3ª
SEMANA: DE 07 A 13/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Com
base no Conjunto dos Números Naturais, marque V
para verdadeiro e F para falso, nas questões abaixo:
a) ( ) 25 e 26 são números
consecutivos.
b) ( ) o antecessor de 10 é 9,
pois: 10 -1=9.
c) ( ) O antecessor de 50 é
51.
d) ( ) Todo número natural com
exceção do zero, tem um antecessor.
e) ( ) 1,3,5,7,9,11 é uma
sequência dos números naturais pares.
f) ( ) O sucessor de um número
natural é obtido pelo acréscimo de uma unidade a ele.
g) ( ) Todo número natural tem
um sucessor, pois a sequência dos números naturais é infinita.
Saudades... Profª Michele
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie e leia com
atenção o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
A invenção do algodão-doce
A história da
invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa.
Alguns dizem que a guloseima foi inventada por um dentista americano da cidade
de New Orleans, localizado no estado da Louisiana, nos Estados Unidos. Josef
Delarose Lascaux teria apresentado sua invenção ao público durante a Feira
Mundial de 1830. Pela invenção do algodão-doce, a cidade de New Orleans até
hoje considera Lascaux uma personalidade de destaque.
O feito do
dentista, entretanto, não é reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas
Americanas (Dictionary of American Food and Drink). Pelo dicionário, o
algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900, numa apresentação do circo
Ringling Bros., e teria sido inventado por Thomas Patton, que, no mesmo ano,
conquistou o direito de produzir e revender máquinas de fazer algodão-doce
semelhantes à sua.
Revista
“Ciência Hoje das Crianças”. Edição 278. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questão 1 – O texto “A invenção do algodão-doce”
tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Questão 2 – O que significa dizer que “a história
da invenção do algodão-doce e da máquina que o produz é bastante controversa”?
Questão 3 – No segmento “Alguns dizem que a
guloseima foi inventada por um dentista americano [...]”, a expressão grifada:
( ) retoma o algodão-doce.
( ) apresenta o algodão-doce.
( ) caracteriza o algodão-doce.
Questão 4 – Observe:
“Alguns dizem que um dentista americano da cidade de
New Orleans ______________ a guloseima [...]”
Tendo em vista a
ideia expressa no segundo período do texto, identifique o verbo que preenche a
lacuna apontada acima:
( ) “inventou”.
( ) “inventava”.
( ) “inventaria”.
Questão 5 – Em “Pela invenção do algodão-doce, a
cidade de New Orleans até hoje considera Lascaux uma personalidade de
destaque.”, a parte destacada exprime:
( ) o modo de Lascaux ser considerado uma
personalidade de destaque em New Orleans.
( ) o motivo de Lascaux ser considerado uma
personalidade de destaque em New Orleans.
( ) a finalidade de Lascaux ser considerado
uma personalidade de destaque em New Orleans.
Questão 6 – No trecho “O feito do dentista,
entretanto, não é reconhecido pelo Dicionário de Comidas e Bebidas Americanas
[...]”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:
( ) “por isso”.
( ) “portanto”.
( ) “no entanto”.
Questão 7 – Escreva por extenso os numerais que
indicam circunstâncias de tempo nos fragmentos do texto a seguir:
a) “[...] teria
apresentado sua invenção ao público durante a Feira Mundial de 1830.”
b) “Pelo
dicionário, o algodão-doce apareceu pela primeira vez em 1900 [...]”
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Nessa atividade vamos rever “ordinal
numbers”- números usados para ordenar: primeiro, segundo, terceiro, quarto,
quinto, etc.
Em inglês escrevemos: first, second, third, fourth,
fifth, sixth, seventh, eighth, ninth, tenth, eleventh, twelfth, thirteenth,
etc.
·
Com
o auxílio do vídeo ou do dicionário, copie no caderno os “ordinal numbers” do
primeiro ao trigésimo – primeiro (1º - first até 31º thirty- first”):
1st- first
2nd- second
3rd- third
4th- fourth
(continue)…
·
TAREFA: Confeccionar um
jogo da memória (memory game) com os “ordinal numbers” até 31º. Para isso, utilize
os materiais que você tem em casa, como folha de desenho ou caixa de papelão.
Veja o exemplo abaixo para montar suas fichas
para o jogo:
1st
|
first
|
2nd
|
second
|
3rd
|
third
|
4th
|
fourth
|
5th
|
fifth
|
6th
|
sixth
|
Após confeccionar
seu jogo, é hora de convidar a família e jogar seu memory game!
Ao final, faça
um envelope para guardar as peças, escrevendo o título “Ordinal Numbers- 1st to
31st” e anexe o envelope no caderno de Inglês.
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Leia
o texto abaixo com muita atenção. Após, com base em suas anotações – caderno e
textos avulsos – responda as questões abaixo.
Sacrifício dos Incas
Os incas ofereciam sacrifícios tanto humanos como de
animais nas ocasiões mais importantes, maioria das vezes em rituais ao nascer
do sol. Grandes ocasiões, como nas sucessões imperiais, exigiam grandes
sacrifícios que poderiam incluir até duzentas crianças. Não raro as mulheres a
serviço dos templos eram sacrificadas, mas a maioria das vezes os sacrifícios
humanos eram impostos a grupos recentemente conquistados ou derrotados em
guerra, como tributo à dominação. As vítimas sacrificiais deviam ser
fisicamente íntegras, sem marcas ou lesões e preferencialmente jovens e belas.
De acordo com
uma lenda, uma menina de dez anos de idade chamada Tanta Carhua foi
escolhida pelo seu pai para ser sacrificada ao imperador inca. A criança,
supostamente perfeita fisicamente, foi enviada a Cusco onde foi recebida com
festas e honrarias para homenagear-lhe a coragem e depois foi enterrada viva em
uma tumba nas montanhas andinas. Esta lenda prescreve que as vítimas
sacrificiais deveriam ser perfeitas, e que havia grande honra em conhecerem e
serem escolhidas pelo imperador, tornando-se, depois da morte, espíritos com
caráter divino que passariam a oficiar junto aos sacerdotes. Antes do
sacrifício, os sacerdotes adornavam ricamente as vítimas e davam a ela uma
bebida chamada chicha, que é um fermentado de milho, até hoje apreciada.
1)
A
religiosidade dos incas era marcada pela adoração de vários elementos da
natureza, como o sol, a lua, o raio e a terra. Também possuía, em seus rituais,
os sacrifícios humanos. Por que faziam esses sacrifícios?
2)
Explique
a forma de governo dos Incas.
GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Vamos explorar o mapa do Brasil utilizando a
lanterna do celular e uma projeção?
Caso você não
tenha a lanterna do celular, também pode usar qualquer outra lanterna que
tenhas em casa.
·
Assistir
ao vídeo da professora Loreci com orientações da atividade, disponível no link
abaixo:
·
Após
assistir ao vídeo, leia as orientações e realize a atividade explorando o mapa
do Brasil utilizando a lanterna do celular:
1)
Desenhe
o mapa do Brasil em uma folha de ofício (podem usar o mapa que tem no caderno
para tirar o contorno);
2)
Recorte
o interior do mapa, seguindo a linha das fronteiras;
3)
Escolha
uma palavra para reconfortar nossos colegas durante esse período de distanciamento.
Nesta mesma folha, escreva esta palavra em letra de forma e recorte com cuidado
o interior das letras, assim como fez com o mapa.
4)
Desligue
as luzes, faça a projeção do mapa e da palavra na parede e fotografe!
Caso a família
desejar, poste a foto no Facebook, marque a escola e compartilhe conosco esta
experiência e a palavra positiva. Será muito especial essa troca, essa
aproximação (ainda que virtual) nesse momento em que precisamos ficar
distantes.
5)
Como
registro no caderno, coloque a data em que a atividade foi realizada e faça um
breve relato da atividade e da palavra escolhida, explicando qual a mensagem
que gostaria de compartilhar através dela com as pessoas até que possamos estar
juntos novamente. Após concluir a atividade, cole a folha recortada no caderno.
Fiquem bem e
cuidem-se! Um abraço... Professora Loreci
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Esta semana comemoramos o dia das mães, uma data muito especial para celebrarmos com nossa família e homenagearmos nossa mãe ou aquela pessoa especial que cumpre este papel de amor e carinho conosco.
Lembre-se de preparar algo para ela, seja um verso recitado, uma carta ou cartão, um café da manhã na cama... o importante é agradecer todo este amor ofertado à você!
1) Leia, copie e reflita:
Mãe, presente de Deus
Para completar o homem, Deus a fez mulher…
Mas para participar no milagre da vida, Deus a fez mãe.
Para liderar uma casa, Deus a fez mulher…
Mas para edificar um lar, Deus a fez mãe.
Para estudar, trabalhar e competir, Deus a fez mulher…
Mas para guiar a criança insegura, Deus a fez mãe.
Para os desafios da sociedade, Deus a fez mulher…
Mas para o amor, a ternura e o carinho, Deus a fez mãe.
Para fazer qualquer trabalho, Deus a fez mulher…
Mas para embalar o berço e construir um caráter, Deus a fez mãe.
Para ser princesa, Deus a fez mulher…
Mas para ser rainha, Deus a fez mãe.
Você é o mais lindo presente de Deus para mim.
Eu quero ser uma dádiva de Deus para você!
2) Com auxílio de uma régua, crie um quadro em uma folha de ofício ou do caderno. Divida este quadro ao meio (como no exemplo abaixo), de um lado copie o poema “Mãe presente de Deus” e do outro faça uma releitura em forma de imagens.
Essas imagens podem ser recortadas de jornais, revistas, panfletos ou embalagens que você tenha em casa, desde que representem a mãe ou a pessoa que desempenha este papel especial em tua vida (pai, tia/tia, vô/vó, madrasta...).
Lembre-se de fazer com capricho, procurando representar todo o poema!
Exemplo:
Mãe, presente de Deus
Para completar o homem, Deus a fez mulher…
Mas para participar no milagre da vida, Deus a fez mãe.
Para liderar uma casa, Deus a fez mulher…
Mas para edificar um lar, Deus a fez mãe.
Para estudar, trabalhar e competir, Deus a fez mulher…
Mas para guiar a criança insegura, Deus a fez mãe.
Para os desafios da sociedade, Deus a fez mulher…
Mas para o amor, a ternura e o carinho, Deus a fez mãe.
Para fazer qualquer trabalho, Deus a fez mulher…
Mas para embalar o berço e construir um caráter, Deus a fez mãe.
Para ser princesa, Deus a fez mulher…
Mas para ser rainha, Deus a fez mãe.
Você o mais lindo presente de Deus para mim.
Eu quero ser uma dádiva de Deus para você! |
Colar as imagens aqui!
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
· Leia e copie no seu caderno:
Exercício cardiovascular
Vivemos em uma sociedade marcada pelo sedentarismo, acompanhada de maus hábitos alimentares e níveis elevados de estresse. O treino de cardio é uma ótima opção para quem deseja se cuidar ao máximo.
Você sabe o que é treino de cardio? Sabia que ele traz inúmeros benefícios para a sua saúde?
O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. É responsável por proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que resultam em maior resistência e diminuição do cansaço.
Ao praticar o exercício cardiovascular, seu corpo receberá inúmeros benefícios.
O músculo cardíaco será fortalecido, fazendo com que seu coração bombeie mais sangue a cada batimento.
Além disso, o treino cardio:
§ Fortalece o sistema cardiorrespiratório;
§ Aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue, o que permite levar mais oxigênio para o corpo todo;
§ Aumenta a quantidade de mitocôndrias dentro das células, o que melhora a absorção do oxigênio;
§ Aumenta a resistência física;
§ Ajuda a manter a forma e perder peso;
§ Previne doenças no coração e no sistema respiratório. diminuição da pressão sanguínea;
§ Melhora da saúde cardiovascular (respiratória);
§ Aumenta da sensibilidade da insulina, o que ajuda os músculos em exercício a utilizar a glicose para obter combustível para produzir energia;
§ Melhora do colesterol.
· Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.
Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§ Aquecimento:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequencia por 3 vezes;
1º. Polis sapato;
2º. Polichinelo;
§ Exercício cardiovascular:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequencia por 5 vezes;
1º. Corrida agachada;
2º. Flexões de braços (escolha entre a flexão tradicional ou a flexão com joelho apoiado);
3º. Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar)
4º. Abdominal
5º. Agachamento
Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu corpo e sua mente em SINTONIA.
Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie
o texto a seguir e responda às questões no caderno:
Os Fungos
Em sala de aula estudamos que o
Planeta Terra é habitado por milhões de seres vivos, entre eles plantas,
animais, fungos e microrganismos (bactérias e protozoários). Esses seres vivos
também são chamados de seres bióticos. Além disso, vimos que todos os seres
vivos apresentam características que os mantém ou tornam vivos, como o ciclo de
vida, necessidade de alimento, e o corpo formado por células.
O Reino Fungi é composto por
cogumelos, orelhas de pau, líquens, mofos ou bolores. Dizemos que alguns desses
tipos de fungos são seres vivos decompositores, ou seja, são organismos que se
alimentam de matéria orgânica (restos de frutos, folhas, alimentos em geral,
fezes, animais mortos, etc.) provocando o seu apodrecimento.
Esse processo é extremamente
importante para a natureza, pois ao ser realizado estão produzindo adubo rico
em nutrientes para as plantas se desenvolverem e crescerem.
Nesta aula iremos observar como o
fungo tipo bolor se reproduz, cresce e se alimenta.
·
Atividade prática: experiência com fungos decompositores.
Observar o desenvolvimento do fungo tipo
bolor em um pedaço de pão. Ao fazer a experiência, você poderá perceber ao
longo do tempo o alimento “embolorar”, ou seja, adquirir manchas escuras ou
claras, conhecidas como bolor.
Materiais utilizados:
- 1 pote de
vidro ou plástico transparente com tampa (vidro de pepino, nescafé,...);
- 1 pedaço ou
uma fatia de pão novo/fresco (caseiro ou industrializado).
Procedimento:
1.
Colocar o
pão dentro do pote e fechar (não abra até o final do experimento).
2.
Escrever
na tampa do pote a data em que iniciou o experimento.
3.
Deixar o pote
em algum local da casa de fácil visualização.
·
Registrando:
1º: Crie uma tabela como o modelo abaixo,
ocupando todo o espaço da folha de oficio:
2º: Na coluna das observações você deverá
anotar 1 vez por semana (por ex.: toda segunda feira) como está o aspecto do
seu pão, se ele está igual ou se já apareceram algumas manchas escuras ou
claras.
- A primeira observação será realizada no dia em que você
iniciou o experimento, portanto o seu pão estará aparentemente sem nada. Você
registrará esta informação.
- Não se preocupe se com o passar das semanas o seu pão
continuar da mesma maneira como estava quando você colocou. Os fungos podem
demorar a se reproduzir, considerando que em muitos pães é adicionado
conservantes para impedir o desenvolvimento dos mesmos.
- Se possível realizar registro fotográfico desde o início do
trabalho até as observações semanais.
3º: Realizar um desenho do seu experimento
no dia em que você colocou o alimento no pote. Faça no seu caderno com
aproximadamente 15 cm. Represente com as cores originais dos materiais.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e desenvolver a
atividade proposta:
ATIVIDADE: Desenho de Observação, Estilização e
Abstração.
Este
exercício é dividido em três etapas, portanto divida a sua folha em três
quadros (partes):
a) Observação: partindo da
observação de um objeto faça o primeiro desenho.
b) Estilização: você irá criar
uma estilização (desenho com traços simplificados), partindo da base e
estrutura do primeiro.
c) Abstração: neste último
quadro você irá criar um desenho a partir das estruturas do segundo quadro,
porém se trata de um desenho abstrato ou abstração das formas do desenho
original, ou seja, este desenho não deve se parecer com o objeto desenhado no
primeiro quadro, mas é uma modificação usando formas abstratas para representar
os objetos.
Veja
alguns exemplos abaixo:
OBSERVAÇÃO: As imagens abaixo não devem ser
copiadas no caderno, pois servem apenas para auxiliar na prática.
Querido aluno!
Ao concluir as atividades da semana deixe seu nome nos comentários desta página (aqui embaixo).
Lembramos que qualquer dúvida sobre as atividades também podem ser descritas nos comentários ou sanada por meio de ligação para a escola nos dias combinados.
Se dediquem nas atividades!
Fiquem bem... logo, logo estaremos juntos!
Com carinho... EMEF Martim