Pré-Escola- Turma 052- Profª Loreci


 052
TURMA- PRÉ 052   NOME DA PROFESSORA- LORECI DA SILVEIRA GATTELLI

1-ATIVIDADE: REUNIR A FAMÍLIA E ASSISTIR AO VÍDEO “HISTÓRIA: OS DEZ FANTASMAS” PRODUZIDO PELA PROFESSORA NO LINK ABAIXO.


2-ATIVIDADE: DESENVOLVER UMA CONVERSAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA COM OS FAMILIARES SOBRE O TÍTULO DA HISTÓRIA, PERSONAGENS, CENÁRIO, ETC. QUESTIONE A CRIANÇA TAMBÉM EM RELAÇÃO AOS NÚMEROS, CONTE COM ELA OS NÚMEROS NA ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE DE 1 A 10. A) QUANTOS FANTASMAS COMEM BISCOITO? B) QUANTOS MASCAM CHICLETE? C) QUANTOS JOGAM XADREZ? (...) QUESTIONE A AÇÃO DE TODOS OS FANTASMAS, DE FORMA À AUXILIAR NA MEMORIZAÇÃO;

3-ATIVIDADE: DESAFIO!
EM NOSSA HISTÓRIA HÁ MUITAS RIMAS, CONFORME CONVERSAMOS NO VÍDEO. O QUE FACILITA A PERCEPÇÃO DE MUSICALIDADE EM CADA LINHA DA HISTÓRIA. O DESAFIO É TRANSFORMAR A HISTÓRIA EM MÚSICA, DAR A ELA UM RITMO, UMA MELODIA E CANTÁ-LA:

OS 10 FANTASMAS

CONSTRUÍ UM CASTELO TODO FEITO DE JORNAL.
NELE VIVEM 10 FANTASMAS QUE ME ACHAM BEM LEGAL!
10 COMEM PASTEIS
9 COMEM ROCAMBOLE
8 COMEM BISCOITO
7 MASCAM CHICLETE
6 IMITAM CHINÊS
5 USAM CINTO
4 ASSUSTAM O GATO
3 JOGAM XADREZ
2 COMEM ARROZ
1 COMEU ATUM
E NÃO SOBROU NENHUM! ”

 4-ATIVIDADE: LUZ E SOMBRA!
VAMOS FAZER UMA ATIVIDADE NO ESCURO? VOCÊ VAI PRECISAR DE:
*COPO PLÁSTICO OU ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO
*PAPEL FILME OU FITA LARGA;
*CANETINHAS/CANETA;
*LANTERNA (PODE SER A DO CELULAR)


A) CORTE O FUNDO DO COPO PLÁSTICO E PRENDA NELE O PLÁSTICO FILME, COMO EU FIZ, SE FOR ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E FITA LARGA FICA AINDA MAIS FÁCIL, SÓ PASSAR A FITA EM UM DOS LADOS DO ROLO COM A PARTE QUE GRUDA PARA DENTRO:

B) DESENHE DO LADO DE FORA DO PLÁSTICO/FITA (SE FOR CANETA BIC FAÇA COM CUIDADO PARA NÃO FURAR)

C) COLOQUE A LANTERNA E LIGUE PELO LADO DE DENTRO DO COPO/ROLO NO ESCURO. IRÁ PRODUZIR O DESENHO NA PAREDE EM TAMANHO MAIOR. 


D) AGORA SOLTE A SUA IMAGINAÇÃO!
CRIE UMA HISTÓRIA COM DESENHOS E CONTE ATRAVÉS DAS IMAGENS NA PAREDE NO ESCURO! SERÁ UMA EXPERIÊNCIA NOVA E DIVERTIDA;
OUTRA IDEIA:


5-ATIVIDADE: AGORA, VAMOS FALAR SOBRE OS NOSSOS SENTIMENTOS, EMOÇÕES?
A NOSSA HISTÓRIA, NÃO MUITO ASSUSTADORA, CONTAVA A HISTÓRIA DE 10 FANTASMAS E NOS FEZ PENSAR SOBRE NOSSOS MEDOS.
CONVERSEM EM CASA COM A CRIANÇA E SEUS FAMILIARES:
*VOCÊ TEM MEDO DE FANTASMA?
*SERÁ QUE FANTASMAS EXISTEM?
*DO QUE MAIS VOCÊ TEM MEDO?
*QUANDO VOCÊ ERA CRIANÇA VOCÊ TINHA MEDO DE ALGUMA COISA?
*HOJE AINDA TEM MEDO OU SUPEROU?
*COMO PERDEU O MEDO?
*É NORMAL SENTIR MEDO?

* DICA: APÓS CONVERSAREM EM CASA SOBRE SEUS MEDOS, QUE TAL EXPERIMENTAR OUTRAS EMOÇÕES? ABAIXO VOCÊ ENCONTRARÁ UM LINK DE UM VÍDEO DA EDUCADORA MUSICAL MIRIAN MIRANDA, MUITO LEGAL QUE TE CONVIDA A CANTAR E EXPRESSAR VÁRIAS EMOÇÕES, COMO ALEGRIA, TRISTEZA, RAIVA... ATRAVÉS DE EXPRESSÕES FACIAIS. VAI SER BEM DIVERTIDO! VEM CONFERIR:


ENSINO RELIGIOSO: VAMOS APRENDER EM LIBRAS UMA LINDA MUSIQUINHA QUE FALA DE NOSSO DEUS. ABRA O LINK ABAIXO E DESCUBRA COMO SE CANTA.


TURMA- 052            NOME DA PROFESSORA- JOSIANE DA SILVEIRA DINIZ
DISCIPLINA: ARTES

6-ATIVIDADE: PINTURA COM COTONETES

 

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

. TINTA GUACHE;
. COTONETES;
. FOLHA DE OFÍCIO;
. LÁPIS DE COR;
. JORNAIS VELHOS;

1) NA SUA FOLHA DE OFÍCIO FAÇA O DESENHO DE UM TRONCO DE ÁRVORE COM GALHOS COMO NO EXEMPLO. UTILIZE LÁPIS DE COR PARA PINTAR.
2) ORGANIZE UM ESPAÇO PARA UTILIZAR AS TINTAS, FORRE A MESA COM JORNAIS E SEPARE AS CORES QUE VOCÊ PRETENDE USAR.
3) AGORA VAMOS COMPLETAR O DESENHO DA NOSSA ÁRVORE, UTILIZANDO OS COTONETES PARA PINTAR AS FOLHAS DAS ARVORES.
4) OBSERVE O EXEMPLO:


VOCÊ PODE USAR AS CORES QUE QUISER, DIVIRTA-SE E BOM TRABALHO!