1°ano-Turma 112- Profª Amanda

11ª SEMANA: DE 02 A 08/07/20


TURMA-112            PROFESSORA- AMANDA


NO CADERNO:
FAZER A DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS: COMO ESTÁ O DIA, DATA E O TEMPO).
ARARICÁ, ___ DE _______________ DE 2020.
HOJE É:________________
MEU NOME É:______________
O DIA ESTÁ: ________________
EMEF MARTIM RASCHKE.

1-ATIVIDADE: ASSISTA A HISTÓRIA COM SUA FAMÍLIA. HISTÓRIA A CESTA DE DONA MARICOTA” NO LINK ABAIXO.



·         COMO ATIVIDADE, A FAMÍLIA DEVERÁ TER UM MOMENTO DE CONVERSA SOBRE OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS E A SUA IMPORTÂNCIA PARA QUE TENHAMOS UMA BOA SAÚDE. PODERÃO FALAR TAMBÉM SOBRE OS NÃO SAUDÁVEIS E O QUANTO ELES FAZEM MAL. A FAMÍLIA PODERÁ AINDA CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE HIGIENIZAR CADA ALIMENTO E TAMBÉM AS MÃOS ANTES DE QUALQUER REFEIÇÃO. NOSSA SAÚDE DEPENDE DE VÁRIOS CUIDADOS E, COM CERTEZA, A ALIMENTAÇÃO E A HIGIENE SÃO UNS DOS MAIS IMPORTANTES. POR FIM, A FAMÍLIA DEVERÁ CONVERSAR SOBRE MUDANÇAS DE HÁBITOS ALIMENTARES, FAZENDO COMBINAÇÕES PARA QUE PASSEM A COMER MAIS DOS ÍTENS QUE A DONA MARICOTA COMPROU E MENOS GULOSEIMAS. AQUELES QUE PUDEREM, PODERÃO REGISTRAR AS MUDANÇAS E AS COISAS SAUDÁVEIS QUE IRÃO COMER E POSTAR NO FACEBOOK DA ESCOLA E OS QUE NÃO PUDEREM POSTAR, PODERÃO FAZER ESSE REGISTRO NO CADERNO COM UM DESENHO.

2-ATIVIDADE: OS ALUNOS DEVERÃO COPIAR NO CADERNO A MUSIQUINHA ABAIXO E FAZER UM DESENHO BEM BONITO E COLORIDO DO SAPO. COM A AJUDA DA FAMÍLIA, DEVERÃO FAZER A LEITURA DA MÚSICA, PRESTANDO BASTANTE ATENÇÃO E CONVERSANDO SOBRE CADA PALAVRA.


·         DEPOIS, A FAMÍLIA DEVERÁ SE REUNIR PARA CANTAR A MÚSICA (O RITMO É O MESMO DA MÚSICA “O SAPO NÃO LAVA O PÉ”).


·         POR FIM, A FAMÍLIA DEVERÁ TER UMA CONVERSA, DISCUTINDO AS RAZÕES PELAS QUAIS OS HÁBITOS DE HIGIENE DO CORPO SÃO TÃO NECESSÁRIOS PARA A MANUTENÇÃO DA NOSSA SAÚDE. A FAMÍLIA DEVERÁ LISTAR COM O ALUNO TODOS OS TIPOS DE HIGIENE QUE DEVEMOS FAZER, FALAR SOBRE SUA IMPORTÂNCIA, RELACIONAR ESSES HÁBITOS À SAÚDE E RETOMAR A MANEIRA CORRETA DE REALIZAR CADA HÁBITO, DEMONSTRANDO EM FORMA LÚDICA.
         
3-ATIVIDADE: A FAMÍLIA DEVERÁ CONVERSAR SOBRE SUA ROTINA DIÁRIA E SOBRE COMO SÃO OS CUIDADOS QUE TEM COM A SAÚDE AO LONGO DE TODO O DIA. DEPOIS DE PENSAR, OBSERVAR E MONTAR UMA ROTINA MENTAL, DEVERÃO PASSÁ-LA PARA O CADERNO, COLOCANDO TODOS OS ACONTECIMENTOS EM SEQUÊNCIA, DESDE A HORA EM QUE SE LEVANTAM ATÉ A HORA DE DORMIR. SE POSSÍVEL, COLOCAR OS HORÁRIOS APROXIMADOS DE CADA ATIVIDADE.

4-ATIVIDADE: SABEMOS QUE, PARA TERMOS UMA BOA SAÚDE, PRECISAMOS TER MUITOS CUIDADOS, COMO MANTER HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL, CUIDAR DA HIGIENE DA CASA E DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, TER UMA BOA ALIMENTAÇÃO, PRATICAR ESPORTES E ATIVIDADES DE LAZER, TOMAR CUIDADO AO TOSSIR E ESPIRRAR PERTO DAS PESSOAS, QUANDO DOENTE EVITAR COMPARTILHAR OBJETOS E EVITAR FICAR MUITO PERTO, ENFIM, SÃO MUITOS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER PARA GARANTIR A NOSSA SAÚDE E TAMBÉM DAS PESSOAS A NOSSA VOLTA. PENSANDO NISSO, OS ALUNOS JUNTO COM SUAS FAMÍLIAS, DEVERÃO FAZER UMA LISTA NO CADERNO CITANDO QUAIS SÃO OS SEUS PAPÉIS E SUAS RESPONSABILIDADES NOS CUIDADOS DA SUA SAÚDE, DA SUA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE EM GERAL. DEPOIS DO RELATO DA FAMÍLIA, OS ALUNOS DEVERÃO FAZER UM DESENHO EXPRESSANDO ESSA CONVERSA.

5-ATIVIDADE: CADA FAMÍLIA TEM SUA RELIGIÃO E SUAS CRENÇAS, NÃO IMPORTAM QUAIS SEJAM, MAS SIM O CORAÇÃO DE CADA UM. A FAMÍLIA DEVERÁ ESCOLHER UM MOMENTO, SE REUNIR (AQUELES QUE MORAM JUNTOS APENAS) E JUNTOS FAZEREM UMA ORAÇÃO PELA SUA SAÚDE E PELA SAÚDE DE FAMILIARES, AMIGOS, CONHECIDOS E ATÉ DESCONHECIDOS. DEVERÁ SER UM MOMENTO DE REFLEXÃO, FÉ E ESPERANÇA, ONDE A FAMÍLIA IRÁ TIRAR UM TEMPO PARA FICAR JUNTA E ORAR DA SUA MANEIRA. SE PREFERIREM NÃO FAZER A ORAÇÃO, PODERÃO FAZER UMA CONVERSA SOBRE O ASSUNTO, SOBRE SEUS PENSAMENTOS, ENFIM, UTILIZAR ESSE MOMENTO EM FAMÍLIA. NÃO É PRECISO FAZER REGISTRO.
PROFESSOR-DANIEL

6-ATIVIDADE: ESSA ATIVIDADE CONTRIBUI PARA A QUEIMA DE CALORIAS, ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DE MÚSCULOS E OSSOS, MELHORA A DIGESTÃO DE ALIMENTOS, FAVORECE O AUMENTO DE FORÇA, RESISTÊNCIA E EQUILÍBRIO, AJUDAM NA COORDENAÇÃO DO CORPO, A DORMIR MELHOR, ALÉM DE DESENVOLVER O RITMO, O RACIOCÍNIO LÓGICO, A SOCIALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE, MELHORANDO OS NÍVEIS DE SAÚDE DAS CRIANÇAS.
     
EM UM ESPAÇO QUE TENHA O CHÃO LIMPO, ESTIMULAR QUE O ALUNO ENGATINHE, ROLE, RASTEJE., ANDE DE JOELHOS, ANDE PARA TRÁS E PARA FRENTE, CORRAM LIVREMENTE E, AO SINAL DO ADULTO, COLOQUE AS MÃOS AS ÁREAS DO CORPO POR ELES INDICADAS. POR EXEMPLO: COLOQUEM A MÃO NA CINTURA, NA CABEÇA, NO PÉ, NO BRAÇO ETC. DEPOIS, ANDAR LIVREMENTE E, AO SINAL DO ADULTO, SALTAR PARA FRENTE, SALTAR PARA TRÁS, GIRAR PARA UM LADO E PARA O OUTRO, CORRER PARA O LADO ESQUERDO E PARA O LADO DIREITO. NO FINAL DA ATIVIDADE, CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CADA PARTE DO CORPO PARA A NOSSA MOVIMENTAÇÃO NO DIA-A-DIA.

7-ATIVIDADE: EDUCAÇÃO FÍSICA – Prof.ª FRANCIELE E. M. S.

LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES: