9º ano- Turma 191



3ª SEMANA: DE 07 A 13/05/20

MATEMÁTICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Sabemos que a MATEMÁTICA está presente no auxílio ao entendimento da propagação da COVID-19, explicando, de várias maneiras esta propagação.
Faça uma pesquisa, em sites confiáveis (OMS, Ministério da Saúde, revistas, jornais, ou acompanhe os noticiários…), explique:
a)        O que é o “achatamento da curva” de propagação da COVID-19;
b)        Faça o esboço (desenho) do “achatamento da curva”;
c)        Explique a importância do distanciamento social.





LÍNGUA PORTUGUESA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1.        Leia e interprete a charge:

2.        Leia, copie e responda às questões abaixo sobre figuras de linguagem. Você pode utilizar a tabela da aula anterior.

A)   Explique qual figura de linguagem foi utilizada na charge acima.

B)   Na charge, a explicação de fofoqueira é usada para qual objetivo?

C)   Na charge outras duas mulheres fazem parte do diálogo, então, você irá criar uma frase como sendo uma possível resposta delas para essa conversa. No entanto, você deve utilizar alguma figura de linguagem (da sua escolha) na criação dessa frase.
Exemplo: Nossa! Que belo trabalho você faz. Parabéns! ( Figura de linguagem- ironia)





INGLÊS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Observe as imagens de diversos lugares considerados famosos no mundo.
OBS: As imagens abaixo não devem ser copiadas no caderno, pois servem apenas para auxiliar na atividade.



·           Faça a cópia e leitura das questões abaixo, relacionando a descrição em inglês com o número da imagem correspondente, conforme o exemplo:

1)        Read and answer observing the image that correspond her (ler e responder observando o nome à imagem que corresponde a ela).

EXEMPLO:
a)        STONEHENGE - It is a prehistoric monument in Wiltshire, England. Its giant stones can be seen from miles around. What is this?  Number 7

AGORA É SUA VEZ:
b)        SANTORINI - It is a volcanic island in the Cyclades group of the Greek islands. What is this?

c)        TAJ MAHAL - It is an enormous white marble mausoleum built in Agra, India. What is this?

d)       CENTRAL PARK - It is the largest and most important public park in Manhattan, New York City. What is this?

e)        THE GOLDENGATE BRIDGE - It is an iconic structure connecting the city of San Francisco to Marin County, California. What is this?

f)         THE LOUVRE - It is the world's largest art museum and a historic monument in Paris, France. What is this?

g)        MACHU PICCHU - Located in Cuzco, Peru, it is formed of buildings, plazas, and platforms connected by narrow lanes or paths. What is this?

h)        SUGARLOAF - It is a peak situated at the Guanabara Bay, in Rio de Janeiro, Brazil. What is this?

i)          THE GREAT PYRAMID OF GIZA - It is a defining symbol of Egypt and the last of the ancient Seven Wonders of the World. What is this?






HISTÓRIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Copie e responda as questões com base em suas anotações e nos textos auxiliares.

1)        Conceitue os termos abaixo:
- Monarquia
- Presidencialismo
- Parlamentarismo

2)        Várias mudanças ocorreram na Constituição de 1891. Entre elas, a extinção do Partido Moderador, ficando somente o Executivo, Legislativo e o Judiciário. Outra mudança foi a realização de eleições com o voto universal.
Na sua opinião, o voto era mesmo universal? Justifique.





GEOGRAFIA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

1)        Coloque data em seu caderno e copie o seguinte texto informativo:
“Europa é um dos seis continentes do mundo, localizado a oeste da Ásia e ao norte da África. O continente é composto por 50 países e possui o maior bloco econômico do mundo.
O continente é banhado, ao norte, pelo Mar Ártico; ao sul, pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro; a oeste, pelo Oceano Atlântico; e, a leste, pelo Mar Cáspio. A Europa é também conhecida como o “Velho Mundo” e considerada o berço da cultura ocidental.
A Europa limita-se territorialmente com a Ásia, a leste, sendo considerada então um prolongamento da massa continental do continente asiático, formando, assim, a Eurásia (massa continental formada pela Europa e pela Ásia).
Os dois continentes são separados pela cordilheira chamada Montes Urais. Devido ao seu contorno bastante irregular, o continente europeu apresenta, além de várias penínsulas ilhas, muitos países com costa litorânea

2)        Vamos jogar?!
JOGO DA MEMÓRIA DOS PAÍSES EUROPEUS!
a)        Pesquise e anote sem eu caderno 10 países europeus e suas respectivas capitais;
b)        Crie 20 peças de tamanho igual (5cmx5cm) e anote nas peças o nome do país e em outras o nome das capitais pesquisadas; Para criar as peças, use materiais que tenha em casa, como papelão, folha de ofício ou folha colorida;
c)        Convide um familiar para jogar contigo. Vire as peças e tente encontrar os pares. Se conseguir marca ponto e guarda as peças consigo; caso não encontre o par, vira novamente as peças e passe a vez. Ganha quem marcar o maior número de pontos;
Caso a família desejar, registre esse momento por foto ou vídeo, poste no Facebook, marque a escola e compartilhe conosco esse momento de aprendizagem em família. Identifique também o ganhador para que possamos conhecê-lo! É sempre positivo acompanhar o desenvolvimento das atividades, além de sanarmos um pouco da saudade até podermos estar juntos novamente!
d)       Crie um envelope para guardar as peças do jogo e deixe fixado em seu caderno para que possamos jogar também na sala no retorno das aulas;
***Dica: Escolha um prêmio (uma bala, um bombom para o ganhador ou outro mimo que tenhas em casa), torna a disputa mais interessante;

3)        Sugiro algumas atividades através de jogos, como forma de fixar o conteúdo de localização da Europa. Seguem os links aos alunos que se interessarem:

Jogo mapa da Europa com desenho: https://online.seterra.com/pt/vgp/3286
Jogo capitais da Europa: https://online.seterra.com/pt/vgp/3051
Jogo da memória com as bandeiras dos países europeus: https://europa.eu/kids-corner/memory/index_pt.htm#/game





ENSINO RELIGIOSO

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Esta semana comemoramos o dia das mães, uma data muito especial para celebrarmos com nossa família e homenagearmos nossa mãe ou aquela pessoa especial que cumpre este papel de amor e carinho conosco.
Lembre-se de preparar algo para ela, seja um verso recitado, uma carta ou cartão, um café da manhã na cama... o importante é agradecer todo este amor ofertado à você!

1)       Copie e faça a leitura do poema “Invicto”. Esse poema ajudou a encorajar o líder sul-africano Nelson Mandela, grande líder ativista que lutou por defender seus direitos, entre eles o fim da desigualdade social que havia há anos atrás e que repercutem ainda hoje em nossa sociedade.
INVICTO
William Ernest Henley

Da noite escura que me cobre,
Como uma cova de lado a lado,
Agradeço a todos os deuses
A minha alma invencível.

Nas garras ardis das circunstâncias,
Não titubeei e sequer chorei.
Sob os golpes do infortúnio

Minha cabeça sangra ainda erguida.
Além deste vale de ira e lágrimas,
Assoma-se o horror das sombras,
E apesar dos anos ameaçadores,
Encontram-me sempre destemido.

Não importa quão estreita a passagem,
Quantas punições ainda sofrerei,
Sou o senhor do meu destino,
E o condutor da minha alma.

2)      Copie, reflita e responda as questões pensando nos dias atuais.
a)      O que você entende por desigualdade social? Existe no Brasil?
b)      Quais fatores contribuíram para a desigualdade social no Brasil?
c)      Que conseqüências a desigualdade social trouxe para o nosso país?



EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

·           Leia e copie no seu caderno:
Exercício cardiovascular
Vivemos em uma sociedade marcada pelo sedentarismo, acompanhada de maus hábitos alimentares e níveis elevados de estresse. O treino de cardio é uma ótima opção para quem deseja se cuidar ao máximo.
Você sabe o que é treino de cardio? Sabia que ele traz inúmeros benefícios para a sua saúde?
O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. É responsável por proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que resultam em  maior resistência e diminuição do cansaço.
Ao praticar o exercício cardiovascular, seu corpo receberá inúmeros benefícios.
O músculo cardíaco será fortalecido, fazendo com que seu coração bombeie mais sangue a cada batimento.
Além disso, o treino cardio:
§   Fortalece o sistema cardiorrespiratório;
§   Aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue, o que permite levar mais oxigênio para o corpo todo;
§   Aumenta a quantidade de mitocôndrias dentro das células, o que melhora a absorção do oxigênio;
§   Aumenta a resistência física;
§   Ajuda a manter a forma e perder peso;
§   Previne doenças no coração e no sistema respiratório.  diminuição da pressão sanguínea;
§   Melhora da saúde cardiovascular (respiratória);
§   Aumenta da sensibilidade da insulina, o que ajuda os músculos em exercício a utilizar a glicose para obter combustível para produzir energia;
§   Melhora do colesterol.

·           Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.


Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§  Aquecimento:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequencia por 3 vezes;
1º.     Polis sapato;
2º.    Polichinelo;
§  Exercício cardiovascular:
Será realizado cada exercício com o tempo de 45 segundos e descanso de 15 segundos. Após o término da série de repetições descanse por 1 minuto e comece novamente, repetindo esta sequencia por 3 vezes;
1º.    Corrida agachada;
2º.    Flexões de braços (escolha entre a flexão tradicional ou a flexão com joelho apoiado);
3º.    Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar)
4º.    Abdominal
5º.    Agachamento

Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu Corpo e sua Mente em SINTONIA.

Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!



CIÊNCIAS

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.

Mudanças de Estado Físico da Matéria

1.      Observe o esquema abaixo referente as mudanças de estados físicos.
2.      Em uma folha de oficio branca ou desenho você deverá copiar o esquema abaixo, usando todo o espaço da folha.
3.      Como no esquema feito no caderno, em sala de aula, você deverá indicar no desenho o AUMENTO e DIMINUIÇÃO da temperatura.  
4.      Utilize canetas coloridas para realizar o esquema.






ARTES

COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
OBSERVAÇÃO: As imagens abaixo não devem ser copiadas no caderno, pois servem apenas para auxiliar na prática.

·           Copiar e desenvolver a atividade proposta:

Textura

Textura gráfica são efeitos que um desenho pode ganhar por meio de pequenos traços repetidos. Os traços utilizados para se fazer uma textura gráfica podem ser feitos na horizontal ou na vertical, esses traços podem ser curvos, retos, círculos, etc.
Veja os exemplos abaixo:


       
 ·           Em uma folha de ofício ou desenho, elabore um desenho com tema livre utilizando este recurso gráfico (textura);




Querido aluno!
Ao concluir as atividades da semana deixe seu nome nos comentários desta página (aqui embaixo).
Lembramos que qualquer dúvida sobre as atividades também podem ser descritas nos comentários ou sanada por meio de ligação para a escola nos dias combinados.
Se dediquem nas atividades!
Fiquem bem... logo, logo estaremos juntos!
Com carinho... EMEF Martim