2° ano- Turma 122- Profª Catiele



12ª SEMANA: DE 09 A 15/07/20


TURMA- 122                 PROFESSORA- CATIELE LINO DE SOUZA

OLÁ QUERIDOS ALUNOS!!  TUDO BEM COM VOCÊS? A PROFESSORA CATIELE ESTÁ COM MUITAS SAUDADES E NÃO VÊ A HORA DE ESTAR COM VOCÊS NOVAMENTE. COMO NÃO É POSSÍVEL, VAMOS SEGUIR A DISTÂNCIA, AS NOSSAS AULAS. ENTÃO PARA VOCÊS DESENVOLVEREM AS ATIVIDADES PRECISAM LER PARA FAZER SEM DIFICULDADE. PARA ISSO COMECEM FAZENDO A PRIMEIRA ATIVIDADE E ASSIM POR DIANTE. BONS ESTUDOS!

NO CADERNO:
FAZER A DATA (CONFORME O MODELO ABAIXO, PREENCHER OS DADOS CONFORME ESTÁ O DIA, DATA E O TEMPO).

ARARICÁ,------- DE JULHO DE 2020.
HOJE É:---------------------------------------
MEU NOME É:------------------------------
O DIA ESTÁ:---------------------------------
EMEF MARTIM RASCHKE

1-ATIVIDADE: QUE TAL CONVIDAR  SUA FAMÍLIA PARA ASSISTIREM AO VÍDEO QUE EXPLICA COMO FAZER UM FILTRO DE ÁGUA CASEIRO NO LINK ABAIXO:


2-ATIVIDADE: COM A EXPLICAÇÃO QUE ASSISTIU NO VÍDEO COMO FAZER UM FILTRO. AGORA QUE TAL VOCÊ COM SUA FAMÍLIA CONSTRUIR O SEU FILTRO DE ÁGUA. SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO.


MATERIAIS: SE NÃO TIVER ALGUNS DESSES PRODUTOS PODE SUBSTITUIR COM OS QUE ESTÃO ENTRE PARENTESES.


ÁGUA COM TERRA;
AREIA GROSSA OU PEDREGULHOS; (PEDRA BRITA GROSSA OU FINA)
AREIA FINA;
CARVÃO; (DE CHURRASCO, OU FOGÃO)
ALGODÃO; (TECIDO, FILTRO DE CAFÉ)
GARRAFA PET; (TECIDO, FILTRO DE CAFÉ)
ÁGUA LIMPA.

PREPARO:
MISTURE A TERRA COM MEIO LITRO DE ÁGUA E AGITE BEM;
MONTE O FILTRO INDICADO NO ESQUEMA;
DESPEJE ALI, VAGAROSAMENTE, A ÁGUA SUJA;

OBSERVE A FILTRAGEM PRODUZINDO UM LÍQUIDO LÍMPIDO E SEM CHEIRO, POIS O CARVÃO ABSORVE AS PARTÍCULAS GASOSAS ODORÍFERAS. ESSA ÁGUA NÃO PODE SER CONSUMIDA, PORQUE AINDA CONTÉM MICRORGANISMOS. ENTÃO DEVEMOS FAZER O QUE MAIS PARA CONSEGUIR USAR ESSA ÁGUA EM CASA NUMA NECESSIDADE EXTREMA.
DE SUA OPINIÃO, ESCREVENDO EM SEU CADERNO O QUE SE PODE FAZER PARA USAR ESSA ÁGUA EM CASA.
...................................................................................................................................................................

DEPOIS QUE VOCÊ ASSISTIU O VÍDEO E FEZ O SEU FILTRO QUE TAL ESCREVER NO SEU CADERNO O QUE APRENDEU SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA.
...................................................................................................................................................................


3-ATIVIDADE: AGORA LEIA E COPIE O TEXTO SOBRE A ÁGUA EM SEU CADERNO PARA PODER CONTINUAR FAZENDO AS ATIVIDADES.

A ÁGUA

   A ÁGUA É O ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A EXISTÊNCIA DA VIDA NA TERRA. TODOS OS SERES VIVOS DEPENDEM DELA PARA SOBREVIVER E PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DA ESPÉCIE. A ÁGUA SUSTENTA A VIDA. ELA NÃO TEM CHEIRO, GOSTO E NEM COR.
      PARA QUE A ÁGUA SE TORNE POTÁVEL, OU SEJA, PRÓPRIA PARA O CONSUMO, PRECISA SER TRATADA. ATUALMENTE, MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO NÃO DISPÕEM DA ÁGUA DE QUALIDADE, E UM DOS MOTIVOS ESTÁ NA CONTÍNUA POLUIÇÃO DOS RIOS, DECORRENTES DA FALTA DE CUIDADO DO HOMEM.
      DIZEMOS QUE A ÁGUA ESTÁ CONTAMINADA, OU IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO, QUANDO APRESENTA SUJEIRA E MICRORGANISMOS QUE CAUSAM DOENÇAS AO HOMEM E AOS ANIMAIS.
     POR ISSO DEVEMOS TOMAR ÁGUA FILTRADA, FERVIDA OU USAR CLORO NA ÁGUA PARA NÃO FICARMOS DOENTES.
             VOCÊ SABIA QUE:

MICRORGANISMOS: SÃO SERES VIVOS, SÓ INVISÍVEIS AO MICROSCÓPIO QUE PODEM CAUSAR DOENÇAS E PREJUDICAR A SAÚDE.

MICROSCÓPIO: É O INSTRUMENTO QUE SERVE PARA AMPLIAR, COM A FINALIDADE DE OBSERVAÇÃO, A IMAGEM DE OBJETOS MINÚSCULOS.
4-ATIVIDADE: APÓS LER O TEXTO SOBRE A ÁGUA VAMOS PENSAR EM ALGUMAS QUESTÕES, PARA SABER DE SUAS OPINIÕES. COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA:

a) A ÁGUA É FUNDAMENTAL PARA A EXISTÊNCIA DA VIDA NA TERRA. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ESSA QUESTÃO?
...................................................................................................................................................................

b) ATUALMENTE, MILHÕES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO NÃO DISPÕEM DA ÁGUA DE QUALIDADE. QUAL O MOTIVO DA FALTA DA ÁGUA DE QUALIDADE?
...................................................................................................................................................................

c) QUANDO FALAMOS QUE A ÁGUA ESTÁ CONTAMINADA É PORQUE ELA APRESENTA O QUE?
...................................................................................................................................................................

d) EXPLIQUE PORQUE DEVEMOS TOMAR ÁGUA FILTRADA, FERVIDA OU USAR CLORO NA ÁGUA.
...................................................................................................................................................................

e) ESCREVA COMO É O TIPO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA SUA CASA.
...................................................................................................................................................................

5-ATIVIDADE: OBSERVANDO OS ITENS QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR PARA CONFECCIONAR O FILTRO, OBSERVE A TABELA E RESOLVA NO SEU CADERNO O QUE ESTA SENDO PEDIDO.

NA TABELA ABAIXO TEMOS ALGUNS ITENS QUE USARÍAMOS PARA CONSTRUIR UM FILTRO, E SE VOCÊ NÃO TIVESSE OS ITENS E QUISESSE COMPRAR.

OBSERVE A TABELA E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO. MONTADO AS CONTINHAS.
1) QUAL É O PRODUTO MAIS CARO?
...............................................................................................................................................................

2) QUAL O MAIS BARATO?
...............................................................................................................................................................
3) QUAIS OS PRODUTOS CUSTAM O MESMO VALOR?
...................................................................................................................................................................

4) SE VOCÊ FOSSE COMPRAR TODOS OS PRODUTOS QUANTO GASTARIA?

...................................................................................................................................................................

5) SE VOCÊ TIVESSE SOMENTE R$ 10,00 QUAIS OS PRODUTOS QUE VOCÊ COMPRARIA?

...................................................................................................................................................................

6) QUANTO GASTARIA SE COMPRASSE SÓ O PEDREGULHO E O CARVÃO?
....................................................................................................................................................................
7) MAMÃE ME DEU R$ 36,00 PARA COMPRAR PRODUTOS DA TABELA PARA FAZER A EXPERIÊNCIA.QUAL OS PRODUTOS QUE POSSO COMPRAR? SOBROU TROCO?
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE FAZER O FILTRO E TER APRENDIDO A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR ÁGUA POTÁVEL PARA A NOSSA SAÚDE,
ABRAÇOS E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA. FIQUEM EM CASA E SE CUIDEM.

PROFESSORA-FRANCIELE

6-ATIVIDADE: ÁGUA – ALFABETO EM MOVIMENTO
LINKS OU SITES QUE FORAM UTILIZADOS NAS ATIVIDADES:



ATIVIDADE DE HOJE É BEM SIMPLES, DE ACORDO COM AS LETRAS DO SEU NOME, FAÇA OS COMANDOS ABAIXO, EXEMPLO: MEU NOME É FRANCIELE, ENTÃO LETRA POR LETRA VOU OLHAR E VER QUAL ATIVIDADE DEVO FAZER:

CONVIDE ALGUÉM E FAÇAM JUNTOS!
PROFESSORA-JOSIANE
7-ATIVIDADE: VAMOS CONHECER UMA OBRA DE ARTE: ESSA É A OBRA “ PEIXE CAPACHO DO ARTISTA ROMERO BRITTO”
COMO PODEMOS OBSERVAR A OBRA TRATA-SE DE DOIS PEIXINHOS APAIXONADOS E FELIZES NÃO É MESMO?
COMO SERÁ QUE ESTÁ A ÁGUA EM QUE ELES HABITAM?
SE ESSA ÁGUA TIVESSE POLUÍDA, COMO VOCÊ ACHA QUE ELES ESTARIAM?
REPRODUZA A OBRA ATRAVÉS DE UM DESENHO, PORÉM IMAGINE QUE ESTE RIO ESTÁ MAL CUIDADO E POLUÍDO.
UTILIZE FOLHA OFÍCIO, LÁPIS DE ESCREVER, LÁPIS DE COR E CANETINHAS PARA CONTORNAR.
BOM TRABALHO!!!