7° ano- Turma 171

8ª SEMANA: DE 11 A 17/06/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

 · Copiar e resolver:
        Saudades... Profª Michele


LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      ATIVIDADE- Essa semana sua atividade é um “Desafio Literário” onde você deverá ler um livro, conto, história em quadrinhos, lendas, jornal ou o material que você tiver à mão em casa, como forma de incentivar e estimular a leitura nesse período de distanciamento. Vale até ler um livro em PDF da internet, por exemplo.
Após faça o registro da leitura no caderno de aula. Não esqueça de anotar o título lido, o autor e um breve resumo.


INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copie e responda:

Verb To be
Este verbo é muito importante para aprender a língua inglesa. Em inglês to be - tem o significado de ser e estar.
Para você imaginar a importância, basta você lembrar quantas vezes em quantas situações, você usa: eu sou ou eu estou durante o dia.
Example:
Eu sou – feliz, alto (a), estudante, etc; I am happy- I am tall- I am student
Eu estou- aqui, com fome, em casa, etc; I am here - I am hungry- I am home

I - Significa "eu"
I am → eu sou, estou. (Sempre escrito com letra Maiúscula)
You → Significa "você".
You are → você é, esta.
He – ele
He is- ele é/está
She- ela
She is – ela é/está
We- nós
We are- nós somos/estamos
You- vocês
You are- vocês são/estão
They- eles/elas
They are- eles/elas são/estão

1)        Agora copie e traduza essas frases para o inglês usando o verbo to be.
a)         Ele é alto.
b)        Ela está feliz.
c)         Eu sou menina/menino.
d)        Nós estamos em casa.
e)         Vocês são estudantes.
f)         Eles estão aqui.
g)        Elas estão famintas.


HISTÓRIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Continuando nossa revisão, leia com muita atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto e a imagem)
Durante a Idade Média, a Igreja possuía muito poder. Dona de muitas terras, influenciava a economia da época. O sistema feudal dependia muito das decisões da Igreja. O Clero era a representação da instituição junto ao povo. Este, por sua vez, acreditava que os sacerdotes possuíam uma relação muito próxima a Deus. Somente o clero podia ler a Bíblia. De uma maneira geral, somente o clero sabia ler.
O clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, os cardeais e, seu chefe maior, o papa. Cada um com sua função dentro da hierarquia da Igreja.
Existe, dentro da Igreja, uma distinção entre os cleros. A primeira define o clero participante de uma ordem, por exemplo, os pertencentes a Companhia de Jesus, conhecidos como jesuítas, ou os monges, que viviam em monastérios. Esses são pertencentes ao clero regular. Já os clérigos que não vivem em uma instituição religiosa, fazem parte do clero secular. Durante a Idade Média o clero era dividido em Alto Clero e Baixo Clero. O primeiro era formado por cardeais, arcebispos, patriarcas, e sacerdotes de famílias ricas. O segundo era formado por padres e diáconos, geralmente provenientes de classe mais pobre.
O Cristianismo
O cristianismo foi o princípio integrador da Idade Média e a Igreja, sua instituição dominante. Com a decadência do Estado romano e suas instituições, a Igreja cresceu em poder e importância. Sua organização tornou-se mais forte e o número de membros aumentou. Ao contrário do Estado romano, a Igreja era um organismo vigoroso e saudável.
Quando o Império desmoronou, a Igreja conservou seu sistema administrativo e preservou elementos da civilização greco-romana. Servindo ainda como agente unificador e civilizador, ofereceu às pessoas uma concepção inteligível e significativa da vida e da morte. Num mundo agonizante, a Igreja foi a única instituição capaz de reconstruir a vida civilizada. No decorrer da Idade Média, as pessoas viam-se como participantes de um grande drama de salvação. Havia apenas uma verdade: a revelação de Deus à humanidade. Havia apenas um caminho para o céu, e passava pela Igreja. A participação numa igreja universal substituiu a cidadania num império universal. Por toda a Europa, formava-se uma nova sociedade centrada no cristianismo.
Podemos notar que a Igreja possuía um importante papel na consolidação do Sistema Feudal. Isto deu a ela uma influência efetiva junto ao rei, participando das decisões e, principalmente, legitimando a ascensão rei. Junto aos servos, justificava a condição de que que “Deus colocou o servo na terra para trabalhar e obedecer.”

·           Agora, copie e responda no seu caderno:
a)          “a Igreja possuía um importante papel na consolidação do Sistema Feudal”. Explique como a Igreja participou nessa consolidação.


GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo e observe o mapa:
(não é necessário copiar o texto e a imagem)
Nas atividades que realizamos ao estudarmos “a geografia da gente”, coletamos e analisamos dados geográficos sobre a nossa turma, conversamos sobre eles e produzimos alguns gráficos.
Os gráficos de barras ou colunas que produzimos são importantes ferramentas capazes de demonstrar dados quantitativos, agrupados por classes, como regiões, períodos, faixas de renda ou outros tipos de informação. São bastante utilizados para complementar análise, estatísticas, comparando valores registrados sobre um determinado fenômeno.
O gráfico de barras abaixo ilustra o rendimento médio mensal da população brasileira por região em 2017, observe com atenção os dados representados:
2º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
1)    Com base no gráfico analisado “Brasil: rendimento médio mensal por região 2017”:
a)    Qual a região que apresenta o menor rendimento mensal?
b)    Qual a região que apresenta o maior rendimento mensal?
c)    Qual a média de rendimento mensal no estado em que vivemos?
d)    Por que você acredita que há essas diferenças de rendimentos mensais entre as regiões do nosso país?
e)    Sabemos que o Brasil é um país de grande extensão territorial e que nesse grande território há diversos elementos que podemos identificar que diferenciam as regiões uma das outras. Cite outras diferenças existentes entre as regiões do Brasil?


ENSINO RELIGIOSO
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, copie e responda:
1)    Copie o texto e reflita sobre a pluralidade religiosa que envolve uma comunidade. Depois realize a tarefa pensando em sua comunidade.

A pluralidade religiosa em nossa comunidade
                                                                       
 Em nosso país, em qualquer comunidade, bairro, vila ou cidade, encontramos geralmente uma diversidade de tradições religiosas. Muitas religiões e igrejas realizam importantes serviços sociais, ajudando os necessitados, visitando os doentes nos hospitais, cuidando das crianças, adultos e idosos carentes ou abandonados. Muitas pessoas religiosas têm a preocupação saudável de ajudar os outros e assim, vivenciar a compaixão e a solidariedade.
Deste modo, as pessoas das diferentes religiões estão fazendo o exercício do diálogo inter-religioso e juntas construindo culturas de paz.
 Diná Raquel Daudt da Costa
  
2)    Com auxílio da família e em casa, pesquise e elabore uma lista com os nomes das religiões ou igrejas existentes em sua comunidade.


EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)
Peteca
Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem    várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram nossos indígenas brincando com uma trouxinha de folhas com pedras dentro, amarrada com espiga de milho, e penas coloridas em cima. Aos poucos, os colonizadores incorporaram a peteca ao seu próprio cotidiano e, assim, a brincadeira — para crianças e adultos — foi passando de geração a geração até os dias de hoje.
A folha que amarrava as pedrinhas acabou sendo substituída por pano, depois por couro. Em vez de pedrinhas, o conteúdo passou a ser de algodão e, depois, de espuma, além de penas coloridas.
Nos Jogos Olímpicos de 1920, que aconteceram em Antuérpia, na Bélgica, jogadores brasileiros, na hora da folga, jogavam peteca. Pessoas de outros países ficaram extremamente curiosas e quiseram conhecer as regras da brincadeira. Só que não havia regras ainda. Cerca de vinte anos depois, elas foram criadas, tornando a peteca um esporte.
Somente em 1985 é que a peteca foi reconhecida oficialmente como esporte no Brasil, pelo Conselho    Nacional de Desportos. A Alemanha é um dos países em que jogos de peteca são mais do que recreação. Por lá, existe até uma Federação Internacional de Indiaca, como eles chamam a peteca. O brinquedo chegou ao país por meio do professor de esportes alemão Karlhans Krohn. Em 1936, ele passeava na orla de Copacabana (Rio de Janeiro) e viu a garotada jogando peteca na praia. Ficou tão encantado que voltou para Alemanha com a peteca na mala e introduziu o jogo no seu país.

2º.      Clique no link abaixo e aprenda a fazer uma peteca utilizando materiais recicláveis:

3º.      Atividade prática:
Conforme o vídeo, faça a sua peteca utilizando sacola plástica, jornal e tesoura ou outros materiais que tenha em casa.
Após, convide um familiar e joguem peteca em casa.
Se desejar, registre este momento com uma foto ou vídeo e compartilhe conosco no Facebook, marcando a nossa escola.


CIÊNCIAS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção e copie o texto no seu caderno:

Dia do Meio Ambiente
No dia 5 de junho é “comemorado” no mundo inteiro o Dia do Meio Ambiente. Um dia para refletirmos sobre nossas ações e nosso modo de vida no planeta Terra. Ações relacionadas a nossa moradia, nosso trabalho, estudo e, por que não, nossa alimentação.
Sabe-se que o ser humano tem um poder muito grande de modificar a natureza, seja positivamente ou de forma negativa, prejudicando o ambiente em que vive. Logo, devemos decidir qual caminho queremos seguir: o da destruição ou o da conscientização!

2º.      Desenvolva a atividade:
(Não é necessário copiar o passo-a-passo da atividade, apenas realizá-la)

Atividade:  Através da pergunta “Qual a marca quero deixar no Planeta Terra?”, crie uma mensagem para o mundo sobre atitudes positivas para o meio ambiente. Mensagens para a população cuidar da natureza, cuidar da sua cidade ou lugares que estão sofrendo com degradações ambientais.
Com base no modelo do desenho abaixo, desenvolva o seu trabalho.
1º passo: confeccionar um desenho do Planeta Terra e pintá-lo, utilizando o material que você tiver na sua casa (lápis de cor, tinta, recorte de revistas, giz de cera ou demais materiais para colorir);
2º passo: colar o Planeta Terra em uma folha de oficio ou em jornal ou em revista (use a criatividade);
3º passo: com o uso de tinta ou lápis, desenhar sua mão e colar por cima do Planeta Terra;
4º passo: em uma folha branca escreva a mensagem que você criou.
5º passo: Recorte e cole na folha que você já usou para colocar o Planeta Terra, como mostra o modelo abaixo.


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
8ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto e copie no caderno:
O que é um Taumatrópio?
Do grego: thauma = maravilhoso + tropos = giro
Este brinquedo ótico é um disco de papelão com uma imagem diferente de cada lado que foi inventado por Willian Fitton por volta de 1825. Ao girar este disco as imagens se combinam formando uma só.
Por exemplo, um desenho de um pássaro de um lado e no outro uma gaiola. Ao girar temos a impressão de que o pássaro está dentro da gaiola.

2º.      Atividade prática: Não é necessário copiar, apenas fazer seu Taumatrópio seguindo os passos abaixo:
·           Assista ao vídeo:

·           Leia o passo-a-passo: Como fazer seu Taumatrópio?
Você vai precisar de: papel; tesoura; cola branca ou bastão; palito de churrasco, cordão ou caneta velha; lápis de escrever; lápis de cor e/ou canetinhas para o desenho;

Passo 01: Recorte dois círculos de mesmo tamanho na folha de papel. (Você pode utilizar algum objeto redondo, como um copo, e traçar o seu contorno nas folhas para ajudar a fazer os círculos).
 
Passo 02: Pense em um desenho que possa ser dividido em 2 partes e trace cada parte do desenho em cada um dos círculos.
Exemplos: um pássaro e um ninho, um vaso e uma flor, um homem e um chapéu, uma aranha e sua teia, um peixe e um aquário, flores e borboletas. 
Passo 03: Cole os dois círculos com o palito, a caneta velha ou o cordão entre eles como se fosse um sanduíche.
Obs.: Os desenhos devem ficar virados para o lado de fora e um dos desenhos deve ficar invertido.

Passo 04: Escreva seu nome e turma no taumatrópio;
Passo 05: Gire o palito ou caneta e veja o seu desenho se unir virando um só. Divirta-se!

  
·           Para mais inspirações de desenhos em seu taumatrópio, assista ao vídeo no link abaixo:

Bom trabalho! Fique bem!