9º ano- Turma 191

1ª SEMANA: DE 23 A 29/04/20


MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.


Ø  Caso tenha acesso à internet assistir ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7gK3-QG363o

REVISÃO DE NÚMEROS INTEIROS E REGRA DE TRÊS SIMPLES!

1)                Em cada caso, escreva o número inteiro (positivo ou negativo) correspondente.
a)        Uma temperatura de 4° C abaixo de zero.
b)       Uma altitude de 120 metros.

2)                Suponha que a figura seguinte represente uma rodovia ligando várias cidades de um mesmo estado e cada intervalo seja uma unidade para medir distâncias.




a)        Da cidade A;
b)       Da cidade B;
c)        Da cidade C;
d)       Da cidade D;
e)        Da cidade E;

3)                De acordo com a atividade anterior, se cada intervalo corresponde a 100 km, dê a posição das cidades B e C em relação à capital.

4)                Ainda de acordo com a atividade 1 e considerando que cada intervalo corresponde a 100 km, determine a distância entre as cidades:
a)        A e C;
b)       A e D;
c)        B e A;
d)       E e B;
e)        B e D;
f)        E e A;
Bons estudos!
Tudo vai ficar bem!
Abraços, professora Cristiane Maria Zwirtes.




LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø  Roteiro:
- Ler e interpretar o poema “Lembranças do mundo antigo”;
- copiar o poema no caderno;
- copiar e responder as atividades expondo sua opinião sobre o assunto (respostas bem elaboradas).

Lembranças do mundo antigo
Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes,
outros elementos eram azuis, róseos, alaranjados,
o guarda-civil sorria, passavam bicicletas,

a menina pisou a relva para pegar um pássaro,
o mundo inteiro, a Alemanha, a China, tudo era
tranquilo em redor de Clara.

As crianças olhavam para o céu: não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos. Não havia perigo.
Os perigos que Clara temia eram a gripe, o calor, os insetos.
Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
nem sempre podia usar vestido novo. Mas passeava
no jardim, pela manhã!!!
Havia jardins, havia manhãs naquele tempo!!!
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
                                                                                         In: Sentimento do Mundo, 1940 e
                                                           ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia Completa.
                                                                                             São Paulo: Nova Aguilar, 2002.

ATIVIDADES:
1.      De acordo com o poema, como era o mundo em que Clara vivia?

2.      O que podemos interpretar da passagem “Mas passeava no jardim pela manhã”? 

3. A partir da descrição, no poema, de um mundo que ficou apenas na lembrança, como podemos caracterizar o “novo” mundo marcado por diferentes transformações? 





INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

O circo desde os tempos mais antigos traz diversão e alegria para as pessoas.
Copiar, fazer a leitura do texto e após responder as questões de interpretação.
               
                                                                      The Circus
   
     Welcome to the Lions Circus!
      I am Johnson, the magician.
     Good evening, ladies and gentlemen!
     This  Jessica, the trapezist.
     This is Peter. He is a clown.
     Look at the animals: The lion, the monkey, the elephant and the bird.
     They are all circus performers.
     Good evening and thank you.
     Have a good show!

 1.  Answer (responda):

a) The “Lions Circus” show is:
(   ) in the afternoon   (   ) in the morning      (   ) in the evening
b) Is the trapezist a man or a woman?
c) Who is the trapezist?
d) What is the name of the magician?
e) What is the name of the clown?
f)Quais animais fazem parte do espetáculo?
g) Ladies and gentlemen significa:
(   ) senhoras e senhores      (   ) moças e rapazes
h) A tradução correta para a frase: “Welcome to the Lions Circus!” é:
(   ) Prazer em tê-los no Lions Circus     (   ) Bem- vindos ao Lions Circus
j) A tradução para a frase: “They are all circus performers” é:
(   ) Todos eles são artistas de circo   (   ) Todos eles fazem parte do circo

2.      Faça o desenho do Lions Circus ( como você imagina ser ele) ou utilize materiais que você tem em casa para representá-lo de forma lúdica.




HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø  Leia o texto abaixo e responda as questões:

Os sambas cariocas
O vice de Hermes da Fonseca, Venceslau Brás, elegeu-se presidente em 1914, com 500 mil votos a mais que seu opositor. O problema de Venceslau não era o número de votos, mas uma ferida na perna que nenhum médico dava jeito. Resolveu então buscar a ajuda dos famosos orixás da baiana Ciata – e não é que ele ficou curado? E foi justamente na casa de Tia Ciata, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, que surgiu o lendário samba Pelo telefone, de Donga e Mauro de Almeida. O samba foi gravado em 1917 e carregava a influência do maxixe. Ao ouvir o registro da época, percebemos a ausência dos instrumentos de percussão, surdo, cuíca, tamborim, característico do samba urbano carioca:
“O chefe da folia
Pelo telefone manda me avisar
Que com alegria
Não se questione para se brincar”
Que me tem amor
Eu posso me regenerar”

É bom lembrar que Pelo Telefone não fez sucesso no rádio por um motivo muito simples: ele ainda não existia em terras tupiniquins. A transmissão radiofônica só tem início em 1922, no discurso de abertura das comemorações do Centenário da Independência, proferido pelo presidente Epitácio Pessoa. Em breve, as emissoras de rádio virariam a maior febre, com música popular, novelas, programas humorísticos – e como ótimos porta-vozes de projetos políticos. Quem aproveitou as “ondas” do rádio, nas vozes de cantores como Francisco Alves e Mário Reis, foi a geração que no fim dos anos 1920 fundou as primeiras escolas de samba do Rio de janeiro: Ismael Silva, da Deixa Falar, no Bairro do Estácio, Cartola, da Estação Primeira de Mangueira e Paulo da Portela, da escola de Oswaldo Cruz, Portela.
Após 1930, o samba ganha outra forma com os instrumentos de percussão. Ao ouvir a composição que é o marco dessa época, Se Você Jurar, de Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves, é nítida a diferença entre a música do trio e Pelo Telefone:
“Se você jurar
Que me tem amor
Eu posso me regenerar”
O “Rei da Fuzarca” e o adeus à Primeira República
O último presidente da Primeira República, Washington Luís, tinha um estilo diferente dos outros ocupantes do Catete: era boêmio, divertido, entoava marchinhas de carnaval e gostava de futebol. Era conhecido como o “Rei da Fuzarca”. Mas no Carnaval de 1929, o Rei da Fuzarca não foi “atrás do Cordão do Bola Preta”, famoso bloco carnavalesco carioca. O país sofria com a quebra da Bolsa de Nova York. A dureza era geral. O efeito foi imediato: menos “roupa” para os brasileiros. Um ano depois da Grande Depressão, o compositor Noel Rosa grava seu primeiro sucesso, Com Que Roupa? Uma alusão ao momento econômico do País:
“Pois esta vida não está sopa.
E eu pergunto: com que roupa?
Com que roupa eu vou
Pro samba que você me convidou?”
E, afinal, na última eleição da Primeira República, quem usaria a faixa presidencial? O paulista Júlio Prestes ou Getúlio Vargas, representando a Aliança Liberal (os Estados de Minas, Paraíba e Rio Grande do Sul)? E você pensa que o compositor Sinhô, o principal nome da primeira geração do samba, ficou de fora dessa disputa? Antes mesmo de saírem os números oficiais confirmando a vitória de Júlio Prestes, cantava-se nas ruas a marchinha Seu Julinho, do compositor:
“Eu ouço falar
Que para o nosso bem,
Jesus já designou
Que seu Julinho é que vem”
Mas se a letra contava com a vitória de Júlio Prestes (e ela realmente aconteceu) o autor nunca poderia imaginar que o país viraria de cabeça para baixo. O assassinato de João Pessoa (governador da Paraíba e candidato derrotado à Vice-Presidência na chapa de Getúlio Vargas) fez o time da Aliança Liberal tratar a questão com força bruta. “O barbado foi-se”, marchinha embolada de G. Ladeira e Doutor Boato (pseudônimo criado pelo compositor Lamartine Babo), enfatizava a deposição do presidente Washington Luís. Era o adeus a Primeira República:
“A Paraíba,
Terra santa, terra boa,
Finalmente está vingada,
Salve o grande João Pessoa.
Doutor Barbado
Foi-se embora,
Deu o fora,
Não volta mais!”

Com base no texto e nas anotações que você tem em seu caderno e textos auxiliares, copie as questões no seu caderno e responda:

1)      Em que ano foi proclamada a República no Brasil?

2)      O texto faz uma rápida passagem da música junto a alguns presidentes do país no início do século XX. Que ponto(s) em comum você encontra entre a política e a música antes do fim da República Velha?

3)      Em que ano ocorreu a primeira transmissão radiofônica no Brasil?

4)      Quem era o presidente da República quando se comemorou os cem anos da Independência?





GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)      Leia em seu caderno as informações que analisamos em aula sobre o processo de globalização e seus desdobramentos para relembrar o conteúdo e nossas discussões;

2)      Um dos aspectos que conversamos em aula quanto a globalização e como ela está presente em nosso dia-a-dia diz respeito ao nosso vocabulário. Várias expressões estrangeiras estão tão presentes em nossa língua que nem nos damos conta sobre sua origem. Você consegue lembrar de algumas que citamos? Faça uma pesquisa e/ou converse sobre isso com seus familiares para saber a opinião deles e verificar quais expressões ele usam e tem origem de línguas estrangeiras, principalmente a língua inglesa.

3)      Feito isso, vamos confeccionar um Dicionário de Estrangeirismo no caderno. Coloque a data em que essa atividade foi realizada, o título bem colorido e caprichado e comece a indicar as palavras estrangeiras encontradas em nosso vocabulário com seu respectivo significado em ordem alfabética, conforme é um dicionário. Se possível, fotografe e nos envie foto dessa atividade para que possamos ficar mais próximos. Em nosso retorno, iremos retomar essa atividade em aula e conversar sobre ela, compartilhando experiências. Quem será que vai conseguir identificar mais palavras estrangeiras para a confecção do Dicionário? Está lançado o desafio!



ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Ø  Fazer a leitura do texto “A Caridade nunca passará”. 

                                                     A Caridade nunca passará
         Quando a gente está triste porque as pessoas que amamos não estão se entendendo, estão brigando, a gente sofre e acha até que ninguém sofre no mundo como a gente. Mas não é verdade, os problemas, as brigas, a falta de perdão acontece em todos os lugares e época. O único capaz de vencer tudo isso é o amor.
       Sabendo disso, Paulo escreveu ao povo de Corinto estabelecendo uma igualdade entre o amor e a caridade. Os dois são a mesma coisa. Tem gente que pensa ser a caridade apenas um gesto de boa vontade, como dar agasalhos para alguém com frio. Paulo em sua epístola fala da caridade com muito carinho.
     “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como bronze que soa ou como címbalo que retine.
     Mesmo que eu tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.
    A caridade é paciente, é bondosa, não têm inveja, não é orgulhosa, não é arrogante, não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
    A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A caridade nunca passará.”
                                                                                                        Carta de 1º Coríntios; cap.13

Ø  Copie e Responda:

1)      Para quem Paulo escreveu estabelecendo igualdade entre amor e a caridade?
2)      Volte ao texto e procure cinco qualidades de caridade e escreva-as.
3)      O que você entende por “A caridade nunca passará”
4)      Qual a sua relação com Deus?




EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Mantenha seu corpo em movimento: A prática de atividades físicas é fundamental para melhoria da qualidade de vida, portanto convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar! Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo.




Ø  Após realizar essa prática de atividade física, responda:
a)      Qual foi sua maior facilidade?

b)      Onde você encontrou maior dificuldade? Por quê?

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!

“Todos nós temos sonhos. Mas para transformá-los em realidade,
é preciso ter uma quantidade imensa de
 determinação, dedicação e esforço.”
 Jesse Owens, corredor e atleta do salto em distância.





CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Copie e responda as questões abaixo:

1. O que é matéria? Cite dez exemplos.

2. A matéria pode mudar de um estado físico para outro. Qual é o fator responsável por isso?

3. Indique nas figuras abaixo os estados físicos da matéria:







4. A água representada nas figuras acima pode mudar seu estado físico. Explique cada uma dessas mudanças de estado físico.





ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
1ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Vamos relembrar?
Principais características do Surrealismo
O surrealismo propõe a valorização da fantasia, da loucura e a utilização da reação automática. Nessa perspectiva, o artista deve deixar-se levar pelo impulso, registrando tudo o que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica.
Os artistas surrealistas tinham como objetivo usar o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas.
Dentre os principais artistas estão: Salvador Dalí e Frida Kahlo
·         Agora é com você querido artista...
Tendo como base as características desta vanguarda, elabore uma ilustração bem criativa representando um sonho divertido que já teve. Não esqueça de dar um título ao seu trabalho.
Bom trabalho!
Saudades!