7° ano- Turma 171


12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20

MATEMÁTICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copiar e resolver: 
1)          Os Guaranis habitavam principalmente os vales dos rios e nas margens das lagoas, onde a caça e a pesca eram mais abundantes. Coletavam diversos tipos de moluscos, frutos e raízes, e cultivavam principalmente milho e aipim, mas também plantavam feijão, abóbora e batata. Eram o grupo mais numeroso da região Sul. Suas moradias tinham estruturas de madeiras cobertas com fibras vegetais, em geral de base circular, e a aldeia era formada geralmente por 3 a 6 ocas de acordo com o grau de parentesco entre eles.
Baseado nas informações a cima, se uma aldeia possui 4 ocas e em cada uma delas moram 7 pessoas, quantos indígenas pertencem a essa aldeia? Se na região Sul, existisse, 349 aldeias, e em cada uma tivesse o mesmo número de indígenas da aldeia calculada anteriormente, quantos indígenas Guaranis pertenciam a região Sul?


LÍNGUA PORTUGUESA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia atentamente e assista ao vídeo:
Nessa semana daremos continuidade ao estudo da cultura indígena. Para isso, assista ao vídeo da Lenda da Vitória Régia, disponível no link abaixo:

2º.      ATIVIDADE: Copie e desenvolva no caderno:
1)        Assim como Naiá, todos nós temos sonhos que desejamos realizar... Sua tarefa agora é produzir um pequeno texto sobre quais são seus sonhos e desejos para o futuro ou mesmo algo que você queira que aconteça em breve.


INGLÊS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e responda:
a)        Qual estilo musical você aprecia?
b)        Você conhece algum cantor ou banda de origem indígena que canta também em outra língua? Fale um pouco sobre.

2º.      Leia e reflita:
(não é necessário copiar o texto e a imagem)
Cantores indígenas ou bandas formadas por integrantes de várias etnias exploram também outros gêneros musicais (rock, pop, reggae, rap, eletronic music, metal, etc). Eles estão espalhados por todo o cenário mundial, compondo músicas em várias línguas, inclusive na língua inglesa e língua nativa de sua região, algumas contam histórias, outras falam de sentimentos, outras da sua cultura, outras de sonhos e pensamentos diversos;
O resultado dessa mistura de ritmos envolve muitos artistas que buscam por uma valorização de sua cultura e arte.

Leia um pouco da história do cantor indígena Stan Walker: ele ficou famoso ao participar do Australian Idol em 2009 e tornou-se campeão após mostrar suas canções gravadas, que falavam da cultura do seu povo indígena, das paisagens exaltando a natureza e da beleza da Cordilheira dos Andes. A maioria dessas canções foi gravada, em Inglês e Maori (língua oficial de seu povo), atualmente ele faz muito sucesso na Nova Zelândia/Austrália.
Para conhecer um pouquinho do seu trabalho você pode assistir a um de seus videoclipes mais famosos, clicando no link abaixo:


HISTÓRIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia atentamente o texto a seguir:
(não é necessário copiá-lo)
Na postagem anterior tivemos contato com a medicina indígena. Seus possíveis usos e benefícios.  Também vimos a questão da automedicação e como ela pode ser prejudicial à saúde. Na atividade dessa semana, vamos continuar nossa revisão sobre a cultura indígena. Você terá contato com a escravidão indígena no período colonial. Vai saber como se davam as relações comerciais no início da colonização e como a população indígena foi quase dizimada.
Inicialmente, os portugueses pensaram em aproveitar do contato já estabelecido com os índios na atividade de extração do pau-brasil. Nesse período, os índios realizavam essa extração por meio de um trabalho esporádico recompensado pelos produtos trazidos pelos lusitanos na prática do escambo. Em contrapartida, o trabalho regular nas grandes propriedades exigia uma rotina de trabalho intensivo, regular e compulsório. Este tipo de trabalho não fazia parte da sua cultura. Só realizavam o que era necessário para sua sobrevivência: Coleta de alimentos na natureza, caça e pesca.
Além do que, nem todos concordavam com essa escravidão. Os padres jesuítas eram contra o aprisionamento dos índios e, frequentemente agiam contra os interesses portugueses, ajudando os indígenas.
Por sua vez, os índios também reagiam à escravização seja enfrentando os colonizadores através da guerra, ou fugindo para lugares longínquos no interior da selva onde era quase impossível capturá-los. Finalmente, há que se considerar que o contato entre brancos e índios foi desastroso para estes últimos no tocante à saúde. Os índios não conheciam - e portanto não tinham defesas biológicas - contra doenças como a gripe, o sarampo e a varíola, que os vitimaram às dezenas de milhares, provocando uma verdadeira catástrofe demográfica.
A escravidão indígena só foi proibida em 1757.

2º.      Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:
1)    Entender uma imagem ou documento é muito importante para nossos estudos. É como interpretar um texto na aula de português. Por isso, descreva a imagem abaixo, com todos os detalhes que você encontrar.
(não é necessário copiar a imagem)

2)    Responda as questões abaixo.
a)    Qual parte do texto a imagem pode ser associada?
b)    Quem não concordava com a escravidão indígena?
c)    Conforme o texto, os portugueses realizavam uma relação comercial com os indígenas chamada escambo. Identifique como ela está ocorrendo na imagem?
d)    Como os indígenas resistiam a escravidão?


GEOGRAFIA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia as orientações:
 (não é necessário copiar)
Na aula passada de Geografia nós analisamos algumas questões quanto a cultura indígena e a grande variedade de grupos indígenas, e daí também a grande variedade da cultura em diferentes grupos, a fim de discutir e refletir para quebrar um pouco o estereótipo de “índio” que temos enraizados na sociedade. Enfim, o nosso objetivo sempre será o de questionar!
Continuando agora com nossas reflexões, proponho que assistam ao vídeo produzido pela professora, para analisarmos essa imagem estereotipada dos grupos indígenas na formação territorial brasileira. O vídeo está disponível no link abaixo:

·           Para pensar:
(não é necessário copiar)
Bom, não é novidade que um mesmo fato pode ser visto e analisado por diferentes perspectivas, pontos de vista. Mesmo aquela imagem que observamos no início do vídeo, Em muitas imagens presentes na internet, livros didáticos, apostilas e etc., vemos representações estereotipadas, de modo que estes povos aparecem frequentemente subjugados e à mercê do grupo colonizador. Não podemos negar as condições de precariedade e violência a que estes povos foram submetidos, mas é importante analisar que existe outra narrativa, que aponta também para a legitimidade de suas territorialidades na formação do território brasileiro e suas ações de resistência, mesmo entendendo que estas populações são heterogêneas entre si.
Lembre-se que as representações apresentam pontos de vista distintos sempre a depender de quem as criou, em que época, com que ponto de vista e com qual objetivo. (Desta forma, também é importante que estejamos sempre atentos às intencionalidades das imagens com as quais nos deparamos no dia a dia, seja em um livro didático, apostilas, ou ainda e, principalmente, nos meios de comunicação. O mesmo ocorre não apenas com imagens, mas também quando lemos um texto, assistimos a um filme, um documentário ou ouvimos uma música.)
Imagine o seguinte, como você acredita que seria a perspectiva de um indígena sobre os acontecimentos históricos relacionados ao território que foram discutidos até aqui, será que as representações seriam, necessariamente, como a da imagem mostrada no vídeo?

2º.      ATIVIDADE- Copie e desenvolva a atividade a seguir:
Agora você é o artista!
Imagine como seria um desenho feito a partir da visão de uma criança indígena, com o propósito de pensar em outra perspectiva de representação do indígena diferente da imagem analisada no vídeo.
O desenho pode ser feito no caderno mesmo, ou em uma folha e anexada ao caderno de Geografia.
Pense em seu desenho, o que pretende representar, qual mensagem gostaria de transmitir a partir dele...
Desenvolva a atividade com capricho, e se possível, nos envie foto do seu desenho em desenvolvimento ou pronto.
Vou ficar aguardando! Um abraço da Prof.ª Lori


ENSINO RELIGIOSO
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Copie e reflita o que dizem os provérbios na cultura indígena:
 A sabedoria do povo indígena também é conhecida através de provérbios contados por eles. Segundo a definição do cristianismo, provérbio é também uma frase que tem o intuito de aconselhar e educar. Portanto, os provérbios da cultura indígena também podem servir de luz para as nossas vidas.
Observe a imagem e analise o que está escrito nela: 
1)        Qual a lição de sabedoria que você pode retirar desse provérbio?


EDUCAÇÃO FÍSICA
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.       Leia o texto abaixo:
(Não é necessário copiar o texto)

Quando os Panará foram transferidos de suas terras para dentro do Parque do Xingu, pelos irmãos Villas Boas, devido a construção da estrada BR 163 que começou a dizimar esse povo por doenças e invasões.
Eles foram morar em uma aldeia junto com os índios Suyá. Dessa época muitas trocas de saberes aconteceram entre esses dois povos, incluindo o pião de tucumã,
O pião pode ser feito com a semente do tucumã, uma fruta de uma palmeira típica da região amazônica.

2º.      Assista ao vídeo sobre o pião de Tucumã, produzido pelo projeto Território do Brincar:
  
3º.      Atividade prática:
Na aula de hoje, vamos aprender a fazer um Pião!
Como não possuímos a semente de tucumã, vamos fazer um com material reciclado!?
Para isso, você precisará da ajuda de um familiar adulto!

Material utilizado:
·         2 tampinha de refrigerante
·         1 palito de churrasquinho (ou palito de pirulito)
·         Fita adesiva (durex ou isolante)
·         1 pedaço de mangueira velha ou tubo(5 a 10 centímetros)
·         Pedaço de barbante ou linha (15 centímetros)
Material para seu responsável utilizará ao ajudar você:1 alicate, 1 prego fino, 1 isqueiro ou fósforo e 1 tesoura.

Assista ao vídeo, disponível no link abaixo e faça seu pião, com a ajuda de um adulto e utilizando os materiais que tenha em casa:

Uma ideia também, é vocês construírem 2 piões e brincarem juntos, como se fosse uma “Beyblade”!
Espero que tenham gostado de desenvolver este brinquedo! Abraço do Professor Cristian!


CIÊNCIAS
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12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Apenas leia o texto com atenção:
(Não é necessário copiar o texto e as imagens)
Carta do Chefe Seatlle

No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Pirce,fez uma proposta de comprar grande parte das terras de uma tribo indígena.
Em resposta a essa proposta, o cacique Seattle, considerado o chefe, o líder da tribo escreveu uma carta ao presidente, manifestando a indignação pela proposta, enfatizando a importância que a natureza tem para os povos indígenas, do seu vínculo de amor com a terra.
Esse texto tem sido considerado um dos mais belos e profundos pronunciamentos já feitos em defesa do meio ambiente.
Apesar da carta ter sido escrita há mais de 100 anos, é cada vez mais atual. Percebemos que o ser humano não mudou em nada suas atitudes com a terra. Os povos indígenas continuam sofrendo com as ameaças do “homem branco”, destruindo a terra, desmatando florestas, matando animais, com a mesma ganância de 100 anos atrás.

Abaixo alguns trechos da carta:
Como é que se pode comprar ou vender o céu, o calor da Terra?Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores carrega consigo as lembranças do homem vermelho.Somos parte da Terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos[...]
Essa água brilhante que escorre nos riachos e rios não é apenas água, mas o sangue de nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra, vocês devem lembrar-se de que ela é sagrada, e devem ensinar as suas crianças que ela é sagrada e que cada reflexo nas águas límpidas dos lagos fala de acontecimentos e lembranças da vida do meu povo.Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exauri-la ele vai embora. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos [...]
Eu não sei, nossos costumes são diferentes dos seus. A visão de suas cidades fere os olhos do homem vermelho. Talvez seja porque o homem vermelho é um selvagem e não compreenda. O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas as coisas compartilham o mesmo sopro – o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro. Parece que o homem branco não sente o ar que respira.O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Pois o que ocorre com os animais, breve acontecerá com o homem. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo[...]
  
2º.      Assista a sugestão de vídeo:
Serie resistir – episódio 01- o território e a natureza– jornal minas:

Essa reportagem aborda a relação dos índios da tribo Pataxó com o território e a natureza, mostrando também um pouco das ameaças que sofrem pela intervenção do “homem branco”. 

3º.      Atividade- Copie e desenvolva as atividades abaixo no seu caderno:

  1. Escolha e copie um trecho da carta que lhe chamou atenção. Em seguida descreva como você se sentiu ao ler a mensagem do índio.
  2. Por que é importante preservar a cultura indígena e as florestas?
  3. Mesmo tendo sido escrita a mais de cem anos, essa carta é muito atual, pois fala dos problemas ambientais e sociais que vivemos. Você acha que a relação do “homem branco” com a natureza mudou de lá para cá? Justifique sua resposta através de exemplos.
  4. Explique uma ação positiva que podemos aprender com os índios sobre sua relação com a natureza.
  5. Observe a imagem e escreva o que ela representa para você. 



ARTES
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
12ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1º.      Leia o texto abaixo:
(não é necessário copiar)

Na atividade anterior, confeccionamos o maracá, porém outro instrumento de percussão importante utilizado pelos índios brasileiros é o tambor. Pode ser feito com madeira (de tábua ou troncos escavados), carapaça de tartaruga, cerâmica, couro e pele de animais. Os tambores são instrumentos utilizados tanto para sinalização e comunicação, quanto em festas e cerimônias sociais e religiosas. 
Exemplos de tambores indígenas:

2º.      Atividade prática:
(não é copiar, apenas desenvolver a atividade)

Você vai aprender a fazer um tambor muito simples utilizando materiais recicláveis:
Materiais: uma lata de alumínio (pode ser de leite em pó, por exemplo), balão de festa, elástico de borracha,fita ou cordão e folha de papel com grafismos indígenas.
Passo 1: Corte a ponta do balão e prenda a base dele sobre a abertura da lata com o auxílio do elástico de borracha. Ele deve ficar esticado para produzir som; 

*Você pode colocar um segundo balão com alguns furos feitos com a tesoura: 

Passo 2: Desenhe grafismos indígenas numa folha para forrar o seu tambor. Use a criatividade e capriche no acabamento;
Passo 3: Para as baquetas, coloque rolhas de garrafa na ponta de dois palitos para churrasco ou utilize varetas de plástico sem ponta.
Passo 4: Escreva o seu nome, data, turma, disciplina, professora e título: Arte indígena: tambor.