3ª
SEMANA: DE 07 A 13/05/20
MATEMÁTICA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE MATEMÁTICA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Sabemos que a MATEMÁTICA está presente no auxílio ao
entendimento da propagação da COVID-19, explicando, de várias maneiras esta
propagação.
Faça uma
pesquisa, em sites confiáveis (OMS, Ministério da Saúde, revistas, jornais, ou
acompanhe os noticiários…), explique:
a)
O
que é o “achatamento da curva” de propagação da COVID-19;
b)
Faça
o esboço (desenho) do “achatamento da curva”;
c)
Explique
a importância do distanciamento social.
LÍNGUA PORTUGUESA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE LÍNGUA PORTUGUESA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1.
Leia
e interprete a charge:
2.
Leia,
copie e responda às questões abaixo sobre figuras
de linguagem. Você pode utilizar a tabela da aula anterior.
A) Explique qual figura de linguagem foi
utilizada na charge acima.
B) Na charge, a explicação de fofoqueira é usada
para qual objetivo?
C) Na charge outras duas mulheres fazem parte do
diálogo, então, você irá criar uma frase como sendo uma possível resposta delas
para essa conversa. No entanto, você deve utilizar alguma figura de linguagem (da
sua escolha) na criação dessa frase.
Exemplo: Nossa!
Que belo trabalho você faz. Parabéns! ( Figura de linguagem- ironia)
INGLÊS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE INGLÊS:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Observe
as imagens de diversos lugares considerados famosos no mundo.
OBS: As imagens abaixo não devem ser copiadas no
caderno, pois servem apenas para auxiliar na atividade.
·
Faça
a cópia e leitura das questões abaixo, relacionando a descrição em inglês com o
número da imagem correspondente, conforme o exemplo:
1)
Read and answer
observing the image that correspond her (ler e responder observando o nome à
imagem que corresponde a ela).
EXEMPLO:
a)
STONEHENGE - It is a prehistoric monument in
Wiltshire, England. Its giant stones can be seen from miles around. What is
this? Number 7
AGORA É SUA VEZ:
b)
SANTORINI - It is a volcanic island in the
Cyclades group of the Greek islands. What is this?
c)
TAJ MAHAL - It is an enormous white marble
mausoleum built in Agra, India. What is this?
d)
CENTRAL PARK - It is the largest and most
important public park in Manhattan, New York City. What is this?
e)
THE GOLDENGATE BRIDGE - It is an iconic structure
connecting the city of San Francisco to Marin County, California. What is this?
f)
THE LOUVRE - It is the world's largest art museum and a historic monument in
Paris, France. What is this?
g)
MACHU PICCHU - Located in Cuzco, Peru, it is
formed of buildings, plazas, and platforms connected by narrow lanes or paths.
What is this?
h)
SUGARLOAF - It is a peak situated at the
Guanabara Bay, in Rio de Janeiro, Brazil. What is this?
i)
THE GREAT PYRAMID OF GIZA - It is a defining symbol of
Egypt and the last of the ancient Seven Wonders of the World. What is this?
HISTÓRIA
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE HISTÓRIA:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
·
Copie
e responda as questões com base em suas anotações e nos textos auxiliares.
1)
Conceitue
os termos abaixo:
- Monarquia
-
Presidencialismo
-
Parlamentarismo
2)
Várias
mudanças ocorreram na Constituição de 1891. Entre elas, a extinção do Partido
Moderador, ficando somente o Executivo, Legislativo e o Judiciário. Outra
mudança foi a realização de eleições com o voto universal.
Na sua opinião, o voto era mesmo
universal? Justifique.
GEOGRAFIA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE GEOGRAFIA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
1)
Coloque data em
seu caderno e copie o seguinte texto informativo:
“Europa é um dos seis continentes do mundo,
localizado a oeste da Ásia e ao norte da África. O continente é composto por 50
países e possui o maior bloco econômico do mundo.
O continente é banhado, ao norte, pelo
Mar Ártico; ao sul, pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro; a oeste,
pelo Oceano Atlântico; e, a leste, pelo Mar Cáspio. A
Europa é também conhecida como o “Velho Mundo” e considerada o berço
da cultura ocidental.
A Europa
limita-se territorialmente com a Ásia, a leste, sendo considerada então um prolongamento
da massa continental do continente asiático, formando, assim, a Eurásia (massa
continental formada pela Europa e pela Ásia).
Os dois
continentes são separados pela cordilheira chamada Montes Urais.
Devido ao seu contorno bastante irregular, o continente europeu apresenta, além
de várias penínsulas e ilhas,
muitos países com costa litorânea”
2)
Vamos jogar?!
JOGO DA
MEMÓRIA DOS PAÍSES EUROPEUS!
a)
Pesquise
e anote sem eu caderno 10 países europeus e suas respectivas capitais;
b)
Crie
20 peças de tamanho igual (5cmx5cm) e anote nas peças o nome do país e em
outras o nome das capitais pesquisadas; Para criar as peças, use
materiais que tenha em casa, como papelão, folha de ofício ou folha colorida;
c)
Convide
um familiar para jogar contigo. Vire as peças e tente encontrar os pares. Se
conseguir marca ponto e guarda as peças consigo; caso não encontre o par, vira
novamente as peças e passe a vez. Ganha quem marcar o maior número de pontos;
Caso a família
desejar, registre esse momento por foto ou vídeo, poste no Facebook, marque a
escola e compartilhe conosco esse momento de aprendizagem em família.
Identifique também o ganhador para que possamos conhecê-lo! É sempre positivo acompanhar
o desenvolvimento das atividades, além de sanarmos um pouco da saudade até
podermos estar juntos novamente!
d) Crie um envelope para guardar as peças
do jogo e deixe fixado em seu caderno para que possamos jogar também na sala no
retorno das aulas;
***Dica:
Escolha um prêmio (uma bala, um bombom para o ganhador ou outro mimo que tenhas
em casa), torna a disputa mais interessante;
3)
Sugiro algumas atividades através de
jogos, como forma de fixar o conteúdo de localização da Europa. Seguem os links aos alunos que se
interessarem:
Jogo da
memória com as bandeiras dos países europeus: https://europa.eu/kids-corner/memory/index_pt.htm#/game
ENSINO RELIGIOSO
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ENSINO RELIGIOSO:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Esta
semana comemoramos o dia das mães, uma data muito especial para celebrarmos com
nossa família e homenagearmos nossa mãe ou aquela pessoa especial que cumpre
este papel de amor e carinho conosco.
Lembre-se
de preparar algo para ela, seja um verso recitado, uma carta ou cartão, um café
da manhã na cama... o importante é agradecer todo este amor ofertado à você!
1)
Copie
e faça a leitura do poema “Invicto”. Esse poema ajudou a encorajar o líder
sul-africano Nelson Mandela, grande líder ativista que lutou por defender seus direitos,
entre eles o fim da desigualdade social que havia há anos atrás e que
repercutem ainda hoje em nossa sociedade.
INVICTO
William Ernest Henley
William Ernest Henley
Da noite escura que me cobre,
Como uma cova de lado a lado,
Agradeço a todos os deuses
A minha alma invencível.
Como uma cova de lado a lado,
Agradeço a todos os deuses
A minha alma invencível.
Nas garras ardis das circunstâncias,
Não titubeei e sequer chorei.
Sob os golpes do infortúnio
Não titubeei e sequer chorei.
Sob os golpes do infortúnio
Minha cabeça sangra ainda erguida.
Além deste vale de ira e lágrimas,
Assoma-se o horror das sombras,
E apesar dos anos ameaçadores,
Encontram-me sempre destemido.
Assoma-se o horror das sombras,
E apesar dos anos ameaçadores,
Encontram-me sempre destemido.
Não importa quão estreita a passagem,
Quantas punições ainda sofrerei,
Sou o senhor do meu destino,
E o condutor da minha alma.
Quantas punições ainda sofrerei,
Sou o senhor do meu destino,
E o condutor da minha alma.
2) Copie,
reflita e responda as questões pensando nos dias atuais.
a)
O que você entende por desigualdade social? Existe no
Brasil?
b)
Quais fatores contribuíram para a desigualdade social
no Brasil?
c)
Que conseqüências a desigualdade social trouxe para o
nosso país?
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
3ª SEMANA- DATA: _____/______/2020.
· Leia e copie no seu caderno:
Exercício cardiovascular
Vivemos em uma sociedade marcada pelo sedentarismo, acompanhada de maus hábitos alimentares e níveis elevados de estresse. O treino de cardio é uma ótima opção para quem deseja se cuidar ao máximo.
Você sabe o que é treino de cardio? Sabia que ele traz inúmeros benefícios para a sua saúde?
O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. É responsável por proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que resultam em maior resistência e diminuição do cansaço.
Ao praticar o exercício cardiovascular, seu corpo receberá inúmeros benefícios.
O músculo cardíaco será fortalecido, fazendo com que seu coração bombeie mais sangue a cada batimento.
Além disso, o treino cardio:
§ Fortalece o sistema cardiorrespiratório;
§ Aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue, o que permite levar mais oxigênio para o corpo todo;
§ Aumenta a quantidade de mitocôndrias dentro das células, o que melhora a absorção do oxigênio;
§ Aumenta a resistência física;
§ Ajuda a manter a forma e perder peso;
§ Previne doenças no coração e no sistema respiratório. diminuição da pressão sanguínea;
§ Melhora da saúde cardiovascular (respiratória);
§ Aumenta da sensibilidade da insulina, o que ajuda os músculos em exercício a utilizar a glicose para obter combustível para produzir energia;
§ Melhora do colesterol.
· Vamos praticar?
Assista ao vídeo abaixo, preparado com muito carinho pelo professor Cristian.
Convide a família, arrume um espacinho em casa e vamos praticar!
Lembre-se de respeitar o ritmo de seu corpo, pois cada pessoa tem o seu ritmo. Pratique os exercícios físicos sugeridos pelo professor e anote no caderno as informações importantes para a tarefa:
§ Aquecimento:
Será realizado cada exercício com o tempo de 30 segundos e descanso de 10 segundos, repetindo esta sequencia por 3 vezes;
1º. Polis sapato;
2º. Polichinelo;
§ Exercício cardiovascular:
Será realizado cada exercício com o tempo de 45 segundos e descanso de 15 segundos. Após o término da série de repetições descanse por 1 minuto e comece novamente, repetindo esta sequencia por 3 vezes;
1º. Corrida agachada;
2º. Flexões de braços (escolha entre a flexão tradicional ou a flexão com joelho apoiado);
3º. Corrida estacionária (corrida sem sair do lugar)
4º. Abdominal
5º. Agachamento
Convide sua família para praticar junto com você, assim um ajuda o outro.
Deixe seu Corpo e sua Mente em SINTONIA.
Dica (sugestão): Faça um vídeo de você e sua família realizando algumas destas atividades físicas em casa, poste no Facebook e marque nossa escola. Vamos incentivar mais pessoas a praticar atividades físicas em casa!
CIÊNCIAS
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE CIÊNCIAS:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
Mudanças de
Estado Físico da Matéria
1.
Observe
o esquema abaixo referente as mudanças de estados físicos.
2.
Em
uma folha de oficio branca ou desenho você deverá copiar o esquema abaixo,
usando todo o espaço da folha.
3.
Como
no esquema feito no caderno, em sala de aula, você deverá indicar no desenho o
AUMENTO e DIMINUIÇÃO da temperatura.
4. Utilize canetas coloridas para realizar o esquema.
ARTES
COPIAR
E DESENVOLVER AS ATIVIDADES NO CADERNO DE ARTES:
3ª
SEMANA- DATA: _____/______/2020.
OBSERVAÇÃO: As
imagens abaixo não devem ser copiadas no caderno, pois servem apenas para
auxiliar na prática.
·
Copiar e desenvolver a
atividade proposta:
Textura
Textura gráfica são efeitos que
um desenho pode ganhar por meio de pequenos traços repetidos. Os traços
utilizados para se fazer uma textura
gráfica podem ser feitos na horizontal ou na vertical, esses traços
podem ser curvos, retos, círculos, etc.
Veja
os exemplos abaixo:
Querido aluno!
Ao concluir as atividades da semana deixe seu nome nos comentários desta página (aqui embaixo).
Lembramos que qualquer dúvida sobre as atividades também podem ser descritas nos comentários ou sanada por meio de ligação para a escola nos dias combinados.
Se dediquem nas atividades!
Fiquem bem... logo, logo estaremos juntos!
Com carinho... EMEF Martim