10ª
SEMANA: DE 25/06 A 1º/07/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
10ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e resolver:
1)
Observe
atentamente a tabela de preços da Quermesse “Arraial Junino” da EMEF Professor
Martim Frederico Raschke:
(é necessário
copiar a tabela abaixo)
Agora, observe as situações
abaixo, ocorridas durante a festa:
a) Mirela comprou 2 refrigerantes, 1
churrasquinho e 1 pedaço de bolo. Quanto Mirela teve que pagar para o caixa?
b) Chico tem R$18,00 e quer gastar
tudo em fichas para brincadeiras. Quantas fichas ele conseguirá comprar com
esse dinheiro? Sobrará dinheiro? Quanto?
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Na semana anterior trabalhamos com a música:
“Asa Branca” de Luiz Gonzaga. Essa semana vamos conhecer mais algumas músicas
que fazem parte dessa festa que ocorre sempre no mês de junho e acabou se
tornando popular aqui no Sul também. Note que na segunda música há algumas
palavras escritas de maneira diferente da que usamos em nosso cotidiano, isso
ocorre porque elas remetem à cultura e ao modo de falar do povo nordestino.
1º.
Leia, copie e preencha as lagunas:
1)
Seu desafio será completar as lacunas com as
palavras corretas:
A. Sonho de papel
– Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai
subindo, vem caindo a ___________.
O céu é tão
lindo e a noite é tão boa.
São João,
São João!
Acende a
fogueira no meu ________________.
Sonho de
papel a girar na _______________
Soltei em
seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São
_________________.
Meu balão
azul foi subindo _____________________
O vento que
soprou meu sonho carregou
Nem vai
mais _________________.
PALAVRAS
PARA LACUNAS: João- garoa- escuridão- devagar- coração- voltar
B.
Piriri - Luiz
Gonzaga
Pra dançar quadría
No sertão é
mais _____________
Sanfoneiro
e violeiro
Tomam conta
do _____________
Não precisa
orquestra
Pra animar
a _______________
No fungado
da sanfona
Vai-se até
nascer o ___________
Piriri,
piriri, piriri
Toca o fole
na paióça
Piriri,
piriri, piriri
Como é bom
São João na ______________ (2x)
PALAVRAS
PARA LACUNAS: Roça- sol- mió- festa-forró
C.
Capelinha de Melão
Capelinha
de Melão é de São João
É de Cravo,
é de Rosa, é de _____________
São João
está _______________
Não acorda,
não!
Acordai,
acordai, acordai, _____________! (2X)
PALAVRAS PARA LACUNAS: Dormindo-
João- manjericão
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
INGLÊS:
10ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
· Copie e responda:
1) Copie e leia o exercício utilizando o vocabulário junino em inglês que você já aprendeu:
a) People decorate the June party with (As pessoas decoram as festas juninas com):
b) Some of the traditional foods of the june party are (alguns dos alimentos tradicionais da festa junina são):
1) Pratique a pronúncia, assistindo ao vídeo para aprender novas palavras juninas em inglês.
Clique no link: https://youtu.be/3-7WrD7S7Mc
2) Copie essas novas palavras do vídeo em seu caderno observando a escrita.
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é
necessário copiar o texto)
Pessoal,
a partir da festa de São João, vamos continuar nossa revisão referente ao 6º
ano. As imagens também são documentos que retratam passagens da história da
vida do homem. Aprender a “ler” uma imagem faz parte do nosso dia-a-dia. Preste
sempre atenção aos detalhes.
Observe
as duas imagens abaixo e leia o texto atentamente. Não precisa copiar o texto.
O
São João de Campina Grande, conhecido com o nome de “Maior São João do Mundo”,
acontece durante 30 dias do mês de junho. Para tanto foi construído um espaço
com estrutura destinado à realização do evento, denominado de “palhoção”, local
onde ocorrem os shows musicais e as apresentações das tradicionais quadrilhas.
O
“Parque do Povo” possui uma área de 42000m2 que centraliza todo o evento. Com
espaços para até 400 barracas de comidas e artefatos típicos e com capacidade
aproximada para receber até 100 mil pessoas por cada noite do evento.
No
Parque do Povo tem também a principal figura da festa, a fogueira, com 16
metros de altura. Confeccionada com material reciclável, em lâmpadas coloridas
que simulam as chamas.
No
Parque do Povo, o turista pode saborear uma gastronomia que vai muito além da
tipicamente junina. Pode se encontrar yakisoba, pizza, hambúrguer e pastel. No
que diz respeito à música o forró eletrônico predomina ao tradicional pé de
serra e as quadrilhas passaram por uma profissionalização e sofisticação
estética, sobretudo em decorrência de concursos patrocinados tanto pela
prefeitura quanto pela iniciativa privada, o que produziu reações
contraditórias entre os diversos agentes produtores do evento. Isso sem falar
que ocorrem vários shows com diferentes cantores.
2º. Agora, copie e responda no seu
caderno:
1)
O
texto refere-se a figura 1 ou a figura 2? Explique.
2)
A
figura 2 pode ser a imagem de uma festa no Rio Grande do Sul?
3)
A
Festa de São João é uma festa com caráter religioso. Podemos observar elementos
que mostrem a religiosidade nas duas figuras? Por que?
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo e assista ao vídeo:
(não é necessário copiar o texto)
Na semana
passada relembramos a região nordestina e vimos um pouco sobre a tradicional
festa junina, que tem uma grande valorização naquela região, especialmente pelo
turismo e movimentação da economia.
Assista ao vídeo no link abaixo e observe mais
alguns aspectos da cultura nordestina para conhecimento:
O Brasil, como sabemos, é um país de grande extensão
territorial e de grande variedade cultural, cada região possui suas
especificidades.
Observe que no quadro abaixo está descrito e
explicado alguns elementos da cultura nordestina e a atividade hoje será um
desafio para completar essa tabela com os dados faltantes. Vamos lá?
2º.
Copie e resolva a atividade, completando a
tabela:
1)
Copie a tabela
abaixo e complete com os dados que estiverem faltando conforme seus
conhecimentos e os estudos.
A tabela abaixo traz alguns elementos da cultura
nordestina. Analise esses elementos e relacione com a nossa cultura, da região
sul, para completar a tabela, como no exemplo destacado na segunda linha:
Vamos conversar sobre esses
elementos da nossa cultura?
Comenta aqui no blog ou no
Facebook da escola para podermos trocar idéias!
Um abraço e boa semana!
Prof.ª Lori
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia,
copie e responda:
1)
Observe a imagem
e descreva como são as comemorações de festas juninas atuais:
(não
é necessário copiar a imagem)
2)
Copie e leia:
As
tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas
fogueiras, que servem como centro para a famosa dança da quadrilha. Além de
bandeirinhas e balões, porém os balões são cada vez mais raros em função das
leis que proíbem esta prática por causa dos riscos de incêndio.
Como
Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, existem as simpatias para
mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, algumas igrejas
católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”, que elas devem comer com
toda a fé. Diz à tradição que o pãozinho também deve ser colocado junto a
outros mantimentos da casa, para que nunca falte comida.
3)
Você sabe o que é
simpatia? Quem conhece alguma? Para que serve?
Pergunte
para sua família e registre em seu caderno.
4)
As festas juninas
atuais apresentam brinquedos modernos como pula-pula, tobogã, piscina de
bolinhas. O que você acha disso?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
O jogo desta semana será “Acerte
o balde”. E como estamos em distanciamento social, vamos fazer com material
reciclável, para jogar e brincar com nossos familiares, em casa.
Para confeccionar seu jogo você
irá precisar de folhas de jornais ou revistas para amassar e fazer bolinhas, 1
balde com alça e um pedaço de corda ou barbante. Caso você não tenha algum
material, pode usar a criatividade e substituir, o importante é ter bolinhas (de
papel, sacolinha, meia ou demais materiais) e um balde pendurado por um cordão.
2º. Assista
ao vídeo do professor Cristian:
3º. Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça seu jogo utilizando os materiais que tenha em casa.
Após a confecção, jogue em
família! Para deixar nosso jogo mais desafiador, vamos fazer a seguinte
adaptação para a quantidade de acertos. Cada integrante joga 10 vezes a bolinha
e de acordo com seu número de acertos cumpre o combinado abaixo:
·
De
0 a 3 acertos : 20 flexões, 30
polichinelos, 30 abdominais e 1 minuto de corrida estacionária(no mesmo lugar)
·
De
4 a 6 acertos: 10 flexões, 15 polichinelos, 15 abdominais e 30 segundos de corrida
estacionária.
·
De
7 a 10 acertos: apenas 5 flexões, 5 polichinelos e 5 abdominais .
Já sabemos as regras, agora e só ajustar
a distância e começar a jogar!
Convide seus familiares para
jogar junto!
Boa semana!
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
10ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º.
Apenas leia o texto com atenção:
(não
é necessário copiar o texto)
Soltar balões de fogo em festas
juninas é uma prática muito antiga. Atualmente, no Brasil, mesmo sabendo de
todos os perigos que eles podem causar ainda são muito usados para abrilhantar
as festas de São João. Por causarem incêndios em florestas e em áreas urbanas
os balões de fogo são proibidos, considerados crime ambiental desde 1998.
CURIOSIDADE: O que são Balões
Ecológicos?
Os Balões ecológicos são balões sem
fogo feitos com as mesmas técnicas dos balões já conhecidos, porém seus
materiais são mais leves e ecologicamente corretos. Caso caia em alguma
floresta ou em ambiente urbano são facilmente absorvidos pela natureza e não
causam danos a natureza. Por isso são chamados de ecológicos.
Os balões ecológicos não possuem
bucha ou tocha e sobem apenas com o calor interno gerado por um maçarico em seu
processo de enchimento.
Aos poucos a prática de soltar
balões sem fogo ou ecológico vem sendo aceita pelos baloeiros, imprensa e
polícia ambiental, haja visto que essa prática além de não se enquadrar na lei,
não oferece risco de incêndio nos locais onde estes balões possam cair.
2º.
Atividade- Copie
em seu caderno e desenvolva:
(não é necessário
copiar a imagem)
Tendo
em vista que os balões de fogo podem causar danos ao meio ambiente, os alunos
da escola Martim Raschke se reuniram e tiveram a ideia de confeccionar seus
próprios balões. Afinal, o Arraiá do Sôr Martim não pode deixar de brilhar.
Além
disso, para causar menos impactos ao meio ambiente, eles sugeriram de criar
balões com materiais recicláveis, materiais que estão guardados em casa, sem
uso no momento ou que seriam jogados fora.
Então,
vamos participar?
- Confeccione um
balão junino decorativo com o material que você tiver disponível na sua casa.
- Sugestão de
materiais: jornal, revista, restos de tecidos, fitas, garrafa Pet, papelão,
embalagem de produtos de limpeza, latas, etc.
- Se possível,
tire uma foto para ser publicado no Blog da escola
Abaixo alguns
modelos:
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
10ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
o texto e copie no caderno:
(não
é necessário copiar as imagens)
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e
Melo (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1897-1976). Pintor, ilustrador,
caricaturista, gravador, muralista, desenhista, jornalista, escritor e
cenógrafo.
Di Cavalcanti, entre outros
artistas do modernismo, esteve atento, em sua produção, à formação de um
repertório visual ligado à realidade brasileira. Apesar do contato com a
produção artística contemporânea em sua vivência parisiense e do especial
diálogo que mantém com as obras de Paul Cézanne e Pablo Picasso, ele aplaina e
nivela as linguagens modernas em seus trabalhos. Entende a arte principalmente
como uma forma de participação social. Assim, valoriza em sua produção os temas
de caráter realista e voltados à construção da identidade nacional, como a
representação das mulatas ou do carnaval.
Emiliano Di Cavalcanti é mais uma
artista à frente da Semana de Arte Moderna de 22 que pintou cenários rurais e
populares, muitas vezes festivos. E as Festas Juninas também serviram de
inspiração para o artista que em 1969 criou a obra “São João”:
2º. Atividade
prática- Leia e confeccione sua lanterna:
Agora que
você conheceu mais um artista que, entre muitos outros, representou a Festa
Junina em suas obras, vamos aprender um pouco mais sobre esta
festa tão popular.
A Festa
Junina chegou ao Brasil em meados do século XVII e sofreu
influências do catolicismo, sendo hoje associada aos santos Antônio, Pedro e
João.
Em virtude
de sua popularidade, é muito difícil encontrar alguém que não tenha se
divertido em alguma Festa Junina, seja a da escola, seja a da família, igreja,
comunidade ou bairro. A festa muda um pouco de uma região para outra, mas a
diversão é a mesma. As pessoas se divertem tanto pelas comidas e bebidas
típicas quanto pelas brincadeiras e caracterizações que a celebração envolve.
As lanternas são ideias
tradicionais nas festas juninas. Vamos
aprender como fazer lanterninhas recicladas com rolinhos de papel higiênico ou
papel toalha.
* Procedimentos:
Passo 1: Corte o rolinho na vertical e dobre
na horizontal;
Passo 2: Depois, pinte de amarelo por dentro
para dar o efeito fluorescente;
Passo 3: Pinte da cor que preferir no
exterior ou encape com papel ou tecido;
Passo
4: Deixe secar, se for o caso, e depois faça os cortes no sentido vertical
deixando o mesmo espaço entre eles. Cole e já está pronto!Para pendurar faça
uma alça de papel.
Passo
5: Escreva o seu nome, data, turma, disciplina e professora.
Exemplos de lanterninhas
recicladas: