1ª SEMANA: DE 23 A 29/04/20
MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
REVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS E REGRA DE TRÊS SIMPLES!
1)
Em cada
caso, escreva o número inteiro (positivo ou negativo) correspondente.
a)
Uma
temperatura de 4° C abaixo de zero.
b)
Uma
altitude de 120 metros.
2)
Suponha
que a figura seguinte represente uma rodovia ligando várias cidades de um mesmo
estado e cada intervalo seja uma unidade para medir distâncias.
a)
Da cidade A;
b)
Da cidade B;
c)
Da cidade C;
d)
Da cidade D;
e)
Da cidade E;
3)
De acordo
com a atividade anterior, se cada intervalo corresponde a 100 km, dê a posição
das cidades B e C em relação à capital.
4)
Ainda de
acordo com a atividade 1 e considerando que cada intervalo corresponde a 100
km, determine a distância entre as cidades:
a)
A e C;
b)
A e D;
c)
B e A;
d)
E e B;
e)
B e D;
f)
E e A;
Bons estudos!
Tudo vai ficar bem!
Abraços,
professora Cristiane Maria Zwirtes.
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø Roteiro:
- Ler e interpretar o poema “Lembranças do mundo antigo”;
- copiar o poema no caderno;
- copiar e responder as atividades expondo sua opinião sobre
o assunto (respostas bem elaboradas).
Lembranças do mundo antigo
Clara
passeava no jardim com as crianças.
O
céu era verde sobre o gramado,
a
água era dourada sob as pontes,
outros
elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o
guarda-civil sorria, passavam bicicletas,
a
menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o
mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era
tranquilo
em redor de Clara.
As
crianças olhavam para o céu: não era proibido.
A
boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo.
Os
perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.
Clara
tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava
cartas que custavam a chegar,
nem
sempre podia usar vestido novo. Mas passeava
no
jardim, pela manhã!!!
Havia jardins,
havia manhãs naquele tempo!!!
CARLOS DRUMMOND DE
ANDRADE
In: Sentimento do Mundo, 1940 e
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa.
São Paulo: Nova Aguilar, 2002.
ATIVIDADES:
1.
De
acordo com o poema, como era o mundo em que Clara vivia?
2. O que podemos interpretar da passagem
“Mas passeava no jardim pela manhã”?
3. A partir
da descrição, no poema, de um mundo que ficou apenas na lembrança, como podemos
caracterizar o “novo” mundo marcado por diferentes transformações?
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
O circo desde os tempos mais antigos traz
diversão e alegria para as pessoas.
Copiar, fazer a leitura do texto e após
responder as questões de interpretação.
The Circus
Welcome to
the Lions Circus!
I am Johnson, the magician.
Good
evening, ladies and gentlemen!
This Jessica, the trapezist.
This
is Peter. He is a clown.
Look at the animals: The lion, the monkey, the elephant and the bird.
They are
all circus performers.
Good evening and thank you.
Have a good
show!
1. Answer (responda):
a) The “Lions Circus” show is:
( ) in
the afternoon ( ) in the
morning ( ) in the
evening
b) Is the trapezist a
man or a woman?
c) Who is the
trapezist?
d) What is the name
of the magician?
e) What is the name
of the clown?
f)Quais animais fazem parte do espetáculo?
g) Ladies and
gentlemen significa:
( ) senhoras e senhores ( ) moças e rapazes
h) A tradução correta para a frase: “Welcome to the Lions
Circus!” é:
( ) Prazer em tê-los no Lions
Circus ( ) Bem- vindos ao
Lions Circus
j) A tradução para a frase: “They are all circus
performers” é:
( ) Todos eles são artistas de
circo ( ) Todos eles fazem
parte do circo
2. Faça o desenho do Lions Circus ( como você imagina ser
ele) ou utilize materiais que você tem em casa para representá-lo de forma
lúdica.
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø Leia o texto abaixo e responda as questões:
Os sambas cariocas
O vice de Hermes da Fonseca, Venceslau Brás, elegeu-se
presidente em 1914, com 500 mil votos a mais que seu opositor. O problema de
Venceslau não era o número de votos, mas uma ferida na perna que nenhum médico
dava jeito. Resolveu então buscar a ajuda dos famosos orixás da baiana Ciata –
e não é que ele ficou curado? E foi justamente na casa de Tia Ciata, na Cidade
Nova, no Rio de Janeiro, que surgiu o lendário samba Pelo telefone, de Donga e
Mauro de Almeida. O samba foi gravado em 1917 e carregava a influência do
maxixe. Ao ouvir o registro da época, percebemos a ausência dos instrumentos de
percussão, surdo, cuíca, tamborim, característico do samba urbano carioca:
“O chefe da
folia
Pelo telefone manda me avisarQue com alegria
Não se questione para se brincar”
Que me tem amor
Eu posso me regenerar”
É bom lembrar que Pelo Telefone não fez sucesso no rádio
por um motivo muito simples: ele ainda não existia em terras tupiniquins. A
transmissão radiofônica só tem início em 1922, no discurso de abertura das
comemorações do Centenário da Independência, proferido pelo presidente Epitácio
Pessoa. Em breve, as emissoras de rádio virariam a maior febre, com música
popular, novelas, programas humorísticos – e como ótimos porta-vozes de
projetos políticos. Quem aproveitou as “ondas” do rádio, nas vozes de cantores
como Francisco Alves e Mário Reis, foi a geração que no fim dos anos 1920
fundou as primeiras escolas de samba do Rio de janeiro: Ismael Silva, da Deixa
Falar, no Bairro do Estácio, Cartola, da Estação Primeira de Mangueira e Paulo
da Portela, da escola de Oswaldo Cruz, Portela.
Após 1930, o samba ganha outra forma com os instrumentos
de percussão. Ao ouvir a composição que é o marco dessa época, Se Você Jurar,
de Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves, é nítida a diferença entre a
música do trio e Pelo Telefone:
“Se você jurar
Que me tem amor
Eu posso me regenerar”
Que me tem amor
Eu posso me regenerar”
O “Rei da Fuzarca” e o adeus à
Primeira República
O último presidente da Primeira República, Washington
Luís, tinha um estilo diferente dos outros ocupantes do Catete: era boêmio,
divertido, entoava marchinhas de carnaval e gostava de futebol. Era conhecido
como o “Rei da Fuzarca”. Mas no Carnaval de 1929, o Rei da Fuzarca não foi
“atrás do Cordão do Bola Preta”, famoso bloco carnavalesco carioca. O país
sofria com a quebra da Bolsa de Nova York. A dureza era geral. O efeito foi
imediato: menos “roupa” para os brasileiros. Um ano depois da Grande Depressão,
o compositor Noel Rosa grava seu primeiro sucesso, Com Que Roupa? Uma alusão ao
momento econômico do País:
“Pois esta vida
não está sopa.
E eu pergunto:
com que roupa?
Com que roupa eu
vou
Pro samba que
você me convidou?”
E, afinal, na última eleição da Primeira República, quem
usaria a faixa presidencial? O paulista Júlio Prestes ou Getúlio Vargas,
representando a Aliança Liberal (os Estados de Minas, Paraíba e Rio Grande do
Sul)? E você pensa que o compositor Sinhô, o principal nome da primeira geração
do samba, ficou de fora dessa disputa? Antes mesmo de saírem os números
oficiais confirmando a vitória de Júlio Prestes, cantava-se nas ruas a
marchinha Seu Julinho, do compositor:
“Eu ouço falar
Que para o nosso
bem,
Jesus já
designou
Que seu Julinho
é que vem”
Mas se a letra contava com a vitória de Júlio Prestes (e
ela realmente aconteceu) o autor nunca poderia imaginar que o país viraria de
cabeça para baixo. O assassinato de João Pessoa (governador da Paraíba e
candidato derrotado à Vice-Presidência na chapa de Getúlio Vargas) fez o time
da Aliança Liberal tratar a questão com força bruta. “O barbado foi-se”,
marchinha embolada de G. Ladeira e Doutor Boato (pseudônimo criado pelo
compositor Lamartine Babo), enfatizava a deposição do presidente Washington
Luís. Era o adeus a Primeira República:
“A Paraíba,
Terra santa,
terra boa,
Finalmente está
vingada,
Salve o grande
João Pessoa.
Doutor Barbado
Foi-se embora,
Deu o fora,
Não volta mais!”
Com base no texto e nas
anotações que você tem em seu caderno e textos auxiliares, copie as questões no
seu caderno e responda:
1)
Em que ano foi
proclamada a República no Brasil?
2)
O texto faz uma rápida
passagem da música junto a alguns presidentes do país no início do século XX. Que
ponto(s) em comum você encontra entre a política e a música antes do fim da
República Velha?
3)
Em que ano ocorreu a
primeira transmissão radiofônica no Brasil?
4)
Quem era o presidente
da República quando se comemorou os cem anos da Independência?
GEOGRAFIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Leia
em seu caderno as informações que analisamos em aula sobre o processo de
globalização e seus desdobramentos para relembrar o conteúdo e nossas
discussões;
2)
Um
dos aspectos que conversamos em aula quanto a globalização e como ela está
presente em nosso dia-a-dia diz respeito ao nosso vocabulário. Várias
expressões estrangeiras estão tão presentes em nossa língua que nem nos damos
conta sobre sua origem. Você consegue lembrar de algumas que citamos? Faça uma
pesquisa e/ou converse sobre isso com seus familiares para saber a opinião
deles e verificar quais expressões ele usam e tem origem de línguas
estrangeiras, principalmente a língua inglesa.
3)
Feito
isso, vamos confeccionar um Dicionário de Estrangeirismo no caderno. Coloque a
data em que essa atividade foi realizada, o título bem colorido e caprichado e
comece a indicar as palavras estrangeiras encontradas em nosso vocabulário com
seu respectivo significado em ordem alfabética, conforme é um dicionário. Se
possível, fotografe e nos envie foto dessa atividade para que possamos ficar
mais próximos. Em nosso retorno, iremos retomar essa atividade em aula e
conversar sobre ela, compartilhando experiências. Quem será que vai conseguir
identificar mais palavras estrangeiras para a confecção do Dicionário? Está
lançado o desafio!
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Ø Fazer a leitura do texto “A Caridade nunca passará”.
A Caridade nunca passará
Quando
a gente está triste porque as pessoas que amamos não estão se entendendo, estão
brigando, a gente sofre e acha até que ninguém sofre no mundo como a gente. Mas
não é verdade, os problemas, as brigas, a falta de perdão acontece em todos os
lugares e época. O único capaz de vencer tudo isso é o amor.
Sabendo disso, Paulo escreveu ao povo de Corinto
estabelecendo uma igualdade entre o amor e a caridade. Os dois são a mesma
coisa. Tem gente que pensa ser a caridade apenas um gesto de boa vontade, como
dar agasalhos para alguém com frio. Paulo em sua epístola fala da caridade com
muito carinho.
“Ainda que eu
falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como
bronze que soa ou como címbalo que retine.
Mesmo que eu tivesse
o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que
tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não
sou nada.
A caridade é
paciente, é bondosa, não têm inveja, não é orgulhosa, não é arrogante, não se
alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
A caridade
jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da
ciência findará. A caridade nunca passará.”
Carta
de 1º Coríntios; cap.13
Ø Copie e Responda:
1) Para quem Paulo escreveu estabelecendo igualdade entre
amor e a caridade?
2) Volte ao texto e procure cinco qualidades de caridade e
escreva-as.
3) O que você entende por “A caridade nunca passará”
4) Qual a sua relação com Deus?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Mantenha seu corpo em movimento: A prática de atividades físicas é fundamental para melhoria da qualidade de vida, portanto convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar! Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo.
Ø Após realizar essa prática de atividade física, responda:
a) Qual foi sua maior facilidade?
b) Onde você encontrou maior dificuldade? Por quê?
Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!
“Todos nós temos sonhos. Mas para transformá-los em realidade,
é preciso ter uma quantidade imensa de
determinação, dedicação e esforço.”
Jesse Owens, corredor e atleta do salto em distância.
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Copie e responda
as questões abaixo:
1. O que é matéria? Cite dez
exemplos.
2. A matéria pode mudar de um
estado físico para outro. Qual é o fator responsável por isso?
3. Indique nas figuras abaixo
os estados físicos da matéria:
4. A água representada nas
figuras acima pode mudar seu estado físico. Explique cada uma dessas mudanças
de estado físico.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
1ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Vamos relembrar?
Principais características do Surrealismo
O surrealismo propõe a
valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa
perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o
que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.
Os artistas surrealistas tinham
como objetivo usar o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a
criação de imagens fantásticas.
Dentre os principais artistas
estão: Salvador Dalí e Frida Kahlo
·
Agora é
com você querido artista...
Tendo como base as
características desta vanguarda, elabore uma ilustração bem criativa representando
um sonho divertido que já teve. Não esqueça de dar um título ao seu trabalho.
Bom trabalho!
Saudades!