11ª SEMANA: DE 02 A 08/07/20
TURMA-112 PROFESSORA- AMANDA
NO CADERNO:
FAZER A DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO,
PREENCHER OS DADOS: COMO ESTÁ O DIA, DATA E O TEMPO).
ARARICÁ, ___ DE _______________ DE 2020.
HOJE É:________________
MEU NOME É:______________
O DIA ESTÁ: ________________
EMEF MARTIM RASCHKE.
1-ATIVIDADE: ASSISTA A HISTÓRIA COM SUA
FAMÍLIA. HISTÓRIA “A CESTA DE DONA MARICOTA” NO LINK ABAIXO.
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COMO ATIVIDADE, A
FAMÍLIA DEVERÁ TER UM MOMENTO DE CONVERSA SOBRE OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS E A SUA
IMPORTÂNCIA PARA QUE TENHAMOS UMA BOA SAÚDE. PODERÃO FALAR TAMBÉM SOBRE OS NÃO
SAUDÁVEIS E O QUANTO ELES FAZEM MAL. A FAMÍLIA PODERÁ AINDA CONVERSAR SOBRE A
IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAR CADA ALIMENTO E TAMBÉM AS MÃOS ANTES DE QUALQUER
REFEIÇÃO. NOSSA SAÚDE DEPENDE DE VÁRIOS CUIDADOS E, COM CERTEZA, A ALIMENTAÇÃO
E A HIGIENE SÃO UNS DOS MAIS IMPORTANTES. POR FIM, A FAMÍLIA DEVERÁ CONVERSAR
SOBRE MUDANÇAS DE HÁBITOS ALIMENTARES, FAZENDO COMBINAÇÕES PARA QUE PASSEM A
COMER MAIS DOS ÍTENS QUE A DONA MARICOTA COMPROU E MENOS GULOSEIMAS. AQUELES
QUE PUDEREM, PODERÃO REGISTRAR AS MUDANÇAS E AS COISAS SAUDÁVEIS QUE IRÃO COMER
E POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA E OS QUE NÃO PUDEREM POSTAR, PODERÃO FAZER ESSE
REGISTRO NO CADERNO COM UM DESENHO.
2-ATIVIDADE: OS
ALUNOS DEVERÃO COPIAR NO CADERNO A MUSIQUINHA ABAIXO E FAZER UM DESENHO BEM
BONITO E COLORIDO DO SAPO. COM A AJUDA DA FAMÍLIA, DEVERÃO FAZER A LEITURA DA
MÚSICA, PRESTANDO BASTANTE ATENÇÃO E CONVERSANDO SOBRE CADA PALAVRA.
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DEPOIS, A FAMÍLIA DEVERÁ SE REUNIR PARA
CANTAR A MÚSICA (O RITMO É O MESMO DA MÚSICA “O SAPO NÃO LAVA O PÉ”).
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POR FIM, A FAMÍLIA DEVERÁ TER UMA
CONVERSA, DISCUTINDO AS RAZÕES PELAS
QUAIS OS HÁBITOS DE HIGIENE DO CORPO SÃO TÃO NECESSÁRIOS PARA A MANUTENÇÃO DA
NOSSA SAÚDE. A FAMÍLIA DEVERÁ LISTAR COM O ALUNO TODOS OS TIPOS DE HIGIENE QUE
DEVEMOS FAZER, FALAR SOBRE SUA IMPORTÂNCIA, RELACIONAR ESSES HÁBITOS À SAÚDE E
RETOMAR A MANEIRA CORRETA DE REALIZAR CADA HÁBITO, DEMONSTRANDO EM FORMA LÚDICA.
3-ATIVIDADE: A FAMÍLIA DEVERÁ
CONVERSAR SOBRE SUA ROTINA DIÁRIA E SOBRE COMO SÃO OS CUIDADOS QUE TEM COM A
SAÚDE AO LONGO DE TODO O DIA. DEPOIS DE PENSAR, OBSERVAR E MONTAR UMA ROTINA
MENTAL, DEVERÃO PASSÁ-LA PARA O CADERNO, COLOCANDO TODOS OS ACONTECIMENTOS EM
SEQUÊNCIA, DESDE A HORA EM QUE SE LEVANTAM ATÉ A HORA DE DORMIR. SE POSSÍVEL,
COLOCAR OS HORÁRIOS APROXIMADOS DE CADA ATIVIDADE.
4-ATIVIDADE: SABEMOS QUE, PARA TERMOS UMA BOA
SAÚDE, PRECISAMOS TER MUITOS CUIDADOS, COMO MANTER HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL,
CUIDAR DA HIGIENE DA CASA E DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, TER UMA BOA ALIMENTAÇÃO,
PRATICAR ESPORTES E ATIVIDADES DE LAZER, TOMAR CUIDADO AO TOSSIR E ESPIRRAR
PERTO DAS PESSOAS, QUANDO DOENTE EVITAR COMPARTILHAR OBJETOS E EVITAR FICAR
MUITO PERTO, ENFIM, SÃO MUITOS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA GARANTIR A
NOSSA SAÚDE E TAMBÉM DAS PESSOAS A NOSSA VOLTA. PENSANDO NISSO, OS ALUNOS JUNTO
COM SUAS FAMÍLIAS, DEVERÃO FAZER UMA LISTA NO CADERNO CITANDO QUAIS SÃO OS SEUS
PAPÉIS E SUAS RESPONSABILIDADES NOS CUIDADOS DA SUA SAÚDE, DA SUA FAMÍLIA E DA
COMUNIDADE EM GERAL. DEPOIS DO RELATO DA FAMÍLIA, OS ALUNOS DEVERÃO FAZER UM
DESENHO EXPRESSANDO ESSA CONVERSA.
5-ATIVIDADE: CADA FAMÍLIA TEM SUA RELIGIÃO E SUAS CRENÇAS, NÃO
IMPORTAM QUAIS SEJAM, MAS SIM O CORAÇÃO DE CADA UM. A FAMÍLIA DEVERÁ ESCOLHER
UM MOMENTO, SE REUNIR (AQUELES QUE MORAM JUNTOS APENAS) E JUNTOS FAZEREM UMA
ORAÇÃO PELA SUA SAÚDE E PELA SAÚDE DE FAMILIARES, AMIGOS, CONHECIDOS E ATÉ
DESCONHECIDOS. DEVERÁ SER UM MOMENTO DE REFLEXÃO, FÉ E ESPERANÇA, ONDE A
FAMÍLIA IRÁ TIRAR UM TEMPO PARA FICAR JUNTA E ORAR DA SUA MANEIRA. SE
PREFERIREM NÃO FAZER A ORAÇÃO, PODERÃO FAZER UMA CONVERSA SOBRE O ASSUNTO,
SOBRE SEUS PENSAMENTOS, ENFIM, UTILIZAR ESSE MOMENTO EM FAMÍLIA. NÃO É PRECISO
FAZER REGISTRO.
PROFESSOR-DANIEL
6-ATIVIDADE: ESSA ATIVIDADE CONTRIBUI PARA A QUEIMA DE
CALORIAS, ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DE MÚSCULOS E OSSOS, MELHORA A DIGESTÃO
DE ALIMENTOS, FAVORECE O AUMENTO DE FORÇA, RESISTÊNCIA E EQUILÍBRIO, AJUDAM NA
COORDENAÇÃO DO CORPO, A DORMIR MELHOR, ALÉM DE DESENVOLVER O RITMO, O RACIOCÍNIO
LÓGICO, A SOCIALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE, MELHORANDO OS NÍVEIS DE SAÚDE DAS
CRIANÇAS.
EM UM ESPAÇO QUE TENHA O CHÃO
LIMPO, ESTIMULAR QUE O ALUNO ENGATINHE, ROLE, RASTEJE., ANDE DE JOELHOS, ANDE
PARA TRÁS E PARA FRENTE, CORRAM LIVREMENTE E, AO SINAL DO ADULTO, COLOQUE AS
MÃOS AS ÁREAS DO CORPO POR ELES INDICADAS. POR EXEMPLO: COLOQUEM A MÃO NA
CINTURA, NA CABEÇA, NO PÉ, NO BRAÇO ETC. DEPOIS, ANDAR LIVREMENTE E, AO SINAL
DO ADULTO, SALTAR PARA FRENTE, SALTAR PARA TRÁS, GIRAR PARA UM LADO E PARA O
OUTRO, CORRER PARA O LADO ESQUERDO E PARA O LADO DIREITO. NO FINAL DA
ATIVIDADE, CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CADA PARTE DO CORPO
PARA A NOSSA MOVIMENTAÇÃO NO DIA-A-DIA.
7-ATIVIDADE: EDUCAÇÃO FÍSICA – Prof.ª FRANCIELE E. M.
S.
LINKS
OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES: