12ª
SEMANA: DE 09 A 15/07/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
12ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Leia,
copie e desenvolva a atividade abaixo:
O censo demográfico permitiu
averiguar as áreas de maior concentração indígena. Veja no gráfico a seguir:
→ Gráfico da população indígena por região no Brasil
Com base nos dados do
gráfico acima, responda:
a)
Qual é a
região do país que possui maior população indígena?
b)
Qual é a região
que apresenta menor número de povos indígenas no país?
c)
Qual é a
diferença do número de povos indígenas da Região Norte para a Região Sudeste?
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Assista ao vídeo produzido
carinhosamente pela professora Luana para entender um pouco mais sobre os
Estereótipos:
2º. Copie e desenvolva a atividade:
(não é necessário copiar a imagem)
A)
Observe a imagem a seguir, e descreva quais os estereótipos que você tinha
sobre a cultura indígena.
INGLÊS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie e responda:
a)
Qual
estilo musical você aprecia?
b)
Você
conhece algum cantor de origem indígena que canta em outras línguas? Quais?
c)
E
cantor ou banda de origem indígena que canta em inglês, você conhece? Comente.
2º.
Leia e reflita:
(não é
necessário copiar o texto)
Bandas indígenas formadas por
cantores que exploram todos os tipos de gêneros musicais (rock, pop, reggae,
rap, eletronic music, metal, etc), já estão espalhados por todo o cenário
mundial. Músicas compostas em várias línguas, algumas contam histórias, outras
falam de sentimentos, outras da sua cultura, outras de sonhos e pensamentos.
Como exemplo, temos a banda formada por indígenas que fazem sucesso no Canadá,
chamada: A Tribe Called Red (também conhecida como ATCR, pronuncia-se: ei, ti,
ci, ar em inglês). É um grupo de música eletrônica, que mostra a cultura
indígena em vários estilos musicais e seus integrantes são das etnias moicana,
cauyga e nipissing.
Quem tiver interesse pode
conhecer um pouco mais dessa banda musical através do link abaixo:
3º.
Copie e responda:
d)
Conte
um pouco sobre o que você apreciou dessa banda.
HISTÓRIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
12ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
No
post desta semana vamos fazer uma revisão. Vamos relembrar as interpretações de
fontes documentais e imagéticas.
Abaixo
você uma imagem da carta de Pero Vaz de Caminha. A carta é uma espécie de
relatório, contando ao rei de Portugal como era a terra encontrada e
comunicando a posse em nome de Sua Majestade.
Dando
continuidade no nosso tema de falarmos sobre a cultura indígena, é importante
que saibamos como foi feita a descrição dos primeiros brasileiros. Por isso
você tem alguns excertos dessa carta. Preste bastante atenção a sua leitura.
Carta
de Pero Vaz de Caminha – (Excertos somente para estudo)
“Os
outros dois o Capitão teve nas naus, aos quais deu o que já ficou dito, nunca
mais aqui apareceram -- fatos de que deduzo que é gente bestial e de pouco
saber, e por isso tão esquiva. Mas apesar de tudo isso andam bem curados, e
muito limpos. E naquilo ainda mais me convenço que são como aves, ou alimárias
montezinhas, as quais o ar faz melhores penas e melhor cabelo que às mansas,
porque os seus corpos são tão limpos e tão gordos e tão formosos que não pode
ser mais! E isto me faz presumir que não tem casas nem moradias em que se
recolham; e o ar em que se criam os faz tais. Nós pelo menos não vimos até
agora nenhumas casas, nem coisa que se pareça com elas. Mandou o Capitão aquele
degredado, Afonso Ribeiro, que se fosse outra vez com eles.”
“Disse
que não vira lá entre eles senão umas choupaninhas de rama verde e de feteiras
muito grandes, como as de Entre Douro e Minho. E assim nos tornamos às naus, já
quase noite, a dormir.”
“Neste
dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase todos
misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, outros de metades,
outros de tanta feição como em pano de ras, e todos com os beiços furados,
muitos com os ossos neles, e bastantes sem ossos. Alguns traziam uns ouriços
verdes, de árvores, que na cor queriam parecer de castanheiras, embora fossem
muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos vermelhos, pequeninos que,
esmagando-se entre os dedos, se desfaziam na tinta muito vermelha de que
andavam tingidos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.”
2º.
Copie
e responda no seu caderno:
Agora,
observe atentamente esta imagem:
1) Descreva a imagem. (Uma fonte se produz
através da observação dos detalhes. Descreva a imagem com todos os detalhes)
2) O texto descreve os indígenas como
trabalhadores? Como ele descreve os indígenas?
3) Logo a chegada dos portugueses, as relações
entre os povos indígenas e os lusitanos eram amistosas. Descreva os elementos
da imagem que possam comprovar esta afirmação.
GEOGRAFIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
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SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia as instruções:
(não é necessário copiar o
texto)
Na semana passada vimos que a colonização da América
pelos europeus apresentou diferenças históricas que influenciaram o
desenvolvimento das colônias e podem ajudar a explicar as diferenças e as
desigualdades que observamos hoje no território americano. Entendendo um pouco
sobre como tudo começou, podemos refletir então sobre os grandes desafios da
população indígena na América Latina, desde a sua colonização pelos europeus
até os dias atuais.
Para promover essa reflexão, a proposta hoje é
analisar algumas imagens e ouvir uma música, buscando relações e significados.
Para isso, observe as imagens abaixo com atenção as explicações nas legendas:
IMAGEM 1:
Essa primeira imagem trata da diversidade da
população e da cultura indígena.
IMAGEM 2:
Essa segunda imagem mostra a distribuição de
diferentes grupos indígenas pelo continente antes da chegada dos europeus. Cada
número representa um grupo com cultura diferente. Observe a variedade e a
distribuição. Uma curiosidade: segundo o Atlas Sociolingüístico de
Pueblos Indígenas en América Latina (2009), publicado pela Unicef, a
Amazônia é a região de maior diversidade de povos nativos, com 316 grupos, dos
quais 214 só no Brasil, seguido pela Colômbia (83 grupos), México (67 grupos) e
Peru (43 grupos).
IMAGEM 3:
Essa terceira imagem representa o mapa da
distribuição dos povos indígenas atualmente pelo continente americano. Você
notou a diferença entre esses dois mapas apresentados? Percebeu que atualmente
os povos indígenas não estão bem distribuídos pelo território? Note como há
menor concentração dos grupos indígenas pelo litoral do continente e maior para
o interior. Observem também que o nosso país atualmente possui um baixo número
de povos indígenas. Você sabia que o Brasil, segundo reportagens, é o líder
disparado na América Latina em genocídio? Imagine todas as perdas culturais e
linguísticas, fora toda discriminação e preconceito que sofrem esses povos.
IMAGEM 4
Essa imagem trata de um monumento do arquiteto Oscar
Niemeyer, você já tinha visto ele antes? Observe o desenho na palma da mão em
vermelho é o mapa da América Latina "sangrando" e que a mão aberta
pode significar um sinal de "pare". Representa a história desta parte
do continente e, porque não, da população que aqui vivia antes da chegada dos
colonizadores europeus, ou seja, os indígenas. População que foi bastante
explorada e dizimada ao longo dos séculos e até hoje discriminada socialmente.
Se possível, ouça a música Índios – Legião Urbana, disponível
no link abaixo:
Caso não seja possível, apenas leia abaixo um trecho
da música para reflexão:
“Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não
tinha(...)”
2º.
ATIVIDADE:
Copie em seu caderno e responda:
a)
Analisando a imagem 4, qual a relação do monumento
com a frase do próprio arquiteto?
b)
Qual a relação do trecho da música (“Quem me dera ao
menos uma vez; Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem; Conseguiu me
convencer que era prova de amizade; Se alguém levasse embora até o que eu não
tinha...”) Índios – Legião Urbana com o monumento da Imagem 4?
c)
A qual período da história do nosso continente a
música índio faz referência?
d)
Quais diferenças podem ser percebidas nos mapas
analisados, nas imagens 2 e 3, referente ao mapa que demonstra a população
indígena antes da chegada dos europeus e o mapa que mostra a distribuição dos
povos indígenas atualmente?
e)
Por que você acha que atualmente há uma menor
concentração dos povos indígenas nas áreas do litoral do nosso país e ela
esteja mais concentrada para o interior do nosso território?
3º.
Dica: Sugiro como complemento aos nossos estudos, o vídeo
“Os povos Indígenas no Brasil” produzido pelo Cristian, indígena Xavante com
descendência Guarani, então é alguém que nos vai falar com real propriedade no
assunto. Vale a pena conferir:
-»Adoraria poder conversar com toda a turma reunida
sobre essas questões, no momento ainda não é possível, mas peço que realizem as
atividades com dedicação, assim que for possível nos reunir, faremos uma
discussão muito significativa sobre esses assuntos que estamos tratando! Bom
trabalho e cuidem-se!
Um abraço. Prof.ª Lori
ENSINO RELIGIOSO
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
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1º.
Copie e
reflita sobre outra cultura do povo indígena ensinada através de provérbios:
A sabedoria do povo indígena também é
vivenciada a partir de provérbios afirmados por eles. Segundo a definição do
cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de aconselhar e
educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem servir de luz
para as nossas vidas.
Observe a imagem e analise o que está
escrito:
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
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1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
Danças indígenas
As
danças são encontradas em diferentes culturas e povos, mas quando se fala da
dança em comunidades indígenas, elas se diferem totalmente em relação as danças
típicas e comuns de outras culturas.
Isso
se dá porque a dança indígena acontece como forma de ritual e demonstração de
costumes.
As
danças indígenas podem ter o intuito de fazer homenagem a pessoas mortas,
expulsar doenças, espantar maus espíritos, agradecer pela colheita, pesca e
caça, marcar a mudança de fase do jovem para a idade adulta, preparar para
guerra, entre outros.
Além
disso, as danças indígenas são as principais conexões entre os índios com as
entidades e espíritos da floresta. Mulheres e homens podem participar das
danças e eles costumam utilizar alguns objetos, como símbolos, amuletos,
instrumentos musicais, pinturas e outros.
Os
movimentos das danças são de caráter artísticos com passos, movimentos e
balanços com inspiração na fauna e na flora.
Existem
diversas danças indígenas no Brasil, mas algumas delas são as mais conhecidas.
Conheça as principais danças indígenas brasileiras.
Dança
da onça: É
realizada pelos índios Bororo, no Mato Grosso. A dança da onça é uma
representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com
as próprias mãos.
Toré: A dança Toré é popular entre os povos indígenas
do Brasil e várias aldeias performam como ritual. Além disso, é considerado o
símbolo de maior união e resistência entre os índios do Nordeste brasileiro.
Kahê-Tuagê: Esse ritual é realizado para evocar as entidades
que controlam o tempo. É realizada pelas mulheres da aldeia, da região do Rio
Tocantins, na época das secas e seu objetivo é trazer a chuva.
2º.
Assista
aos vídeos abaixo e conheça mais sobre as danças indígenas:
Vídeo:
A dança indígena no Brasil
Vídeo:
Entendendo a dança Indígena
3º. Copie e responda:
1.
Após ler o texto, observar as imagens e assistir
aos vídeos, descreva o que mais lhe chamou atenção quanto as características
das danças indígenas:
CIÊNCIAS
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
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1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e as imagens)
Carta do Chefe Seatlle
No ano de 1854, o presidente dos
Estados Unidos, Franklin Pirce,fez uma proposta de comprar grande parte das
terras de uma tribo indígena.
Em resposta a essa proposta, o
cacique Seattle, considerado o chefe, o líder da tribo escreveu uma carta ao
presidente, manifestando a indignação pela proposta, enfatizando a importância
que a natureza tem para os povos indígenas, do seu vínculo de amor com a terra.
Esse texto tem sido considerado um
dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio
ambiente.
Apesar da carta ter sido escrita
há mais de 100 anos, é cada vez mais atual. Percebemos que o ser humano não
mudou em nada suas atitudes com a terra. Os povos indígenas continuam sofrendo
com as ameaças do “homem branco”, destruindo a terra, desmatando florestas,
matando animais, com a mesma ganância de 100 anos atrás.
Abaixo alguns trechos da carta:
Como é que se pode comprar ou
vender o céu, o calor da Terra?Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo.
Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a
penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na
memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores
carrega consigo as lembranças do homem vermelho.Somos parte da Terra e ela faz
parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a
grande águia são nossos irmãos[...]
Essa água brilhante que escorre
nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se
lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem
ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas
límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.Sabemos
que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de
terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da
terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de
exauri-la ele vai embora. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece
os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e
deixa atrás de si os desertos [...]
Eu não sei, nossos costumes são
diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho.
Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. O ar é
precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro
– o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o
homem branco não sente o ar que respira.O que é o homem sem os animais? Se
todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito.
Pois o que ocorre com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação
em tudo. O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma
ligação em tudo[...]
2º. Assista a sugestão de vídeo:
Serie resistir – episódio 01- o território e a
natureza– jornal minas:
Essa
reportagem aborda a relação dos índios da tribo Pataxó com o território e a
natureza, mostrando também um pouco das ameaças que sofrem pela intervenção do
“homem branco”.
3º.
Atividade- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu
caderno:
- Escolha
e copie um trecho da carta que lhe chamou atenção. Em seguida descreva
como você se sentiu ao ler a mensagem do índio.
- Por
que é importante preservar a cultura indígena e as florestas?
- Mesmo
tendo sido escrita a mais de cem anos, essa carta é muito atual, pois fala
dos problemas ambientais e sociais que vivemos. Você acha que a relação do
“homem branco” com a natureza mudou de lá para cá? Justifique sua resposta
através de exemplos.
- Explique
uma ação positiva que podemos aprender com os índios sobre sua relação com
a natureza.
- Observe a imagem e escreva o que ela representa para você.
ARTES
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
A pintura corporal na
cultura indígena.
A
pintura no corpo é muito importante para as culturas indígenas porque ela
indica um lugar na sociedade e se relaciona com forças naturais e
sobrenaturais. Ela tem vários sentidos:
ritos de passagem, proteção do grupo ou
do indivíduo, cerimônias de casamento, de luto ou cura de doenças ou a
função guerreira ou religiosa. Os padrões dessa pintura podem
parecer abstratos aos nossos olhos, mas eles
podem estar relacionados à vida e à
mitologia de cada grupo indígena onde é
praticado.
A
riqueza nos adereços, as cores de um povo que carrega sua identidade na pele,
pode ser observada desde os primórdios da história da nossa colonização.
Atente
para o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, onde ele descreve as
peculiaridades e as primeiras impressões dos portugueses em relação ao povo
indígena:
“Neste
dia os vimos mais de perto e mais à nossa vontade, por andarmos quase todos
misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, outros de metades,
outros de tanta feição como em pano de ras, e todos com os beiços furados,
muitos com os ossos neles, e bastantes sem ossos. Alguns traziam uns ouriços
verdes, de árvores, que na cor queriam parecer de castanheiras, embora fossem
muito mais pequenos. E estavam cheios de uns grãos vermelhos, pequeninos que,
esmagando-se entre os dedos, se desfaziam na tinta muito vermelha de que
andavam tingidos. E quanto mais se molhavam, tanto mais vermelhos ficavam.”
2º. Atividade
prática- Leia e desenvolva a atividade:
Queridos
alunos! Em nossa última atividade, podemos conhecer um pouco sobre o grafismo,
apresentados de diversas formas na cultura indígena. Hoje vamos experimentar
esta representação nas pinturas corporais.
Os
índios utilizavam pigmentos naturais para compor as tintas que utilizavam em
suas pinturas, ou seja, extraiam as cores das frutas, vegetais e minerais. Ex:
urucum, jenipapo, carvão, etc...
·
Para iniciar nossa atividade vamos obter algumas cores
utilizando elementos naturais, tenha em mãos o seguinte material:
- cola
branca
-
pigmentos naturais ( pó de café e carvão – cores marrom e preto)
- água
-
recipientes
- colher
e um pincel.
·
Preparo:
- Coloque
uma medida de água e a mesma medida de cola branca.
-
Adicione o condimento.
- A
quantidade vai depender do tom que você deseja, se mais claro (menos
condimento) ou mais escuro (mais condimento).
- Misture tudo.
·
Pronto! Já temos a tinta, agora faça uma bela pintura
corporal (rosto ou braços) utilizando esse material. Você pode pintar um
familiar ou faça em você mesmo. Inspire-se no grafismo indígena e divirta-se.
Faça uma bela foto de sua arte e compartilhe conosco
pelo Facebook.