12ª
SEMANA: DE 09 A 15/07/20
MATEMÁTICA
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
12ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
·
Copiar e resolver:
1)
Os
Guaranis habitavam principalmente os vales dos rios e nas margens das lagoas,
onde a caça e a pesca eram mais abundantes. Coletavam diversos tipos de
moluscos, frutos e raízes, e cultivavam principalmente milho e aipim, mas
também plantavam feijão, abóbora e batata. Eram o grupo mais numeroso da região
Sul. Suas moradias tinham estruturas de madeiras cobertas com fibras
vegetais, em geral de base circular, e a aldeia era formada geralmente por 3 a
6 ocas de acordo com o grau de parentesco entre eles.
Baseado nas informações a cima,
se uma aldeia possui 4 ocas e em cada uma delas moram 7 pessoas, quantos
indígenas pertencem a essa aldeia? Se na região Sul, existisse, 349 aldeias, e
em cada uma tivesse o mesmo número de indígenas da aldeia
calculada anteriormente, quantos indígenas Guaranis pertenciam a região Sul?
LÍNGUA PORTUGUESA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia
atentamente e assista ao vídeo:
Nessa
semana daremos continuidade ao estudo da cultura indígena. Para isso, assista
ao vídeo da Lenda da Vitória Régia, disponível no link abaixo:
2º.
ATIVIDADE: Copie e desenvolva no
caderno:
1)
Assim como Naiá, todos nós temos sonhos que
desejamos realizar... Sua tarefa agora é produzir um pequeno texto sobre quais
são seus sonhos e desejos para o futuro ou mesmo algo que você queira que
aconteça em breve.
INGLÊS
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE
INGLÊS:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie e responda:
a)
Qual
estilo musical você aprecia?
b)
Você
conhece algum cantor ou banda de origem indígena que canta também em outra
língua? Fale um pouco sobre.
2º.
Leia e reflita:
(não é
necessário copiar o texto e a imagem)
Cantores indígenas ou bandas
formadas por integrantes de várias etnias exploram também outros gêneros
musicais (rock, pop, reggae, rap, eletronic music, metal, etc). Eles estão
espalhados por todo o cenário mundial, compondo músicas em várias línguas,
inclusive na língua inglesa e língua nativa de sua região, algumas contam
histórias, outras falam de sentimentos, outras da sua cultura, outras de sonhos
e pensamentos diversos;
O resultado dessa mistura de
ritmos envolve muitos artistas que buscam por uma valorização de sua cultura e
arte.
Leia um pouco da história do
cantor indígena Stan Walker: ele ficou famoso ao participar do Australian Idol
em 2009 e tornou-se campeão após mostrar suas canções gravadas, que falavam da
cultura do seu povo indígena, das paisagens exaltando a natureza e da beleza da
Cordilheira dos Andes. A maioria dessas canções foi gravada, em Inglês e Maori
(língua oficial de seu povo), atualmente ele faz muito sucesso na Nova
Zelândia/Austrália.
Para conhecer um pouquinho do seu
trabalho você pode assistir a um de seus videoclipes mais famosos, clicando no
link abaixo:
HISTÓRIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
atentamente o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)
Na postagem anterior tivemos contato com a medicina
indígena. Seus possíveis usos e benefícios.
Também vimos a questão da automedicação e como ela pode ser prejudicial
à saúde. Na atividade dessa semana, vamos continuar nossa revisão sobre a
cultura indígena. Você terá contato com a escravidão indígena no período
colonial. Vai saber como se davam as relações comerciais no início da
colonização e como a população indígena foi quase dizimada.
Inicialmente,
os portugueses pensaram em aproveitar do contato já estabelecido com os índios
na atividade de extração do pau-brasil. Nesse período, os índios realizavam
essa extração por meio de um trabalho esporádico recompensado pelos produtos
trazidos pelos lusitanos na prática do escambo. Em contrapartida, o trabalho
regular nas grandes propriedades exigia uma rotina de trabalho intensivo,
regular e compulsório. Este tipo de trabalho não fazia parte da sua cultura. Só
realizavam o que era necessário para sua sobrevivência: Coleta de alimentos na
natureza, caça e pesca.
Além do
que, nem todos concordavam com essa escravidão. Os padres jesuítas eram contra
o aprisionamento dos índios e, frequentemente agiam contra os interesses
portugueses, ajudando os indígenas.
Por sua
vez, os índios também reagiam à escravização seja enfrentando os colonizadores
através da guerra, ou fugindo para lugares longínquos no interior da selva onde
era quase impossível capturá-los. Finalmente, há que se considerar que o
contato entre brancos e índios foi desastroso para estes últimos no tocante à
saúde. Os índios não conheciam - e portanto não tinham defesas biológicas -
contra doenças como a gripe, o sarampo e a varíola, que os vitimaram às dezenas
de milhares, provocando uma verdadeira catástrofe demográfica.
A
escravidão indígena só foi proibida em 1757.
2º.
Copie
e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:
1) Entender uma imagem ou documento é muito
importante para nossos estudos. É como interpretar um texto na aula de
português. Por isso, descreva a imagem abaixo, com todos os detalhes que você
encontrar.
(não é necessário copiar a imagem)
2) Responda as questões abaixo.
a) Qual parte do texto a imagem pode ser
associada?
b) Quem não concordava com a escravidão
indígena?
c) Conforme o texto, os portugueses realizavam
uma relação comercial com os indígenas chamada escambo. Identifique como ela
está ocorrendo na imagem?
d) Como os indígenas resistiam a escravidão?
GEOGRAFIA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia as orientações:
(não é necessário copiar)
Na aula passada de Geografia nós analisamos algumas
questões quanto a cultura indígena e a grande variedade de grupos indígenas, e
daí também a grande variedade da cultura em diferentes grupos, a fim de
discutir e refletir para quebrar um pouco o estereótipo de “índio” que temos
enraizados na sociedade. Enfim, o nosso objetivo sempre será o de questionar!
Continuando agora com nossas reflexões, proponho que
assistam ao vídeo produzido pela professora, para analisarmos essa imagem
estereotipada dos grupos indígenas na formação territorial brasileira. O vídeo
está disponível no link abaixo:
·
Para pensar:
(não
é necessário copiar)
Bom, não é novidade
que um mesmo fato pode ser visto e analisado por diferentes perspectivas,
pontos de vista. Mesmo aquela imagem que observamos no início do vídeo, Em
muitas imagens presentes na internet, livros didáticos, apostilas e etc., vemos
representações estereotipadas, de modo que estes povos aparecem frequentemente
subjugados e à mercê do grupo colonizador. Não podemos negar as condições de
precariedade e violência a que estes povos foram submetidos, mas é importante
analisar que existe outra narrativa, que aponta também para a legitimidade de
suas territorialidades na formação do território brasileiro e suas ações de
resistência, mesmo entendendo que estas populações são heterogêneas entre si.
Lembre-se que as representações apresentam pontos de
vista distintos sempre a depender de quem as criou, em que época, com que ponto
de vista e com qual objetivo. (Desta forma, também é importante que estejamos
sempre atentos às intencionalidades das imagens com as quais nos deparamos no
dia a dia, seja em um livro didático, apostilas, ou ainda e, principalmente,
nos meios de comunicação. O mesmo ocorre não apenas com imagens, mas também
quando lemos um texto, assistimos a um filme, um documentário ou ouvimos uma
música.)
Imagine o seguinte, como você acredita que seria a
perspectiva de um indígena sobre os acontecimentos históricos relacionados ao
território que foram discutidos até aqui, será que as representações seriam,
necessariamente, como a da imagem mostrada no vídeo?
2º.
ATIVIDADE- Copie e desenvolva a atividade a
seguir:
Agora você é o artista!
Imagine como seria um desenho feito a partir da
visão de uma criança indígena, com o propósito de pensar em outra perspectiva
de representação do indígena diferente da imagem analisada no vídeo.
O desenho pode ser feito no caderno mesmo, ou em uma
folha e anexada ao caderno de Geografia.
Pense em seu desenho, o que pretende representar,
qual mensagem gostaria de transmitir a partir dele...
Desenvolva a atividade com capricho, e se possível,
nos envie foto do seu desenho em desenvolvimento ou pronto.
Vou ficar aguardando! Um abraço
da Prof.ª Lori
ENSINO RELIGIOSO
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Copie e reflita o que dizem os
provérbios na cultura indígena:
A sabedoria do povo indígena também é
conhecida através de provérbios contados por eles. Segundo a definição do
cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de aconselhar e
educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem servir de luz
para as nossas vidas.
Observe a imagem e analise o que
está escrito nela:
1)
Qual
a lição de sabedoria que você pode retirar desse provérbio?
EDUCAÇÃO FÍSICA
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E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º. Leia o texto abaixo:
(Não é
necessário copiar o texto)
Quando
os Panará foram transferidos de suas terras para dentro do Parque do Xingu,
pelos irmãos Villas Boas, devido a construção da estrada BR 163 que começou a
dizimar esse povo por doenças e invasões.
Eles
foram morar em uma aldeia junto com os índios Suyá. Dessa época muitas trocas
de saberes aconteceram entre esses dois povos, incluindo o pião de tucumã,
O pião pode ser feito com a
semente do tucumã, uma fruta de uma palmeira típica da região amazônica.
2º.
Assista
ao vídeo sobre o pião de Tucumã, produzido pelo projeto Território do Brincar:
3º.
Atividade
prática:
Na aula de hoje, vamos aprender a
fazer um Pião!
Como não possuímos a semente de
tucumã, vamos fazer um com material reciclado!?
Para isso, você precisará da
ajuda de um familiar adulto!
Material utilizado:
·
2
tampinha de refrigerante
·
1
palito de churrasquinho (ou palito de pirulito)
·
Fita
adesiva (durex ou isolante)
·
1
pedaço de mangueira velha ou tubo(5 a 10 centímetros)
·
Pedaço
de barbante ou linha (15 centímetros)
Material para seu responsável
utilizará ao ajudar você:1 alicate, 1 prego fino, 1 isqueiro ou fósforo e 1
tesoura.
Assista ao vídeo, disponível no
link abaixo e faça seu pião, com a ajuda de um adulto e utilizando os materiais
que tenha em casa:
Uma ideia também, é vocês
construírem 2 piões e brincarem juntos, como se fosse uma “Beyblade”!
Espero que tenham gostado de
desenvolver este brinquedo! Abraço do Professor Cristian!
CIÊNCIAS
COPIAR E
DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
12ª SEMANA-
DATA: _____/______/2020.
1º. Apenas leia o texto com atenção:
(Não é
necessário copiar o texto e as imagens)
Carta do Chefe Seatlle
No ano de 1854, o presidente dos
Estados Unidos, Franklin Pirce,fez uma proposta de comprar grande parte das
terras de uma tribo indígena.
Em resposta a essa proposta, o
cacique Seattle, considerado o chefe, o líder da tribo escreveu uma carta ao
presidente, manifestando a indignação pela proposta, enfatizando a importância
que a natureza tem para os povos indígenas, do seu vínculo de amor com a terra.
Esse texto tem sido considerado um
dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio
ambiente.
Apesar da carta ter sido escrita
há mais de 100 anos, é cada vez mais atual. Percebemos que o ser humano não
mudou em nada suas atitudes com a terra. Os povos indígenas continuam sofrendo
com as ameaças do “homem branco”, destruindo a terra, desmatando florestas,
matando animais, com a mesma ganância de 100 anos atrás.
Abaixo alguns trechos da carta:
Como é que se pode comprar ou
vender o céu, o calor da Terra?Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo.
Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a
penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na
memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores
carrega consigo as lembranças do homem vermelho.Somos parte da Terra e ela faz
parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a
grande águia são nossos irmãos[...]
Essa água brilhante que escorre
nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se
lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem
ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas
límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.Sabemos
que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de
terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da
terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de
exauri-la ele vai embora. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece
os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e
deixa atrás de si os desertos [...]
Eu não sei, nossos costumes são
diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho.
Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. O ar é
precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro
– o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o
homem branco não sente o ar que respira.O que é o homem sem os animais? Se
todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito.
Pois o que ocorre com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação
em tudo. O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma
ligação em tudo[...]
2º. Assista a sugestão de vídeo:
Serie resistir – episódio 01- o território e a
natureza– jornal minas:
Essa
reportagem aborda a relação dos índios da tribo Pataxó com o território e a
natureza, mostrando também um pouco das ameaças que sofrem pela intervenção do
“homem branco”.
3º.
Atividade- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu
caderno:
- Escolha
e copie um trecho da carta que lhe chamou atenção. Em seguida descreva
como você se sentiu ao ler a mensagem do índio.
- Por
que é importante preservar a cultura indígena e as florestas?
- Mesmo
tendo sido escrita a mais de cem anos, essa carta é muito atual, pois fala
dos problemas ambientais e sociais que vivemos. Você acha que a relação do
“homem branco” com a natureza mudou de lá para cá? Justifique sua resposta
através de exemplos.
- Explique
uma ação positiva que podemos aprender com os índios sobre sua relação com
a natureza.
- Observe a imagem e escreva o que ela representa para você.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
12ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1º.
Leia
o texto abaixo:
(não é necessário copiar)
Na
atividade anterior, confeccionamos o maracá, porém outro instrumento de
percussão importante utilizado pelos índios brasileiros é o tambor. Pode
ser feito com madeira (de tábua ou troncos escavados), carapaça de tartaruga,
cerâmica, couro e pele de animais. Os tambores são instrumentos utilizados
tanto para sinalização e comunicação, quanto em festas e cerimônias sociais e
religiosas.
Exemplos
de tambores indígenas:
2º.
Atividade prática:
(não é copiar, apenas desenvolver a atividade)
Você vai
aprender a fazer um tambor muito simples utilizando materiais recicláveis:
Materiais:
uma lata de alumínio (pode ser de leite em pó, por exemplo), balão de
festa, elástico de borracha,fita ou cordão e folha de papel com grafismos
indígenas.
Passo 1:
Corte a ponta do balão e prenda a base dele sobre a abertura da lata com o
auxílio do elástico de borracha. Ele deve ficar esticado para produzir som;
*Você
pode colocar um segundo balão com alguns furos feitos com a tesoura:
Passo 2:
Desenhe grafismos indígenas numa folha para forrar o seu tambor. Use a
criatividade e capriche no acabamento;
Passo 3:
Para as baquetas, coloque rolhas de garrafa na ponta de dois palitos para
churrasco ou utilize varetas de plástico sem ponta.
Passo 4:
Escreva o seu nome, data, turma, disciplina, professora e título: Arte
indígena: tambor.