8°ano-Turma 182


11ª SEMANA: DE 02 A 08/07/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
11ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia, copie e desenvolva a atividade abaixo:
Considera-se a existência de 32.989 indígenas no Rio Grande do Sul, segundo o último censo realizado pelo IBGE em 2010. Estado com 29 áreas demarcadas em 41 municípios e ocupadas entre as etnias Guarani, Kaingang e Charrua. Sabemos que a extensão territorial do nosso Estado é de 281.748 km2. Calcule a densidade demográfica média da população indígena no Rio Grande do Sul.
Observação: Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área.



LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
11ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia, compreenda, e copie a história e as atividades:

Irapuru – o canto que encanta
Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deram-lhe, então, o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.
Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.
Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local.
Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar paz, pediu ajuda ao Deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.
O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
Autor: Waldemar de Andrade e Silva

ATIVIDADES:
1 – O texto lido é do gênero:
a) fábula
b) conto
c) lenda
d) romance

2 – A finalidade do texto é:
a) narrar o romance entre Catuboré e Mainá.
b) informar sobre os perigos da vida na floresta.
c) orientar para o funcionamento da flauta.
d) explicar o surgimento do pássaro “irapuru”.

3 – No segmento “Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda.”, o verbo sublinhado exprime um fato que:
a) que poderia acontecer.
b) está acontecendo.
c) que já aconteceu.
d) está em realização no passado.

4 – No trecho “[…] por tocar flauta maravilhosamente bem.”, a palavra destacada indica a ideia de:
a) modo
b) tempo
c) afetividade
d) lugar


INGLÊS
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11ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e reflita:
(não é necessário copiar o texto)

Um fato importante que aconteceu em uma das aldeias indígenas da Amazônia: a criação de um “game”, desenvolvido para solucionar um grande problema da aldeia que foi a falta de energia solar, fato ocorrido em 2019.
 Durante uma experiência de campo, um antropólogo brasileiro ficou comovido com a situação da maioria das aldeias Kaxinawá, na Amazônia, pelo fato da maioria de seus habitantes não possuírem energia solar. Objetos como computadores, câmeras fotográficas e celulares ainda são raros por lá. Existem cerca de 32 aldeias nessa região e o governo disponibilizou a internet para somente algumas dessas aldeias. O antropólogo Guilherme Pinho Meneses, aproximou-se do povo Huni Kuin e juntos construíram alianças para formar um “game” narrado no idioma “hatxã kui” e legendado em português, inglês, espanhol e na língua nativa desse povo. No game são retratadas cinco histórias antigas, nas quais o jogador encarna um jovem indígena que deve desbravar a floresta e enfrentar desafios para atingir objetivos. O jogo está disponível gratuitamente para download e foi criado para PC. Como os “Huni Kuin” foram coautores do jogo, foi reservada uma parte do dinheiro disponível da criação do game para a necessidade da aldeia: ter acesso à energia solar. Assim foram feitas a manutenção e instalação de sistemas de energia solar em nove aldeias, iluminando cerca de 100 casas, criando pequenos pontos de cultura e restaurando alguns já existentes na região.
Versão do game: “Para ser uma pessoa verdadeira você tem que aprender os conhecimentos do Yuxibu(os espíritos encantados). Eu posso te guiar para histórias nas quais esses conhecimentos estão guardados”. Assim o Pajé dá início ao Huni Kuin: Os caminhos da jibóia, um game brasileiro que coloca o jogador em contato com as lendas e memórias do povo indígena Kaxinawá, maior população nativa do Estado do Acre.

2º.      Copie e responda em seu caderno:
Baseado no texto sobre o jogo “Huni Kuin: Os caminhos da jibóia”, responda:
1)        Comente o que achou da ideia do antropólogo para ajudar essa tribo indígena.
2)        Se a turma fosse produzir um game você teria um tema para sugestão? Relate sobre.
3)        Qual a importância do jogo ser legendado em diferentes línguas, inclusive o inglês?
4)        Se conseguir, conheça o game e faça comentários sobre o que chamou sua atenção. Pode fazer pesquisa pelo nome “Huni Kuin: Os caminhos da jibóia” para conhecê-lo.


HISTÓRIA
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11ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia com atenção o texto abaixo.
(Não é necessário copiar o texto)

Nessa semana o nosso tema será a cultura indígena. As contribuições indígenas para a cultura brasileira são imensas. Alimentação, música, vocabulário, entre outras tantas. Nisso incluímos a medicina! Muitos remédios utilizados por nós, desde os tempos de nossos avós, vem através do conhecimento que o indígena tem das matas. Entre eles essa medicina era transmitida de geração em geração, de pai para filho.

Leia com bastante atenção a reportagem abaixo:

Medicina indígena foi mais eficaz que remédios convencionais, diz pesquisa
Por iG São Paulo
Para os índios, alívio da dor é maior com o uso do remédio da medicina tradicional indígena.
Remédios convencionais não foram tão eficazes quanto a medicina tradicional indígena para tratar dores entre os membros das tribos do Vale do Javari, no oeste do Amazonas. A afirmação faz parte da conclusão da pesquisa feita pela mestra em enfermagem Elaine Barbosa de Moraes, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do estado de São Paulo (Fapesp).
Moraes ouviu 45 índios das etnias Marubo, Canamari e Matis, dos quais 80% recorreram à medicina tradicional indígena para o tratamento da dor e 64,5% confirmaram a eficácia desse método. Entre os 87,7% que usaram a medicina convencional, tomando o chamado “remédio de branco”, 22,2% disseram que o tratamento foi eficaz.
“Fica bem evidente que, mesmo utilizando mais a medicina convencional, o alívio da dor vem mais com o uso do remédio da medicina tradicional indígena”, concluiu a pesquisadora.
Os tratamentos indígenas mais usados são os chamados “remédios do mato”, feitos com plantas e que são responsáveis pelo alívio da dor de 40% dos entrevistados. Existem ainda outras formas de tratar a dor, como, por exemplo, o uso de gordura animal, de enzimas, de banhos e de rituais de cura, conhecidos como pajelança.
Para Moraes, uma das causas da eficácia do tratamento indígena é o conhecimento deles sobre o uso de tudo que a floresta oferece. “Esse tipo de medicina é um conhecimento que tem muito a acrescentar para a saúde da nossa população e poderia, tranquilamente, ser incluída entre as terapias complementares de saúde, assim como já foram incluídas outras terapias.”
A pesquisadora destaca que o Brasil ainda carece de um bom estudo de todos esses tratamentos e de um mapeamento maior dos tratamentos da medicina indígena.
Na opinião de Elaine, se houvesse um acompanhamento melhor, com profissionais com mais conhecimento tanto da dor quanto da saúde indígena, o alívio da dor com uso da medicina convencional seria maior.
Além disso, ressalta a pesquisadora, a automedicação entre os índios também contribuiu para a baixa eficácia da medicina convencional. “Foi um resultado até inesperado. A automedicação é um grande problema de saúde no Brasil para a população não indígena, em geral. E o indígena também se automedica com 'remédio de branco', conforme nós levantamos”.
A pesquisadora considera a automedicação uma prática perigosa, por resultar, em muitos casos, no uso de remédios inadequados. “A insatisfação com o remédio convencional também pode ter um viés de origem da automedicação, e não só dos profissionais prescritores dos tratamentos ofertados.”
 O conhecimento construído em torno desses saberes está relacionado à eficácia da medicina tradicional indígena.
Questionado sobre os resultados da pesquisa, o Ministério das Saúde destaca que são vários os fatores que permeiam as questões relacionadas à eficácia de “remédios de branco” e das práticas da medicina tradicional indígena. Um dos fatores é o acesso e conhecimento construído em torno desses saberes. “A orientação é para que os profissionais de saúde atuem em diálogo permanente com os saberes indígenas.”
Segundo o ministério, a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas reconhece a eficácia da medicina tradicional indígena e estabelece sua articulação com o sistema oficial de saúde. “O Ministério da Saúde também empreende ações de educação permanente em saúde, com foco nas especificidades da saúde indígena”.

2º.      Agora, copie e responda no seu caderno:
Com base no texto, copie e responda no seu caderno:
1)        A população indígena é formada por diversas etnias. Quais são informadas no texto?
2)        O texto também comenta sobre a questão da automedicação. Você acredita que a utilização da automedicação seja correta? Justifique.
3)        Qual a diferença entre “remédio de branco” e “remédio do mato”?
4)   A pesquisa concorda que as terapias indígenas não são adequadas para tratar a saúde? Justifique.


GEOGRAFIA
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11ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto:
 (não é necessário copiar o texto)
Essa semana vamos falar sobre a cultura indígena, e para analisarmos a situação dos povos indígenas hoje é preciso entender como tudo começou aqui no continente americano.
A colonização da América pelos europeus apresentou diferenças históricas que influenciaram o desenvolvimento das colônias e podem ajudar a explicar as diferenças e as desigualdades que observamos hoje no território americano. Podemos citar dois tipos de colonização aplicadas pelos povos europeus: a colonização por povoamento e a colonização por exploração.
Assista ao vídeo produzido pela professora para entender um pouco sobre as diferenças entre esses dois tipos de colonização, disponível no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=S6VKOTKqvpY&feature=youtu.be

2º.      ATIVIDADE- Copie as questões abaixo e responda:
1) Após assistir ao vídeo sobre Modelos de Ocupação: Colonização por Povoamento X Colonização por Exploração, responda:
a) Defina os modelos de colonização apresentados no vídeo:
• Colônia de Povoamento:
• Colônia de Exploração:
b) Avalie o papel da religião na colonização da América:
c) Descreva como os indígenas são representados na obra Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles analisada no vídeo:
Ficou com dúvida? Comenta aqui no blog ou pela rede social da escola pra gente conversar!
Um abraço... Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
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11ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o parágrafo que mostra a importância da medicina indígena em nossa sociedade:

Medicina Indígena: da Magia à Cura

Atualmente, a medicina indígena é um recurso para a cura de enfermidades graves, quando foram esgotados os recursos científicos, porque lida principalmente com a fé. Assim como muitas outras medicinas alternativas. Isso tudo não quer dizer que várias das ervas usadas pelos pajés e xamãs, sejam descartadas pela medicina tradicional, pois muitas delas possuem princípios químicos ativos que, inclusive, vêm sendo objeto de pesquisa científica e que já compõem vários dos remédios que vamos procurar em farmácias.
O Estado do Acre possui mais de 200 espécies de plantas medicinais catalogadas. Os habitantes da floresta sabem utilizar toda a riqueza e as potencialidades das plantas, tanto como para preparar medicamentos caseiros quanto na fabricação de cosméticos, perfumes e essências. Esses recursos são muito utilizados pela população indígena e local desse Estado.

2º.       Atividade: copie e desenvolva no caderno:
1) Após ler e refletir sobre a importância da medicina indígena em nossa sociedade, responda:
a) A sua família costuma fazer uso de chás para amenizar algumas enfermidades dos seus familiares quando necessário?
b) Faça um parágrafo descrevendo o que você pensa sobre a medicina indígena como alternativa para a sociedade.


EDUCAÇÃO FÍSICA
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11ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto e a imagem abaixo)

No mundo todo, as artes marciais são associadas à cultura oriental. Lutadores ícones como Bruce Lee (China/EUA) e Miyamoto Musashi (Japão), além dos famosos ninjas, comprovam esta regra. Porém, no início do século XXI houve uma rápida popularização do UFC (Ultimate Fighting Championship). Assim, vários lutadores ocidentais, principalmente do Brasil, ganharam fama internacional. Exemplos desta nova fase das artes marciais são a Família Grace e os “pais do Jiu-Jitsu brasileiro”: Anderson Silva, Antônio Rodrigo Nogueira "Minotauro", entre outros campeões.
Desconhecida entre o grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de maior tradição é o Huka-huka. Este estilo de combate foi criado pelo povo indígena Bakairi e povos do Xingu, localizados no Estado do Mato Grosso. O huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas, competição esportiva criada no ano de 1996. 

A arte marcial indígena é tão eficiente que, em São Paulo, vem sendo testada na formação de Policiais Militares. Outro campo em que o huka-huka marca presença é o UFC. Um exemplo é o lutador Anderson Silva, peso médio que foi até o Xingu para aprender com os indígenas que originaram a arte marcial. Silva recebeu explicações sobre as táticas utilizadas no combate e foi introduzido à luta da forma mais tradicional possível: pintura especial no corpo, panos grossos para proteção das articulações, pele de onça na cintura e um colar feito de placas de caramujos no pescoço.
Os indígenas do Xingu revelaram ao lutador que possuem um cinturão, que fica com o último campeão entre as lutas tribais. Silva participou de uma das lutas, mas não durou nem 15 segundos na arena.

2º.      Assista ao documentário com do Lutador de MMA Anderson Silva na Aldeia:

3º.      Copie e responda as seguintes questões no caderno:
1.        Onde foi realizado o documentário?
2.        Quais são as regras da luta?
3.        Na tribo, qual é o nome do pássaro que o lutador recebe?
4.        Qual é a pintura do lutador?
5.        Após assistir o documentário, exponha sua opinião sobre ele:


CIÊNCIAS
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11ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens) 

 A natureza dos indígenas
Entre os indígenas e a natureza existe uma relação de respeito e equilíbrio. Para eles a terra é sagrada, como se fosse a “Grande Mãe”, uma dádiva, um presente divino.
A extração de bens naturais como água e plantas é entendida como necessidade e tratada com muito respeito. Da natureza só se retira o necessário para atender as necessidades da comunidade, como alimentos, medicamentos, utensílios, ferramentas e matéria prima com a qual constroem suas casas, sempre se preocupando com o futuro das gerações e evitando agressões desnecessárias. Caçam animais quando esses não estão em época de reprodução, para que a espécie não se acabe. Os indígenas não maltratam os animais e nem cortam árvores sem necessidade.
Dessa relação com a natureza, os indígenas também criaram maneiras de extrair pigmentos das folhas das plantas, de suas sementes e frutos, e da terra, para pintarem o corpo em diferentes ocasiões como rituais, para artesanatos e objetos do dia a dia, entre outras coisas. 


2º.      Assista ao vídeo da professora Tatiana, preparado com muito carinho:
  
3º.      Atividade- Copie no seu caderno a atividade proposta, não se esquecendo de registrar a data:

Tema: “Tintas Naturais”.
As tintas podem ser líquidas, viscosas, sólidas ou em pó, provenientes de diferentes fontes. Há mais de 5 mil anos nós utilizamos tintas naturais, mas foi no final de 1700, que começamos a substituir os corantes naturais por produtos químicos.
As tintas naturais são feitas com plantas, cascas, raízes, frutas, insetos, terra, entre outros. A natureza é capaz de fornecer mais de 1000 cores que podem ser usadas para tingir tecidos, couro, papel, alimentos e até maquiagens.
Entretanto, com o surgimento do corante sintético em 1856, os corantes naturais perderam espaço. Desde então, milhares de cores são criadas dentro de laboratórios para serem usadas em todas as áreas.
Para produzir a sua própria tinta natural é simples.

Abaixo, exemplos de algumas técnicas para fazer tintas naturais:
Exemplo 1: Mistura com Cola branca.
Em um recipiente, coloque em torno de 25 ml de cola branca e a mesma medida de água, adicione uma colher de sopa do ingrediente natural da cor que deseja (pó de café, erva mate, terra, etc.). Misture tudo com a colher e coloque em um potinho para uso.
Para visualizar este processo, você pode acessar o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=5wXb7yW87Qg

Exemplo 2: Fricção
Friccionar, espremer ou apertar o talo, a casca, a raiz, pétala ou outra parte de qualquer planta sobre uma folha de papel.

Exemplo 3: Maceração
Pegue algumas folhas verdes, pique-as, coloque-as em uma tigela e soque bem. Misture um pouco de álcool e continue socando até que a mistura fique bem verde. Após coe a mistura, usando um coador de papel.

4º.      Atividade prática:
- Utilizar a tinta natural preparada por você para pintar o desenho que você irá criar.
- Você deverá representar um ou mais elementos/objetos utilizados pelos índios, por exemplo (oca, cocar de pena, vasos, arco e flecha ou representar uma atividade como a caça, coleta, a relação dos índios com a natureza).
- O desenho deverá ser feito em uma folha de ofício/desenho branca com margem de 2 cm. Não se esqueça dos seus dados de identificação.
- Se possível, faça uma foto da atividade e publique no Facebook, marcando a escola. Adoraremos acompanhar sua atividade!


ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
11ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia e copie o texto abaixo:
(não é necessário copiar as imagens, apenas observá-las)

ARTE INDÍGENA BRASILEIRA
A arte indígena está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país, que é resultado da miscigenação de vários grupos, dentre eles os povos indígenas - os primeiros habitantes do território nacional.
Nas expressões artísticas, as influências da cultura indígena são enormes, já que muitos povos usavam da arte em diferentes rituais, sempre com muito simbolismo envolvido.
Desta forma, cerâmica, máscaras, pintura corporal, cestaria e plumagem resultam em uma arte tradicional compartilhada: a arte indígena.
A pintura corporal, feita normalmente com tinta vinda de plantas e frutos (como o jenipapo e o urucum) tinha finalidade de retratar sentimentos e momentos específicos nos rituais realizados.
Observe algumas imagens:


2º.      Atividade prática- Leia e desenvolva a atividade:
Em uma folha de desenho, escreva o seu nome, data, turma, disciplina, professora e título: Arte indígena.
Faça o desenho de um rosto nesta folha de desenho, aproveitando bem o espaço, e depois crie grafismos para este rosto.
Exemplos de grafismos indígenas:

*Se possível utilize tintas naturais para a pintura!

Algumas receitas de tintas naturais:
·           Tinta de pó de carvão
Ingredientes: Carvão moído, cola e água.
Preparo: Misture todos os ingredientes.

·           Tinta de terra
Ingredientes: Água; Terra (preta, vermelha ou marrom); Cola branca
Modo de preparo: Em um recipiente, amoleça a terra com pouca água e acrescente a cola. A massa deve ficar com aparência de mingau mole.
Variações: Ponha serragem ou pó de serra para adquirir textura.

·           Tinta à base de urucum (colorau)
Ingredientes: semente de urucum ou colorau em pó; cola; água ou óleo de amêndoas;
Modo de preparo: Amasse as sementes e misture com cola, água ou óleo de amêndoas.

·           Tinta com beterraba
Ingredientes: Beterraba e água.
Modo de preparo: Bata no liquidificador e misture com água.


Querido aluno!
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Com carinho... EMEF Martim