.
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